CBO 2312-10 - Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)
O profissional no cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10 ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planejando e promovendo situações de ensino e aprendizagem e avaliando as atividades e o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos educandos.
Prepara aulas, elabora recursos didáticos e organiza atividades escolares Pode propor e organizar atividades extraclasse Registra informações das atividades desenvolvidas.
Participa de reuniões pedagógicas e administrativas Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem.
Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2312-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) CBO 2312-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2312-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais do ensino.
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental.
- Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries).
O que faz um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)
O Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Estabelece objetivos educacionais e define o conteúdo programático de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação.
Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.
Programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define atividades extraclasse e projetos integradores.
Propõe ações para adaptação de alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou necessários.
Prepara aulas, definindo objetivos e selecionando conteúdos formativos.
Define estratégias de ensino e recursos didáticos, levando em consideração as áreas do conhecimento e as características dos alunos Ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.
Propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdo programático, temas transversais, atitudes, princípios e valores.
Propõe temas e atividades relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos Responsabiliza-se pelo processo de construção de conceitos e conhecimentos relativos a leitura, comunicação escrita e oral, ciências naturais, matemática, fatos históricos, tempo e espaço, arte e cultura, e temáticas coletivas.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos Define critérios e aplica estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, utilizando questões orais e escritas, desenhos, linguagem corporal, códigos e símbolos Estabelece estratégias para recuperação da aprendizagem, criando atividades paralelas de reforço e procedendo à revisão de conteúdos.
Registra e analisa o resultado das avaliações, elaborando relatório Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.
Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene e hábitos de saúde.
Pode organizar atividades - educativas, culturais e sociais - extraclasse Pode acompanhar a ida a espaços extraescolares, como realizar visitas a zoológico, aquário e horto florestal, assistir peças infantis em teatros, entre outros Interage com a família dos alunos - em reuniões e atendimentos individuais - e com a comunidade, participando de eventos.
Elabora documentos, como registro de conteúdos e atividades, resultados de avaliações e frequência, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento de prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.
Participa de reuniões pedagógicas e administrativas, para troca de informações e proposição de novas práticas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares Mantém o local de trabalho limpo e organizado Conserva a integridade dos recursos de trabalho Controla desperdícios, separando sobras de materiais para reaproveitamento.
Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem Participa de cursos e programas da área educacional, para autodesenvolvimento e atualização profissional.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2312-10 deve planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais, efetuar registros burocráticos pedagógicos, avaliar os alunos, organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas, demonstrar competências pessoais, preparar aulas, atuar em reuniões administrativas e pedagógicas, ministrar aulas, participar na elaboração do projeto pedagógico, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2312-10
O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10
Um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) (ou sinônimo) deve ajustar planejamento a classe, consultar legislação educacional, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis - dst, propor trabalhos e atividades, acompanhar reuniões de conselho de classe e série, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, criar atividade paralela de reforço, relatar evasão escolar, estabelecer cronograma de atividades, sugerir objetivos gerais e específicos, trabalhar conceitos de família e cidadania, empregar atividades de recuperação paralela, proceder com criatividade, estabelecer estratégias de avaliação, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, estabelecer estratégicas de recuperação do aluno, atuar em reuniões de pais, expressar-se em vários níveis de linguagem, aplicar instrumentos diversos de avaliação, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno, interagir com a comunidade escolar, amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, monitorar trabalhos em grupo, registrar conteúdos e atividades ministrados, sugerir formas para qualificação do docente, propor situações-problema aos alunos, produzir material didático, redigir relatório sobre alunos com problemas, selecionar material didático, definir estratégias de ensino, preencher fichas descritivas, registrar aulas previstas e dadas, contatar instituições para viabilização de atividades, discutir o conteúdo científico com os alunos, planejar as atividades periódicas da área, estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, determinar objetivo da aula, corrigir trabalhos dos alunos, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, preparar o cronograma dos eventos, divulgar os eventos da escola, apresentar capacidade de trabalho em equipe, notificar os pais sobre a situação dos alunos, acompanhar trabalho diário do aluno, estabelecer conteúdos mínimos por série, criar material didático, atualizar-se, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, atuar em reuniões periódicas de planejamento, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações, registrar frequência dos alunos, definir metodologias de ensino, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, trocar experiências com os pares e especialistas, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, pesquisar material didático e paradidático, ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, programar pauta das reuniões, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, relacionar os conteúdos aos temas transversais, comunicar-se com diferentes faixas etárias, sugerir projetos para a comunidade escolar, proceder com clareza, manter vínculos afetivos com os alunos, atuar em reuniões de professores, solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos, traçar os objetivos dos eventos, escolher temas para reuniões, revisar conteúdos, analisar material didático e paradidático, convencionar regras de convivência, definir critérios de avaliação, orientar o aluno para atitudes de convívio social, instruir os alunos para participar dos eventos, fixar objetivos de avaliação, preparar roteiro de observação para os alunos, dialogar com os alunos, divulgar a produção da escola na comunidade, atuar em assembléias escolares e conselhos de escola, opinar sobre propostas pedagógicas, organizar palestras, anotar ocorrências anômalas, preparar instrumentos para registro do evento, dominar a modalidade escrita da língua, exercer autoridade com critério, organizar visitas a espaços culturais, apresentar relatórios às autoridades competentes, listar fontes de pesquisa para o aluno, proceder com ética e moral, trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, formar grupos para atuação nos eventos, orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, registrar conceitos e notas dos alunos, discutir conceitos de religiosidade, definir temas transversais e interdisciplinares, divulgar os trabalhos dos alunos, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais, aplicar instrumentos de auto-avaliação do aluno, levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem, conversar com os pais dos alunos, sugerir metodologias de ensino, acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno, propor atividades de comunicação oral ao aluno, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema.