CBO 3311-10 - Auxiliar de desenvolvimento infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-10
- Técnicos de nível médio.
- Professores leigos e de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante.
- Professores de nível médio na educação infantil.
O que faz um Auxiliar de desenvolvimento infantil
O Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.
Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.
Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-10 deve demonstrar competências pessoais, ensinar alunos, preparar material pedagógico, comunicar-se, orientar a construção do conhecimento, organizar o trabalho, cuidar dos alunos, elaborar projetos pedagógicos, avaliar desempenho dos alunos, planejar ações didáticas.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-10
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil (ou sinônimo) deve limpar sala de aula e mobiliário, supervisionar recreio, utilizar sucata, orientar atividades com jogos e brinquedos, orientar higiene pessoal, registrar observações, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, dar banho nos alunos, supervisionar entrada e saída dos alunos, convocar pais e responsáveis, analisar necessidades do aluno e da comunidade, recortar materiais, participar de conselhos, demonstrar autocontrole, confeccionar material pedagógico, observar higiene dos brinquedos, demonstrar versatilidade, dramatizar estórias e músicas, investigar interesse do aluno, higienizar brinquedos, trabalhar em equipe, orientar atividades de desenho, organizar espaços em geral, auto-avaliar-se, demonstrar senso de organização, mostrar filmes, definir técnica de trabalho - estratégias, comprar material pedagógico, criar espaço para brincadeiras, limpar material, reestruturar estratégias, observar o raciocínio lógico, demonstrar sensibilidade, debater projeto com direção e coordenação, observar a socialização, reciclar material, orientar atividades artísticas, colar materiais, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, observar a linguagem, elaborar cronograma, planejar o roteiro de aula, reunir-se com a coordenação e a direção, alimentar os alunos, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, demonstrar capacidade de observação, discutir resultados dos projetos, observar o desenvolvimento motor, organizar pastas de atividades dos alunos, organizar espaço para momento do sono e descanso, organizar material pedagógico, contornar situações adversas, brincar com os alunos, trocar fralda dos alunos, supervisionar refeições, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., definir métodos de avaliação, desenhar, encaminhar alunos para outros profissionais, discutir plano de aula com coordenação e direção, definir objetivos da ação didática, elaborar relatórios, participar de eventos de qualificação profissional, servir como referencial de conduta, interagir com a comunidade, organizar eventos na escola, elaborar estórias com alunos, escrever letras e números, especificar materiais de ensino-aprendizagem, participar da elaboração de calendário escolar, trocar roupa dos alunos, desenvolver capacidades emocionais, demonstrar afetividade, determinar parâmetros do projeto, definir atividades pedagógicas, criar jogos e brincadeiras, demonstrar paciência, explicar atividades propostas, modelar massas e argila, desenvolver capacidades intelectuais, apresentar regras da escola, pesquisar materiais e recursos disponíveis, desenvolver capacidades motoras, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., ensinar culinária, demonstrar criatividade, trocar roupa de cama, corrigir atividades, participar da definição do horário, comentar filmes, organizar sala de aula, atualizar-se, servir alimentação aos alunos, reunir-se com pais e responsáveis, contar estórias, supervisionar momento do sono e descanso, conversar com alunos - roda da conversa, conferir cadastro dos alunos, construir regras com os alunos, pintar, ler textos, avaliar atividades dos alunos, participar de reuniões com demais profissionais da escola, identificar material pedagógico, apresentar projeto aos alunos, desenvolver atividades artísticas, cantar músicas, preencher fichas de avaliação, selecionar material didático, participar da associação de pais e mestres, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, estabelecer vínculos, solicitar material pedagógico.