CBO 3311-10 - Auxiliar de desenvolvimento infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-10
- Técnicos de nível médio.
- Professores leigos e de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante.
- Professores de nível médio na educação infantil.
O que faz um Auxiliar de desenvolvimento infantil
O Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.
Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.
Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-10 deve orientar a construção do conhecimento, organizar o trabalho, avaliar desempenho dos alunos, comunicar-se, ensinar alunos, demonstrar competências pessoais, cuidar dos alunos, preparar material pedagógico, planejar ações didáticas, elaborar projetos pedagógicos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-10
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil (ou sinônimo) deve desenvolver capacidades emocionais, mostrar filmes, observar a linguagem, planejar o roteiro de aula, trabalhar em equipe, demonstrar paciência, reunir-se com pais e responsáveis, cantar músicas, observar higiene dos brinquedos, organizar pastas de atividades dos alunos, comprar material pedagógico, organizar eventos na escola, trocar roupa dos alunos, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, definir técnica de trabalho - estratégias, modelar massas e argila, debater projeto com direção e coordenação, desenvolver atividades artísticas, demonstrar criatividade, supervisionar momento do sono e descanso, confeccionar material pedagógico, demonstrar versatilidade, registrar observações, auto-avaliar-se, desenvolver capacidades intelectuais, higienizar brinquedos, definir atividades pedagógicas, elaborar estórias com alunos, utilizar sucata, discutir plano de aula com coordenação e direção, participar de reuniões com demais profissionais da escola, conversar com alunos - roda da conversa, participar de conselhos, escrever letras e números, explicar atividades propostas, avaliar atividades dos alunos, limpar material, trocar roupa de cama, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., orientar atividades com jogos e brinquedos, criar jogos e brincadeiras, investigar interesse do aluno, orientar higiene pessoal, solicitar material pedagógico, corrigir atividades, servir como referencial de conduta, especificar materiais de ensino-aprendizagem, observar o desenvolvimento motor, observar o raciocínio lógico, selecionar material didático, contornar situações adversas, ensinar culinária, supervisionar recreio, participar da elaboração de calendário escolar, interagir com a comunidade, conferir cadastro dos alunos, atualizar-se, pesquisar materiais e recursos disponíveis, discutir resultados dos projetos, brincar com os alunos, trocar fralda dos alunos, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, comentar filmes, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., alimentar os alunos, identificar material pedagógico, demonstrar capacidade de observação, recortar materiais, servir alimentação aos alunos, desenhar, criar espaço para brincadeiras, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, limpar sala de aula e mobiliário, demonstrar afetividade, participar de eventos de qualificação profissional, orientar atividades artísticas, demonstrar senso de organização, reestruturar estratégias, orientar atividades de desenho, determinar parâmetros do projeto, definir métodos de avaliação, organizar espaço para momento do sono e descanso, demonstrar sensibilidade, supervisionar entrada e saída dos alunos, encaminhar alunos para outros profissionais, supervisionar refeições, participar da definição do horário, ler textos, construir regras com os alunos, pintar, estabelecer vínculos, contar estórias, colar materiais, organizar sala de aula, apresentar projeto aos alunos, reciclar material, elaborar relatórios, organizar espaços em geral, organizar material pedagógico, definir objetivos da ação didática, observar a socialização, demonstrar autocontrole, dar banho nos alunos, convocar pais e responsáveis, elaborar cronograma, reunir-se com a coordenação e a direção, participar da associação de pais e mestres, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, desenvolver capacidades motoras, dramatizar estórias e músicas, analisar necessidades do aluno e da comunidade, apresentar regras da escola, preencher fichas de avaliação.