CBO 1423-15 - Gerente de marketing - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de comercialização, marketing e comunicação

  • Descrição
  • Conhecimentos
  • Habilidades
  • Atitudes

O Que Faz um Gerente de marketing

Resumo

Planeja, organiza, coordena e controla ações de “marketing”, sob a direção de diretor ou gerente geral. Coordena a elaboração de plano de “marketing” para fortalecer a imagem da empresa e divulgar seus produtos e serviços. Supervisiona pesquisas mercadológicas para identificar potenciais clientes. Coordena a elaboração de campanhas de “marketing”, orientando uso de “design” criativo e conteúdo relevante para o público-alvo. Organiza a participação em exposições e feiras. Controla a qualidade das ações e avalia atingimento de metas. Faz gestão de pessoal e administra recursos materiais e financeiros. Utiliza sistemas informatizados no gerenciamento das atividades e faz inclusão de novas tecnologias nos processos operacionais. Elabora relatórios e pareceres. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Participa em reunião com a diretoria da empresa, para discussão do planejamento estratégico e negociação de metas do planejamento tático. Propõe estratégias para neutralizar fatores locais, nacionais ou internacionais que afetam a venda de produtos ou serviços da empresa. Expõe análise de tendências de mercado e avaliação do desempenho da concorrência. Colabora na definição das estratégias operacionais de “marketing” da empresa.

Analisa informações da empresa para subsidiar o planejamento da área de “marketing”. Examina missão, visão e valores da empresa. Levanta características - como cor, “design” e embalagem – de cada produto. Analisa aspectos financeiros, como valores destinados à área de pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços, investimento em introdução de inovações tecnológicas em processos de produção, entre outros.

Estrutura a área de “marketing” da empresa, estabelecendo as atividades das equipes de trabalho. Elabora orçamento da área. Define indicadores de desempenho.

Coordena a elaboração de plano de “marketing”, para fortalecer a imagem da empresa e ampliar a venda de produtos e serviços. Utiliza diferentes canais de comunicação - como revistas e jornais impressos, mídias digitais, televisão, entre outros meios - para promoção das marcas vinculadas à empresa.

Supervisiona pesquisas mercadológicas para caracterização de potenciais clientes, localização – com uso de técnicas de “geomarketing” - de regiões para instalação de pontos de venda, identificação de mercados potenciais para lançamento de novos produtos ou serviços, definição de melhores estratégias para atrair e fidelizar clientes, e atendimento a outras demandas da empresa.

Coordena a elaboração de campanhas para divulgação de produtos e serviços, orientando o uso de “design” criativo e a seleção de conteúdo relevante para o público-alvo.

Atua, com demais setores da empresa, na criação de identidade positiva para as marcas vinculadas à empresa. Participa em desenvolvimento e implantação de tabela de preços, que equilibre expectativa de lucro da empresa, competitividade junto à concorrência, e satisfação de cliente. Reúne grupo de gestores para análise de portfólio de produtos e serviços da empresa, coletando informações sobre benefícios - como qualidade de vida e bem-estar – proporcionados a clientes. Realiza reuniões com gestores da área de produção, discutindo a necessidade de modificações em processos de produção, especificação de produtos e escolha de embalagens, para reconhecimento da empresa pelos processos sustentáveis e ecologicamente corretos de produção.

Organiza a participação em atividades promocionais e feiras comerciais, selecionando produtos e serviços para serem exibidos.

Controla a qualidade dos processos de “marketing”, analisando indicadores de desempenho. Verifica o atingimento de metas.

Administra pessoal da gerência de “marketing”, dimensionando equipes e definindo perfis profissionais. Avalia desempenho das equipes e promove programas de desenvolvimento profissional.

Administra recursos materiais e financeiros da gerência. Verifica execução orçamentária e analisa custos.

Providencia a inclusão de novas tecnologias - tais como “software” de criação e edição de vídeo, sistema de gestão de conteúdos para produção, edição e publicação de conteúdos no ambiente “on-line”, e sistema para gestão de relacionamento com cliente - em ações de “marketing”. Utiliza sistemas informatizados – como de planejamento de recursos empresariais – para gerenciamento das atividades.

Elabora relatório de atividades e prepara pareceres sobre projetos.

Assegura a conformidade legal nos processos de “marketing” e garante a proteção de dados pessoais de clientes. Atua, em articulação com equipe jurídica, na solução de problemas, como violação de direitos autorais e compartilhamento de "royalties" com produtores ou distribuidores externos.

Zela pela segurança no trabalho, prevenindo acidentes e atuando para eliminar possíveis situações de risco.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE APLICADA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA APLICADA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BANCO DE DADOS 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 3 3 2
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO) INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 3 3 2
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) CRM - GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM CLIENTE 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) ERP - PLANEJAMENTO DOS RECURSOS EMPRESARIAIS 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) FERRAMENTAS DE APOIO À PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS DE MARKETING: SOFTWARE DE CRIAÇÃO E EDIÇÃO AUDIOVISUAL, SISTEMAS PARA CRIAÇÃO, EDIÇÃO E PUBLICAÇÃO EM AMBIENTE ON-LINE, OUTROS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) CANAIS DE COMUNICAÇÃO DIGITAIS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) SISTEMAS DIGITAIS DE PROTEÇÃO DE DADOS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) SOFTWARES, FERRAMENTAS E SISTEMAS DE GESTÃO DE MARKETING 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 3 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GARANTIA DE CONTROLE DE QUALIDADE 3 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 3 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE, ERGONOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) DIREITO EMPRESARIAL E DO CONSUMIDOR 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) DIREITOS AUTORAIS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) LEGISLAÇÃO DE MARKETING DE PRODUTOS E SERVIÇOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO MERCADOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) NORMAS TÉCNICAS DA ÁREA DE MARKETING 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) ANÁLISE DE MERCADOS E PROJEÇÃO DE CENÁRIOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) FUNDAMENTOS DE VENDAS E COMERCIALIZAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) GESTÃO ESTRATÉGICA 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) OTIMIZAÇÃO DE CUSTOS E RECURSOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 2 2 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE 2 2 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECONOMIA 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA) ECONOMIA E MERCADO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECONOMIA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA) FUNDAMENTOS DE ECONOMIA APLICADA AOS PROCESSOS DE MARKETING DE PRODUTOS E SERVIÇOS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TEORIA DA COMUNICAÇÃO) COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) CÁLCULO DE CUSTOS NO MARKETING DE PRODUTOS E SERVIÇOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) CAMPANHAS DE MARKETING 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) CANAIS DE COMUNICAÇÃO UTILIZADOS NAS AÇÕES DE MARKETING: RÁDIO, TELEVISÃO, REVISTAS E JORNAIS IMPRESSOS, MÍDIAS DIGITAIS, OUTROS 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) CIÊNCIAS COMPORTAMENTAIS APLICADAS AO MARKETING 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) E-COMMERCE E MARKETING 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE PRODUTOS E SERVIÇOS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) ESTRATÉGIAS OPERACIONAIS DE MARKETING 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) FUNÇÕES DA ÁREA DE MARKETING NO DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO DE TABELAS DE PREÇOS DE PRODUTOS E SERVIÇOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) FUNÇÕES ESTRATÉGICAS DA ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING - COMUNICAÇÃO, VISÃO DE PROCESSOS, TECNOLOGIA E LIDERANÇA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) FUNDAMENTOS DE MARKETING 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) GESTÃO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) GESTÃO DE MARKETING 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) INDICADORES DE DESEMPENHO DE MARKETING 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) INDICADORES DE DESEMPENHO, KPI E ANALYTICS NO MARKETING DIGITAL 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) MARCA E IDENTIDADE VISUAL 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) MARKETING DE MÍDIAS SOCIAIS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) MARKETING DIGITAL 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) MARKETING E ANÁLISE DE PORTFÓLIO DE PRODUTOS E SERVIÇOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) MARKETING E VENDAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) MARKETING ESTRATÉGICO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) MÉTODOS QUALITATIVOS EM MARKETING 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) MÉTODOS QUANTITATIVOS EM MARKETING 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) NEUROCIÊNCIA E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) ORGANIZAÇÃO DE ATIVIDADES PROMOCIONAIS, FEIRAS PROMOCIONAIS E OUTRAS AÇÕES DE MARKETING PARA EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) PLANEJAMENTO E INTELIGÊNCIA DE MARKETING 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) PLANEJAMENTO TÁTICO E OPERACIONAL DE MARKETING 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) PLANOS DE MARKETING 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 3 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) TÉCNICAS DE GEOMARKETING 3 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) TEORIAS DA OPINIÃO PÚBLICA 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) TIPOS E OBJETIVOS DE MARKETING 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) ZONAS DE INTERFACE DO MARKETING COM A PRODUÇÃO: ESPECIFICAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS, AJUSTES NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO, DEFINIÇÕES SOBRE EMBALAGENS, OUTROS ASPECTOS 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA RELAÇÕES INTERPESSOAIS 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) COORDENAÇÃO DE EQUIPES 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA APLICADA NA GESTÃO DE MARKETING 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) LIDERANÇA GERENCIAL 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 3 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS 3 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) LEITURA, INTELECÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 4 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ESTRATÉGIAS DE PESQUISA 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 3 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS TÉCNICAS DE PESQUISA 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) ANÁLISE E TRATAMENTO DE DADOS E INFORMAÇÕES 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) PESQUISA APLICADA AO MARKETING E À GESTÃO DE SEUS PROCESSOS 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) PESQUISA DE DEMANDAS DE MERCADO 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS AVALIAÇÃO DE PROJETO 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 3 4 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 2 3
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - ORIGINALIDADE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 5
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES 4

CBO 1423-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerente de marketing que pertence ao grupo dos gerentes de comercialização, marketing e comunicação, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-15

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes.
      • Gerentes de Áreas de apoio.
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 142315 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 142315 em todos os estados e cidades do Brasil.

Cargos e salários CBO 1423-15 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Salário Gerente de Produtos

Gerente de Produtos: Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Gerente de Produtos CBO 1423-15 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 6.568 e 16.237 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 786 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Produtos

Gerente de Produtos: Ceará

O profissional no cargo de Gerente de Produtos CBO 1423-15 trabalhando em Ceará, ganha entre 4.059 e 10.063 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 877 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Produtos João Pessoa

Gerente de Produtos: João Pessoa, PB

O profissional no cargo de Gerente de Produtos CBO 1423-15 trabalhando em João Pessoa - PB, ganha entre 3.053 e 6.215 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 120 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Produtos Maringá

Gerente de Produtos: Maringá, PR

O profissional no cargo de Gerente de Produtos CBO 1423-15 trabalhando em Maringá - PR, ganha entre 4.925 e 10.972 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 122 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Produtos Goiânia

Gerente de Produtos: Goiânia, GO

O profissional no cargo de Gerente de Produtos CBO 1423-15 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 5.453 e 12.907 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 255 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Produtos Belo Horizonte

Gerente de Produtos: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Gerente de Produtos CBO 1423-15 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 7.593 e 18.135 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 571 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Produtos

Gerente de Produtos: Minas Gerais

O profissional no cargo de Gerente de Produtos CBO 1423-15 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 6.088 e 15.455 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.514 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Produtos Fortaleza

Gerente de Produtos: Fortaleza, CE

O profissional no cargo de Gerente de Produtos CBO 1423-15 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 3.905 e 9.202 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 560 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Produtos

Gerente de Produtos: Santa Catarina

O profissional no cargo de Gerente de Produtos CBO 1423-15 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 6.493 e 15.926 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 993 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Produtos

Gerente de Produtos: Paraná

O profissional no cargo de Gerente de Produtos CBO 1423-15 trabalhando em Paraná, ganha entre 6.889 e 17.325 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.252 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Produtos Recife

Gerente de Produtos: Recife, PE

O profissional no cargo de Gerente de Produtos CBO 1423-15 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 5.160 e 12.216 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 254 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Produtos São Paulo

Gerente de Produtos: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Gerente de Produtos CBO 1423-15 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 15.632 e 33.381 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 7.096 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Produtos Porto Alegre

Gerente de Produtos: Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Gerente de Produtos CBO 1423-15 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 8.153 e 18.785 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 239 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Produtos Brasília

Gerente de Produtos: Brasília, DF

O profissional no cargo de Gerente de Produtos CBO 1423-15 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 6.251 e 15.476 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 262 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Produtos

Gerente de Produtos: São Paulo

O profissional no cargo de Gerente de Produtos CBO 1423-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 13.900 e 31.579 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 10.605 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Analista de Trade Marketing Curitiba

Analista de Trade Marketing: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Analista de Trade Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 8.319 e 19.422 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 500 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Analista de Trade Marketing

Analista de Trade Marketing: Paraná

O profissional no cargo de Analista de Trade Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Paraná, ganha entre 6.889 e 17.325 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.252 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Analista de Trade Marketing

Analista de Trade Marketing: Ceará

O profissional no cargo de Analista de Trade Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Ceará, ganha entre 4.059 e 10.063 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 877 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.