CBO 2618-10 - Fotógrafo publicitário - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos fotógrafos profissionais

O profissional no cargo de Fotógrafo publicitário CBO 2618-10 Cria, produz e executa trabalhos de fotografia publicitária, em suportes analógicos ou digitais, utilizando diferentes equipamentos, técnicas, tendências e tecnologias, considerando aspirações do cliente e/ou da marca, pauta/briefing e sua própria interpretação a respeito do objeto a ser fotografado Planeja e gerencia aspectos mercadológicos do trabalho fotográfico, definindo áreas, formas de atuação, recursos humanos e materiais, bem como modelos de negócio.

Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2618-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de fotógrafos profissionais que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Fotógrafo publicitário, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Fotógrafos profissionais CBO 2618-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2618-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Fotógrafos profissionais.
      • Comunicadores, artistas e religiosos.

O que faz um Fotógrafo publicitário

O Fotógrafo publicitário CBO 2618-10 cria o conceito do trabalho fotográfico para peças e campanhas publicitárias, considerando desejos e aspirações do cliente, público-alvo, pauta (“briefing”), sua própria interpretação a respeito do objeto a ser fotografado (pessoas, animais, paisagens ou objetos), bem como aspectos culturais e tendências técnicas e estéticas Desenvolve ambiente e cena fotográfica para construção e expressão de emoções e experiências, definindo ângulos, enquadramentos, iluminação e composição da imagem, bem como decidindo o momento do ato fotográfico.

Pode seguir orientações do diretor de arte, quando realiza trabalho para agências de publicidade.

Assessora a equipe de publicidade na construção de conceitos de peças e campanhas publicitárias, realizando pesquisa sobre temas, procedimentos, materiais, fontes e referências fotográficas, identificando tendências estéticas, técnicas e tecnológicas Seleciona, testa, calibra e opera equipamentos em função de intenções, área de atuação e circunstâncias do projeto fotográfico, manejando câmeras e monitorando acessórios de medição, iluminação e tratamento de imagens.

Utiliza técnicas de expressão e entrevista para identificação das aspirações do cliente, bem como estratégias para interação com fotografado (pessoas ou animais) Cria imagens para veiculação em “outdoors”, embalagens de produtos, comerciais de televisão, anúncio de revistas, entre outras mídias físicas ou digitais, considerando os diferentes tipos de publicidades e os públicos-alvo.

Registra, revela, trata, amplia e restaura filmes e imagens fotográficas em películas, meio magnéticos e/ou plataformas digitais, verificando qualidade, brilho e contraste.

Produz documentação referente à imagem, registrando autoria e contexto, bem como arquivando e catalogando documentos fotográficos Planeja aspectos mercadológicos do trabalho fotográfico no âmbito publicitário, definindo áreas, formas de atuação e modelos de negócio, definindo e selecionando equipes técnicas e operacionais para execução de projetos.

Realiza produção técnica da fotografia publicitária, procurando espaços ou locações para fotografar, realizando vistoria na infraestrutura do local, bem como verificando condições geográficas e climáticas, conforme os objetivos do trabalho.

Coordena equipe de trabalho e atribui tarefas, trocando informações com os recursos humanos envolvidos, bem como formando novos quadros profissionais, quando necessário Providencia credenciamento de equipes técnica e operacional em eventos em espaços abertos ou fechados, dirigindo e avaliando a qualidade e a adequação da produção da imagem conforme a conceito do trabalho fotográfico Prepara e apresenta portfólio e material autopromocional para captação de clientes e registro profissional, podendo realizar a divulgação de seu trabalho em multiplataformas na web.

Apresenta produto fotográfico ao cliente e/ou público interessado, assegurando a devida explicação a respeito do conceito do trabalho Elabora e publica livros e catálogos publicitários em diferentes plataformas midiáticas, analógicas ou digitais, ministrando palestras sobre a área e cursos de formação profissional Monta exposições físicas e/ou virtuais, divulgando o próprio trabalho ou fazendo curadoria, bem como organiza encontros e congressos profissionais e acadêmicos.

Participa de organizações e/ou entidades profissionais Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e/ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho.

Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2618-10 deve divulgar a linguagem fotográfica, planejar o trabalho fotográfico, gerenciar aspectos comerciais da atividade fotográfica, finalizar o produto, operar equipamentos específicos, coordenar equipe de trabalho fotográfico, pesquisar temas, procedimentos e materiais fotográficos, criar a imagem fotográfica, demonstrar competências pessoais, documentar a imagem.

Condições de trabalho dessas profissões

Fotógrafos profissionais trabalham em diversas áreas, principalmente, na imprensa em geral, na publicidade, propaganda e marketing, no comércio de mercadorias, em diversos ramos dos serviços. Podem também ser encontrados no ensino e na área de pesquisa e desenvolvimento. Na sua maioria são autônomos, empregadores e, em menor medida, empregados. Podem atender o público diretamente ou não e desenvolvem suas atividades sozinhos ou em equipe, geralmente em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar sob condições especiais, como permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e estar expostos a materiais tóxicos e a altas temperaturas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2618-10

O aprendizado das ocupações da família pode se dar na prática e também por intermédio do ensino superior completo na área, conforme a ocupação em questão. O pleno desempenho das atividades ocorre, no mínimo, após três anos de experiência.

Atividades exercidas por um Fotógrafo publicitário CBO 2618-10

Um Fotógrafo publicitário (ou sinônimo) deve delegar funções, monitorar equipamentos de medição, estimar custos, dominar linguagem fotográfica, editar imagem, procurar espaços ou locações para fotografar, ensinar o cliente a entender a imagem, catalogar documentos fotográficos, demonstrar criatividade, providenciar manutenção de equipamentos e instalações, providenciar credenciamento, ampliar fotos, escalonar tarefas, avaliar resultados, vistoriar infraestrutura do local, desenvolver capacidade de síntese, tratar imagem digitalizada ou convencional: brilho, contraste, definição e corte, estudar culturas e costumes locais/regionais, assumir riscos calculados, elaborar procedimentos para relação com o cliente, superar limitações econômicas, testar novos materiais de acabamento, dominar técnicas de sua especialização, compor a imagem, compreensão de outros idiomas, cultivar persistência, remunerar equipe de trabalho, lidar com imprevistos, modular a luz, apresentar o produto fotográfico final ao destinatário, experimentar produtos e técnicas fotográficas, organizar encontros e congressos, definir o suporte material da imagem fotográfica, demonstrar pontualidade, discutir a pauta/briefing, estudar condições geográficas e climáticas, elencar modelos, conceituar o trabalho fotográfico, selecionar pessoal, revelar filmes, estabelecer cronograma de trabalho, desenvolver perspicácia, trocar informações com equipe, apresentar portfólio, entrevistar clientes, manter-se atualizado, participar de associações profissionais, levantar informações sobre o tema, estudar fontes e referências fotográficas, controlar fluxo de caixa, pagamentos e recebimentos, gerenciar o tempo, assessorar o desenvolvimento de novas linguagens e produtos, dirigir a produção de imagem, conceber cenas para fotografar, arquivar os documentos fotográficos, escolher equipamentos em função de intenções, área de atuação e circunstâncias, eleger o tema, interpretar desejos e aspirações do cliente, proferir palestras, estudar a legislação referente a proteção ao direito autoral e ao uso da imagem, digitalizar imagem, interagir com o fotografado, definir áreas e formas de atuação no mercado de trabalho, criar ambiente que expresse a emoção desejada, registrar a imagem sobre película ou meio magnético, calcular a relação custo/benefício no trabalho, orçar o trabalho fotográfico, publicar livros e catálogos, precisar perspectivas e pontos de vista, enquadrar a imagem, calibrar os equipamentos, providenciar equipamentos de apoio para a produção e transmissão de imagem, operar programas de tratamento de imagens, controlar estoque de material fotográfico, preparar material auto-promocional, documentar a autoria da imagem fotográfica, produzir documentação referente a imagem, operar câmera fotográfica e acessórios, ministrar cursos de formação profissional, formar novos quadros, seguir projeto profissional traçado, decidir o momento do ato fotográfico, negociar preços, pesquisar tendências, estilo, materiais, testar equipamentos e acessórios, operar equipamentos de iluminação, interpretar o objeto a ser fotografado, divulgar seu trabalho na web, dominar o idioma, montar exposições.

Cargos e salários CBO 2618-10 - Fotógrafos profissionais

Salário Fotografo Publicitário

Fotografo Publicitário: Brasil

  • 532
  • Brasil
  • 2.452 - 5.360
  • 43h
O profissional no cargo de Fotografo Publicitário CBO 2618-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.452 e 5.360 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 532 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2618-10.