CBO 2523-20 - Tecnólogo em secretariado escolar - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos secretárias(os) executivas(os) e afins
O profissional no cargo de Tecnólogo em secretariado escolar CBO 2523-20 Assessora a diretoria de escolas, nas atividades administrativas e educacionais de gestão escolar, nos setores acadêmico, pedagógico e financeiro, respondendo administrativamente e legalmente pela documentação escolar Planeja, coordena, organiza, executa e controla os processos.
Sistematiza, registra e documenta informações, procedimentos, acontecimentos e atos Atende clientes internos e externos, gerencia o sistema de comunicação e informações Elabora, analisa, controla e arquiva documentos, gere suprimentos e recursos materiais.
Participa da organização e realização de reuniões e eventos educativos Atua conforme a legislação educacional, federal, estadual e municipal Segue normas e procedimentos técnicos, de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.
CBO 2523-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de secretárias(os) executivas(os) e afins que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Tecnólogo em secretariado escolar, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Secretárias(os) executivas(os) e afins CBO 2523-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2523-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Secretárias(os) executivas(os) e afins.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Tecnólogo em secretariado escolar
O Tecnólogo em secretariado escolar CBO 2523-20 assessora a diretoria de escola, nas atividades administrativas e educacionais de gestão escolar, nos setores acadêmico, pedagógico e financeiro, planejando, coordenando, organizando, executando e controlando os processos referentes a tais atividades Gerencia, sistematiza e controla informações e o sistema de informação, procedimentos e acontecimentos no âmbito de uma unidade escolar, de acordo com a legislação e regulamentações internas e externas.
Interpreta documentos, pesquisa e coleta informações, coleta e analisa indicadores e elabora base de dados, controla prazos e cronogramas.
Elabora, analisa, controla, atualiza e arquiva documentos da rotina escolar referente aos setores acadêmico, pedagógico e financeiro, tais como: coletânea de leis, protocolados e expedientes, ata de reuniões, livro-ponto, registros de matrículas, cadastros de alunos, diplomas, certificados, histórico escolares, declarações e atestados, calendário escolar, memorandos, desempenho de alunos, registro de avaliações e de conclusão de cursos, pagamento de salários, emissão de boletos, registros de compra de materiais, elaboração de planilhas e gráficos e outros Pode providenciar a tradução de documentação advinda de ou a ser encaminha a outros países.
Participa na elaboração do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Escolar e acompanha as atualizações referentes às metodologias de ensino e aprendizagem, às tecnologias educacionais e às práticas didático-pedagógicas, definidas pela unidade escolar.
Arquiva documentos físicos e digitais, garantindo a segurança, o acesso e o sigilo profissional, definindo o método de arquivamento, identificando-os por assunto e natureza, classificando-os, ordenando-os, cadastrando-os e utilizando tabela de temporalidade.
Arquiva correspondência, administra e atualiza arquivos Supervisiona equipes de apoio aos trabalhos de secretaria, estabelecendo atribuições, programando atividades, definindo cronograma, monitorando horários de saída e de entrada.
Seleciona pessoal, avalia e capacita equipes e contrata serviços de terceiros.
Gere suprimentos, verificando necessidades de recursos materiais, cotando preços, requisitando e formulando pedidos de compra de insumos, de equipamentos e mobiliário Confere e avalia os itens adquiridos e acompanha contratos e documentos de garantia Participa da organização e realização de eventos educativos, pesquisando e providenciando local de realização e o empenho de verba, contratando expositores ou palestrantes, enviando convites, providenciando passagens, hospedagem e transporte local, bem como materiais, equipamentos e serviços de apoio.
Define procedimentos e ações para os intervalos do evento Elabora lista de presença e providencia a emissão e envio de certificados de participação Atua de acordo com a legislação vigente e com as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos técnicos, de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.
Controla desperdícios de materiais e mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações e cumprimento de prazos e pela preservação, funcionamento e integridade dos recursos de trabalho.
Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2523-20 deve gerenciar informações, supervisionar equipes de trabalho, controlar correspondência física e eletrônica, demonstrar competências pessoais, atender pessoas - cliente externo e interno, gerir suprimentos, organizar eventos e viagens, arquivar documentos físicos e eletrônicos, elaborar documentos, assessorar executivo- s / Área- s.
Condições de trabalho dessas profissões
Secretárias(os) executivas(os) e afins trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2523-20
O exercício dessas ocupações requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.
Atividades exercidas por um Tecnólogo em secretariado escolar CBO 2523-20
Um Tecnólogo em secretariado escolar (ou sinônimo) deve transcrever textos, demonstrar discrição, enviar convite ou convocação, trabalhar sob pressão, atender ligações telefônicas, encaminhar pessoas, trabalhar em equipe, anotar informações, demonstrar espírito de liderança, demonstrar senso de organização, providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio, ler documentos, digitar documentos, demonstrar sensibilidade, levantar necessidades de material, arquivar correspondência, direcionar informações, divulgar informações, escolher cardápio, assinar documentação escolar, preparar apresentações, selecionar pessoal, controlar prazos, encaminhar documentos, monitorar o trabalho da equipe, prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados, elaborar convites e convocações, classificar documentos, contratar expositores e palestrantes, estabelecer cronograma de atividades, marcar compromissos, preparar sala/local, recepcionar pessoas, elaborar documentação escolar, orientar pessoas, elaborar atas, demonstrar iniciativa, identificar o assunto, elaborar base de dados, atender pedidos e solicitações, demonstrar dinamismo, identificar a natureza do documento, demonstrar paciência, requisitar material, atualizar arquivos, programar as atividades da equipe, contornar situações adversas, demonstrar capacidade de comunicação, transmitir fax, fornecer informações, fazer ligações telefônicas, conferir material, administrar arquivos, elaborar lista de presença, confirmar presença, cadastrar documentos, colher assinatura, priorizar compromissos e ligações telefônicas, redigir documentos, acompanhar processos, ordenar documentos, protocolar correspondência, administrar conflitos, monitorar horários de entrada e saída, definir horários, despachar com o- s executivo- s, encaminhar ligações telefônicas, secretariar reuniões, anotar recados, reservar sala/local, reproduzir documentos, elaborar prestação de contas, encaminhar certificados, receber correspondência, registrar correspondência, tomar ditados, adaptar-se a mudanças, transmitir recados, elaborar ficha de avaliação, datilografar documentos, cobrar ações, capacitar equipe, enviar correspondência, acompanhar contratos e garantias, pesquisar local, cobrar respostas, elaborar planilhas e gráficos, formatar documentos, dar suporte em reuniões, determinar a forma de arquivo - disquete, microfilmagem, pesquisar informações e dados, manter atualizado o banco de dados, administrar estresse, dar suporte durante o evento, demonstrar pró-atividade, consultar profissionais de outras áreas, adaptar espaço para armazenagem, cancelar compromissos, estabelecer atribuições da equipe, demonstrar capacidade de retórica, avaliar a equipe, filtrar ligações telefônicas, utilizar a tabela de temporalidade, administrar pendências, controlar cronogramas, elaborar relatórios, administrar agenda do- s executivo- s, triar correspondência, cobrar relatórios, comprar material, equipamento e mobiliário.