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CBO 2618-10 - Fotógrafo publicitário - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos fotógrafos profissionais

O profissional no cargo de Fotógrafo publicitário CBO 2618-10 Cria, produz e executa trabalhos de fotografia publicitária, em suportes analógicos ou digitais, utilizando diferentes equipamentos, técnicas, tendências e tecnologias, considerando aspirações do cliente e/ou da marca, pauta/briefing e sua própria interpretação a respeito do objeto a ser fotografado Planeja e gerencia aspectos mercadológicos do trabalho fotográfico, definindo áreas, formas de atuação, recursos humanos e materiais, bem como modelos de negócio.

Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2618-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de fotógrafos profissionais que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Fotógrafo publicitário, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Fotógrafos profissionais CBO 2618-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2618-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Fotógrafos profissionais.
      • Comunicadores, artistas e religiosos.

O que faz um Fotógrafo publicitário

O Fotógrafo publicitário CBO 2618-10 cria o conceito do trabalho fotográfico para peças e campanhas publicitárias, considerando desejos e aspirações do cliente, público-alvo, pauta (“briefing”), sua própria interpretação a respeito do objeto a ser fotografado (pessoas, animais, paisagens ou objetos), bem como aspectos culturais e tendências técnicas e estéticas Desenvolve ambiente e cena fotográfica para construção e expressão de emoções e experiências, definindo ângulos, enquadramentos, iluminação e composição da imagem, bem como decidindo o momento do ato fotográfico.

Pode seguir orientações do diretor de arte, quando realiza trabalho para agências de publicidade.

Assessora a equipe de publicidade na construção de conceitos de peças e campanhas publicitárias, realizando pesquisa sobre temas, procedimentos, materiais, fontes e referências fotográficas, identificando tendências estéticas, técnicas e tecnológicas Seleciona, testa, calibra e opera equipamentos em função de intenções, área de atuação e circunstâncias do projeto fotográfico, manejando câmeras e monitorando acessórios de medição, iluminação e tratamento de imagens.

Utiliza técnicas de expressão e entrevista para identificação das aspirações do cliente, bem como estratégias para interação com fotografado (pessoas ou animais) Cria imagens para veiculação em “outdoors”, embalagens de produtos, comerciais de televisão, anúncio de revistas, entre outras mídias físicas ou digitais, considerando os diferentes tipos de publicidades e os públicos-alvo.

Registra, revela, trata, amplia e restaura filmes e imagens fotográficas em películas, meio magnéticos e/ou plataformas digitais, verificando qualidade, brilho e contraste.

Produz documentação referente à imagem, registrando autoria e contexto, bem como arquivando e catalogando documentos fotográficos Planeja aspectos mercadológicos do trabalho fotográfico no âmbito publicitário, definindo áreas, formas de atuação e modelos de negócio, definindo e selecionando equipes técnicas e operacionais para execução de projetos.

Realiza produção técnica da fotografia publicitária, procurando espaços ou locações para fotografar, realizando vistoria na infraestrutura do local, bem como verificando condições geográficas e climáticas, conforme os objetivos do trabalho.

Coordena equipe de trabalho e atribui tarefas, trocando informações com os recursos humanos envolvidos, bem como formando novos quadros profissionais, quando necessário Providencia credenciamento de equipes técnica e operacional em eventos em espaços abertos ou fechados, dirigindo e avaliando a qualidade e a adequação da produção da imagem conforme a conceito do trabalho fotográfico Prepara e apresenta portfólio e material autopromocional para captação de clientes e registro profissional, podendo realizar a divulgação de seu trabalho em multiplataformas na web.

Apresenta produto fotográfico ao cliente e/ou público interessado, assegurando a devida explicação a respeito do conceito do trabalho Elabora e publica livros e catálogos publicitários em diferentes plataformas midiáticas, analógicas ou digitais, ministrando palestras sobre a área e cursos de formação profissional Monta exposições físicas e/ou virtuais, divulgando o próprio trabalho ou fazendo curadoria, bem como organiza encontros e congressos profissionais e acadêmicos.

Participa de organizações e/ou entidades profissionais Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e/ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho.

Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2618-10 deve operar equipamentos específicos, coordenar equipe de trabalho fotográfico, divulgar a linguagem fotográfica, planejar o trabalho fotográfico, gerenciar aspectos comerciais da atividade fotográfica, pesquisar temas, procedimentos e materiais fotográficos, demonstrar competências pessoais, finalizar o produto, documentar a imagem, criar a imagem fotográfica.

Condições de trabalho dessas profissões

Fotógrafos profissionais trabalham em diversas áreas, principalmente, na imprensa em geral, na publicidade, propaganda e marketing, no comércio de mercadorias, em diversos ramos dos serviços. Podem também ser encontrados no ensino e na área de pesquisa e desenvolvimento. Na sua maioria são autônomos, empregadores e, em menor medida, empregados. Podem atender o público diretamente ou não e desenvolvem suas atividades sozinhos ou em equipe, geralmente em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar sob condições especiais, como permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e estar expostos a materiais tóxicos e a altas temperaturas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2618-10

O aprendizado das ocupações da família pode se dar na prática e também por intermédio do ensino superior completo na área, conforme a ocupação em questão. O pleno desempenho das atividades ocorre, no mínimo, após três anos de experiência.

Atividades exercidas por um Fotógrafo publicitário CBO 2618-10

Um Fotógrafo publicitário (ou sinônimo) deve registrar a imagem sobre película ou meio magnético, elaborar procedimentos para relação com o cliente, publicar livros e catálogos, catalogar documentos fotográficos, organizar encontros e congressos, demonstrar criatividade, operar equipamentos de iluminação, assessorar o desenvolvimento de novas linguagens e produtos, estudar fontes e referências fotográficas, definir o suporte material da imagem fotográfica, elencar modelos, trocar informações com equipe, vistoriar infraestrutura do local, preparar material auto-promocional, controlar fluxo de caixa, pagamentos e recebimentos, tratar imagem digitalizada ou convencional: brilho, contraste, definição e corte, revelar filmes, lidar com imprevistos, dominar técnicas de sua especialização, interpretar desejos e aspirações do cliente, precisar perspectivas e pontos de vista, selecionar pessoal, eleger o tema, produzir documentação referente a imagem, compor a imagem, compreensão de outros idiomas, dominar linguagem fotográfica, demonstrar pontualidade, criar ambiente que expresse a emoção desejada, calibrar os equipamentos, estudar condições geográficas e climáticas, superar limitações econômicas, estimar custos, providenciar manutenção de equipamentos e instalações, digitalizar imagem, escalonar tarefas, participar de associações profissionais, assumir riscos calculados, delegar funções, interpretar o objeto a ser fotografado, entrevistar clientes, desenvolver perspicácia, operar programas de tratamento de imagens, dominar o idioma, discutir a pauta/briefing, apresentar portfólio, controlar estoque de material fotográfico, ensinar o cliente a entender a imagem, desenvolver capacidade de síntese, conceituar o trabalho fotográfico, providenciar credenciamento, testar equipamentos e acessórios, providenciar equipamentos de apoio para a produção e transmissão de imagem, monitorar equipamentos de medição, arquivar os documentos fotográficos, procurar espaços ou locações para fotografar, negociar preços, estudar a legislação referente a proteção ao direito autoral e ao uso da imagem, escolher equipamentos em função de intenções, área de atuação e circunstâncias, interagir com o fotografado, operar câmera fotográfica e acessórios, proferir palestras, documentar a autoria da imagem fotográfica, editar imagem, apresentar o produto fotográfico final ao destinatário, experimentar produtos e técnicas fotográficas, testar novos materiais de acabamento, conceber cenas para fotografar, seguir projeto profissional traçado, remunerar equipe de trabalho, cultivar persistência, definir áreas e formas de atuação no mercado de trabalho, ministrar cursos de formação profissional, montar exposições, manter-se atualizado, gerenciar o tempo, enquadrar a imagem, divulgar seu trabalho na web, pesquisar tendências, estilo, materiais, levantar informações sobre o tema, calcular a relação custo/benefício no trabalho, ampliar fotos, modular a luz, formar novos quadros, dirigir a produção de imagem, orçar o trabalho fotográfico, avaliar resultados, decidir o momento do ato fotográfico, estudar culturas e costumes locais/regionais, estabelecer cronograma de trabalho.

Cargos e salários CBO 2618-10 - Fotógrafos profissionais

Salário Fotografo Publicitário

Fotografo Publicitário: Brasil

O profissional no cargo de Fotografo Publicitário CBO 2618-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.431 e 5.204 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 326 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2618-10.