CBO 3516-05 - Técnicos em segurança do trabalho - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Técnico em segurança do trabalho elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.
Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.
Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em segurança do trabalho
O Técnico em segurança do trabalho (ou similar) elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.
Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.
Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).
Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).
Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.
Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.
Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.
Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
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Funções
O funcionário CBO 3516-05 deve investigar acidentes de trabalho, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, desenvolver ações educativas na Área de sst, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, comunicar-se, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, integrar processos de negociação, implantar a política de sst, demonstrar competências pessoais.
Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05
Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve coordenar equipes multidisciplinares, analisar a aplicação de tecnologia, implantar procedimentos técnicos e administrativos, demonstrar capacidade de observação difusa, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, selecionar metodologia para investigação de acidentes, promover reuniões com as contratadas, trabalhar sob pressão, negociar a aplicabilidade da política, revisar documentação de sst, promover ações educativas em sst, participar do sistema de gestão ambiental, promover ação conjunta com a área de saúde, utilizar metodologia científica para avaliação, trabalhar em equipe, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, demonstrar capacidade de discernimento, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, tomar decisões, demonstrar capacidade de comunicação, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, orientar as partes em sst, mostrar impacto econômico de implantação da política, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, demonstrar atitude pró-ativa, realizar inspeção, formar multiplicadores, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, avaliar o desempenho do sistema, validar indicadores de eficiência e eficácia, avaliar ações educativas de segurança e saúde, gerenciar a aplicação da política de sst, diagnosticar condições gerais da área de sst, delegar atribuições, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, administrar conflitos, atualizar registros, participar de ações emergenciais, identificar as necessidades educativas em sst, divulgar a política na instituição ou empresa, gerar relatórios de resultados, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, avaliar o ambiente de trabalho, demonstrar capacidade de nexo causal, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, demonstrar visão sistêmica, demonstrar capacidade de observação técnica, elaborar manual do sistema de gestão de sst, assessorar nas negociações, identificar perdas decorrentes do acidente, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, estabelecer formas de controle dos riscos associados, implementar programas preventivos e/ou corretivos, organizar banco de dados, estabelecer mecanismos de intervenção, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, determinar causas de acidentes, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, realizar análise preliminar de risco - apr, identificar indicadores para replanejamento do sistema, propor recomendações técnicas, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, avaliar impacto da adoção, participar de perícias e fiscalizações, controlar atualização de documentos, normas e legislação, adequar a política de sst às disposições legais, inspecionar implantação, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, utilizar métodos e técnicas de comunicação, desenvolver sistema de gestão de sst, difundir informações, administrar dificuldades de implantação, registrar procedimentos técnicos, elaborar relatório de acidente de trabalho, identificar a política administrativa da instituição, comparar a situação atual com a legislação, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, verificar eficácia das recomendações, emitir parecer técnico, supervisionar procedimentos técnicos, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, alimentar rede de informações, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, analisar causas de acidentes.