CBO 1423-05 - Gerente comercial - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de comercialização, marketing e comunicação

O profissional no cargo de Gerente comercial CBO 1423-05 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de comercialização de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Elabora plano estratégico de negócios.

Define metas de negócios Elabora e gerencia planos e atividades da equipe Implementa e coordena o desenvolvimento de atividades comerciais, considerando indicadores referentes a previsão e processo de vendas, de pesquisa de mercado e clientes, de produtividade, competitividade e qualidade.

Aplica métricas de comercialização, técnicas de comunicação, elabora documentos Promove e coordena a realização de pesquisas de demandas e de mercado Assessora diretoria e setores da organização.

Assegura a conformidade legal do processo Atua conforme normas e procedimentos da área, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental

CBO 1423-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Gerente comercial, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-05

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes.
      • Gerentes de Áreas de apoio.
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.

O que faz um Gerente comercial

O Gerente comercial CBO 1423-05 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de comercialização de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Elabora plano estratégico de negócios.

Atua em conjunto com equipes de marketing, vendas e pós-venda, considerando as metas definidas e os procedimentos estabelecidos.

Elabora plano estratégico de negócios, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de comercialização e comunicação, promovendo a realização de pesquisas de demandas e de mercado Implementa, coordena e avalia o plano estratégico, aplicando métricas de comercialização, definindo ações para promoção da imagem institucional, identificando necessidades de recursos, elaborando orçamentos.

Gerencia o desenvolvimento do processo de comercialização, considerando implementação de serviços de atendimento ao cliente, eventos de negócios e campanhas publicitárias e de vendas, negociação com clientes, programas e ações de fidelização de clientes, contratação de serviços de terceiros Coordena e avalia as atividades de negócios, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, contratos comerciais, a participação da empresa e de produtos no mercado, o relacionamento com clientes internos e externos, o nível de competitividade, a produtividade e qualidade do processo de comercialização.

Verifica os resultados e metas das equipes de marketing e de vendas.

Assessora a diretoria e demais setores internos, na elaboração do plano estratégico da organização de médio e longo prazos e das metas orçamentárias, elaborando relatórios, comunicados, requisitos, normas e procedimentos Administra recursos materiais e financeiros, captando recursos, administrando orçamentos, otimizando custos e recursos, autorizando pagamentos, gerindo lucratividade.

Administra força de trabalho da gerência comercial, dimensionando equipe, definindo perfis profissionais, avaliando desempenho e resultados, medindo o nível de satisfação da equipe, detectando necessidades de capacitação e atualização, definindo contratação de pessoal.

Analisa currículos de candidatos e realiza entrevista Delega atribuições e gerencia remanejamentos para suprir cargos e funções Promove estratégias para autodesenvolvimento da equipe, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, incentivando a prática de valores corporativos.

Pode propor a realização de cursos e programas de capacitação Realiza e participa de eventos da área como feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa.

Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área de administração de pessoas da área comercial Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, orçamentos, entre outros.

Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de comercialização e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 1423-05 deve demonstrar competências pessoais, administrar recursos materiais e financeiros, gerenciar recursos humanos, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, assessorar diretoria e setores da organização.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1423-05

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Gerente comercial CBO 1423-05

Um Gerente comercial (ou sinônimo) deve elaborar relatórios, realizar ações para ampliação de participação no mercado, negociar com clientes, gerir lucratividade, gerir nível de satisfação do cliente, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, demonstrar criatividade, demonstrar habilidades comunicativas, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, dimensionar equipe, monitorar metas e indicadores de desempenho, coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções, gerenciar equipes, identificar necessidade de contratação de pessoal, identificar necessidade de recursos, demonstrar capacidade de liderança, autorizar pagamentos, demonstrar visão sistêmica, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, demonstrar capacidade de escuta, coordenar serviços de atendimento a clientes, listar atividades de cargos / funções, cobrar resultados da equipe, planejar campanhas publicitárias, demonstrar capacidade de abstração, delegar atribuições, formular plano de incentivos, demonstrar capacidade de organização, otimizar custos e recursos, demonstrar capacidade de tomar decisões, planejar racionalização do uso de recursos, definir perfis profissionais, atender a auditoria interna e externa, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, gerenciar remanejamentos, implementar campanhas institucionais e publicitárias, demonstrar capacidade de síntese, monitorar contratos, monitorar a execução de serviços de terceiros, pesquisar mercado, entrevistar candidatos, demonstrar capacidade de negociação, revisar planos, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, examinar currículos, criar programas e ações de fidelização de clientes, detectar necessidades de capacitação profissional, avaliar nível de satisfação da equipe, avaliar desempenho, implementar serviços de atendimento a clientes, negociar condições e prioridades de projetos, realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, administrar orçamentos, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, acompanhar atuação da concorrência, estabelecer política comercial, demonstrar capacidade de flexibilidade, demonstrar capacidade de empatia, planejar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, contratar serviços de terceiros, estabelecer metas e indicadores de desempenho, representar empresa e/ou organização publicamente, elaborar orçamentos, monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas, analisar tendências do mercado, realizar campanhas de vendas, captar recursos, assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos.

Cargos e salários CBO 1423-05 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Salário Gerente Técnico Comercial São José dos Campos

Gerente Técnico Comercial: São José dos Campos, SP

O profissional no cargo de Gerente Técnico Comercial CBO 1423-05 trabalhando em São José dos Campos - SP, ganha entre 4.514 e 10.730 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 405 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-05.
Salário Gerente Técnico Comercial Contagem

Gerente Técnico Comercial: Contagem, MG

O profissional no cargo de Gerente Técnico Comercial CBO 1423-05 trabalhando em Contagem - MG, ganha entre 3.631 e 8.386 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 592 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-05.