CBO 1414-05 - Comerciante atacadista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
O profissional no cargo de Comerciante atacadista CBO 1414-05 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades operacionais de empresa comercial atacadista, em estrutura física e online, atuando como proprietário empreendedor Compra grandes volumes de produtos de fabricantes ou distribuidores, armazena-os e gerencia-os para venda em grandes quantidades.
Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos lucros Utiliza tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimização logística Realiza negociações e condições contratuais e garante entrega eficiente.
Acompanha tendências do mercado e demanda na cadeia de suprimentos Fornece serviços como embalagem, etiquetagem, rastreamento e suporte logístico Cumpre e faz cumprir normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
CBO 1414-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 1414-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica.
- Gerentes.
O que faz um Comerciante atacadista
O Comerciante atacadista CBO 1414-05 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação em empresas de vendas por atacado, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Pesquisa e estuda o mercado em que atua, incluindo as tendências, demandas dos clientes e concorrência, acompanha mudanças no mercado, identifica oportunidades de negócios e antecipa as necessidades dos clientes.
Elabora plano estratégico e planejamento de metas de produção para operações de implementação tática e planeja e acompanha o desenvolvimento de marketing da empresa.
Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações de produção e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos, realizando negociações com fornecedores, fabricantes e varejistas para obter os melhores preços, condições contratuais favoráveis e resolver conflitos de forma amigável.
Constrói e mantém relacionamentos sólidos com os clientes, como varejistas e empresas, realizando comunicação eficaz, compreendendo necessidades dos clientes e fornecendo serviço de pós-venda.
Gerencia grandes volumes de produtos, realizando a gestão de estoque garantindo rastreabilidade, armazenagem e abastecimento adequado com cumprimento de prazos de entrega Analisa dados de vendas, tendências de mercado, desempenho de produtos e outras informações relevantes para tomada de decisões sobre preços, promoções e estratégias de negócio.
Realiza gestão financeira para garantir a viabilidade do negócio, estudando e fixando margens de lucro, administrando fluxo de caixa, custos, orçamento e riscos financeiros, tendo em vista a viabilidade do negócio.
Lidera equipes, gerenciando e coordenando atividades de vendas, distribuição e logística, estimulando a motivação e orientando a equipe para alcançar metas e resultados Ajusta as operações, objetivos e metas do negócio em função de novos cenários, identificando soluções criativas e mantendo-se focado em alcançar os resultados planejados Utiliza tecnologias para sistemas de gestão empresarial, softwares de gestão de estoque, análise de dados e outras ferramentas tecnológicas relevantes para aprimoramento das operações comerciais atacadistas, mantendo-se atualizado em relação à evolução do mercado e promovendo o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade.
Cumpre e faz cumprir normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1414-05 deve planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, gerir recursos materiais e financeiros, demonstrar competências pessoais, estruturar equipes de trabalho, gerenciar contratos e projetos - comercialização e serviços, assessorar diretoria e setores da empresa, atender aos clientes, administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1414-05
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.
Atividades exercidas por um Comerciante atacadista CBO 1414-05
Um Comerciante atacadista (ou sinônimo) deve promover funcionários, definir perfil do consumidor final, autorizar pagamentos e recebimentos, definir estratégias de terceirização, providenciar integração de funcionários, inspecionar as condições das mercadorias expostas, negociar preços e condições de pagamento, otimizar o espaço físico da loja - modulação, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, expressar-se gestualmente, fazer orçamentos, elaborar plano de investimentos, recepcionar mercadorias, agir com dinamismo, examinar currículos, demonstrar capacidade de expressão escrita - redação, pesquisar a satisfação dos clientes, determinar perfis profissionais, expressar-se oralmente, propor compra de novos itens, realizar reuniões com a equipe, contratar serviços, analisar tendências do mercado, acompanhar rotinas adminstrativas, implementar reciclagem de funcionários, providenciar contratação e desligamento de funcionários, prestar assistência social aos funcionários, definir metas e indicadores - volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade, opinar sobre condições e prioridades de projetos, estimular a motivação das equipes, definir planos operacionais - funcionamento do estabelecimento, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, administrar conflitos entre funcionários, planejar racionalização do uso de recursos, estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, exercitar a autonomia, averiguar comportamento dos concorrentes, avaliar desempenho, instruir subordinados, entrevistar candidatos, revisar planos - vendas, promoções, investimentos, expansão, supervisionar divulgação de promoções - colocação de faixas, cartazes etc., coordenar inventário de mercadorias para balanço, liberar mercadorias para entrega, supervisionar os serviços de reparação e consertos, orientar clientes, gerir compras, apreciar inovações organizacionais, estabelecer escala de férias e de folgas, acompanhar a execução orçamentária, administrar absenteísmo - faltas, licenças, afastamentos, controlar o cumprimento de normas, remanejar leiaute, operar equipamentos de informática, cobrar resultados, atender agentes de fiscalização, captar recursos, mediar relação entre funcionário e empresa, zelar pela organização do local de trabalho, revisar manuais de procedimentos, divulgar mercadorias e serviços, evidenciar equilíbrio emocional, identificar necessidade de contratação de pessoal, medir resultados de treinamento, estabelecer roteiros e áreas de atendimento, colaborar na definição de epi e epc, representar a empresa, exercer liderança, delegar atribuições, prover ações de preservação ambiental, buscar atualização profissional, formular incentivos de produtividade, gerir custos, promover programas prevencionistas, transferir numerário para o banco, gerir estoques, monitorar o andamento de projetos, avaliar nível de satisfação das equipes, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, implantar técnicas de vendas, planejar compras e locações, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, cooperar na definição de projetos, argumentar com convicção - persuasão, designar equipe para projeto, administrar remanejamentos, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, participar de reuniões, gerenciar contratos de serviços, informar funcionários sobre seus desempenhos, programar treinamento e desenvolvimento profissionais, transmitir características das mercadorias a equipe de vendas, gerir investimentos, elaborar normas e instruções, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, resolver reclamações de clientes, recomendar promoção de funcionários, manter apresentação pessoal, administrar horas trabalhadas, horas extras, demonstrar motivação.