CBO 3311-10 - Auxiliar de desenvolvimento infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-10
- Técnicos de nível médio.
- Professores leigos e de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante.
- Professores de nível médio na educação infantil.
O que faz um Auxiliar de desenvolvimento infantil
O Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.
Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.
Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-10 deve avaliar desempenho dos alunos, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, cuidar dos alunos, elaborar projetos pedagógicos, orientar a construção do conhecimento, ensinar alunos, organizar o trabalho, planejar ações didáticas, preparar material pedagógico.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-10
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil (ou sinônimo) deve construir regras com os alunos, modelar massas e argila, trocar fralda dos alunos, convocar pais e responsáveis, pintar, servir como referencial de conduta, organizar espaço para momento do sono e descanso, criar espaço para brincadeiras, participar de eventos de qualificação profissional, trabalhar em equipe, discutir resultados dos projetos, apresentar projeto aos alunos, observar o raciocínio lógico, recortar materiais, participar de reuniões com demais profissionais da escola, pesquisar materiais e recursos disponíveis, desenhar, determinar parâmetros do projeto, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, reestruturar estratégias, observar higiene dos brinquedos, desenvolver capacidades emocionais, contornar situações adversas, organizar pastas de atividades dos alunos, orientar atividades de desenho, elaborar estórias com alunos, ler textos, criar jogos e brincadeiras, observar o desenvolvimento motor, reunir-se com pais e responsáveis, servir alimentação aos alunos, analisar necessidades do aluno e da comunidade, supervisionar recreio, trocar roupa de cama, utilizar sucata, supervisionar momento do sono e descanso, corrigir atividades, investigar interesse do aluno, definir objetivos da ação didática, preencher fichas de avaliação, demonstrar sensibilidade, auto-avaliar-se, registrar observações, participar da definição do horário, contar estórias, elaborar cronograma, alimentar os alunos, supervisionar entrada e saída dos alunos, mostrar filmes, estabelecer vínculos, orientar atividades artísticas, conversar com alunos - roda da conversa, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., planejar o roteiro de aula, demonstrar capacidade de observação, comprar material pedagógico, trocar roupa dos alunos, definir atividades pedagógicas, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, especificar materiais de ensino-aprendizagem, organizar eventos na escola, comentar filmes, identificar material pedagógico, atualizar-se, supervisionar refeições, explicar atividades propostas, demonstrar senso de organização, confeccionar material pedagógico, selecionar material didático, participar da elaboração de calendário escolar, elaborar relatórios, cantar músicas, discutir plano de aula com coordenação e direção, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, avaliar atividades dos alunos, conferir cadastro dos alunos, interagir com a comunidade, dar banho nos alunos, desenvolver atividades artísticas, colar materiais, escrever letras e números, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., definir métodos de avaliação, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, observar a socialização, desenvolver capacidades intelectuais, definir técnica de trabalho - estratégias, higienizar brinquedos, observar a linguagem, dramatizar estórias e músicas, organizar material pedagógico, debater projeto com direção e coordenação, demonstrar paciência, ensinar culinária, participar de conselhos, encaminhar alunos para outros profissionais, solicitar material pedagógico, limpar sala de aula e mobiliário, organizar sala de aula, demonstrar autocontrole, brincar com os alunos, demonstrar criatividade, demonstrar versatilidade, desenvolver capacidades motoras, apresentar regras da escola, demonstrar afetividade, reunir-se com a coordenação e a direção, reciclar material, limpar material, orientar atividades com jogos e brinquedos, organizar espaços em geral, participar da associação de pais e mestres, orientar higiene pessoal.