CBO 3311-10 - Auxiliar de desenvolvimento infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-10
- Técnicos de nível médio.
- Professores leigos e de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante.
- Professores de nível médio na educação infantil.
O que faz um Auxiliar de desenvolvimento infantil
O Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.
Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.
Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-10 deve avaliar desempenho dos alunos, comunicar-se, orientar a construção do conhecimento, organizar o trabalho, cuidar dos alunos, ensinar alunos, preparar material pedagógico, elaborar projetos pedagógicos, planejar ações didáticas, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-10
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil (ou sinônimo) deve organizar sala de aula, especificar materiais de ensino-aprendizagem, selecionar material didático, atualizar-se, trocar roupa dos alunos, desenvolver capacidades emocionais, criar espaço para brincadeiras, dramatizar estórias e músicas, determinar parâmetros do projeto, desenvolver atividades artísticas, ensinar culinária, desenvolver capacidades motoras, auto-avaliar-se, estabelecer vínculos, modelar massas e argila, participar da associação de pais e mestres, analisar necessidades do aluno e da comunidade, apresentar projeto aos alunos, participar de conselhos, conferir cadastro dos alunos, participar da elaboração de calendário escolar, trabalhar em equipe, reunir-se com pais e responsáveis, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, demonstrar senso de organização, apresentar regras da escola, criar jogos e brincadeiras, servir como referencial de conduta, alimentar os alunos, convocar pais e responsáveis, recortar materiais, debater projeto com direção e coordenação, organizar espaço para momento do sono e descanso, mostrar filmes, escrever letras e números, observar a linguagem, contar estórias, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, definir objetivos da ação didática, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, participar de eventos de qualificação profissional, demonstrar criatividade, utilizar sucata, demonstrar versatilidade, reciclar material, contornar situações adversas, limpar material, definir técnica de trabalho - estratégias, definir métodos de avaliação, explicar atividades propostas, supervisionar entrada e saída dos alunos, elaborar cronograma, avaliar atividades dos alunos, observar higiene dos brinquedos, participar de reuniões com demais profissionais da escola, desenhar, elaborar relatórios, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., colar materiais, observar o raciocínio lógico, orientar atividades com jogos e brinquedos, interagir com a comunidade, demonstrar autocontrole, ler textos, demonstrar afetividade, registrar observações, organizar espaços em geral, elaborar estórias com alunos, pesquisar materiais e recursos disponíveis, encaminhar alunos para outros profissionais, preencher fichas de avaliação, confeccionar material pedagógico, higienizar brinquedos, desenvolver capacidades intelectuais, brincar com os alunos, solicitar material pedagógico, comentar filmes, cantar músicas, pintar, investigar interesse do aluno, observar a socialização, discutir plano de aula com coordenação e direção, observar o desenvolvimento motor, organizar pastas de atividades dos alunos, comprar material pedagógico, trocar roupa de cama, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., servir alimentação aos alunos, demonstrar paciência, construir regras com os alunos, reestruturar estratégias, orientar higiene pessoal, participar da definição do horário, supervisionar momento do sono e descanso, identificar material pedagógico, orientar atividades de desenho, orientar atividades artísticas, supervisionar recreio, conversar com alunos - roda da conversa, organizar material pedagógico, trocar fralda dos alunos, organizar eventos na escola, supervisionar refeições, demonstrar sensibilidade, dar banho nos alunos, corrigir atividades, discutir resultados dos projetos, limpar sala de aula e mobiliário, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, reunir-se com a coordenação e a direção, demonstrar capacidade de observação, definir atividades pedagógicas, planejar o roteiro de aula.