CBO 2618-10 - Fotógrafo publicitário - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos fotógrafos profissionais
O profissional no cargo de Fotógrafo publicitário CBO 2618-10 Cria, produz e executa trabalhos de fotografia publicitária, em suportes analógicos ou digitais, utilizando diferentes equipamentos, técnicas, tendências e tecnologias, considerando aspirações do cliente e/ou da marca, pauta/briefing e sua própria interpretação a respeito do objeto a ser fotografado Planeja e gerencia aspectos mercadológicos do trabalho fotográfico, definindo áreas, formas de atuação, recursos humanos e materiais, bem como modelos de negócio.
Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2618-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de fotógrafos profissionais que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Fotógrafo publicitário, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Fotógrafos profissionais CBO 2618-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2618-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Fotógrafos profissionais.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Fotógrafo publicitário
O Fotógrafo publicitário CBO 2618-10 cria o conceito do trabalho fotográfico para peças e campanhas publicitárias, considerando desejos e aspirações do cliente, público-alvo, pauta (“briefing”), sua própria interpretação a respeito do objeto a ser fotografado (pessoas, animais, paisagens ou objetos), bem como aspectos culturais e tendências técnicas e estéticas Desenvolve ambiente e cena fotográfica para construção e expressão de emoções e experiências, definindo ângulos, enquadramentos, iluminação e composição da imagem, bem como decidindo o momento do ato fotográfico.
Pode seguir orientações do diretor de arte, quando realiza trabalho para agências de publicidade.
Assessora a equipe de publicidade na construção de conceitos de peças e campanhas publicitárias, realizando pesquisa sobre temas, procedimentos, materiais, fontes e referências fotográficas, identificando tendências estéticas, técnicas e tecnológicas Seleciona, testa, calibra e opera equipamentos em função de intenções, área de atuação e circunstâncias do projeto fotográfico, manejando câmeras e monitorando acessórios de medição, iluminação e tratamento de imagens.
Utiliza técnicas de expressão e entrevista para identificação das aspirações do cliente, bem como estratégias para interação com fotografado (pessoas ou animais) Cria imagens para veiculação em “outdoors”, embalagens de produtos, comerciais de televisão, anúncio de revistas, entre outras mídias físicas ou digitais, considerando os diferentes tipos de publicidades e os públicos-alvo.
Registra, revela, trata, amplia e restaura filmes e imagens fotográficas em películas, meio magnéticos e/ou plataformas digitais, verificando qualidade, brilho e contraste.
Produz documentação referente à imagem, registrando autoria e contexto, bem como arquivando e catalogando documentos fotográficos Planeja aspectos mercadológicos do trabalho fotográfico no âmbito publicitário, definindo áreas, formas de atuação e modelos de negócio, definindo e selecionando equipes técnicas e operacionais para execução de projetos.
Realiza produção técnica da fotografia publicitária, procurando espaços ou locações para fotografar, realizando vistoria na infraestrutura do local, bem como verificando condições geográficas e climáticas, conforme os objetivos do trabalho.
Coordena equipe de trabalho e atribui tarefas, trocando informações com os recursos humanos envolvidos, bem como formando novos quadros profissionais, quando necessário Providencia credenciamento de equipes técnica e operacional em eventos em espaços abertos ou fechados, dirigindo e avaliando a qualidade e a adequação da produção da imagem conforme a conceito do trabalho fotográfico Prepara e apresenta portfólio e material autopromocional para captação de clientes e registro profissional, podendo realizar a divulgação de seu trabalho em multiplataformas na web.
Apresenta produto fotográfico ao cliente e/ou público interessado, assegurando a devida explicação a respeito do conceito do trabalho Elabora e publica livros e catálogos publicitários em diferentes plataformas midiáticas, analógicas ou digitais, ministrando palestras sobre a área e cursos de formação profissional Monta exposições físicas e/ou virtuais, divulgando o próprio trabalho ou fazendo curadoria, bem como organiza encontros e congressos profissionais e acadêmicos.
Participa de organizações e/ou entidades profissionais Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e/ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho.
Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2618-10 deve criar a imagem fotográfica, documentar a imagem, finalizar o produto, gerenciar aspectos comerciais da atividade fotográfica, operar equipamentos específicos, coordenar equipe de trabalho fotográfico, demonstrar competências pessoais, divulgar a linguagem fotográfica, pesquisar temas, procedimentos e materiais fotográficos, planejar o trabalho fotográfico.
Condições de trabalho dessas profissões
Fotógrafos profissionais trabalham em diversas áreas, principalmente, na imprensa em geral, na publicidade, propaganda e marketing, no comércio de mercadorias, em diversos ramos dos serviços. Podem também ser encontrados no ensino e na área de pesquisa e desenvolvimento. Na sua maioria são autônomos, empregadores e, em menor medida, empregados. Podem atender o público diretamente ou não e desenvolvem suas atividades sozinhos ou em equipe, geralmente em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar sob condições especiais, como permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e estar expostos a materiais tóxicos e a altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2618-10
O aprendizado das ocupações da família pode se dar na prática e também por intermédio do ensino superior completo na área, conforme a ocupação em questão. O pleno desempenho das atividades ocorre, no mínimo, após três anos de experiência.
Atividades exercidas por um Fotógrafo publicitário CBO 2618-10
Um Fotógrafo publicitário (ou sinônimo) deve estabelecer cronograma de trabalho, cultivar persistência, operar programas de tratamento de imagens, definir áreas e formas de atuação no mercado de trabalho, definir o suporte material da imagem fotográfica, seguir projeto profissional traçado, manter-se atualizado, orçar o trabalho fotográfico, dominar o idioma, publicar livros e catálogos, desenvolver capacidade de síntese, gerenciar o tempo, conceituar o trabalho fotográfico, produzir documentação referente a imagem, escalonar tarefas, organizar encontros e congressos, elencar modelos, calibrar os equipamentos, participar de associações profissionais, dirigir a produção de imagem, interpretar desejos e aspirações do cliente, arquivar os documentos fotográficos, delegar funções, elaborar procedimentos para relação com o cliente, compreensão de outros idiomas, enquadrar a imagem, tratar imagem digitalizada ou convencional: brilho, contraste, definição e corte, desenvolver perspicácia, providenciar manutenção de equipamentos e instalações, estudar culturas e costumes locais/regionais, superar limitações econômicas, estudar a legislação referente a proteção ao direito autoral e ao uso da imagem, testar novos materiais de acabamento, registrar a imagem sobre película ou meio magnético, proferir palestras, revelar filmes, montar exposições, assessorar o desenvolvimento de novas linguagens e produtos, demonstrar pontualidade, formar novos quadros, monitorar equipamentos de medição, providenciar credenciamento, decidir o momento do ato fotográfico, escolher equipamentos em função de intenções, área de atuação e circunstâncias, remunerar equipe de trabalho, interpretar o objeto a ser fotografado, operar câmera fotográfica e acessórios, divulgar seu trabalho na web, apresentar o produto fotográfico final ao destinatário, entrevistar clientes, compor a imagem, ministrar cursos de formação profissional, conceber cenas para fotografar, pesquisar tendências, estilo, materiais, levantar informações sobre o tema, modular a luz, lidar com imprevistos, interagir com o fotografado, avaliar resultados, eleger o tema, criar ambiente que expresse a emoção desejada, selecionar pessoal, operar equipamentos de iluminação, trocar informações com equipe, experimentar produtos e técnicas fotográficas, testar equipamentos e acessórios, negociar preços, demonstrar criatividade, preparar material auto-promocional, documentar a autoria da imagem fotográfica, controlar fluxo de caixa, pagamentos e recebimentos, estudar condições geográficas e climáticas, assumir riscos calculados, vistoriar infraestrutura do local, editar imagem, discutir a pauta/briefing, ensinar o cliente a entender a imagem, estudar fontes e referências fotográficas, ampliar fotos, apresentar portfólio, dominar técnicas de sua especialização, procurar espaços ou locações para fotografar, calcular a relação custo/benefício no trabalho, dominar linguagem fotográfica, estimar custos, catalogar documentos fotográficos, precisar perspectivas e pontos de vista, controlar estoque de material fotográfico, providenciar equipamentos de apoio para a produção e transmissão de imagem, digitalizar imagem.