CBO 1423-15 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 1423-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Gerente de marketing Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de marketing de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de marketing.

Estabelece metas e indicadores de desempenho Define e gerencia planos e atividades da equipe Implementa e coordena o desenvolvimento de ações de marketing, considerando tipos, objetivos, estratégias e os meios de comunicação, pesquisas, custos, produto ou serviço, clientes e mercado.

Aplica estratégias de marketing e técnicas de comunicação Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado e de perfil do consumidor Assessora diretoria e setores da organização.

Assegura a conformidade legal do processo Atua de acordo com normas e procedimentos da área, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-15 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-15

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
      • Gerentes.

O que faz um Gerente de marketing

O Gerente de marketing (ou similar) planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de marketing de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de marketing.

Atua em conjunto com equipes de comercialização, vendas e pós-venda, considerando as metas e os procedimentos estabelecidos.

Participa da elaboração de plano estratégico marketing, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de marketing, promovendo a realização de pesquisas de demandas e de mercado Implementa, coordena e avalia o plano estratégico, aplicando métricas de marketing, definindo ações para promoção e divulgação da imagem institucional para ampliar ou reforçar seu posicionamento no mercado, identificando necessidades de recursos, elaborando orçamentos.

Gerencia o desenvolvimento de ações e atividades de marketing, no que se refere aos tipos e objetivos, estratégias e meios de comunicação aplicados no processo, às pesquisas, aos custos, ao produto ou ao serviço, aos clientes e ao mercado, à captação e análise de dados Coordena e avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e websites.

Gerencia o desenvolvimento do plano de marketing, considerando ações de divulgação da imagem institucional, implementação de campanhas institucionais e publicitárias, visando à ampliação de participação no mercado.

Organiza a realização de eventos da área, programas e ações de fidelização, serviços de atendimento ao cliente, contratação de serviços de terceiros Coordena e avalia as atividades de marketing, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, contratos, participação da empresa e de produtos no mercado, relacionamento com clientes internos e externos, nível de competitividade, produtividade e qualidade dos processos.

Analisa os resultados e metas das equipes de comercialização e de vendas para obter subsídios na elaboração de planos de marketing e comunicação.

Pode propor o desenvolvimento de novos produtos e faixas de preço para comercialização Assessora a diretoria e demais setores internos, fornecendo suporte na elaboração do plano estratégico da organização e das metas, elaborando relatórios, comunicados, requisitos, normas e procedimentos Administra recursos materiais e financeiros, captando recursos, administrando orçamentos, otimizando custos e recursos, autorizando pagamentos, gerindo lucratividade.

Administra e dimensiona equipe de marketing, definindo perfis profissionais, avaliando desempenho e resultados, medindo o nível de satisfação da equipe, detectando necessidades de capacitação e atualização, definindo contratação de pessoal Analisa currículos de candidatos e realiza entrevista Delega atribuições e gerencia remanejamentos para suprir cargos e funções.

Promove estratégias para autodesenvolvimento da equipe, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, incentivando a prática de valores corporativos Pode propor a realização de cursos e programas de capacitação.

Realiza e participa de eventos da área como feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área de administração de pessoas.

Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, orçamentos, entre outros Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de marketing e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos.

Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.

Funções

O funcionário CBO 1423-15 deve coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, administrar recursos materiais e financeiros, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, demonstrar competências pessoais, gerenciar recursos humanos, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, assessorar diretoria e setores da organização.

Atividades exercidas por um Gerente de marketing CBO 1423-15

Um Gerente de marketing (ou sinônimo) deve detectar necessidades de capacitação profissional, analisar fatores econômico-financeiros, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, identificar necessidade de recursos, gerenciar equipes, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, cobrar resultados da equipe, pesquisar mercado, estabelecer política comercial, negociar condições e prioridades de projetos, subsidiar desenvolvimento de novos produtos, demonstrar criatividade, administrar orçamentos, acompanhar questões públicas - leis, decretos, opinião pública, gerir nível de satisfação do cliente, realizar campanhas de vendas, estabelecer metas e indicadores de desempenho, monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas, entrevistar candidatos, atender a auditoria interna e externa, coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções, elaborar relatórios, autorizar pagamentos, captar recursos, definir perfis profissionais, demonstrar capacidade de negociação, examinar currículos, dimensionar equipe, representar empresa e/ou organização publicamente, gerenciar remanejamentos, planejar campanhas publicitárias, recomendar doações e/ou patrocínios, demonstrar capacidade de organização, planejar racionalização do uso de recursos, monitorar metas e indicadores de desempenho, demonstrar capacidade de empatia, gerir lucratividade, implementar ações de divulgação da imagem institucional - público interno e externo, identificar necessidade de contratação de pessoal, assessorar diretoria e setores na participação em eventos, demonstrar capacidade de abstração, listar atividades de cargos / funções, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de flexibilidade, monitorar contratos, demonstrar capacidade de liderança, planejar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, contratar serviços de terceiros, planejar ações para promoção da imagem institucional, implementar serviços de atendimento a clientes, analisar tendências do mercado, demonstrar capacidade de síntese, demonstrar habilidades comunicativas, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, demonstrar capacidade de escuta, demonstrar capacidade de tomar decisões, assessorar nos contatos com a imprensa, assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing, revisar planos, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, elaborar orçamentos, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, determinar faixas de preços para comercialização, avaliar desempenho, realizar ações para ampliação de participação no mercado, delegar atribuições, formular plano de incentivos, planejar campanhas de vendas, implementar campanhas institucionais e publicitárias, avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional,reputação corporativa, demonstrar visão sistêmica, otimizar custos e recursos, monitorar participação da empresa e de produtos no mercado, criar programas e ações de fidelização de clientes, avaliar nível de satisfação da equipe, coordenar serviços de atendimento a clientes, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, acompanhar atuação da concorrência, monitorar a execução de serviços de terceiros.

Cargos e salários CBO 1423-15 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Salário Gerente de Coordenação de Marketing Caxias do Sul

Gerente de Coordenação de Marketing: Caxias do Sul, RS

  • 36
  • Caxias do Sul, RS
  • 7.209 - 13.835
  • 43h
O profissional no cargo de Gerente de Coordenação de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Caxias do Sul - RS, ganha entre 7.209 e 13.835 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 36 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Coordenação de Marketing Campinas

Gerente de Coordenação de Marketing: Campinas, SP

  • 254
  • Campinas, SP
  • 10.543 - 26.549
  • 42h
O profissional no cargo de Gerente de Coordenação de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 10.543 e 26.549 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 254 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Coordenação de Marketing Londrina

Gerente de Coordenação de Marketing: Londrina, PR

  • 100
  • Londrina, PR
  • 4.781 - 11.575
  • 43h
O profissional no cargo de Gerente de Coordenação de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Londrina - PR, ganha entre 4.781 e 11.575 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 100 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Coordenação de Marketing Porto Alegre

Gerente de Coordenação de Marketing: Porto Alegre, RS

  • 263
  • Porto Alegre, RS
  • 8.023 - 20.242
  • 42h
O profissional no cargo de Gerente de Coordenação de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 8.023 e 20.242 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 263 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Coordenação de Marketing Passo Fundo

Gerente de Coordenação de Marketing: Passo Fundo, RS

  • 21
  • Passo Fundo, RS
  • 4.099 - 9.614
  • 42h
O profissional no cargo de Gerente de Coordenação de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Passo Fundo - RS, ganha entre 4.099 e 9.614 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 21 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Coordenação de Marketing

Gerente de Coordenação de Marketing: Rio de Janeiro

  • 1.094
  • Rio de Janeiro
  • 9.342 - 22.814
  • 42h
O profissional no cargo de Gerente de Coordenação de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 9.342 e 22.814 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.094 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Coordenação de Marketing

Gerente de Coordenação de Marketing: São Paulo

  • 8.868
  • São Paulo
  • 12.380 - 28.821
  • 42h
O profissional no cargo de Gerente de Coordenação de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 12.380 e 28.821 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 8.868 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Coordenação de Marketing Maringá

Gerente de Coordenação de Marketing: Maringá, PR

  • 105
  • Maringá, PR
  • 4.797 - 10.379
  • 43h
O profissional no cargo de Gerente de Coordenação de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Maringá - PR, ganha entre 4.797 e 10.379 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 105 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Coordenação de Marketing Manaus

Gerente de Coordenação de Marketing: Manaus, AM

  • 88
  • Manaus, AM
  • 5.191 - 12.569
  • 43h
O profissional no cargo de Gerente de Coordenação de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Manaus - AM, ganha entre 5.191 e 12.569 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 88 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Departamento de Marketing Rio de Janeiro

Gerente de Departamento de Marketing: Rio de Janeiro, RJ

  • 871
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 10.589 - 24.613
  • 41h
O profissional no cargo de Gerente de Departamento de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 10.589 e 24.613 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 871 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Departamento de Marketing

Gerente de Departamento de Marketing: Santa Catarina

  • 815
  • Santa Catarina
  • 5.779 - 14.038
  • 43h
O profissional no cargo de Gerente de Departamento de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 5.779 e 14.038 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 815 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Departamento de Marketing Blumenau

Gerente de Departamento de Marketing: Blumenau, SC

  • 76
  • Blumenau, SC
  • 4.920 - 12.090
  • 42h
O profissional no cargo de Gerente de Departamento de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Blumenau - SC, ganha entre 4.920 e 12.090 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 76 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Departamento de Marketing Brasília

Gerente de Departamento de Marketing: Brasília, DF

  • 260
  • Brasília, DF
  • 5.399 - 13.483
  • 43h
O profissional no cargo de Gerente de Departamento de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 5.399 e 13.483 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 260 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Departamento de Marketing Curitiba

Gerente de Departamento de Marketing: Curitiba, PR

  • 452
  • Curitiba, PR
  • 7.602 - 17.399
  • 42h
O profissional no cargo de Gerente de Departamento de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 7.602 e 17.399 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 452 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Departamento de Marketing Fortaleza

Gerente de Departamento de Marketing: Fortaleza, CE

  • 492
  • Fortaleza, CE
  • 3.442 - 8.048
  • 43h
O profissional no cargo de Gerente de Departamento de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 3.442 e 8.048 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 492 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Departamento de Marketing Maringá

Gerente de Departamento de Marketing: Maringá, PR

  • 105
  • Maringá, PR
  • 4.797 - 10.379
  • 43h
O profissional no cargo de Gerente de Departamento de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Maringá - PR, ganha entre 4.797 e 10.379 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 105 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Departamento de Marketing Goiânia

Gerente de Departamento de Marketing: Goiânia, GO

  • 251
  • Goiânia, GO
  • 5.435 - 13.166
  • 43h
O profissional no cargo de Gerente de Departamento de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 5.435 e 13.166 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 251 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Departamento de Marketing Florianópolis

Gerente de Departamento de Marketing: Florianópolis, SC

  • 156
  • Florianópolis, SC
  • 8.460 - 19.529
  • 41h
O profissional no cargo de Gerente de Departamento de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 8.460 e 19.529 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 156 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.