CBO 2311-05 - Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior na educação infantil
O profissional no cargo de Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) CBO 2311-05 promove a educação e a relação ensino e aprendizagem de crianças de quatro a cinco anos, em instituições públicas e privadas Responsabiliza-se pelo cuidado, planeja as situações de aprendizagem, e avalia as práticas educativas e os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos.
Propõe atividades artísticas e lúdicas Elabora recursos didáticos Interage com as famílias das crianças e com a comunidade.
Realiza tarefas administrativas Registra informações referentes às etapas - planejamento, desenvolvimento e avaliação - do processo de ensino e de aprendizagem Pode propor e organizar atividades ou eventos extraclasse.
Pesquisa novas práticas, teorias e metodologias de ensino e aprendizagem Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior na educação infantil que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior na educação infantil CBO 2311-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2311-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior na educação infantil.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
O Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) CBO 2311-05 planeja a prática educacional, realizando avaliação diagnóstica e identificando características, necessidades e potencialidades dos alunos Estabelece metas e objetivos educacionais e define o conteúdo programático para o ano letivo, de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação.
Seleciona e elabora recursos didáticos.
Define a rotina dos alunos, programa as atividades diárias e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Programa atividades extraclasse, projetos para integração com pais e com a comunidade e define ações e projetos para adaptação do processo para alunos que requerem atenção especial.
Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou quando necessário Responsabiliza-se pelo cuidado e pela educação dos alunos, realizando ações de acolhimento, acompanhando-os e orientando-os nos momentos de refeições e de descanso, na higienização corporal, na troca de roupas e nas atividades recreativas, evitando atitudes inadequadas ou inconsequentes, e intervindo em situações de risco.
Promove a educação dos alunos, estabelecendo regras de conduta, limites e rotinas.
Implementa atividades e estratégias integradoras, para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo e orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos alimentares e saúde.
Promove a relação ensino e aprendizagem, desenvolvendo aulas conforme o planejado e avaliando a aprendizagem.
Cria situações de aprendizagem, integrando as áreas do conhecimento, expõe o conteúdo formativo, alfabetiza, aplica estratégias de leitura e escrita, propõe atividades artísticas, lúdicas, de canto e dança, narra e dramatiza histórias e situações do cotidiano Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos e aplicando estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, questões orais e escritas, desenhos, pinturas, linguagem corporal, símbolos, entre outros Documenta e analisa o resultado das avaliações, elabora relatório e define estratégias para recuperação da aprendizagem.
Organiza as atividades, acompanhando a entrada e a saída dos alunos, preparando os ambientes de ensino, e providenciando seleção, substituições, descartes e locais para guarda e acondicionamento dos materiais e dos recursos didáticos Faz requisição de materiais Elabora documentos de acompanhamento e controle do processo de ensino e aprendizagem, inclusive em meio eletrônico, tais como relatórios e registros de frequência e de aproveitamento, e fichas informativas e individuais dos alunos.
Participa de reuniões pedagógicas com diretoria, coordenação, secretário e demais docentes da escola, tendo em vista a troca de informações e a proposição de novas ideias e práticas - administrativas e educacionais - referentes à instituição e aos alunos Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade, realizando reuniões e entrevistas com pais, prestando atendimento individual e em grupo, promovendo atividades coletivas e participando de eventos.
Realiza as atividades educacionais e administrativas de acordo com normas e procedimentos técnicos Mantém os ambientes de atuação limpos e organizados e zela pela segurança no uso de espaços, equipamentos e mobiliário Efetua pesquisas e promove situações para autodesenvolvimento e atualização profissional, buscando novos conteúdos, atividades extracurriculares, estratégias, recursos didáticos, tecnologias educacionais, metodologias ativas, teorias e referências didático-pedagógicas.
Participa de cursos e programas da área.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2311-05 deve interagir com a família e a comunidade, avaliar as práticas pedagógicas, promover a relação ensino-aprendizagem, promover a educação dos alunos, planejar a prática educacional, organizar as atividades, realizar tarefas administrativas, demonstrar competências pessoais, pesquisar, cuidar dos alunos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2311-05
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) CBO 2311-05
Um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) (ou sinônimo) deve preparar reunião de pais, encaminhar documentos e relatórios a secretaria, registrar freqüência dos alunos, enviar comunicados ao pais, programar atividades extraclasses, contar histórias, documentar as observações, participar de cursos e treinamentos profissionais, demonstrar dinamismo, estimar a necessidade de material, acolher os alunos, mostrar-se atento, demonstrar alegria, passear com os alunos, controlar a saída de alunos, encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais, dançar, estudar casos - situações especiais, agrupar os alunos, realizar visitas temáticas, selecionar material, participar de reuniões e encontros - coordenação, professores, demonstrar preparo físico, guardar o material, demonstrar empatia, avaliar o desenvolvimento psicomotor, planejar a rotina dos alunos, demonstrar capacidade de compreensão oral, escrever para os alunos, sondar o conhecimento prévio dos alunos, demonstrar bom humor, demonstrar paciência, organizar a refeição, preparar projetos para interação com a comunidade, convocar pais de alunos, comprar material, acompanhar momento de sono, organizar a entrada e a saída dos alunos, avaliar o desenvolvimento sócio-afetivo, realizar auto-avaliação, criar situações de aprendizagem, desenvolver atividades artísticas - pintar, modelar e desenhar, sondar necessidades e potencialidades do grupo, preparar adaptação de casos especiais, ministrar reuniões de pais, alfabetizar os alunos, observar o comportamento dos alunos, improvisar atividades, trabalhar áreas de conhecimento, lidar com a diversidade cultural, social e econômica, demonstrar capacidade de tomar decisões, elaborar instrumentos de avaliação, atender alunos, individualmente, organizar eventos, revisar o planejamento, avaliar o desenvolvimento cognitivo, orientar os pais sobre alimentação saudável, orientar sobre noções de higiene, receber alunos novos, receber comunicados dos pais - agenda, circular, promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania, desenvolver trabalhos coletivos, estabelecer limites, demonstrar autocontrole, promover atividades integradoras, preparar projetos pedagógicos, auxiliar os alunos na colocação roupas, selecionar recursos didáticos, ministrar aulas, definir estratégias pedagógicas, organizar o material didático, demonstrar criatividade, orientar sobre hábitos alimentares, demonstrar bom senso, preparar o ambiente para as atividades, cantar, analisar situações de aprendizagem, preservar equipamentos, espaços e mobiliário, estabelecer normas e regras de conduta, elaborar relatórios de avaliação dos alunos, construir material didático, registrar entrevistas com os pais, encaminhar comunicados aos pais - avisos de atividades extraclasses, autorização de saída, estabelecer rotinas, observar a interação dos alunos, ler para os alunos, definir conteúdo programático do ano letivo, participar de eventos da comunidade, organizar comemorações de aniversário, mediar situações de conflitos no grupo, pesquisar recursos didáticos, promover a convivência social - socializar, demonstrar disciplina, criar recursos didáticos, dramatizar histórias e situações do cotidiano, demonstrar ética, preencher documentos com informações dos alunos, conferir material, convidar personalidades e entidades, intervir em situações de risco para os alunos, manter-se atualizado, promover encontros e atividades com os pais, acompanhar a refeição, atender pais, demonstrar sensibilidade, demonstrar organização, requisitar material, pesquisar conteúdos, rever normas de conduta com as crianças, passar lição de casa, levantar bibliografia, organizar o espaço das atividades, discutir casos específicos com a coordenação, demonstrar flexibilidade, orientar sobre noções de segurança, prestar esclarecimento aos pais, reelaborar o planejamento, preparar a sala, estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos, pesquisar atividades extracurriculares - atividades teatrais, exposições, brincar com os alunos, corrigir trabalhos com os alunos, definir critérios de agrupamentos de alunos, registrar ocorrências, reconhecer as características do grupo e sub-grupos, programar atividades diárias, prestar primeiros socorros, expor conteúdos, acompanhar os alunos nas atividades recreativas, demonstrar disposição.