CBO 2523-20 - Tecnólogo em secretariado escolar
Entenda o que fazem os secretárias(os) executivas(os) e afins no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Tecnólogo em secretariado escolar e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Tecnólogo em secretariado escolar
Assessora a diretoria de escolas, nas atividades administrativas e educacionais de gestão escolar, nos setores acadêmico, pedagógico e financeiro, respondendo administrativamente e legalmente pela documentação escolar. Planeja, coordena, organiza, executa e controla os processos. Sistematiza, registra e documenta informações, procedimentos, acontecimentos e atos. Atende clientes internos e externos, gerencia o sistema de comunicação e informações. Elabora, analisa, controla e arquiva documentos, gere suprimentos e recursos materiais. Participa da organização e realização de reuniões e eventos educativos. Atua conforme a legislação educacional, federal, estadual e municipal. Segue normas e procedimentos técnicos, de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Gerencia, sistematiza e controla informações e o sistema de informação, procedimentos e acontecimentos no âmbito de uma unidade escolar, de acordo com a legislação e regulamentações internas e externas. Interpreta documentos, pesquisa e coleta informações, coleta e analisa indicadores e elabora base de dados, controla prazos e cronogramas.
Elabora, analisa, controla, atualiza e arquiva documentos da rotina escolar referente aos setores acadêmico, pedagógico e financeiro, tais como: coletânea de leis, protocolados e expedientes, ata de reuniões, livro-ponto, registros de matrículas, cadastros de alunos, diplomas, certificados, histórico escolares, declarações e atestados, calendário escolar, memorandos, desempenho de alunos, registro de avaliações e de conclusão de cursos, pagamento de salários, emissão de boletos, registros de compra de materiais, elaboração de planilhas e gráficos e outros. Pode providenciar a tradução de documentação advinda de ou a ser encaminha a outros países..
Participa na elaboração do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Escolar e acompanha as atualizações referentes às metodologias de ensino e aprendizagem, às tecnologias educacionais e às práticas didático-pedagógicas, definidas pela unidade escolar.
Arquiva documentos físicos e digitais, garantindo a segurança, o acesso e o sigilo profissional, definindo o método de arquivamento, identificando-os por assunto e natureza, classificando-os, ordenando-os, cadastrando-os e utilizando tabela de temporalidade. Arquiva correspondência, administra e atualiza arquivos.
Supervisiona equipes de apoio aos trabalhos de secretaria, estabelecendo atribuições, programando atividades, definindo cronograma, monitorando horários de saída e de entrada. Seleciona pessoal, avalia e capacita equipes e contrata serviços de terceiros.
Gere suprimentos, verificando necessidades de recursos materiais, cotando preços, requisitando e formulando pedidos de compra de insumos, de equipamentos e mobiliário. Confere e avalia os itens adquiridos e acompanha contratos e documentos de garantia.
Participa da organização e realização de eventos educativos, pesquisando e providenciando local de realização e o empenho de verba, contratando expositores ou palestrantes, enviando convites, providenciando passagens, hospedagem e transporte local, bem como materiais, equipamentos e serviços de apoio. Define procedimentos e ações para os intervalos do evento. Elabora lista de presença e providencia a emissão e envio de certificados de participação.
Atua de acordo com a legislação vigente e com as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos técnicos, de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental. Controla desperdícios de materiais e mantém o local de trabalho limpo e organizado. Zela pela fidedignidade das informações e cumprimento de prazos e pela preservação, funcionamento e integridade dos recursos de trabalho. Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | BANCO DE DADOS | 3 | 3 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | SISTEMAS DE INFORMAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SISTEMAS INFORMATIZADOS DE ARQUIVOS DE DOCUMENTAÇÃO ESCOLAR | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - MATEMÁTICA FINANCEIRA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ARQUIVAMENTO DE DADOS E DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - MÉTODOS DE ARQUIVAMENTO DE DOCUMENTAÇÃO ESCOLAR | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - A COMUNICAÇÃO E SEUS PROCESSOS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO TRABALHISTA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ESTUDOS SOCIAIS | SOCIOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | DIDÁTICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE HISTÓRIA (ESPECIFICAR:...) - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | INGLÊS INSTRUMENTAL | 2 | 3 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO | GESTÃO DE PESSOAS | 4 | 4 | 4 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | INOVAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS | OTIMIZAÇÃO DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | INOVAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS | INOVAÇÃO EM SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | LOGÍSTICA | LOGÍSTICA | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | LOGÍSTICA | PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS (MRP - PNR) | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO DE EMPRESA | PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO DE EMPRESA | PLANEJAMENTO OPERACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO DE EMPRESA | PLANEJAMENTO TÁTICO | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS | PROCESSOS ADMINISTRATIVOS | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS | ROTINAS DE SECRETARIA | 5 | 5 | 5 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS | ROTINAS DE SUPRIMENTO | 5 | 5 | 5 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - DOCUMENTAÇÃO OFICIAL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR, NOS NÍVEIS FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL | 5 | 5 | 5 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DE SECRETARIA ESCOLAR | 5 | 5 | 5 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - PROCESSOS ORGANIZACIONAIS DE SECRETARIA ESCOLAR | 5 | 5 | 5 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - PROTOCOLO E EXPEDIENTE | 5 | 5 | 5 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS SECRETARIAIS | 5 | 5 | 5 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS | CUSTO | 5 | 5 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS | ROTINAS CONTÁBEIS | 5 | 5 | 5 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS | ROTINAS FINANCEIRAS | 5 | 5 | 5 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS | ROTINAS TRIBUTÁRIAS | 5 | 5 | 5 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | LIDERANÇA | 5 | 5 | 5 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | ROTINAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | ROTINAS DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | ROTINAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 5 | 5 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | GARANTIA DE QUALIDADE | 5 | 5 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 5 | 5 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL | ÉTICA PROFISSIONAL | 5 | 5 | 5 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL | VALORES | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS | MONITORIA DE TRANSPORTE ESCOLAR | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS | ORIENTAÇÃO AO ALUNO SOBRE REGRAS E PROCEDIMENTOS DA ESCOLA | 5 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS | SEGURANÇA DO ALUNO | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | ATIVIDADES DE CULTURA E LAZER | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | CONTROLE DE MATERIAIS | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | ORGANIZAÇÃO DE AMBIENTES ESCOLARES | 3 | 3 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | PLANEJAMENTO ESCOLAR | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | RELAÇÃO ESCOLA–SOCIEDADE | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | SECRETARIA ESCOLAR | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR (ESPECIFICAR:..) - ATRIBUIÇÕES E ATIVIDADES DOS SETORES ESCOLARES: ACADÊMICO, PEDAGÓGICO E FINANCEIRO | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR (ESPECIFICAR:..) - CALENDÁRIOS, REGISTROS E ATAS ESCOLARES | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR (ESPECIFICAR:..) - DOCUMENTAÇÃO E REGISTROS ESCOLARES: TIPOS, CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR (ESPECIFICAR:..) - EXPEDIÇÃO DE DIPLOMAS E CERTIFICADOS | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR (ESPECIFICAR:..) - ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E SECRETARIADO ESCOLAR | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR (ESPECIFICAR:..) - ORGANIZAÇÃO ESCOLAR | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR (ESPECIFICAR:..) - ÓRGAOS PÚBLICOS E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR (ESPECIFICAR:..) - PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO E CONTROLE | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR (ESPECIFICAR:..) - PROJETO PEDAGÓGICO E REGIMENTO ESCOLAR: ELABORAÇÃO, CONCEITO E FINALIDADES | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR (ESPECIFICAR:..) - SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: NÍVEIS E MODALIDADES | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR (ESPECIFICAR:..) - TIPOS E CONCEITOS DE ESCRITURAÇÃO ESCOLAR | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | INFRAESTRUTURA ESCOLAR | CANTINA ESCOLAR | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | INFRAESTRUTURA ESCOLAR | MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA DE EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES ESCOLARES | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | NORMAS REGULAMENTADORAS NA ÁREA EDUCACIONAL | 5 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | NORMAS TÉCNICAS NA ÁREA EDUCACIONAL | 5 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | ELABORAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EM ATIVIDADES DE ENSINO | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | OUTROS CONHECIMENTOS DE TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL (ESPECIFICAR:..) - ARQUIVAMENTO DE DOCUMENTAÇÃO EM NUVEM | 4 | 4 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - CAPACIDADE DE ORGANIZAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - RACIOCÍNIO LÓGICO-LINGUÍSTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ASSESSORAMENTO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 5 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 4 |
Condições de Trabalho
Trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.Exigências do mercado de trabalho
O exercício dessas ocupações requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- assessorar executivo- s / Área- s;
- atender pessoas - cliente externo e interno;
- gerenciar informações;
- demonstrar competências pessoais;
- controlar correspondência física e eletrônica;
- elaborar documentos;
- organizar eventos e viagens;
- arquivar documentos físicos e eletrônicos;
- supervisionar equipes de trabalho;
- gerir suprimentos;
- demonstrar capacidade de comunicação;
- comprar material, equipamento e mobiliário;
- filtrar ligações telefônicas;
- demonstrar sensibilidade;
- demonstrar paciência;
- divulgar informações;
- triar correspondência;
- transcrever textos;
- consultar profissionais de outras áreas;
- trabalhar em equipe;
- trabalhar sob pressão;
- digitar documentos;
- recepcionar pessoas;
- definir horários;
- cobrar ações;
- controlar prazos;
- anotar informações;
- encaminhar certificados;
- pesquisar informações e dados;
- demonstrar pró-atividade;
- dar suporte durante o evento;
- cadastrar documentos;
- acompanhar processos;
- demonstrar dinamismo;
- reservar sala/local;
- orientar pessoas;
- elaborar base de dados;
- direcionar informações;
- providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
- demonstrar iniciativa;
- cancelar compromissos;
- elaborar ficha de avaliação;
- encaminhar documentos;
- transmitir recados;
- selecionar pessoal;
- enviar correspondência;
- acompanhar contratos e garantias;
- adaptar-se a mudanças;
- preparar sala/local;
- prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
- elaborar prestação de contas;
- demonstrar senso de organização;
- administrar agenda do- s executivo- s;
- confirmar presença;
- controlar cronogramas;
- ordenar documentos;
- demonstrar capacidade de retórica;
- assinar documentação escolar;
- monitorar o trabalho da equipe;
- encaminhar ligações telefônicas;
- avaliar a equipe;
- contornar situações adversas;
- priorizar compromissos e ligações telefônicas;
- administrar estresse;
- receber correspondência;
- programar as atividades da equipe;
- determinar a forma de arquivo - disquete, microfilmagem;
- anotar recados;
- elaborar convites e convocações;
- conferir material;
- despachar com o- s executivo- s;
- transmitir fax;
- elaborar documentação escolar;
- preparar apresentações;
- arquivar correspondência;
- dar suporte em reuniões;
- classificar documentos;
- encaminhar pessoas;
- registrar correspondência;
- elaborar planilhas e gráficos;
- fornecer informações;
- secretariar reuniões;
- marcar compromissos;
- escolher cardápio;
- manter atualizado o banco de dados;
- capacitar equipe;
- colher assinatura;
- formatar documentos;
- tomar ditados;
- contratar expositores e palestrantes;
- protocolar correspondência;
- ler documentos;
- administrar conflitos;
- atender ligações telefônicas;
- utilizar a tabela de temporalidade;
- elaborar atas;
- estabelecer cronograma de atividades;
- administrar arquivos;
- fazer ligações telefônicas;
- demonstrar espírito de liderança;
- enviar convite ou convocação;
- adaptar espaço para armazenagem;
- atualizar arquivos;
- identificar o assunto;
- requisitar material;
- cobrar relatórios;
- pesquisar local;
- datilografar documentos;
- identificar a natureza do documento;
- demonstrar discrição;
- cobrar respostas;
- levantar necessidades de material;
- administrar pendências;
- atender pedidos e solicitações;
- elaborar lista de presença;
- monitorar horários de entrada e saída;
- estabelecer atribuições da equipe;
- elaborar relatórios;
- redigir documentos;
- reproduzir documentos;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2523-20
CBO 2523-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de tecnólogo em secretariado escolar que pertence ao grupo dos secretárias(os) executivas(os) e afins, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais das ciências sociais e humanas
-
-
- Profissionais de organização e administração de empresas
-
-
-
-
- Secretárias(os) executivas(os) e afins
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 2523-20 - Secretárias(os) executivas(os) e afins
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 252320 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Secretárias(os) executivas(os) e afins em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
2523-20 | Tecnólogo em Secretariado Escolar | São Paulo | 43h | 876 | |
2523-20 | Secretário Escolar(tecnólogo) | Brasil | 42h | 3.394 | |
2523-20 | Secretário Escolar(tecnólogo) | Brasília, DF | 42h | 236 | |
2523-20 | Secretário Escolar(tecnólogo) | São Paulo | 43h | 876 | |
2523-20 | Tecnólogo em Secretariado Escolar | Brasília, DF | 42h | 236 | |
2523-20 | Secretário de Escola(tecnólogo) | Brasil | 42h | 3.394 | |
2523-20 | Secretário de Escola(tecnólogo) | São Paulo | 43h | 876 | |
2523-20 | Tecnólogo em Secretariado Escolar | Brasil | 42h | 3.394 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |