CBO 3311-10 - Auxiliar de desenvolvimento infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-10
- Técnicos de nível médio.
- Professores leigos e de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante.
- Professores de nível médio na educação infantil.
O que faz um Auxiliar de desenvolvimento infantil
O Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.
Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.
Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-10 deve cuidar dos alunos, preparar material pedagógico, comunicar-se, planejar ações didáticas, organizar o trabalho, elaborar projetos pedagógicos, ensinar alunos, avaliar desempenho dos alunos, orientar a construção do conhecimento, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-10
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil (ou sinônimo) deve demonstrar versatilidade, recortar materiais, demonstrar criatividade, elaborar cronograma, conversar com alunos - roda da conversa, conferir cadastro dos alunos, utilizar sucata, pesquisar materiais e recursos disponíveis, construir regras com os alunos, debater projeto com direção e coordenação, definir objetivos da ação didática, explicar atividades propostas, organizar pastas de atividades dos alunos, participar de eventos de qualificação profissional, modelar massas e argila, organizar material pedagógico, trocar roupa dos alunos, selecionar material didático, colar materiais, limpar sala de aula e mobiliário, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., auto-avaliar-se, demonstrar autocontrole, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, confeccionar material pedagógico, demonstrar paciência, organizar sala de aula, definir técnica de trabalho - estratégias, mostrar filmes, discutir resultados dos projetos, orientar atividades com jogos e brinquedos, limpar material, orientar higiene pessoal, escrever letras e números, demonstrar capacidade de observação, reestruturar estratégias, encaminhar alunos para outros profissionais, brincar com os alunos, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, observar a linguagem, contar estórias, alimentar os alunos, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, corrigir atividades, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., cantar músicas, definir métodos de avaliação, supervisionar recreio, orientar atividades de desenho, supervisionar momento do sono e descanso, organizar espaços em geral, determinar parâmetros do projeto, analisar necessidades do aluno e da comunidade, interagir com a comunidade, servir alimentação aos alunos, organizar eventos na escola, desenhar, discutir plano de aula com coordenação e direção, ler textos, criar espaço para brincadeiras, observar a socialização, supervisionar entrada e saída dos alunos, organizar espaço para momento do sono e descanso, participar de conselhos, orientar atividades artísticas, apresentar regras da escola, participar da associação de pais e mestres, elaborar relatórios, desenvolver capacidades motoras, contornar situações adversas, investigar interesse do aluno, reunir-se com a coordenação e a direção, participar da definição do horário, pintar, observar o desenvolvimento motor, desenvolver capacidades intelectuais, atualizar-se, comprar material pedagógico, demonstrar senso de organização, participar da elaboração de calendário escolar, definir atividades pedagógicas, especificar materiais de ensino-aprendizagem, criar jogos e brincadeiras, participar de reuniões com demais profissionais da escola, identificar material pedagógico, convocar pais e responsáveis, observar o raciocínio lógico, comentar filmes, trabalhar em equipe, ensinar culinária, planejar o roteiro de aula, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, preencher fichas de avaliação, registrar observações, dar banho nos alunos, servir como referencial de conduta, demonstrar afetividade, reunir-se com pais e responsáveis, supervisionar refeições, demonstrar sensibilidade, desenvolver atividades artísticas, dramatizar estórias e músicas, apresentar projeto aos alunos, avaliar atividades dos alunos, trocar fralda dos alunos, estabelecer vínculos, higienizar brinquedos, observar higiene dos brinquedos, reciclar material, trocar roupa de cama, desenvolver capacidades emocionais, solicitar material pedagógico, elaborar estórias com alunos.