CBO 2311-05 - Professores de nível superior na educação infantil - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior na educação infantil que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior na educação infantil CBO 2311-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2311-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior na educação infantil.
- Profissionais do ensino.
Funções
realizar tarefas administrativas, interagir com a família e a comunidade, cuidar dos alunos, promover a educação dos alunos, demonstrar competências pessoais, pesquisar, promover a relação ensino-aprendizagem, avaliar as práticas pedagógicas, planejar a prática educacional, organizar as atividades.
Atividades
reconhecer as características do grupo e sub-grupos, escrever para os alunos, programar atividades extraclasses, passar lição de casa, promover a convivência social - socializar, selecionar recursos didáticos, realizar visitas temáticas, comprar material, definir estratégias pedagógicas, agrupar os alunos, encaminhar comunicados aos pais - avisos de atividades extraclasses, autorização de saída, promover atividades integradoras, demonstrar preparo físico, estabelecer normas e regras de conduta, preparar o ambiente para as atividades, preparar projetos para interação com a comunidade, demonstrar flexibilidade, lidar com a diversidade cultural, social e econômica, expor conteúdos, preservar equipamentos, espaços e mobiliário, convidar personalidades e entidades, pesquisar recursos didáticos, organizar comemorações de aniversário, corrigir trabalhos com os alunos, planejar a rotina dos alunos, pesquisar conteúdos, prestar esclarecimento aos pais, ministrar reuniões de pais, dramatizar histórias e situações do cotidiano, demonstrar empatia, demonstrar capacidade de tomar decisões, definir critérios de agrupamentos de alunos, mostrar-se atento, pesquisar atividades extracurriculares - atividades teatrais, exposições, demonstrar criatividade, reelaborar o planejamento, ministrar aulas, cantar, demonstrar bom senso, desenvolver atividades artísticas - pintar, modelar e desenhar, preencher documentos com informações dos alunos, demonstrar paciência, promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania, atender alunos, individualmente, intervir em situações de risco para os alunos, encaminhar documentos e relatórios a secretaria, estabelecer rotinas, demonstrar disciplina, encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais, enviar comunicados ao pais, elaborar instrumentos de avaliação, sondar o conhecimento prévio dos alunos, organizar eventos, selecionar material, orientar sobre noções de higiene, auxiliar os alunos na colocação roupas, elaborar relatórios de avaliação dos alunos, definir conteúdo programático do ano letivo, acompanhar os alunos nas atividades recreativas, mediar situações de conflitos no grupo, criar situações de aprendizagem, realizar auto-avaliação, contar histórias, guardar o material, convocar pais de alunos, estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos, trabalhar áreas de conhecimento, sondar necessidades e potencialidades do grupo, acompanhar a refeição, rever normas de conduta com as crianças, programar atividades diárias, discutir casos específicos com a coordenação, requisitar material, prestar primeiros socorros, demonstrar dinamismo, revisar o planejamento, alfabetizar os alunos, estimar a necessidade de material, passear com os alunos, acompanhar momento de sono, organizar a refeição, participar de reuniões e encontros - coordenação, professores, documentar as observações, acolher os alunos, preparar a sala, organizar o material didático, demonstrar ética, demonstrar sensibilidade, preparar projetos pedagógicos, receber alunos novos, brincar com os alunos, avaliar o desenvolvimento cognitivo, dançar, organizar o espaço das atividades, organizar a entrada e a saída dos alunos, controlar a saída de alunos, avaliar o desenvolvimento psicomotor, observar a interação dos alunos, promover encontros e atividades com os pais, orientar os pais sobre alimentação saudável, orientar sobre noções de segurança, preparar adaptação de casos especiais, desenvolver trabalhos coletivos, orientar sobre hábitos alimentares, demonstrar autocontrole, preparar reunião de pais, levantar bibliografia, registrar ocorrências, demonstrar capacidade de compreensão oral, registrar freqüência dos alunos, manter-se atualizado, registrar entrevistas com os pais, avaliar o desenvolvimento sócio-afetivo, atender pais, participar de eventos da comunidade, receber comunicados dos pais - agenda, circular, conferir material, demonstrar alegria, ler para os alunos, demonstrar organização, estabelecer limites, demonstrar bom humor, participar de cursos e treinamentos profissionais, criar recursos didáticos, improvisar atividades, observar o comportamento dos alunos, estudar casos - situações especiais, construir material didático, demonstrar disposição, analisar situações de aprendizagem.