CBO 1424-05 - Gerentes de suprimentos - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 1424-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de suprimentos que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Gerente de compras Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades da gerência de compras de uma empresa, de um estabelecimento ou de um departamento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Gerencia os processos de equipes de compras, analisando a necessidade de aquisição, as cotações e os custos dos produtos, entre outros parâmetros.
Pode utilizar sistemas de compra automatizados Monitora, desenvolve e qualifica/desqualifica fornecedores Organiza processos licitatórios.
Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações de compras Relaciona-se com os departamentos da empresa, com fornecedores, clientes, entre outros, e presta assistência à direção da empresa e a seus departamentos Cumpre e faz cumprir procedimentos éticos, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de suprimentos CBO 1424-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1424-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de suprimentos.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de compras
O Gerente de compras (ou similar) planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de gerência de compras de uma empresa, garantindo que tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia compras, fixando quantidades e prazos mínimos para as requisições, levando em conta as necessidades da empresa.
Analisa cotações e custos incidentes nas compras.
Equaliza preços das cotações, colocando-as sob as mesmas referências de frete, moeda, e de itens complementares Cota preços para compras especiais, priorizando emergências.
Adequa prazos de entrega às necessidades do cliente interno Negocia preços com fornecedores.
Controla orçamento de compras por centro de custo.
Verifica as condições de venda e de entrega do produto ou serviço para garantir sua disponibilidade nos processos da empresa Representa a empresa na negociação de contratos e na formulação de políticas com fornecedores.
Aprova pedidos de compra e celebra contratos.
Gerencia contratos, observando conformidade de especificações e de prazos, para reduzir os riscos e as perdas financeiras Organiza processos licitatórios em conjunto com as áreas técnica e jurídica Promove inovações nos processos de compra, utilizando tecnologias de informação e comunicação, sistema automatizado para os processos de compras e software de gestão, inclusive para compras “online”.
Monitora o sistema de gestão de fornecedores, avaliando os respectivos desempenhos, o processo produtivo, os preços praticados em comparação aos de mercado Analisa os parâmetros técnicos estabelecidos pelo departamento de compras e os ofertados pelo fornecedor, a fim de garantir a conformidade com a política da empresa Desenvolve novos fornecedores, identificando-os e qualificando-os.
Localiza novos fornecedores, produtos e serviços, realizando visitas, participando de feiras e congressos e consultando revistas, internet e guias Pesquisa informações cadastrais, financeiras, sociais, ambientais e outras, de fornecedores, visando à qualificação que atenda aos requisitos da empresa.
Subsidia os fornecedores com informações para o desenvolvimento de novos produtos Estabelece critérios de atualização do cadastro de fornecedores Acompanha os indicadores de eficiência, a fim de verificar o desempenho dos processos de compra e identificar ações para o alcance das metas do setor.
Realiza importações, verificando alternativas de aquisições de materiais no mercado externo e linhas de financiamento, calculando preço final da importação, definindo meio de transporte, rota e forma de pagamento Determina condições e acompanha o embarque e desembarque de mercadorias Solicita contratação de câmbio e seguro e aciona a companhia em caso de sinistro.
Contrata despachante, supervisionando seu trabalho Negocia garantia e assistência técnica dos produtos e serviços adquiridos Administra operações, pessoas, finanças, suprimentos do departamento de compras e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental.
Conduz e lidera reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface, relaciona-se com os departamentos da empresa e fornecedores externos, comunicando-se por escrito e verbalmente, utilizando meios de comunicação convencionais e digitais Redige comunicados e normas e elabora relatórios Expressa-se em outros idiomas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático, com informações sobre logística de suprimentos.
Reporta-se aos diretores, participando de reuniões Cumpre e faz cumprir procedimentos éticos, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.
Funções
O funcionário CBO 1424-05 deve controlar fornecedores, coordenar Área de logística de suprimentos, realizar importações, gerenciar compras, comunicar-se, desenvolver novos fornecedores, demonstrar competências pessoais.
Atividades exercidas por um Gerente de compras CBO 1424-05
Um Gerente de compras (ou sinônimo) deve controlar contratos, adequar prazos de entrega às necessidades do cliente interno, desenvolver capacidade de observação, demonstrar clareza na comunicação oral e escrita, demonstrar criatividade, comunicar-se via telefone, fax e celular, acompanhar os indicadores de eficiência do departamento, expressar-se em outros idiomas, priorizar compras de emergência, identificar novos fornecedores em revistas, internet e guias, negociar garantia de funcionamento e assistência técnica, identificar novos fornecedores, equalizar preços ofertados, demonstrar capacidade de inovação, demonstrar raciocínio lógico, demonstrar responsabilidade, controlar orçamento de compras por centros de custos, identificar novos produtos, supervisionar trabalho do despachante, acompanhar embarque e desembarque dos materiais, elaborar relatórios, celebrar contratos, negociar formas de pagamento com fornecedores, demonstrar capacidade de convencimento, analisar cotações, redigir comunicados e normas, definir meio de transporte e rota, demonstrar sensatez, visitar fornecedores, demonstrar liderança, pesquisar informações cadastrais de fornecedores, contratar despachante, solicitar contratação de seguro e câmbio, demonstrar flexibilidade, avaliar desempenho do fornecedor, comunicar-se via correio eletrônico - e-mail, avaliar processo produtivo do fornecedor, fixar prazos e quantidades mínimas para compras, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, definir forma de pagamento, desqualificar fornecedor, verificar alternativas de aquisições de materiais no mercado externo, controlar alteração de preços, verificar linhas de financiamento, acionar companhia de seguros em caso de sinistro, identificar novos fornecedores em feiras e congressos, demonstrar habilidade para negociar, liderar reuniões, manter-se atualizado, cotar preços para compras especiais, revelar eficiência, analisar custos incidentes na compra, determinar condições de embarque dos materiais, participar de reuniões, reportar-se a diretores, aprovar pedidos de compras, analisar necessidades de compras do cliente interno, negociar preços com fornecedores, relacionar-se com os departamentos da empresa, qualificar novos fornecedores, contratar serviços de terceiros, demonstrar objetividade, calcular preço final da importação, levantar informações financeiras dos fornecedores, dominar o sistema produtivo da empresa, estabelecer critérios de atualização do cadastro de fornecedores, monitorar preços de mercado, realizar parcerias com fornecedores, comunicar-se com fornecedores, subsidiar com informações o desenvolvimento de novos produtos da empresa.