CBO 3311-05 - Professor de nível médio na educação infantil

Entenda o que fazem os professores de nível médio na educação infantil no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de nível médio na educação infantil e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Professor de nível médio na educação infantil

Organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil. Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (4/8)
Habilidade (4/8)
Atitude (4/8)
Perfil Ocupacional (4/8)
Planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças.

Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.

Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.

Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso. Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.

Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças.

Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA OUTROS CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: INTRODUÇÃO A SÍMBOLOS, FORMAS, EXPRESSÃO NUMÉRICA E LÓGICA 4 5 4
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS PARA ENSINO INFANTIL: CONHECIMENTOS SOBRE ANIMAIS, PLANTAS, SENSAÇÕES CLIMÁTICAS, FENÔMENOS E NATUREZA EM GERAL 4 4 4
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL OUTROS CONHECIMENTOS DE ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL (ESPECIFICAR:...) - MEIO AMBIENTE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: PRINCÍPIOS DE NATUREZA, CONSERVAÇÃO E RECICLAGEM DE MATERIAIS E RECURSOS 4 4 4
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 3
CIÊNCIAS HUMANAS ESTUDOS SOCIAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTUDOS SOCIAIS (ESPECIFICAR:...) - ESTUDOS SOCIAIS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONVIVÊNCIA, ÉTICA, INTERAÇÃO COM OS PARES 4 5 4
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO DIDÁTICA 4 5 4
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 3
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 3 4 3
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - CUIDADOS À CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONFORTO, HIGIENE PESSOAL E DOS AMBIENTES, DESCANSO, SONO, ALIMENTAÇÃO 4 5 4
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PRINCÍPIOS E OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL 4 4 4
CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA DESENVOLVIMENTO COMPORTAMENTAL 3 3 3
CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 4 5 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - LÍNGUA MATERNA, COMUNICAÇÃO, EXPRESSÃO E LITERATURA E HISTÓRIAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES CRIAÇÃO 3 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - ARTE-EDUCAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - RECURSOS DIDÁTICOS BI E TRIDIMENSIONAIS PARA DESENVOLVIMENTO DA SENSIBILIDADE E EXPRESSÃO ARTÍSTICA 3 3 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS LIDERANÇA 3 4 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR AÇÕES DE SAÚDE OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - AÇÕES PREVENTIVAS DE SAÚDE VOCAL, AUDITIVA E MENTAL PARA PROFESSORES 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 4 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS TÉCNICAS DE ACOLHIMENTO DO ALUNO 4 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA 4 4 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS ELABORAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS 4 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS JOGOS EDUCACIONAIS (INCLUSIVE DIGITAIS) 4 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ESPECIFICAR:..) - CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO INFANTIL 4 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL 2 2 2
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL NORMAS REGULAMENTADORAS NA ÁREA EDUCACIONAL 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM ALFABETIZAÇÃO 2 2 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO ALUNO 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM CURRÍCULO 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESENVOLVIMENTO COGNITIVO 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESENVOLVIMENTO MOTOR 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULA 3 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM ELABORAÇÃO DE PLANOS DE ENSINO 3 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM ELABORAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM LITERATURA INFANTIL E ARTE DE CONTAR ESTÓRIAS 4 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM LUDOTERAPIA: MÚSICA, BRINCADEIRAS, JOGOS, RECREAÇÃO 3 3 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM MONTAGEM DE EXPERIMENTOS EM CIÊNCIAS 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOÇÕES NUMÉRICAS E QUANTITATIVAS 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM NUMERAMENTO 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO 4 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EM ATIVIDADES DE ENSINO 3 4 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - EMPATIA 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - PROATIVIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - RESILIÊNCIA 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - AUTOCONTROLE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - RELACIONAMENTO INTERPESSOAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - DICÇÃO 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS 4
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS QUE EXECUTAM TRABALHO ROTINEIRO 2
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES 2

Condições de Trabalho

Trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • avaliar desempenho dos alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensinar alunos;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • preparar material pedagógico;
  • organizar o trabalho;
  • planejar ações didáticas;
  • cuidar dos alunos;
  • comunicar-se;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • administrar biblioteca circulante;
  • reciclar material;
  • participar de conselhos;
  • observar o raciocínio lógico;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • demonstrar afetividade;
  • elaborar relatórios;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • demonstrar senso de organização;
  • colar materiais;
  • estabelecer vínculos;
  • servir alimentação aos alunos;
  • pintar;
  • mostrar filmes;
  • contar estórias;
  • contornar situações adversas;
  • servir como referencial de conduta;
  • orientar atividades artísticas;
  • prencher agenda;
  • organizar espaços em geral;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • planejar o roteiro de aula;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • confeccionar material pedagógico;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • trocar fralda dos alunos;
  • auto-avaliar-se;
  • observar a linguagem;
  • trabalhar em equipe;
  • recortar materiais;
  • ensinar culinária;
  • registrar observações;
  • dar banho nos alunos;
  • brincar com os alunos;
  • trocar roupa de cama;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • solicitar material pedagógico;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • escrever letras e números;
  • demonstrar paciência;
  • demonstrar criatividade;
  • reestruturar estratégias;
  • construir regras com os alunos;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • preencher diário de classe;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • orientar atividades de desenho;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • utilizar sucata;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • organizar sala de aula;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • interagir com a comunidade;
  • definir atividades pedagógicas;
  • ler textos;
  • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
  • conversar com alunos - roda da conversa;
  • observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc.;
  • definir técnica de trabalho - estratégias;
  • alimentar os alunos;
  • definir métodos de avaliação;
  • limpar material;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • demonstrar sensibilidade;
  • participar da definição do horário;
  • identificar material pedagógico;
  • elaborar cronograma;
  • atualizar-se;
  • organizar eventos na escola;
  • demonstrar versatilidade;
  • desenvolver atividades com informática;
  • trocar roupa dos alunos;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • comentar filmes;
  • observar a socialização;
  • apresentar regras da escola;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • cantar músicas;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • corrigir atividades;
  • explicar atividades propostas;
  • modelar massas e argila;
  • comprar material pedagógico;
  • desenhar;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • organizar eventos extracurriculares;
  • organizar material pedagógico;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • elaborar estórias com alunos;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • supervisionar recreio;
  • preencher fichas de avaliação;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • definir objetivos da ação didática;
  • discutir resultados dos projetos;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc.;
  • investigar interesse do aluno;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • demonstrar autocontrole;
  • visitar locais para eventos extracurriculares;
  • supervisionar refeições;
  • orientar higiene pessoal;
  • convocar pais e responsáveis;
  • selecionar material didático;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • selecionar eventos e atividades extracurriculares;

Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-05

CBO 3311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores de nível médio na educação infantil, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

CBOs Relacionados

Tabelas salariais em Excel cidade, estado e segmento

Cargos e salários CBO 3311-05 - Professores de nível médio na educação infantil

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 331105 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 331105 em todos os estados e cidades do Brasil.

Salário Educador Infantil de Nível Médio Brasília

Educador Infantil de Nível Médio: Brasília, DF

O profissional no cargo de Educador Infantil de Nível Médio CBO 3311-05 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 2.626 e 5.054 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 295 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3311-05.
Salário Educador Infantil de Nível Médio Rio de Janeiro

Educador Infantil de Nível Médio: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Educador Infantil de Nível Médio CBO 3311-05 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 2.748 e 6.138 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 1.930 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3311-05.
Salário Educador Infantil de Nível Médio Salvador

Educador Infantil de Nível Médio: Salvador, BA

O profissional no cargo de Educador Infantil de Nível Médio CBO 3311-05 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 2.435 e 4.459 para uma jornada de trabalho média de 33h semanais de acordo com dados salariais de 349 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3311-05.
Salário Educador Infantil de Nível Médio Uberlândia

Educador Infantil de Nível Médio: Uberlândia, MG

O profissional no cargo de Educador Infantil de Nível Médio CBO 3311-05 trabalhando em Uberlândia - MG, ganha entre 1.929 e 2.964 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 610 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3311-05.
Salário Educador Infantil de Nível Médio São Paulo

Educador Infantil de Nível Médio: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Educador Infantil de Nível Médio CBO 3311-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.294 e 5.838 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 4.785 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3311-05.
Salário Educador Infantil de Nível Médio

Educador Infantil de Nível Médio: Bahia

O profissional no cargo de Educador Infantil de Nível Médio CBO 3311-05 trabalhando em Bahia, ganha entre 2.265 e 4.491 para uma jornada de trabalho média de 34h semanais de acordo com dados salariais de 1.052 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3311-05.
Salário Educador Infantil de Nível Médio Dourados

Educador Infantil de Nível Médio: Dourados, MS

O profissional no cargo de Educador Infantil de Nível Médio CBO 3311-05 trabalhando em Dourados - MS, ganha entre 1.987 e 3.562 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 136 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3311-05.
Salário Educador Infantil de Nível Médio Niterói

Educador Infantil de Nível Médio: Niterói, RJ

O profissional no cargo de Educador Infantil de Nível Médio CBO 3311-05 trabalhando em Niterói - RJ, ganha entre 10.186 e 33.260 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 230 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3311-05.
Salário Educador Infantil de Nível Médio Curitiba

Educador Infantil de Nível Médio: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Educador Infantil de Nível Médio CBO 3311-05 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 2.126 e 3.687 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 737 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3311-05.
Salário Educador Infantil de Nível Médio

Educador Infantil de Nível Médio: Paraná

O profissional no cargo de Educador Infantil de Nível Médio CBO 3311-05 trabalhando em Paraná, ganha entre 2.357 e 4.466 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 3.402 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3311-05.
Salário Educador Infantil de Nível Médio Belo Horizonte

Educador Infantil de Nível Médio: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Educador Infantil de Nível Médio CBO 3311-05 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 3.408 e 5.718 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 759 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3311-05.
Salário Educador Infantil de Nível Médio Ponta Grossa

Educador Infantil de Nível Médio: Ponta Grossa, PR

O profissional no cargo de Educador Infantil de Nível Médio CBO 3311-05 trabalhando em Ponta Grossa - PR, ganha entre 3.363 e 6.466 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 356 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3311-05.
Salário Educador Infantil de Nível Médio Fortaleza

Educador Infantil de Nível Médio: Fortaleza, CE

O profissional no cargo de Educador Infantil de Nível Médio CBO 3311-05 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 1.719 e 2.796 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 428 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3311-05.
Salário Educador Infantil de Nível Médio Campo Grande

Educador Infantil de Nível Médio: Campo Grande, MS

O profissional no cargo de Educador Infantil de Nível Médio CBO 3311-05 trabalhando em Campo Grande - MS, ganha entre 2.214 e 4.122 para uma jornada de trabalho média de 34h semanais de acordo com dados salariais de 151 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3311-05.
Salário Educador Infantil de Nível Médio Betim

Educador Infantil de Nível Médio: Betim, MG

O profissional no cargo de Educador Infantil de Nível Médio CBO 3311-05 trabalhando em Betim - MG, ganha entre 2.798 e 3.712 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 802 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3311-05.
Salário Educador Infantil de Nível Médio

Educador Infantil de Nível Médio: Minas Gerais

O profissional no cargo de Educador Infantil de Nível Médio CBO 3311-05 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.541 e 4.426 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 4.754 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3311-05.
Salário Educador Infantil de Nível Médio Gravatai

Educador Infantil de Nível Médio: Gravatai, RS

O profissional no cargo de Educador Infantil de Nível Médio CBO 3311-05 trabalhando em Gravatai - RS, ganha entre 1.776 e 2.514 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 311 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3311-05.
Salário Educador Infantil de Nível Médio Juiz de Fora

Educador Infantil de Nível Médio: Juiz de Fora, MG

O profissional no cargo de Educador Infantil de Nível Médio CBO 3311-05 trabalhando em Juiz de Fora - MG, ganha entre 2.472 e 3.620 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 302 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3311-05.