CBO 3311-10 - Auxiliar de desenvolvimento infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-10
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Auxiliar de desenvolvimento infantil
O Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.
Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.
Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-10 deve planejar ações didáticas, cuidar dos alunos, demonstrar competências pessoais, ensinar alunos, elaborar projetos pedagógicos, avaliar desempenho dos alunos, preparar material pedagógico, comunicar-se, organizar o trabalho, orientar a construção do conhecimento.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-10
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil (ou sinônimo) deve solicitar material pedagógico, cantar músicas, pintar, desenvolver capacidades motoras, mostrar filmes, demonstrar senso de organização, participar de eventos de qualificação profissional, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, desenvolver capacidades intelectuais, trocar roupa dos alunos, comentar filmes, investigar interesse do aluno, ler textos, observar higiene dos brinquedos, reciclar material, desenhar, determinar parâmetros do projeto, trocar roupa de cama, observar a linguagem, brincar com os alunos, trabalhar em equipe, contar estórias, discutir plano de aula com coordenação e direção, discutir resultados dos projetos, organizar pastas de atividades dos alunos, auto-avaliar-se, definir métodos de avaliação, convocar pais e responsáveis, observar a socialização, pesquisar materiais e recursos disponíveis, analisar necessidades do aluno e da comunidade, demonstrar afetividade, definir atividades pedagógicas, observar o raciocínio lógico, demonstrar autocontrole, supervisionar momento do sono e descanso, contornar situações adversas, criar jogos e brincadeiras, ensinar culinária, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, elaborar relatórios, participar de reuniões com demais profissionais da escola, participar da elaboração de calendário escolar, planejar o roteiro de aula, participar da definição do horário, organizar material pedagógico, reestruturar estratégias, dramatizar estórias e músicas, interagir com a comunidade, participar de conselhos, supervisionar refeições, demonstrar paciência, demonstrar sensibilidade, supervisionar recreio, modelar massas e argila, comprar material pedagógico, escrever letras e números, estabelecer vínculos, encaminhar alunos para outros profissionais, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., limpar material, definir técnica de trabalho - estratégias, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, organizar sala de aula, preencher fichas de avaliação, recortar materiais, conversar com alunos - roda da conversa, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, utilizar sucata, colar materiais, demonstrar criatividade, organizar espaços em geral, organizar eventos na escola, confeccionar material pedagógico, dar banho nos alunos, registrar observações, especificar materiais de ensino-aprendizagem, avaliar atividades dos alunos, orientar atividades com jogos e brinquedos, demonstrar versatilidade, reunir-se com pais e responsáveis, orientar atividades de desenho, alimentar os alunos, construir regras com os alunos, reunir-se com a coordenação e a direção, participar da associação de pais e mestres, desenvolver capacidades emocionais, supervisionar entrada e saída dos alunos, explicar atividades propostas, higienizar brinquedos, debater projeto com direção e coordenação, observar o desenvolvimento motor, orientar higiene pessoal, elaborar cronograma, definir objetivos da ação didática, servir alimentação aos alunos, servir como referencial de conduta, corrigir atividades, apresentar regras da escola, atualizar-se, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., organizar espaço para momento do sono e descanso, trocar fralda dos alunos, criar espaço para brincadeiras, identificar material pedagógico, apresentar projeto aos alunos, limpar sala de aula e mobiliário, demonstrar capacidade de observação, conferir cadastro dos alunos, orientar atividades artísticas, selecionar material didático, elaborar estórias com alunos, desenvolver atividades artísticas.