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CBO 3541-40 - Técnico em atendimento e vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas

O profissional no cargo de Técnico em atendimento e vendas CBO 3541-40 atende clientes e presta assistência à equipe de vendedores de produtos e serviços Analisa o comportamento do mercado consumidor, estuda o cliente potencial da empresa e avalia a adequação das estratégias de marketing a cada tipo de cliente.

Divulga produtos e serviços, concretiza vendas e faz acompanhamento pós-venda, levantando expectativas, opiniões e sugestões dos clientes Presta assistência à equipe de vendedores, com relação aos procedimentos adequados a cada tipo de cliente nas etapas de pré-venda, venda e pós-venda Participa da elaboração de planos e estratégias de vendas, sugerindo melhorias nos processos.

Cumpre normas de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 3541-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Técnico em atendimento e vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-40 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-40

  • Técnicos de nível médio.
    • Especialistas em promoção de produtos e vendas.
      • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.

O que faz um Técnico em atendimento e vendas

O Técnico em atendimento e vendas CBO 3541-40 analisa o comportamento do mercado consumidor, participando do desenvolvimento de estudos mercadológicos Estuda o cliente potencial da empresa, analisando seu perfil e suas expectativas, visando ao estabelecimento de possíveis estratégias de fidelização.

Avalia qual estratégia de marketing é mais adequada para cada tipo de cliente.

Analisa vantagens e desvantagens no uso de comércio eletrônico (e-commerce), dependendo do tipo de cliente Pesquisa ações dos concorrentes, para analisar o que é oferecido aos clientes.

Providencia o cadastramento de clientes potenciais e efetivos, atualizando os dados sempre que necessário Pode usar cadastro de clientes centralizado da plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM).

Contata clientes, usando estratégias digitais (e-mail, redes sociais ou outras) e/ou realizando visitas.

Comunica-se com os clientes, identificando suas necessidades e expectativas e analisando seu potencial de compras Divulga produtos e serviços aos clientes, apresentando características e benefícios do produto ou serviço, esclarecendo dados técnicos, informando preços e detalhando formas de pagamento.

Pode fornecer amostras e convidar clientes para visitar a empresa.

Concretiza vendas presencialmente, por telefone ou por meios digitais, de acordo com as características dos clientes Acompanha o cliente após a venda – inclusive por meio de visita – para sanar suas dúvidas, providenciar apoio técnico e verificar suas opiniões e suas sugestões Analisa reclamações e insatisfações, para propor melhorias no processo de vendas.

Elabora relatórios e estatísticas sobre atendimento ao cliente e sobre o processo de vendas Presta assistência à equipe de vendedores de produtos e serviços, com relação aos procedimentos adequados a cada tipo de cliente nas etapas de pré-venda, venda e pós-venda Participa da elaboração de planos e estratégias de vendas, sugerindo melhorias no atendimento ao cliente e no processo de vendas.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 3541-40 deve sugerir políticas de vendas, planejar visitas e contatos, divulgar produtos e serviços, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, concretizar vendas, demonstrar competências pessoais, contatar Áreas internas da empresa, participar de eventos.

Condições de trabalho dessas profissões

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-40

Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.

Atividades exercidas por um Técnico em atendimento e vendas CBO 3541-40

Um Técnico em atendimento e vendas (ou sinônimo) deve priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, contatar clientes, estabelecer prazos de entrega dos produtos, preparar cadastro de novos clientes, tomar decisões, definir participação no mercado, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, verificar prazo de entrega dos produtos, discriminar tipos de produtos, participar de reuniões, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, requisitar material de consumo, identificar necessidades do cliente, controlar vendas efetuadas, esclarecer dúvidas do pedido, participar de feiras relacionadas a área, demonstrar capacidade de negociação, participar de palestras relacionadas a área, sugerir novos mercados consumidores, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, consultar publicações técnicas, pesquisar ações dos concorrentes, alterar contratos de clientes, demonstrar resiliência, demonstrar capacidade de liderança, atender solicitação de clientes, cumprir cotas de venda do produto, apresentar tabelas de preços, receber pagamento do produto, enviar mala direta aos clientes, informar ao superior resultados de vendas, treinar novos funcionários, classificar clientes por faturamento, agendar horário, definir autonomia para negociação, demonstrar confiança, expor produtos em locais definidos pela empresa, demonstrar flexibilidade, renovar contratos, entrevistar novos candidatos, demonstrar capacidade de persuasão, fazer itinerário de visitas, discutir estratégias com o superior, explicar objetivos da visita, apresentar proposta ao cliente, participar de cursos de aperfeiçoamento, analisar potencial de clientes, encaminhar cliente para cadastro, dar retorno das sugestões ao cliente, fornecer amostras, receber indicação de futuros clientes, visitar cliente pós-venda, tirar pedidos de produtos, discriminar tipos de serviços, integrar novos funcionários, demonstrar características e benefícios do produto, contornar situações adversas, verificar opiniões do cliente, requisitar material de divulgação, verificar ficha cadastral do cliente, convidar clientes para visitar empresa, demonstrar criatividade, calcular custo do produto, preencher contrato, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, demonstrar senso de organização, esclarecer dúvidas do contrato, elaborar relatórios e estatísticas, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, implantar contratos de serviços, filtrar informações para melhorar serviços, participar de lançamento de novos produtos, emitir recibo de venda, visitar área industrial da empresa, trabalhar em equipe, definir estratégia de marketing, demonstrar senso ético, comunicar as transações realizadas, transmitir pedido de venda ao escritório central, demonstrar habilidade de comunicação verbal, prever vendas, participar de treinamento de técnica de venda, encaminhar documentação do cliente, explicar formas de pagamento, trabalhar sob pressão, obter informações de pré-venda.

Cargos e salários CBO 3541-40 - Especialistas em promoção de produtos e vendas

Salário Técnico em Atendimento e Vendas

Técnico em Atendimento e Vendas: Minas Gerais

O profissional no cargo de Técnico em Atendimento e Vendas CBO 3541-40 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.721 e 5.898 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.736 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3541-40.
Salário Técnico em Atendimento e Vendas Brasília

Técnico em Atendimento e Vendas: Brasília, DF

O profissional no cargo de Técnico em Atendimento e Vendas CBO 3541-40 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 2.029 e 3.572 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 417 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3541-40.
Salário Técnico em Atendimento e Vendas

Técnico em Atendimento e Vendas: Santa Catarina

O profissional no cargo de Técnico em Atendimento e Vendas CBO 3541-40 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 2.908 e 6.025 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.746 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3541-40.
Salário Técnico em Atendimento e Vendas Contagem

Técnico em Atendimento e Vendas: Contagem, MG

O profissional no cargo de Técnico em Atendimento e Vendas CBO 3541-40 trabalhando em Contagem - MG, ganha entre 2.266 e 4.474 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 283 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3541-40.
Salário Técnico em Atendimento e Vendas

Técnico em Atendimento e Vendas: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Técnico em Atendimento e Vendas CBO 3541-40 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 2.140 e 3.985 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.380 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3541-40.
Salário Técnico em Atendimento e Vendas Fortaleza

Técnico em Atendimento e Vendas: Fortaleza, CE

O profissional no cargo de Técnico em Atendimento e Vendas CBO 3541-40 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 1.911 e 3.350 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 357 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3541-40.
Salário Técnico em Atendimento e Vendas

Técnico em Atendimento e Vendas: Paraná

O profissional no cargo de Técnico em Atendimento e Vendas CBO 3541-40 trabalhando em Paraná, ganha entre 2.828 e 5.864 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.303 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3541-40.
Salário Técnico em Atendimento e Vendas Blumenau

Técnico em Atendimento e Vendas: Blumenau, SC

O profissional no cargo de Técnico em Atendimento e Vendas CBO 3541-40 trabalhando em Blumenau - SC, ganha entre 3.037 e 7.108 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 134 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3541-40.
Salário Técnico em Atendimento e Vendas

Técnico em Atendimento e Vendas: Goiás

O profissional no cargo de Técnico em Atendimento e Vendas CBO 3541-40 trabalhando em Goiás, ganha entre 2.608 e 5.564 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 720 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3541-40.