CBO 1225-20 - Turismólogo

Entenda o que fazem os diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Turismólogo e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Turismólogo

Atua no planejamento, na promoção e na execução de atividades turísticas. Pesquisa vocações e potenciais turísticos, selecionando e classificando locais e áreas de interesse, de acordo com suas naturezas geográfica, histórica, artística e cultural. Formula e implanta propostas para desenvolvimento do turismo em municípios, estados e regiões. Contribui na elaboração de políticas públicas de turismo. Emite laudos e pareceres técnicos na área. Planeja, organiza e gerencia empresas turísticas, atuando no desenvolvimento de roteiros e na perfeita articulação de serviços – de transporte, hospedagem, entre outros – para atender às expectativas de turistas. Organiza eventos. Coordena equipes e gerencia recursos materiais e financeiros. Controla qualidade dos serviços. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Planeja atividades de turismo, investigando vocações e potenciais turísticos regionais, para promover o desenvolvimento socioeconômico. Pesquisa, sistematiza, atualiza e divulga informações sobre a demanda turística. Analisa estudos socioeconômicos, culturais e referentes a outras áreas que tenham influência sobre atividades e serviços de turismo.

Coordena e orienta trabalhos de seleção e de classificação de locais e áreas de interesse turístico, de acordo com suas naturezas geográfica, histórica, artística e cultural, visando o adequado aproveitamento dos recursos.

Diagnostica as potencialidades e as deficiências para formular e implantar propostas para o desenvolvimento do turismo em municípios, estados e regiões.

Contribui na elaboração de políticas públicas de turismo. Pesquisa, sistematiza, atualiza e divulga informações sobre a demanda turística, para criação e implantação de roteiros e rotas.

Organiza eventos de âmbito público e privado, em diferentes escalas e tipologias.

Coordena e orienta levantamentos, estudos e pesquisas relativamente a instituições, empresas e estabelecimentos privados que atendam ao setor turístico.

Atua como responsável técnico em empreendimentos que tenham o turismo como seu objetivo. Emite laudos e pareceres técnicos referentes à capacitação (ou não) de locais e estabelecimentos voltados ao atendimento do turismo receptivo, conforme normas estabelecidas pelos órgãos competentes.

Planeja, organiza, dirige, controla e gerencia empresas turísticas de diferentes esferas - como agências de viagens e turismo, transportadoras e terminais turísticos, organizadoras de eventos, parques temáticos, entre outros -, de forma articulada com outros profissionais.

Define planos, políticas e diretrizes da empresa, estabelecendo objetivos e fixando metas. Elabora estratégias de vendas e políticas de qualidade. Define prioridades. Prepara plano de investimento.

Desenvolve produtos turísticos, detectando tendências de mercado, analisando oferta e demanda turística, verificando condições da concorrência, e avaliando pontos turísticos.

Planeja roteiros turísticos, elaborando projetos e programas culturais e ambientais e preparando planos de lazer e entretenimento. Define logística terrestre, aérea e aquaviária para viabilizar as viagens. Planeja e programa eventos. Estabelece preços de serviços e formas de pagamento. Prepara cronograma de viagens. Elabora orçamento.

Coordena, orienta e elabora planos e projetos de “marketing” turístico. Escolhe produtos para veiculação e para promoção. Identifica, desenvolve e operacionaliza formas de divulgação dos produtos turísticos. Aprova campanhas de “marketing”. Controla divulgação de produtos.

Executa planos de negócios, implementando projetos e planos. Acompanha desenvolvimento das viagens, articulando-se com os atores sociais envolvidos. Orienta as práticas de turismo sustentável e a promoção do patrimônio cultural. Organiza a realização de eventos. Cobra padronização de produtos e serviços, corrigindo desvios.

Providencia recursos para realização das atividades turísticas. Firma contratos de compras, pesquisando fornecedores e realizando negociações. Celebra contratos de seguros. Implementa parcerias, avaliando o desempenho dos parceiros.

Gerencia recursos materiais e financeiros e analisa resultados de análise de custos.

Coordena equipes, selecionando seus integrantes e orientando a execução de atividades. Avalia desempenho de equipes e promove programas de aperfeiçoamento e atualização profissional.

Gerencia informações turísticas.

Mantém-se atualizado na sua área de atuação, avaliando a introdução de inovações tecnológicas no serviço prestado.

Controla qualidade de serviços, analisando pesquisa de satisfação de cliente, realizando visitas de inspeção, e analisando indicadores de desempenho. Zela pela imagem da organização.

Supervisiona segurança de atividades, serviços e espaços turísticos. Estuda e implanta medidas para prevenir situações de risco no trabalho.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA FUNDAMENTOS DA ESTATÍSTICA 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE - BUSINESS INTELLIGENCE-BI 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SISTEMA CRM (CUSTOMER RELATION MANAGEMENT) 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) ESTRATÉGIAS DIGITAIS PARA COMÉRCIO ELETRÔNICO, PUBLICIDADE E MARKETING 3 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) FUNDAMENTOS DE ECOLOGIA APLICADOS AO TURISMO 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GARANTIA DE CONTROLE DE QUALIDADE 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ENGENHARIA DO PRODUTO 4 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ERGONOMIA 4 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ENGENHARIA ECONÔMICA 4 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ANÁLISE DE CUSTOS 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PRIVADO 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITOS ESPECIAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITOS ESPECIAIS) DIREITOS DO CONSUMIDOR 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) ADMINISTRAÇÃO CONTÁBIL E FINANCEIRA EM TURISMO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO EM TURISMO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE: EMPREENDEDORISMO, CRIATIVIDADE, COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E GESTÃO ESTRATÉGICA DE DESTINOS E DE ORGANIZAÇÕES TURÍSTICAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) NEGOCIAÇÃO COM EMPRESAS DE SEGURO DE SAÚDE E DE VIDA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) NEGOCIAÇÃO E LOCAÇÃO COM EMPRESAS DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) PLANEJAMENTO E GESTÃO DOS USOS DO PATRIMÔNIO NATURAL E CULTURAL 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) PLANO DE NEGÓCIOS APLICADOS AO TURISMO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA ECONÔMICA 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA GERAL 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MUSEOLOGIA MUSEOLOGIA 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MUSEOLOGIA MUSEOLOGIA 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO TURISMO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO TURISMO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) AGENCIAMENTO DE VIAGENS E TURISMO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 3 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) ANÁLISE DE DEMANDA TURÍSTICA INTERNACIONAL 3 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) ANÁLISE DE DEMANDA TURÍSTICA NACIONAL 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) CENÁRIOS E TENDÊNCIAS DO TURISMO RURAL REGENERATIVO E REDE DE SERVIÇOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) CONCEITOS EM SAÚDE INTERNACIONAL E EM VIAGENS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM AMBIENTES NATURAIS E CONSTRUÍDOS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PRODUTOS, SERVIÇOS E SOLUÇÕES TURÍSTICAS CRIATIVAS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) ENTRETENIMENTO E TURISMO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) EQUIPAMENTOS RECEPTIVOS: ENTRETENIMENTO, ALIMENTOS E BEBIDAS 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) FUNDAMENTOS DE GASTRONOMIA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) HISTÓRICO, TENDÊNCIAS E DESAFIOS DO TURISMO NACIONAL E INTERNACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) MAPEAMENTO E ANÁLISE DAS POTENCIALIDADES TURÍSTICAS E CULTURAIS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) MARKETING TURÍSTICO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) MEIOS DE HOSPEDAGEM 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) MEIOS DE TRANSPORTE: AÉREO, MARÍTIMO, FLUVIAL, FERROVIÁRIO, RODOVIÁRIO 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) NORMAS TÉCNICAS DA ÁREA DE TURISMO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) POLÍTICAS PÚBLICAS DE TURISMO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) PRODUTOS TURÍSTICOS INTERNACIONAIS E DOMÉSTICOS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) REALIDADE TURÍSTICA BRASILEIRA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) ROTEIROS TURÍSTICOS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) TEORIA GERAL DO TURISMO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) TEORIAS DO LAZER E DA HOSPITALIDADE 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) TIPOS DE AGENCIAMENTO E FUNCIONAMENTO OPERACIONAL: ATENDIMENTO, SISTEMAS E FLUXOS, GESTÃO DE VIAGEM, EVENTOS E PÓS-VENDA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) TIPOS E PLATAFORMAS DE MERCADO DO SETOR DE TURISMO E HOSPITALIDADE 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) TURISMO CRIATIVO: CONCEITO, TENDÊNCIAS, MERCADO E PERFIL DA DEMANDA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) TURISMO DE EVENTOS CULTURAIS E EDUCACIONAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) TURISMO DE NEGÓCIOS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) TURISMO E BENS IMATERIAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) TURISMO HISTÓRICO-CULTURAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) CULTURAS E DIVERSIDADES ÉTNICO-SOCIAIS 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) SOCIOLOGIA DO LAZER E TURISMO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) ANTROPOLOGIA APLICADA AO TURISMO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA GERAL DA ARTE PARA O TURISMO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOGRAFIA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA) GEOGRAFIA APLICADA AO TURISMO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOGRAFIA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA) GEOTECNOLOGIAS APLICADAS AO PLANEJAMENTO DO TURISMO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOGRAFIA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA) INTERPRETAÇÃO DA GEODIVERSIDADE 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOGRAFIA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA) REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA NO TURISMO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA RELAÇÕES INTERPESSOAIS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS PARA TURISMO 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) LINGUAGEM TÉCNICA DO MERCADO TURÍSTICO 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) LÍNGUA ESPANHOLA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) LÍNGUA INGLESA 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 3 4 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 2 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 2 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 2 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS 4
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES 3

Condições de Trabalho

Desenvolvem as atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. No caso específico de diretores, podem trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.

Exigências do mercado de trabalho

As ocupações de diretores são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior acrescida de programas de treinamento e especialização, correlatos às suas atividades. O pleno exercício das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência. No caso dos turismólogos o mercado de trabalho tem exigido curso superior em nível de bacharelado na área de turismo e/ou hotelaria e no mínimo dois anos de experiência profissional. É desejável o conhecimento de pelo menos um idioma estrangeiro.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • coordenar equipes;
  • comunicar-se;
  • definir planos, políticas e diretrizes;
  • traçar plano operacional;
  • produzir resultados;
  • demonstrar competências pessoais;
  • executar planos de negócios;
  • garantir qualidade de produtos e serviços;
  • realizar pesquisas;
  • analisar mercado;
  • participar da elaboração de planos de manejo;
  • elaborar plano de negócios;
  • conceder entrevistas;
  • elaborar programas turísticos;
  • capacitar equipes;
  • detectar tendências de mercado;
  • monitorar eventos;
  • avaliar relatórios;
  • firmar contratos de seguros;
  • planejar roteiros turísticos;
  • orientar equipes;
  • demonstrar dinamismo;
  • monitorar projetos;
  • negociar com fornecedores, clientes e parceiros;
  • elaborar plano de marketing turístico;
  • visitar parceiros;
  • demonstrar liderança;
  • realizar visitas de inspeção;
  • zelar pelo funcionamento da organização;
  • capacitar pessoas envolvidas no sistema de turismo;
  • elaborar orçamentos;
  • demonstrar poder de convencimento;
  • demonstrar proatividade;
  • alterar produto conforme oscilação de custos e de preço final;
  • inventariar oferta turística;
  • demonstrar criatividade;
  • atender a franqueados e parceiros;
  • gerir reuniões participativas;
  • elaborar planos de desenvolvimento local;
  • elaborar conteúdo programático para capacitação em turismo;
  • trabalhar em equipe;
  • elaborar cronogramas de viagens;
  • definir estratégias de marketing;
  • fomentar o envolvimento da sociedade;
  • definir estratégias de vendas;
  • identificar os atores sociais envolvidos;
  • captar recursos, patrocínios e apoio;
  • firmar contratos de compras;
  • demonstrar confiabilidade;
  • analisar localidades nacionais e internaconais, do ponto de vista turístico;
  • definir políticas de qualidade;
  • comparar condições da concorrência;
  • monitorar indicadores de desempenho;
  • controlar divulgação de produtos;
  • definir políticas de segurança;
  • decidir políticas de comissionamento;
  • identificar nichos de mercado;
  • participar de processo de licenciamento ambiental;
  • aprovar orçamentos;
  • emitir declaração de interesse e relevância turística;
  • informar-se da situação da organização;
  • receber visitantes;
  • coordenar elaboração de planos de uso público;
  • organizar eventos;
  • emitir pareceres e laudos técnicos;
  • acompanhar concorrência;
  • demonstrar visão de mercado;
  • gerir custos;
  • supervisionar contratos de serviços turísticos;
  • zelar pela imagem da organização;
  • identificar público alvo;
  • participar de feiras nacionais e internacionais;
  • aprovar campanhas de marketing;
  • definir objetivos;
  • analisar pesquisa de satisfação do cliente;
  • classificar estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos;
  • coordenar cerimonial;
  • tomar decisões;
  • avaliar comportamento dos resultados;
  • elaborar planos de turismo;
  • avaliar impactos sócioambientais e econômicos;
  • analisar oferta e demanda turística;
  • analisar legislação pertinente;
  • adequar estratégias e planos;
  • fixar metas;
  • articular com os atores sociais envolvidos;
  • analisar pontos turísticos;
  • calcular retorno de investimento;
  • gerir informação turística;
  • acompanhar desenvolvimento das viagens;
  • solicitar pesquisa de satisfação do cliente;
  • prestar consultoria e auditoria;
  • monitorar metas;
  • captar eventos;
  • estabelecer preços de produtos e serviços;
  • supervisionar qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos;
  • representar empresa em eventos;
  • contatar fornecedores;
  • avaliar vendas;
  • definir indicadores de desempenho;
  • avaliar desempenho de equipes;
  • implementar projetos;
  • assessorar a realização de eventos;
  • pesquisar fornecedores;
  • selecionar equipes;
  • programar promoções;
  • planejar eventos;
  • elaborar projetos e programas turísticos, culturais e ambientais;
  • definir prioridades;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • programar eventos;
  • elaborar políticas públicas de desenvolvimento do turismo;
  • implementar parcerias;
  • elaborar planos de lazer e entretenimento;
  • demonstrar agilidade;
  • demonstrar flexibilidade;
  • realizar diagnósticos turísticos;
  • escolher formas de divulgação;
  • prestar contas a superiores;
  • estabelecer parcerias;
  • cobrar padronização de produtos e serviços;
  • visualizar futuro;
  • coordenar programas de sensibilização em comunidades;
  • escolher produtos para promoção;
  • planejar logística terrestre, aérea e aquaviária;
  • demonstrar objetividade;
  • escolher produtos para veiculação;
  • avaliar margem de lucros;
  • estabelecer formas de pagamento;
  • estabelecer relações institucionais;
  • demonstrar fluência em outro idioma;
  • definir tipos e quantidade de auditorias;
  • avaliar desempenho dos parceiros;
  • corrigir desvios;

Divisões de categorias profissionais do CBO 1225-20

CBO 1225-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de turismólogo que pertence ao grupo dos diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação
Tabelas salariais em Excel cidade, estado e segmento

Cargos e salários CBO 1225-20 - Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 122520 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 122520 em todos os estados e cidades do Brasil.

Salário Turismologo

Turismologo: Brasil

O profissional no cargo de Turismologo CBO 1225-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.371 e 7.004 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 209 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1225-20.
Salário Analista de Turismo (turismólogo)

Analista de Turismo (turismólogo): Brasil

O profissional no cargo de Analista de Turismo (turismólogo) CBO 1225-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.371 e 7.004 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 209 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1225-20.
Salário Consultor em Turismo (turismólogo)

Consultor em Turismo (turismólogo): Brasil

O profissional no cargo de Consultor em Turismo (turismólogo) CBO 1225-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.371 e 7.004 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 209 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1225-20.
Salário Gestor em Turismo (turismólogo)

Gestor em Turismo (turismólogo): Brasil

O profissional no cargo de Gestor em Turismo (turismólogo) CBO 1225-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.371 e 7.004 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 209 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1225-20.
Salário Planejador de Turismo (turismólogo)

Planejador de Turismo (turismólogo): Brasil

O profissional no cargo de Planejador de Turismo (turismólogo) CBO 1225-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.371 e 7.004 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 209 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1225-20.