CBO 1423-35 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 1423-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Analista de pesquisa de mercado Planeja, organiza, coordena, controla e avalia processos de análise de pesquisa de mercado, de institutos de pesquisa de mercado e de opinião pública de empresas, organizações, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral, considerando as atividades de negócios, comercialização, vendas e marketing de bens e serviços Coleta, analisa e consolida dados e informações, de fontes primárias e secundárias, referentes ao comportamento das pessoas, do mercado, de consumidores e concorrentes, para consolidar ou adequar as estratégias de negócios.

Avalia resultados de pesquisas, com base em índices de validade e confiabilidade Aplica métodos e técnicas de pesquisa e de análise dos resultados, elabora documentação técnica Assegura a conformidade legal do processo.

Atua conforme normas e procedimentos da área, princípios de saúde e segurança, qualidade e conservação ambiental

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-35 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-35

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
      • Gerentes.

O que faz um Analista de pesquisa de mercado

O Analista de pesquisa de mercado (ou similar) planeja, organiza, coordena, controla e avalia os processos de análise de pesquisa de mercado e de opinião pública, de empresas, organizações, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral, considerando as atividades de negócios, comercialização, vendas e marketing de bens e serviços, opinião pública, processos eleitorais e outros temas, para dar respostas a questões do cliente interno ou externo Pode analisar frequência de temas e de personalidades citadas em redes sociais.

Elabora plano de análise de negócios, atuando com as áreas afins da organização contratante, cliente interno ou externo, considerando as metas definidas e os procedimentos estabelecidos.

Aplica técnicas de análise de pesquisa de mercado, estabelecendo relações entre as áreas de comercialização, negócios, vendas e marketing de produtos ou serviços, considerando status do mercado e da concorrência, do consumidor, tendências e inovações, o contexto socioeconômico, tendo em vista a tomada de decisões fundamentadas em dados Elabora planejamento tático e operacional de análise de pesquisa de mercado e de opinião pública, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo procedimentos de coleta e análise de dados.

Define amostra, desenvolve e testa instrumentos e treina equipe de coleta de dados primários e de mineração de dados Analisa dados e informações de mercado, referentes aos processos, políticas e procedimentos comunicacionais, de negócios, comercialização, vendas e marketing de produtos e serviços da organização, para a identificação de oportunidades e ameaças, expectativas e necessidades, tendo em vista implementar soluções e criar diferenciais competitivos, respaldados em viabilidade técnica, tecnológica e financeira.

Implementa e coordena o processo de análise de pesquisa de mercado, definindo tipo, escopo e abrangência da pesquisa, estratégias, métodos para coleta e análise de dados e informações de fontes primárias e secundárias, instrumentos, nível de controle do processo.

Implementa e coordena projetos de análise, reavaliando processos, estruturas, serviços e produtos da organização, definindo estratégias para atender demandas, tendências, oportunidades e aplicando novos métodos para melhoria do desempenho, da qualidade e da produtividade Avalia resultados de pesquisa e propõe ações para melhoria das estratégias e processos de negócios.

Analisa a relevância, validade, significância e consistência dos resultados qualitativos e quantitativos.

Tabula e expõe dados sobre ganhos e perdas de mercado, formula e coteja hipóteses de soluções e de novas estratégias de negócio Analisa resultados e atividades afins aos negócios da organização, referentes a metas e indicadores de desempenho, planos de comercialização, de vendas, de negócios, de marketing e comunicação, índices de participação da empresa no mercado, relacionamento com clientes, nível de competitividade, a produtividade e qualidade dos processos Assessora a diretoria e demais setores internos, na elaboração do plano estratégico da organização de médio e longo prazos e das metas orçamentárias, avaliando alternativas, elaborando relatórios, requisitos, normas e procedimentos.

Propõe e coordena a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, requisitos de negócios, diagramas, instrumentos de pesquisa, entre outros Pode propor ações para melhoria dos processos de negócios e promoção da imagem institucional, considerando protocolos e logística organizacionais, campanhas publicitárias e de vendas, otimização do uso de recursos, busca de oportunidades alinhadas às estratégias de negócios.

.

Funções

O funcionário CBO 1423-35 deve implantar ações de relações públicas e ouvidoria, assessorar diretoria e setores da organização, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, demonstrar competências pessoais, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas.

Atividades exercidas por um Analista de pesquisa de mercado CBO 1423-35

Um Analista de pesquisa de mercado (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de organização, relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros, participar da elaboração de projetos educacionais, analisar fatores econômico-financeiros, elaborar relatórios, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, analisar demanda do cliente, avaliar alternativas de soluções, demonstrar capacidade de liderança, detectar expectativas e necessidades, pesquisar mercado, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de negociação, analisar tendências do mercado, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, negociar com partes interessadas, subsidiar desenvolvimento de novos produtos, pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos, contratar serviços de terceiros, assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing, elaborar recomendações de ações e soluções, revisar planos, acompanhar atuação da concorrência, demonstrar visão sistêmica, analisar contexto, monitorar mídias, monitorar metas e indicadores de desempenho, acompanhar questões públicas - leis, decretos, opinião pública, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, demonstrar capacidade de escuta, identificar necessidade de recursos, planejar racionalização do uso de recursos, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, demonstrar capacidade de síntese, demonstrar capacidade de empatia, monitorar a execução de serviços de terceiros, monitorar participação da empresa e de produtos no mercado, demonstrar habilidades comunicativas, subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos, sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes, recomendar doações e/ou patrocínios, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de flexibilidade, demonstrar capacidade de tomar decisões, demonstrar capacidade de abstração.

Cargos e salários CBO 1423-35 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Salário Analista Comercial

Analista Comercial: Mato Grosso

  • 682
  • Mato Grosso
  • 3.853 - 8.380
  • 43h
O profissional no cargo de Analista Comercial CBO 1423-35 trabalhando em Mato Grosso, ganha entre 3.853 e 8.380 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 682 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista Comercial

Analista Comercial: Pernambuco

  • 1.060
  • Pernambuco
  • 2.775 - 5.287
  • 43h
O profissional no cargo de Analista Comercial CBO 1423-35 trabalhando em Pernambuco, ganha entre 2.775 e 5.287 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.060 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista Comercial São Bernardo do Campo

Analista Comercial: São Bernardo do Campo, SP

  • 393
  • São Bernardo do Campo, SP
  • 3.817 - 7.939
  • 43h
O profissional no cargo de Analista Comercial CBO 1423-35 trabalhando em São Bernardo do Campo - SP, ganha entre 3.817 e 7.939 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 393 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista Comercial

Analista Comercial: Santa Catarina

  • 4.494
  • Santa Catarina
  • 3.382 - 6.512
  • 43h
O profissional no cargo de Analista Comercial CBO 1423-35 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 3.382 e 6.512 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.494 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista Comercial

Analista Comercial: Bahia

  • 755
  • Bahia
  • 2.838 - 5.572
  • 43h
O profissional no cargo de Analista Comercial CBO 1423-35 trabalhando em Bahia, ganha entre 2.838 e 5.572 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 755 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista Comercial Campinas

Analista Comercial: Campinas, SP

  • 939
  • Campinas, SP
  • 4.292 - 8.723
  • 42h
O profissional no cargo de Analista Comercial CBO 1423-35 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 4.292 e 8.723 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 939 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista Comercial São Caetano do Sul

Analista Comercial: São Caetano do Sul, SP

  • 266
  • São Caetano do Sul, SP
  • 4.028 - 7.961
  • 42h
O profissional no cargo de Analista Comercial CBO 1423-35 trabalhando em São Caetano do Sul - SP, ganha entre 4.028 e 7.961 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 266 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista Comercial Sorocaba

Analista Comercial: Sorocaba, SP

  • 350
  • Sorocaba, SP
  • 3.515 - 7.458
  • 43h
O profissional no cargo de Analista Comercial CBO 1423-35 trabalhando em Sorocaba - SP, ganha entre 3.515 e 7.458 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 350 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Testes de Tecnologia da Informação

Analista de Testes de Tecnologia da Informação: Paraná

  • 4.945
  • Paraná
  • 3.445 - 6.913
  • 43h
O profissional no cargo de Analista de Testes de Tecnologia da Informação CBO 1423-35 trabalhando em Paraná, ganha entre 3.445 e 6.913 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.945 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Assistente de Marketing Salvador

Assistente de Marketing: Salvador, BA

  • 398
  • Salvador, BA
  • 3.130 - 6.137
  • 43h
O profissional no cargo de Assistente de Marketing CBO 1423-35 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 3.130 e 6.137 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 398 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Assistente de Marketing

Assistente de Marketing: Bahia

  • 755
  • Bahia
  • 2.838 - 5.572
  • 43h
O profissional no cargo de Assistente de Marketing CBO 1423-35 trabalhando em Bahia, ganha entre 2.838 e 5.572 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 755 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.