O que faz um Recepcionista Atendente CBO 4221-05
O Recepcionista Atendente realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.
Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.
Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Algumas funções no exercício da profissão
- observar normas internas de segurança;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- comunicar-se;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- planejar o cotidiano;
- agendar serviços;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- demonstrar competências pessoais;
- organizar informações a serem prestadas;
- demonstrar eficiência;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- emitir notas fiscais e recibos;
- demonstrar espírito de equipe;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- demonstrar respeito mútuo;
- acolher o cliente e passageiro;
- ver mais...
Profissões relacionadas:
- Guest Relations
- Recepcionista de Seguro Saúde
- Recepcionista de Crediário
- Concierge
- Atendente de Clínica Veterinária
- Recepcionista Caixa
- Recepcionista Atendente
- Atendente de Consultório Veterinário
- Recepcionista Vendedor de Passagens Aéreas
- Recepcionista Telefonista
- Recepcionista de Consultório Medico ou Dentário
Salário de Recepcionista Atendente - Série histórica em Guarulhos
O que faz um Recepcionista Atendente
- demonstrar eficiência;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- emitir notas fiscais e recibos;
- demonstrar espírito de equipe;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- demonstrar respeito mútuo;
- acolher o cliente e passageiro;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- demonstrar entusiasmo;
- anunciar a chegada do cliente;
- receber pagamentos;
- demonstrar senso de organização;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- agir com bom senso;
- conferir idoneidade dos clientes;
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Tabela salarial Recepcionista Atendente em Guarulhos, SP
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 1.774 | 21.288 | 444 | 8,28 | |
Média Salarial | 1.824 | 21.886 | 456 | 8,52 | |
1º Quartil | 1.585 | 19.018 | 396 | 7,40 | |
Salário Mediana | 1.725 | 20.700 | 431 | 8,06 | |
3º Quartil | 2.210 | 26.515 | 552 | 10,32 | |
Teto Salarial | 2.676 | 32.116 | 669 | 12,50 | |
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Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Recepcionista Atendente é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho de Guarulhos nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Dezembro de 2023 e Novembro de 2024, tivemos uma aumento de 23.76% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Recepcionista Atendente segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
Empresas que mais contratam Recepcionista Atendente em Guarulhos, SP
Funções do cargo de Recepcionista Atendente
Profissionais no cargo de Recepcionista Atendente recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.
Condições de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar de Recepcionista Atendente
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.
Principais atividades no cargo
Trabalhadores no cargo de Recepcionista Atendente devem observar normas internas de segurança, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, comunicar-se, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, planejar o cotidiano, agendar serviços, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, demonstrar competências pessoais, organizar informações a serem prestadas.
Quanto ganha um Recepcionista Atendente por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 4197 profissionais admitidos e desligados na cidade de Guarulhos, SP. A relação abrange somente Recepcionista Atendente em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
3.447 | 44 | 220 | 1.805,92 | 8,21 |
459 | 36 | 180 | 1.969,89 | 10,94 |
149 | 40 | 200 | 1.803,41 | 9,02 |
57 | 42 | 210 | 1.666,58 | 7,94 |
28 | 43 | 215 | 2.291,71 | 10,66 |
17 | 30 | 150 | 1.612,35 | 10,75 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |