CBO 2111-15 - Matemático - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais da matemática
O profissional no cargo de Matemático CBO 2111-15 Estuda conceitos, relações entre quantidades, magnitudes, formas e espaço, por meio do uso de números e símbolos, sem a preocupação de aplicação imediata Elabora modelos matemáticos e lógicos, promovendo seu teste, validação e implementação e processando simulações computacionais.
Identifica, formula e demonstra teoremas, utilizando rigor lógico-científico Realiza atividades e projetos de pesquisa em matemática, demonstrando novos resultados, formulando conjecturas, desenvolvendo algoritmos e publicando resultados Dissemina conhecimentos matemáticos por meio de aulas, seminários, palestras, eventos e orientação de trabalhos técnicos e científicos.
Emite pareceres técnicos e participa de equipes de várias áreas da matemática Exerce função pautada em preceitos éticos, observando sigilo das informações e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2111-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais da matemática que pertence ao grupo dos profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Matemático, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais da matemática CBO 2111-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2111-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais da matemática.
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia.
O que faz um Matemático
O Matemático CBO 2111-15 estuda conceitos básicos e as estruturas subjacentes à matemática para buscar uma compreensão aprofundada e um conhecimento ampliado da própria matemática, em três campos distintos: análise, que trata dos aspectos contínuos da matemática, álgebra, que trata de aspectos discretos, e geometria Desenvolve novos princípios e novas relações entre os princípios matemáticos existentes para o avanço da ciência matemática.
Estuda conceitos e relações entre entidades abstratas como quantidades, magnitudes, formas e espaço, por meio do uso de números e símbolos.
Elabora modelos matemáticos e lógicos, em ramos da matemática como álgebra abstrata, geometria, teoria dos números, topologia matemática discreta, variáveis complexas, dinâmica não linear, entre outros, testando hipóteses e teses Elabora modelos matemáticos e lógicos, selecionando métodos e técnicas para tratamento de dados e informações destinadas à tomada de decisões estratégicas, elaboração de projetos de pesquisa, atividades profissionais que requerem análises e cálculos matemáticos, entre outros.
Identifica problemas e situações de interesse, cria métodos e descreve modelo em linguagem matemática Identifica, formula e testa teses e hipóteses, utilizando rigor lógico-científico.
Testa, valida e implementa modelos, avaliando-os periodicamente para verificar sua aplicabilidade e confiabilidade e refinando-os, quando necessário.
Identifica lacunas de conhecimento e demonstra novos resultados em trabalhos de pesquisa matemática Formula conjecturas, desenvolve algoritmos, examina literatura e modelos e elabora projetos de pesquisa, publicando seus resultados.
Realiza cálculos, aplica métodos de análise numérica utilizando programas computacionais.
Promove a qualificação de profissionais na área da matemática de vanguarda, ministra aulas, seminários, palestras e participa de outros eventos da área Prepara material didático, orienta trabalhos técnicos e científicos e divulga resultados das produções para o público Pode realizar testes e simulações sobre a funcionalidade de modelos matemáticos para a otimização de processos.
Pode utilizar programas computacionais para elaborar modelos de análise de tratamento de grandes conjuntos de dados brutos (“big data”) Emite laudos e pareceres técnicos, participando de equipes multidisciplinares compostas por profissionais das engenharias, da saúde, economistas, arquitetos, cientistas, dentre outros.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2111-15 deve comunicar-se, elaborar modelos matemáticos e lógicos, prestar consultoria técnica, transmitir conhecimentos matemáticos, demonstrar competências pessoais, realizar atividades de pesquisa em matemática, desenvolver produtos e sistemas.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais da matemática os profissionais da Matemática aqui descritos são entendidos como Matemáticos aplicados que atuam no setor produtivo de empresas privadas e na administração pública. Trabalham de forma individual e em equipe multidisciplinar, sem supervisão, exceto o Atuário que trabalha com supervisão ocasional. Suas atividades consistem em aplicar métodos e técnicas da matemática em outras áreas do conhecimento. Dentre as atividades econômicas em que atuam destacam-se as instituições financeiras e a área dos seguros e da previdência privada. O vínculo de trabalho predominante é o de assalariado com carteira assinada.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2111-15
O acesso às ocupações é dado por formação de nível superior, sendo comum profissionais portadores de títulos de especialização, mestrado ou doutorado.
Atividades exercidas por um Matemático CBO 2111-15
Um Matemático (ou sinônimo) deve formular conjecturas, publicar resultados de pesquisa, capacitar profissionais, desenvolver programas computacionais, examinar literatura, selecionar métodos e técnicas, processar simulações computacionais, criar métodos, adequar linguagem, identificar problemas e situações de interesse, organizar eventos, identificar lacunas de conhecimento, desenvolver criatividade, orientar trabalhos técnicos e científicos, ministrar aulas, seminários, palestras etc, implementar modelo, testar modelo, divulgar resultados técnicos para o público, elaborar projetos de pesquisa, desenvolver algoritmos, participar de equipes multidisciplinares, avaliar periodicamente o modelo, desenvolver comunicação visual, demonstrar novos resultados, descrever modelo em linguagem matemática, refinar modelo, expressar-se por escrito, preparar material didático, desenvolver raciocínio abstrato, examinar modelos, emitir laudos e pareceres técnicos, validar modelo, demonstrar disciplina, desenvolver visão sistêmica, expressar-se oralmente, demonstrar capacidade de síntese, demonstrar raciocínio lógico.