CBO 2111-20 - Matemático aplicado - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais da matemática
O profissional no cargo de Matemático aplicado CBO 2111-20 Estuda as relações entre quantidades, magnitudes, formas e espaço por meio do uso de números e símbolos, tratando problemas de diversos campos da ciência e setores produtivos Elabora modelos matemáticos e lógicos, promovendo seu teste, validação, implementação e documentação.
Realiza atividades e projetos de pesquisa voltados às aplicações práticas dos princípios e técnicas em matemática, demonstrando resultados, formulando conjecturas e desenvolvendo algoritmos Dissemina conhecimentos matemáticos por meio de aulas, seminários, palestras, eventos e orientação de trabalhos técnicos e científicos Pode desenvolver produtos e sistemas computacionais.
Emite pareceres técnicos e participa de equipes de várias áreas da matemática Exerce função pautada em preceitos éticos, observando sigilo das informações e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2111-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais da matemática que pertence ao grupo dos profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Matemático aplicado, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais da matemática CBO 2111-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2111-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais da matemática.
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia.
O que faz um Matemático aplicado
O Matemático aplicado CBO 2111-20 estuda conceitos básicos e as estruturas subjacentes à matemática, para aplicações práticas dos seus princípios e técnicas e seu emprego em diversos segmentos do setor produtivo, buscando uma compreensão aprofundada e um conhecimento ampliado da própria matemática, em três campos distintos: análise, que trata dos aspectos contínuos da matemática, álgebra, que trata de aspectos discretos, e geometria Desenvolve novos princípios e novas relações entre os princípios matemáticos existentes para o avanço da ciência matemática.
Estuda conceitos e relações entre entidades abstratas como quantidades, magnitudes, formas e espaço, por meio do uso de números e símbolos.
Elabora modelos matemáticos e lógicos, em ramos da matemática como álgebra abstrata, geometria, teoria dos números, topologia matemática discreta, variáveis complexas, dinâmica não linear, entre outros, testando hipóteses e teses Elabora ou seleciona modelos matemáticos e lógicos, métodos e técnicas para tratamento de dados e informações destinadas à tomada de decisões estratégicas, elaboração de projetos de pesquisa, atividades profissionais que requerem análises e cálculos matemáticos, entre outros.
Identifica problemas e situações de interesse, cria métodos e descreve modelo em linguagem matemática Identifica, formula e testa teses e hipóteses, utilizando rigor lógico-científico.
Planeja experimentos, testa, valida, implementa e documenta modelos, avaliando-os para verificar sua aplicabilidade e confiabilidade e refinando-os, quando necessário.
Identifica lacunas de conhecimento e demonstra novos resultados em trabalhos de pesquisa de matemática Formula conjecturas, desenvolve algoritmos, examina literatura e modelos e elabora projetos de pesquisa, publicando seus resultados.
Estabelece relações entre a Matemática e os diversos setores produtivos, além de outras áreas do conhecimento, como Física, Engenharias, Ciências Econômicas, Biológicas, Humanas e Sociais.
Realiza cálculos, aplica métodos de análise numérica utilizando programas computacionais Promove a qualificação de profissionais na área da matemática aplicada, ministra aulas, seminários, palestras e participa de outros eventos da área Prepara material didático, orienta trabalhos técnicos e científicos e divulga resultados das produções para o público.
Pode realizar testes e simulações sobre a funcionalidade de modelos matemáticos para a otimização de processos Desenvolve programas computacionais, promovendo sua adaptação e adequação às necessidades de análise de dados dos demandantes Otimiza processos, documenta e reavalia produtos e sistemas.
Utiliza programas computacionais para análise e tratamento de grandes conjuntos de dados brutos (“big data”) Emite laudos e pareceres técnicos e mensura riscos, participando de equipes multidisciplinares compostas por profissionais das engenharias, da saúde, economistas, arquitetos, cientistas, dentre outros.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2111-20 deve elaborar modelos matemáticos e lógicos, desenvolver produtos e sistemas, demonstrar competências pessoais, transmitir conhecimentos matemáticos, prestar consultoria técnica, realizar atividades de pesquisa em matemática, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais da matemática os profissionais da Matemática aqui descritos são entendidos como Matemáticos aplicados que atuam no setor produtivo de empresas privadas e na administração pública. Trabalham de forma individual e em equipe multidisciplinar, sem supervisão, exceto o Atuário que trabalha com supervisão ocasional. Suas atividades consistem em aplicar métodos e técnicas da matemática em outras áreas do conhecimento. Dentre as atividades econômicas em que atuam destacam-se as instituições financeiras e a área dos seguros e da previdência privada. O vínculo de trabalho predominante é o de assalariado com carteira assinada.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2111-20
O acesso às ocupações é dado por formação de nível superior, sendo comum profissionais portadores de títulos de especialização, mestrado ou doutorado.
Atividades exercidas por um Matemático aplicado CBO 2111-20
Um Matemático aplicado (ou sinônimo) deve capacitar profissionais, examinar modelos, demonstrar disciplina, descrever modelo em linguagem matemática, expressar-se por escrito, criar métodos, documentar modelo, ministrar aulas, seminários, palestras etc, participar de equipes multidisciplinares, testar modelo, demonstrar capacidade de síntese, adequar linguagem, desenvolver raciocínio abstrato, refinar modelo, avaliar periodicamente o modelo, processar simulações computacionais, trabalhar em equipe, mensurar riscos, implementar modelo, desenvolver criatividade, documentar produtos e sistemas, preparar material didático, otimizar processos, demonstrar raciocínio lógico, demonstrar novos resultados, examinar literatura, emitir laudos e pareceres técnicos, desenvolver algoritmos, selecionar métodos e técnicas, reavaliar produtos e sistemas, planejar experimentos, formular conjecturas, elaborar projetos de pesquisa, desenvolver programas computacionais, desenvolver visão sistêmica, orientar trabalhos técnicos e científicos, identificar lacunas de conhecimento, validar modelo, identificar problemas e situações de interesse, divulgar resultados técnicos para o público, organizar eventos, expressar-se oralmente, adaptar produtos e sistemas, desenvolver comunicação visual, publicar resultados de pesquisa.