CBO 1423-25 - Relações públicas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de comercialização, marketing e comunicação

O profissional no cargo de Relações públicas CBO 1423-25 Planeja, coordena, controla e avalia processos de relações públicas de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração do plano estratégico de relações públicas e de comunicação.

Estabelece metas e indicadores de desempenho Define, elabora, coordena e avalia as atividades da equipe Implementa e gerencia o desenvolvimento de ações de relações públicas, considerando tipos, objetivos, estratégias e meios de comunicação, pesquisas, produto ou serviço, clientes e mercado.

Aplica estratégias e técnicas de comunicação Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado e de perfis de público-alvo Assessora diretoria e setores da organização.

Assegura a conformidade legal dos processos Atua de acordo com normas e procedimentos, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental

CBO 1423-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Relações públicas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-25

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
      • Gerentes.

O que faz um Relações públicas

O Relações públicas CBO 1423-25 planeja, coordena, controla e avalia processos de relações públicas de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral, e participa da elaboração do plano estratégico Atua com equipes de marketing e comunicação, considerando metas e procedimentos estabelecidos.

Participa da elaboração do plano estratégico de relações públicas, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de relações e comunicação organizacional, promovendo a realização de pesquisas de opinião e de mercado.

Coordena e avalia o plano estratégico de comunicação, aplicando métricas, definindo ações para subsidiar tomada de decisões, promoção e divulgação da imagem institucional, e ampliação do relacionamento com clientes Promove e coordena a comunicação e o relacionamento entre seus cientes internos e externos e diversos públicos como funcionários de organizações, consumidores de produtos ou serviços, imprensa, comunidades locais, governo, investidores, formadores de opinião, entre outros.

Implementa, coordena e avalia ações e atividades do processo de relações públicas, considerando o propósito da organização, os objetivos, tipos, funções e fluxo da comunicação, o tema e conteúdo das mensagens, os canais de mídia, os comportamentos que impactam os públicos, opiniões e hábitos Define estratégias de relacionamento com o público.

Analisa dados e resultados de pesquisas.

Avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e outras publicações na internet Coordena e avalia o desenvolvimento do plano de relações públicas, considerando as etapas do processo, o alinhamento da mensagem às estratégias da organização, a divulgação e preservação da imagem institucional, a implementação de campanhas institucionais e publicitárias, a realização de eventos, programas publicitários e de fidelização.

Coordena e avalia as estratégias de publicidade e a elaboração de materiais e recursos publicitários e comunicacionais verbais, não verbais, escritos, visuais e audiovisuais, zelando pela consistência, precisão, fidelidade e efetividade das mensagens e da comunicação.

Avalia as atividades de relações públicas, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, participação da empresa no mercado no que se refere a produtos e serviços, relacionamento com clientes e qualidade dos processos Analisa os resultados e metas das equipes de marketing e comunicação para subsidiar possíveis replanejamentos Assessora a diretoria e demais setores internos, fornecendo suporte na elaboração do plano estratégico da organização e das metas.

Mantém relacionamento com meios de comunicação social de massa (mídia), órgãos governamentais, entidades de classes, associações, entre outros Pode propor e implementar estratégias para prevenção e gestão de crises internas ou externas, considerando-se a imagem, a reputação e as relações da organização frente ao público, propondo e avaliando alternativas de controle e de solução Administra recursos materiais e financeiros, controlando orçamento, captando recursos, otimizando custos e recursos.

Realiza e participa de eventos da área como campanhas institucionais e publicitárias, projetos educacionais, feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa.

Propõe e implementa planos e projetos na área de relações públicas Aplica técnicas de comunicação publicitária, utilizando recursos eletrônicos, informatizados, analógicos e digitais e toda tecnologia de informação e comunicação disponível Elabora documentação técnica como relatórios, comunicados, requisitos, cronogramas, entre outros.

Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de relações públicas e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 1423-25 deve implantar ações de relações públicas e ouvidoria, administrar recursos materiais e financeiros, demonstrar competências pessoais, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, assessorar diretoria e setores da organização.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1423-25

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Relações públicas CBO 1423-25

Um Relações públicas (ou sinônimo) deve realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, cobrar ações, analisar tendências do mercado, otimizar custos e recursos, monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas, implementar campanhas institucionais e publicitárias, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, realizar ações para ampliação de participação no mercado, demonstrar capacidade de síntese, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar capacidade de empatia, estabelecer diálogo, acompanhar questões públicas - leis, decretos, opinião pública, assessorar nos contatos com a imprensa, demonstrar visão sistêmica, analisar contexto, demonstrar capacidade de organização, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, demonstrar criatividade, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, detectar expectativas e necessidades, subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos, demonstrar capacidade de tomar decisões, acompanhar atuação da concorrência, captar recursos, planejar ações para promoção da imagem institucional, pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos, realizar escuta ativa, assessorar diretoria e setores na participação em eventos, relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros, avaliar alternativas de soluções, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, demonstrar capacidade de liderança, monitorar mídias, checar informações para divulgação, realizar estudo de viabilidade, dar retorno aos públicos - feed-back, implementar ações de divulgação da imagem institucional - público interno e externo, participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias, criar programas e ações de fidelização de clientes, demonstrar habilidades comunicativas, mediar conflitos, assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, identificar necessidade de recursos, revisar planos, elaborar relatórios, demonstrar capacidade de abstração, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, recomendar doações e/ou patrocínios, encaminhar solicitações aos responsáveis, planejar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, demonstrar capacidade de flexibilidade, participar da elaboração de projetos educacionais, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, representar empresa e/ou organização publicamente, demonstrar capacidade de escuta, administrar conflitos entre partes, negociar com partes interessadas, estabelecer políticas e procedimentos de comunicação, avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional,reputação corporativa, analisar demanda do cliente, elaborar recomendações de ações e soluções.

Cargos e salários CBO 1423-25 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Salário Especialista de Comunicação em Relações Públicas Belo Horizonte

Especialista de Comunicação em Relações Públicas: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Especialista de Comunicação em Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 6.276 e 14.849 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 194 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Especialista de Comunicação em Relações Públicas Campinas

Especialista de Comunicação em Relações Públicas: Campinas, SP

O profissional no cargo de Especialista de Comunicação em Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 3.956 e 9.570 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 51 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Especialista de Comunicação em Relações Públicas São Paulo

Especialista de Comunicação em Relações Públicas: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Especialista de Comunicação em Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 6.298 e 14.489 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.467 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Especialista de Comunicação em Relações Públicas Curitiba

Especialista de Comunicação em Relações Públicas: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Especialista de Comunicação em Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 3.569 e 7.173 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 174 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Especialista de Comunicação em Relações Públicas Florianópolis

Especialista de Comunicação em Relações Públicas: Florianópolis, SC

O profissional no cargo de Especialista de Comunicação em Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 4.013 e 8.071 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 33 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Especialista de Comunicação em Relações Públicas Rio de Janeiro

Especialista de Comunicação em Relações Públicas: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Especialista de Comunicação em Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 6.431 e 14.952 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 237 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Especialista de Comunicação em Relações Públicas

Especialista de Comunicação em Relações Públicas: Minas Gerais

O profissional no cargo de Especialista de Comunicação em Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 5.274 e 12.440 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 460 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Especialista de Comunicação em Relações Públicas Salvador

Especialista de Comunicação em Relações Públicas: Salvador, BA

O profissional no cargo de Especialista de Comunicação em Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 5.829 e 13.546 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 37 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Especialista de Comunicação em Relações Públicas

Especialista de Comunicação em Relações Públicas: São Paulo

O profissional no cargo de Especialista de Comunicação em Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando em São Paulo, ganha entre 5.657 e 13.138 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.137 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Profissional de Relações Públicas Belém

Profissional de Relações Públicas: Belém, PA

O profissional no cargo de Profissional de Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando em Belém - PA, ganha entre 4.663 e 11.850 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 44 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Profissional de Relações Públicas

Profissional de Relações Públicas: Minas Gerais

O profissional no cargo de Profissional de Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 5.274 e 12.440 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 460 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Profissional de Relações Públicas Campinas

Profissional de Relações Públicas: Campinas, SP

O profissional no cargo de Profissional de Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 3.956 e 9.570 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 51 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Profissional de Relações Públicas Curitiba

Profissional de Relações Públicas: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Profissional de Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 3.569 e 7.173 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 174 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Profissional de Relações Públicas

Profissional de Relações Públicas: São Paulo

O profissional no cargo de Profissional de Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando em São Paulo, ganha entre 5.657 e 13.138 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.137 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Profissional de Relações Públicas Porto Alegre

Profissional de Relações Públicas: Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Profissional de Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 4.996 e 11.051 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 95 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Profissional de Relações Públicas Rio de Janeiro

Profissional de Relações Públicas: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Profissional de Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 6.431 e 14.952 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 237 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Profissional de Relações Públicas Goiânia

Profissional de Relações Públicas: Goiânia, GO

O profissional no cargo de Profissional de Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 3.513 e 7.446 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 116 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Profissional de Relações Públicas

Profissional de Relações Públicas: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Profissional de Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 5.641 e 13.428 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 334 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.