CBO 3311-10 - Professores de nível médio na educação infantil - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-10
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Auxiliar de desenvolvimento infantil
O Auxiliar de desenvolvimento infantil (ou similar) auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.
Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.
Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
.
Funções
O funcionário CBO 3311-10 deve demonstrar competências pessoais, orientar a construção do conhecimento, ensinar alunos, comunicar-se, preparar material pedagógico, organizar o trabalho, avaliar desempenho dos alunos, cuidar dos alunos, elaborar projetos pedagógicos, planejar ações didáticas.
Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil (ou sinônimo) deve acompanhar alunos em eventos extracurriculares, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, selecionar material didático, brincar com os alunos, observar a linguagem, criar jogos e brincadeiras, identificar material pedagógico, supervisionar momento do sono e descanso, utilizar sucata, dar banho nos alunos, supervisionar recreio, solicitar material pedagógico, supervisionar refeições, reestruturar estratégias, corrigir atividades, desenvolver capacidades intelectuais, convocar pais e responsáveis, demonstrar paciência, elaborar estórias com alunos, demonstrar afetividade, definir atividades pedagógicas, organizar espaços em geral, auto-avaliar-se, pintar, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., criar espaço para brincadeiras, orientar higiene pessoal, reunir-se com pais e responsáveis, participar de eventos de qualificação profissional, higienizar brinquedos, reunir-se com a coordenação e a direção, preencher fichas de avaliação, avaliar atividades dos alunos, trocar roupa dos alunos, demonstrar versatilidade, organizar pastas de atividades dos alunos, limpar material, planejar o roteiro de aula, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, cantar músicas, limpar sala de aula e mobiliário, contar estórias, interagir com a comunidade, demonstrar criatividade, participar da definição do horário, observar o raciocínio lógico, pesquisar materiais e recursos disponíveis, supervisionar entrada e saída dos alunos, participar da associação de pais e mestres, participar de reuniões com demais profissionais da escola, trocar fralda dos alunos, ensinar culinária, observar a socialização, participar de conselhos, desenvolver capacidades motoras, servir alimentação aos alunos, conversar com alunos - roda da conversa, desenhar, apresentar regras da escola, desenvolver atividades artísticas, demonstrar autocontrole, elaborar cronograma, discutir plano de aula com coordenação e direção, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, demonstrar senso de organização, confeccionar material pedagógico, definir métodos de avaliação, comprar material pedagógico, analisar necessidades do aluno e da comunidade, explicar atividades propostas, comentar filmes, especificar materiais de ensino-aprendizagem, escrever letras e números, mostrar filmes, participar da elaboração de calendário escolar, organizar material pedagógico, modelar massas e argila, reciclar material, trocar roupa de cama, debater projeto com direção e coordenação, organizar eventos na escola, determinar parâmetros do projeto, apresentar projeto aos alunos, servir como referencial de conduta, observar o desenvolvimento motor, alimentar os alunos, organizar espaço para momento do sono e descanso, registrar observações, orientar atividades com jogos e brinquedos, colar materiais, recortar materiais, ler textos, atualizar-se, elaborar relatórios, demonstrar capacidade de observação, definir técnica de trabalho - estratégias, observar higiene dos brinquedos, trabalhar em equipe, investigar interesse do aluno, discutir resultados dos projetos, orientar atividades artísticas, desenvolver capacidades emocionais, definir objetivos da ação didática, dramatizar estórias e músicas, orientar atividades de desenho, encaminhar alunos para outros profissionais, organizar sala de aula, contornar situações adversas, conferir cadastro dos alunos, estabelecer vínculos, demonstrar sensibilidade, construir regras com os alunos.