CBO 2311-05 - Professores de nível superior na educação infantil - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior na educação infantil que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) promove a educação e a relação ensino e aprendizagem de crianças de quatro a cinco anos, em instituições públicas e privadas Responsabiliza-se pelo cuidado, planeja as situações de aprendizagem, e avalia as práticas educativas e os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos.

Propõe atividades artísticas e lúdicas Elabora recursos didáticos Interage com as famílias das crianças e com a comunidade.

Realiza tarefas administrativas Registra informações referentes às etapas - planejamento, desenvolvimento e avaliação - do processo de ensino e de aprendizagem Pode propor e organizar atividades ou eventos extraclasse.

Pesquisa novas práticas, teorias e metodologias de ensino e aprendizagem Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior na educação infantil CBO 2311-05 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2311-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de nível superior na educação infantil.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)

O Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) (ou similar) planeja a prática educacional, realizando avaliação diagnóstica e identificando características, necessidades e potencialidades dos alunos Estabelece metas e objetivos educacionais e define o conteúdo programático para o ano letivo, de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação.

Seleciona e elabora recursos didáticos.

Define a rotina dos alunos, programa as atividades diárias e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Programa atividades extraclasse, projetos para integração com pais e com a comunidade e define ações e projetos para adaptação do processo para alunos que requerem atenção especial.

Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou quando necessário Responsabiliza-se pelo cuidado e pela educação dos alunos, realizando ações de acolhimento, acompanhando-os e orientando-os nos momentos de refeições e de descanso, na higienização corporal, na troca de roupas e nas atividades recreativas, evitando atitudes inadequadas ou inconsequentes, e intervindo em situações de risco.

Promove a educação dos alunos, estabelecendo regras de conduta, limites e rotinas.

Implementa atividades e estratégias integradoras, para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo e orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos alimentares e saúde.

Promove a relação ensino e aprendizagem, desenvolvendo aulas conforme o planejado e avaliando a aprendizagem.

Cria situações de aprendizagem, integrando as áreas do conhecimento, expõe o conteúdo formativo, alfabetiza, aplica estratégias de leitura e escrita, propõe atividades artísticas, lúdicas, de canto e dança, narra e dramatiza histórias e situações do cotidiano Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos e aplicando estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, questões orais e escritas, desenhos, pinturas, linguagem corporal, símbolos, entre outros Documenta e analisa o resultado das avaliações, elabora relatório e define estratégias para recuperação da aprendizagem.

Organiza as atividades, acompanhando a entrada e a saída dos alunos, preparando os ambientes de ensino, e providenciando seleção, substituições, descartes e locais para guarda e acondicionamento dos materiais e dos recursos didáticos Faz requisição de materiais Elabora documentos de acompanhamento e controle do processo de ensino e aprendizagem, inclusive em meio eletrônico, tais como relatórios e registros de frequência e de aproveitamento, e fichas informativas e individuais dos alunos.

Participa de reuniões pedagógicas com diretoria, coordenação, secretário e demais docentes da escola, tendo em vista a troca de informações e a proposição de novas ideias e práticas - administrativas e educacionais - referentes à instituição e aos alunos Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade, realizando reuniões e entrevistas com pais, prestando atendimento individual e em grupo, promovendo atividades coletivas e participando de eventos.

Realiza as atividades educacionais e administrativas de acordo com normas e procedimentos técnicos Mantém os ambientes de atuação limpos e organizados e zela pela segurança no uso de espaços, equipamentos e mobiliário Efetua pesquisas e promove situações para autodesenvolvimento e atualização profissional, buscando novos conteúdos, atividades extracurriculares, estratégias, recursos didáticos, tecnologias educacionais, metodologias ativas, teorias e referências didático-pedagógicas.

Participa de cursos e programas da área.

Funções

O funcionário CBO 2311-05 deve promover a relação ensino-aprendizagem, interagir com a família e a comunidade, demonstrar competências pessoais, pesquisar, planejar a prática educacional, cuidar dos alunos, organizar as atividades, promover a educação dos alunos, avaliar as práticas pedagógicas, realizar tarefas administrativas.

Atividades exercidas por um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) CBO 2311-05

Um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) (ou sinônimo) deve estabelecer rotinas, reelaborar o planejamento, improvisar atividades, estimar a necessidade de material, preparar adaptação de casos especiais, mostrar-se atento, estabelecer normas e regras de conduta, preparar projetos para interação com a comunidade, definir critérios de agrupamentos de alunos, promover encontros e atividades com os pais, demonstrar disposição, sondar necessidades e potencialidades do grupo, organizar a entrada e a saída dos alunos, conferir material, planejar a rotina dos alunos, demonstrar capacidade de tomar decisões, pesquisar atividades extracurriculares - atividades teatrais, exposições, criar recursos didáticos, avaliar o desenvolvimento cognitivo, desenvolver atividades artísticas - pintar, modelar e desenhar, discutir casos específicos com a coordenação, participar de cursos e treinamentos profissionais, rever normas de conduta com as crianças, estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos, ministrar reuniões de pais, preparar reunião de pais, registrar freqüência dos alunos, levantar bibliografia, participar de reuniões e encontros - coordenação, professores, realizar visitas temáticas, desenvolver trabalhos coletivos, alfabetizar os alunos, dançar, estabelecer limites, programar atividades diárias, registrar ocorrências, demonstrar paciência, acompanhar a refeição, demonstrar sensibilidade, demonstrar alegria, manter-se atualizado, atender pais, orientar sobre noções de segurança, definir estratégias pedagógicas, orientar sobre noções de higiene, promover a convivência social - socializar, demonstrar bom senso, revisar o planejamento, intervir em situações de risco para os alunos, construir material didático, orientar os pais sobre alimentação saudável, corrigir trabalhos com os alunos, definir conteúdo programático do ano letivo, acompanhar momento de sono, demonstrar flexibilidade, cantar, programar atividades extraclasses, receber comunicados dos pais - agenda, circular, auxiliar os alunos na colocação roupas, atender alunos, individualmente, estudar casos - situações especiais, convocar pais de alunos, preparar projetos pedagógicos, selecionar recursos didáticos, demonstrar ética, encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais, prestar esclarecimento aos pais, preparar a sala, encaminhar documentos e relatórios a secretaria, avaliar o desenvolvimento sócio-afetivo, documentar as observações, demonstrar criatividade, demonstrar preparo físico, convidar personalidades e entidades, pesquisar recursos didáticos, promover atividades integradoras, prestar primeiros socorros, demonstrar bom humor, expor conteúdos, lidar com a diversidade cultural, social e econômica, demonstrar organização, orientar sobre hábitos alimentares, organizar eventos, demonstrar empatia, organizar o material didático, preservar equipamentos, espaços e mobiliário, demonstrar dinamismo, receber alunos novos, observar o comportamento dos alunos, demonstrar autocontrole, dramatizar histórias e situações do cotidiano, observar a interação dos alunos, mediar situações de conflitos no grupo, ler para os alunos, demonstrar disciplina, agrupar os alunos, analisar situações de aprendizagem, selecionar material, sondar o conhecimento prévio dos alunos, ministrar aulas, reconhecer as características do grupo e sub-grupos, guardar o material, realizar auto-avaliação, acompanhar os alunos nas atividades recreativas, requisitar material, organizar o espaço das atividades, trabalhar áreas de conhecimento, encaminhar comunicados aos pais - avisos de atividades extraclasses, autorização de saída, escrever para os alunos, contar histórias, controlar a saída de alunos, passar lição de casa, avaliar o desenvolvimento psicomotor, passear com os alunos, demonstrar capacidade de compreensão oral, acolher os alunos, registrar entrevistas com os pais, preencher documentos com informações dos alunos, organizar comemorações de aniversário, elaborar relatórios de avaliação dos alunos, pesquisar conteúdos, comprar material, brincar com os alunos, elaborar instrumentos de avaliação, preparar o ambiente para as atividades, criar situações de aprendizagem, enviar comunicados ao pais, promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania, participar de eventos da comunidade, organizar a refeição.

Cargos e salários CBO 2311-05 - Professores de nível superior na educação infantil

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