CBO 1423-20 - Gerente de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de comercialização, marketing e comunicação

O profissional no cargo de Gerente de vendas CBO 1423-20 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de venda de produtos manufaturados, serviços, commodities de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de negócios.

Delimita territórios, cotas e metas de venda da equipe Implementa e coordena as atividades, considerando indicadores referentes ao efetivo de vendas, às estratégias e à pesquisa de mercado e de clientes, à produtividade, competitividade e qualidade e às políticas de comercialização Aplica métricas de venda, técnicas de comunicação.

Elabora documentos Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado Assessora diretoria e setores da organização.

Assegura a conformidade legal do processo Atua conforme normas e procedimentos da área, de saúde e segurança, qualidade e conservação ambiental

CBO 1423-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Gerente de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-20

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
      • Gerentes.

O que faz um Gerente de vendas

O Gerente de vendas CBO 1423-20 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de venda de produtos manufaturados, serviços, commodities e outros objetos de venda de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico.

Atua em conjunto com equipes de marketing, comercialização e pós-venda, considerando metas definidas e procedimentos estabelecidos.

Participa da elaboração de plano estratégico de negócios, estabelecendo metas e indicadores de desempenho Define políticas e procedimentos de venda e comercialização.

Define territórios de venda, inclusive online, e estabelece cotas por unidade territorial Treina ou providencia treinamento de vendedores, em conformidade com o lançamento de novos produtos e a mudança nas políticas de venda que estabelece preços e políticas de descontos.

Implementa, coordena e avalia metas de curto prazo do plano estratégico, programando de vendas, aplicando métricas de venda, definindo ações para promoção e geração de vendas, identificando necessidades de recursos, elaborando orçamentos.

Gerencia o processo de venda, considerando implementação de serviços de atendimento ao cliente e de pós-venda, eventos de negócios e campanhas publicitárias e de vendas, negociação com clientes, programas e ações de fidelização de clientes e contratação de serviços de terceiros Coordena e avalia as atividades de negócios, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, planos de venda, contratos comerciais, a participação da empresa e de produtos no mercado, o relacionamento com clientes internos e externos, o nível de competitividade, a produtividade e qualidade do processo de venda.

Verifica resultados e metas das equipes de marketing e de comercialização.

Gerencia a atuação da equipe no desenvolvimento do processo de venda, coordenando e avaliando etapas e aspectos específicos, considerando-se metodologias de venda, criação de demanda, identificação do comprador, fechamento da venda, prestação de serviços ao cliente, produtos e mercados, promoções, a força de venda, tipos e classificação de vendas, mercados emergentes e mudanças de mercado, o consumidor e o comprador Assessora a diretoria e demais setores internos, na elaboração do plano estratégico da organização de médio e longo prazos e das metas orçamentárias, elaborando relatórios, comunicados, requisitos, normas e procedimentos Administra recursos materiais e financeiros, administrando orçamentos, otimizando custos e recursos, autorizando pagamentos, gerindo lucratividade.

Administra força de trabalho da gerência de vendas, dimensionando equipe, definindo perfis profissionais, avaliando desempenho e resultados, medindo o nível de satisfação da equipe, detectando necessidades de capacitação e atualização, definindo contratação de pessoal, elaborando plano de comissão de venda Analisa currículos de candidatos e realiza entrevista Delega atribuições e gerencia remanejamentos para suprir cargos e funções.

Promove estratégias para autodesenvolvimento da equipe, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, incentivando a prática de valores corporativos Pode propor a realização de cursos e programas de capacitação.

Realiza e participa de eventos da área como feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área de administração de pessoas da área de vendas.

Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, orçamentos, entre outros Assegura a conformidade legal e na gestão de processos de venda de produtos e serviços e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos.

Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental .

Funções do cargo

O funcionário CBO 1423-20 deve administrar recursos materiais e financeiros, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, gerenciar recursos humanos, demonstrar competências pessoais, assessorar diretoria e setores da organização, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1423-20

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Gerente de vendas CBO 1423-20

Um Gerente de vendas (ou sinônimo) deve monitorar contratos, monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas, autorizar pagamentos, gerenciar equipes, realizar campanhas de vendas, assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing, formular plano de incentivos, gerenciar remanejamentos, definir perfis profissionais, identificar necessidade de contratação de pessoal, demonstrar capacidade de negociação, acompanhar atuação da concorrência, criar programas e ações de fidelização de clientes, demonstrar capacidade de síntese, atender a auditoria interna e externa, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, pesquisar mercado, estabelecer política comercial, captar recursos, planejar racionalização do uso de recursos, negociar condições e prioridades de projetos, delegar atribuições, demonstrar capacidade de flexibilidade, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, gerir lucratividade, representar empresa e/ou organização publicamente, negociar com clientes, examinar currículos, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, estabelecer metas e indicadores de desempenho, demonstrar habilidades comunicativas, cobrar resultados da equipe, demonstrar capacidade de escuta, avaliar desempenho, demonstrar capacidade de empatia, planejar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, demonstrar capacidade de abstração, elaborar relatórios, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, demonstrar criatividade, coordenar serviços de atendimento a clientes, demonstrar capacidade de organização, planejar campanhas publicitárias, detectar necessidades de capacitação profissional, implementar campanhas institucionais e publicitárias, realizar ações para ampliação de participação no mercado, planejar campanhas de vendas, entrevistar candidatos, coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, identificar necessidade de recursos, demonstrar capacidade de liderança, monitorar metas e indicadores de desempenho, monitorar a execução de serviços de terceiros, realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, analisar tendências do mercado, listar atividades de cargos / funções, demonstrar capacidade de tomar decisões, demonstrar visão sistêmica, revisar planos, implementar serviços de atendimento a clientes, elaborar orçamentos, dimensionar equipe, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, gerir nível de satisfação do cliente, administrar orçamentos, otimizar custos e recursos, avaliar nível de satisfação da equipe.

Cargos e salários CBO 1423-20 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

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