CBO 3519-05 - Agente de inteligência - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos da inteligência

O profissional no cargo de Agente de inteligência CBO 3519-05 presta apoio especializado às atividades de inteligência para a produção de informações sensíveis e estratégicas ao Estado brasileiro, auxiliando no planejamento, na execução e no controle da produção de informações de inteligência, apoiando as ações de salvaguarda e proteção de assuntos sensíveis, prestando suporte às operações de inteligência, e apoiando as atividades de pesquisa e desenvolvimento científico ou tecnológico direcionadas para obtenção e análise de dados e para segurança da informação Apoia o desenvolvimento de recursos humanos para a atividade de inteligência.

Opera equipamentos, instrumentos, máquinas e sistemas de informação, conduz veículos e manuseia aparelhos e dispositivos Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 3519-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos da inteligência que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Agente de inteligência, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos da inteligência CBO 3519-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3519-05

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos da inteligência.
      • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.

O que faz um Agente de inteligência

O Agente de inteligência CBO 3519-05 presta apoio especializado ao Oficial de Inteligência, no que diz respeito às operações de inteligência e às demais atividades de produção do conhecimento de inteligência, de salvaguarda e proteção de assuntos sensíveis, de desenvolvimento de recursos humanos, e de desenvolvimento de pesquisas Auxilia no planejamento de operações especializadas de inteligência para a obtenção de dados não disponíveis em fontes de consulta.

Atua predominantemente em campo, aplicando técnicas operacionais para obter informações de interesse das áreas de inteligência e de contrainteligência.

Presta apoio ao levantamento e à proteção de informações sensíveis e estratégicas ao Estado brasileiro, como as referentes à segurança das áreas de fronteira do território nacional Auxilia nas ações de combate às atividades ilícitas – como crime organizado em âmbitos regional, nacional e transnacional, atentados terroristas, entre outras - que ameacem a segurança do país.

Presta apoio à análise conjunta de cenários de interesse da inteligência Apoia o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas que tenham por objetivos obtenção e análise de dados e segurança de informações.

Opera máquinas e equipamentos, conduz veículos, manuseia aparelhos, dispositivos e instrumentos, e opera sistemas de informação e comunicação necessários à atividade de inteligência.

Utiliza novas tecnologias durante suas atividades.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3519-05 deve operar equipamentos e instrumentos, demonstrar competências pessoais, apoiar atividades de inteligência.

Condições de trabalho dessas profissões

Técnicos da inteligência são servidores estatutários e integram as carreiras de Agente de Inteligência e de Agente Técnico de Inteligência da Agência Brasileira de Inteligência. As atividades podem ser desenvolvidas de forma individual ou em equipe, sob a supervisão do Oficial de Inteligência ou do Oficial Técnico de Inteligência. O exercício das atribuições exige o manuseio de documentos sigilosos. O regime de trabalho é de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva para o Agente de Inteligência, podendo ser necessários plantões, escalas ou regime de turnos alternados por revezamento. Podem trabalhar em qualquer ponto do território nacional.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3519-05

Para o exercício das ocupações é requerido certificado de conclusão de ensino médio ou equivalente, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, e aprovação em concurso público com Curso de Formação em Inteligência. Especificamente para a ocupação de Agente Técnico de Inteligência pode ser exigido curso técnico para áreas específicas. O provimento de servidores para desempenhar as atribuições dos de Técnico em Inteligência e de Técnico de Suporte à Inteligência, a partir da Lei nº 11. 776/2008, passou a ser feito no cargo de Agente Técnico de Inteligência.

Atividades exercidas por um Agente de inteligência CBO 3519-05

Um Agente de inteligência (ou sinônimo) deve manusear aparelhos, objetividade, discrição, lealdade, apoiar o desenvolvimento de pesquisa, imparcialidade, manusear dispositivos, comunicação, trabalho em equipe, flexibilidade de raciocínio, controle emocional, apoiar as operações de inteligência, apoiar o desenvolvimento de recursos humanos, operar sistemas de informação e comunicação, operar máquinas, destreza manual, conduzir veículos, apoiar as atividades de proteção ao conhecimento sensível, memória visual e fisionômica, apoiar a produção do conhecimento, adaptabilidade.

Cargos e salários CBO 3519-05 - Técnicos da inteligência

Salário Agente de Inteligência

Agente de Inteligência: Brasil

  • 122
  • Brasil
  • 4.116 - 10.245
  • 42h
O profissional no cargo de Agente de Inteligência CBO 3519-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.116 e 10.245 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 122 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3519-05.