CBO 2232-80 - Cirurgião dentista - dentística - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos cirurgiões-dentistas

O profissional no cargo de Cirurgião dentista - dentística CBO 2232-80 desenvolve e presta assistência odontológica especializada em dentística, realizando exame clínico – anamnese e exame físico, estabelecendo diagnóstico, e executando tratamento personalizado, para restaurar a integridade estrutural, funcional e estética dos dentes e tornar o sorriso mais harmônico Após o tratamento, realiza consultas de manutenção e controle.

Registra procedimentos efetuados em prontuário odontológico Desenvolve ações educativas, divulgando conhecimentos e práticas para manter a saúde bucal Pode realizar pesquisas em dentística.

Mantém-se atualizado na sua área de atuação Pode realizar a gestão de consultório ou clínica Supervisiona equipe.

Atua com base em princípios de ética profissional Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental

CBO 2232-80 é o Código Brasileiro da Ocupação de cirurgiões-dentistas que pertence ao grupo dos profissionais das ciências biológicas, da saúde, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Cirurgião dentista - dentística, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Cirurgiões-dentistas CBO 2232-80 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2232-80

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Cirurgiões-dentistas.
      • Profissionais das ciências biológicas, da saúde.

O que faz um Cirurgião dentista - dentística

O Cirurgião dentista - dentística CBO 2232-80 planeja assistência odontológica especializada em dentística Seleciona ferramentas da odontologia digital.

Orienta a realização de assepsia dos instrumentos de trabalho, do ambiente e do campo cirúrgico.

Recepciona paciente, solicitando-lhe que fale sobre suas expectativas em relação ao tratamento Executa anamnese.

Faz perguntas sobre idade, tipo de trabalho exercido, condições básicas de saúde - para identificar diabete, problemas cardiovasculares, entre outras doenças, história da saúde bucal, e principais queixas Realiza exame físico, inspecionando os dentes - cárie, manchas, espaçamento interdental, desgaste, entre outros itens -, avaliando a saúde gengival e analisando os tecidos moles e as mucosas bucais.

Executa ou solicita execução de radiografias, tomografias digitais, ressonâncias e outros exames de imagens.

Faz fotografias e vídeos, para avaliar a harmonia no sorriso Faz diagnóstico e prognóstico.

Pode encaminhar paciente a especialistas de outras áreas odontológicas, quando necessário.

Define tratamento personalizado, para restaurar a integridade estrutural, funcional e estética dos dentes e tornar o sorriso mais harmônico Realiza, com maior frequência, os procedimentos de restauração dentária, clareamento dental, restabelecimento das relações dinâmicas e funcionais dos dentes em oclusão, instalação de lentes de contato e facetas dentárias, gengivoplastia e gengivectomia Explica procedimentos a serem realizados, apresenta etapas e expõe cronograma do tratamento para paciente.

Realiza restauração, removendo a parte afetada do dente - por cárie, fratura ou outra causa - e preenchendo a área com materiais, para impedir a entrada de bactérias e a deterioração do local Executa restaurações diretas (quando o material pode ser aplicado diretamente no dente a ser restaurado) e indiretas (quando o desgaste é maior e o material precisa de um preparo mais específico – geralmente em laboratório - para que seja encaixado no dente posteriormente) Pode efetuar procedimentos e aplicar materiais para recobrimento da polpa dentária - após a remoção do tecido afetado por cárie ou trauma e antes da restauração -, para preservar a vitalidade pulpar e prevenir a sensibilidade dentária.

Efetua clareamento dental, usando agente clareador que, ao entrar em contato com a superfície dental, soluciona casos de dentes amarelados ou com manchas e recupera a cor original Aplica facetas ou lentes de contato dentárias na face externa de dentes - melhorando ou corrigindo forma, tamanho e cor -, com finalidade estética e benefícios funcionais, tais como diminuição de problemas de oclusão e correção de defeitos congênitos.

Executa procedimentos cirúrgicos, como gengivoplastia – em que refaz o contorno anatômico da gengiva nas áreas em que o tecido gengival é excessivo, normalmente com fins estéticos – e gengivectomia, realizada principalmente com finalidades terapêuticas, como tratamento de hipertrofia gengival Após tratamento, realiza consultas de manutenção e controle Registra os procedimentos executados em prontuário odontológico.

Elabora laudos técnicos e atestados Desenvolve ações educativas, direcionadas para pacientes e comunidade, sobre conhecimentos e práticas indispensáveis à prevenção de doenças e à manutenção da saúde bucal Pode realizar a gestão de recursos e de processos de trabalho de consultório ou clínica.

Supervisiona equipe, avaliando e orientando seu desempenho Mantém-se atualizado na sua área de atuação, analisando inovações Pode realizar pesquisa em dentística, investigando alterações de polpa e de tecidos dentários, entre outros temas.

Orienta o descarte de resíduos odontológicos de acordo com normas ambientais Aplica princípios de biossegurança, conforme as normas vigentes, promovendo o autocuidado e a prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais Executa com segurança processos e procedimentos, evitando riscos, efeitos adversos e danos a pacientes, a si mesmo e a demais profissionais.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2232-80 deve demonstrar competências pessoais, comunicar-se.

Condições de trabalho dessas profissões

Cirurgiões-dentistas atuam nas áreas de odontologia legal e saúde coletiva, dentística, prótese e prótese maxilofacial, odontopediatria e ortodontia, radiologia, patologia, estomatologia, periodontia, traumatologia bucomaxilofacial e implantologia. Trabalham por conta própria ou como assalariados em clínicas particulares, cooperativas e empresas de atendimento odontológico e na administração pública. Exercem suas atividades individualmente e em equipe. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos, estar expostos a radiações, materiais tóxicos, ruído intenso contaminações e aos riscos de lesões por esforços repetitivos e de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (ler-dort).

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2232-80

As ocupações requerem, para seu exercício, formação em odontologia e registro no cro e atualização constante.

Atividades exercidas por um Cirurgião dentista - dentística CBO 2232-80

Um Cirurgião dentista - dentística (ou sinônimo) deve demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de inovação, demonstrar capacidade de saber ouvir, demonstrar segurança, demostrar paciência, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, demonstrar senso estético, demonstrar sensibilidade, demonstrar organização, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de efetuar atendimento humanizado, demostrar percepção visual, demonstrar habilidade manual, publicar artigos científicos, demostrar empatia, demostrar capacidade motora fina, demonstrar receptividade.

Cargos e salários CBO 2232-80 - Cirurgiões-dentistas

Salário Cirurgião Dentista - Dentística

Cirurgião Dentista - Dentística: Brasil

  • 249
  • Brasil
  • 4.215 - 9.556
  • 35h
O profissional no cargo de Cirurgião Dentista - Dentística CBO 2232-80 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.215 e 9.556 para uma jornada de trabalho média de 35h semanais de acordo com dados salariais de 249 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2232-80.
Salário Dentística Restauradora

Dentística Restauradora: Brasil

  • 249
  • Brasil
  • 4.215 - 9.556
  • 35h
O profissional no cargo de Dentística Restauradora CBO 2232-80 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.215 e 9.556 para uma jornada de trabalho média de 35h semanais de acordo com dados salariais de 249 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2232-80.