Produtor de Radio - Salário Brasil

R$ 4.223,48/mês

Atualizado em

Hoje um Produtor de Radio ganha em média R$ 4.223,48 para uma jornada de trabalho de 37 horas semanais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto a dados de 385 profissionais admitidos e desligados em regime CLT nos últimos 12 meses divulgados pelo Novo CAGED.

Em 2025 a remuneração para Produtor de Radio pode variar entre o piso salarial mínimo de R$ 4.108,14 e o teto salarial de R$ 11.153,70, dependendo do segmento da empresa, localidade, formação, experiência na função e política de cargos e salários da empresa.

Você pode conferir logo abaixo na tabela salarial, mais dados da pesquisa como piso salarial 2025, salário mediana, salário por hora, mensal e anual para saber exatamente quanto ganha um Produtor de Radio.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Perfil Profissional

De acordo com nosso levantamento o perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 29 anos, ensino superior completo, do sexo masculino que trabalha 44h semanais em empresas do segmento de Atividades de rádio de todo o Brasil.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Produtor de Radio é São Paulo , SP.

Metodologia

Essa pesquisa salarial leva em consideração somente o salário base de Produtor de Radio, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Produtor de Radio CBO 2621-15

O Produtor de Radio produz e viabiliza projetos de produção de rádio e outros meios audiofônicos, em diferentes formatos e linguagens, para multiplataformas, ao vivo ou gravadas, contribuindo na elaboração de roteiros a partir de pesquisa de tendências e temáticas, considerando objetivos do projeto, do cliente, ou ainda do público-alvo Conduz produções como radiodramaturgia, radiorrevista, variedades e entretenimento, esportivas, programas de auditório e de estúdio, podcasts, informes publicitários e vinhetas, bem como produções jornalísticas e documentais de diferentes tipos Adequa o projeto às exigências legais e normativas (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais etc.

) e reúne a documentação necessária para realização de registro do projeto nos órgãos competentes locais, regionais, estaduais e nacionais Analisa variáveis que impactam no desenvolvimento da produção (situação de mercado do projeto ou cliente, seus objetivos e metas, público-alvo, capacidade de investimento em infraestrutura e equipe de trabalho, as perspectivas e orientações criativas), elaborando estratégias de marketing e indicadores de mensuração de desempenho e resultado Realiza pré-produção do projeto, estudando e decupando tecnicamente o roteiro, identificando e sistematizando exigências e condições técnicas e materiais para execução Constrói mapa de produção e desenvolvimento, dimensionando recursos humanos e estruturais para execução da proposta, bem como aqueles ligados à distribuição ou veiculação do produto final, evidenciando e controlando eventuais problemas e gargalos de produção, atrasos com clientes e mau dimensionamento de tempo e espaço das instalações.

Sugere, define, seleciona e contrata equipes técnicas de pré-produção, produção e pós-produção (direção, sonoplastia, gravação, edição e montagem, etc), equipes artísticas (elenco, atores, músicos e arranjadores, locutores etc), bem como equipamentos, espaços/locações e serviços em geral (transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc.

) Coordena, gerencia e monitora o desenvolvimento do projeto radiofônico e audiofônico, desde a montagem da infraestrutura e cenários, realização de ensaios, até a execução, gravação das cenas e tomadas, incluindo o processo de edição e finalização, distribuindo tarefas e realizando a gestão técnica e financeira Elabora projetos e realiza captação de recursos, benefícios e apoios para execução do projeto, definindo o orçamento e controlando o fluxograma financeiro do projeto (administração de estoque, aplicação de recursos, captação de recursos, comunicação financeira, controle do fluxo de caixa, controle patrimonial, demonstração de resultados e faturamento) Conduz a finalização da produção, supervisionando as atividades de edição e montagem de áudio e efeitos sonoros, atribuindo créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores.

Zela pela qualidade técnica e estética da produção, registrando nos órgãos competentes e viabilizando as condições de divulgação e distribuição da obra ou dos produtos, assim como contribuindo para a elaboração de estratégias de comunicação e marketing Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas para cinema, tv, rádio, teatro, música e internet Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Algumas funções no exercício da profissão

  • finalizar produção;
  • demonstrar competências pessoais;
  • criar propostas de projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • gerir recursos financeiros do projeto;
  • implementar projetos de produção de espetáculos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • pré-produzir projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • comunicar-se;
  • pesquisar temáticas;
  • demonstrar capacidade de lidar com imprevistos;
  • registrar projeto nos órgãos competentes;
  • sugerir equipe técnica em conformidade com o projeto;
  • elaborar projetos para a captação de recursos;
  • ver mais...

Salário de Produtor de Radio CBO 2621-15 - Série histórica

Quanto ganha um Produtor de Radio por região do Brasil

Tabela salarial para Produtor de Radio

Tabela salarial referentes ao salário base do cargo e na remuneração por períodos
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 4.108 49.298 1.027 22,38
Média Salarial 4.223 50.682 1.056 23,00
1º Quartil 1.561 18.735 390 8,50
Salário Mediana 2.032 24.384 508 11,07
3º Quartil 9.209 110.503 2.302 50,16
Teto Salarial 11.154 133.844 2.788 60,75
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Produtor de Radio negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais CBO 2621-15 da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Produtor de Radio é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Novembro de 2023 e Outubro de 2024, tivemos um aumento de 43.48% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Produtor de Radio CBO 2621-15 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.

Tipos de empresas que mais contratam

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
6010-1/00 Atividades de rádio 4.750,41
6021-7/00 Atividades de televisão aberta 3.214,29
5911-1/02 Produção de filmes para publicidade 1.979,18
6319-4/00 Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 4.244,22
9430-8/00 Atividades de associações de defesa de direitos sociais 2.841,50
7020-4/00 Atividades de consultoria em gestão empresarial 4.000,29
6130-2/00 Telecomunicações por satélite 1.457,60
5911-1/99 Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão 4.375,60
9001-9/99 Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares 1.978,00
7311-4/00 Agências de publicidade 10.485,00
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Quanto ganha um Produtor de Radio por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 385 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Produtor de Radio CBO 2621-15 em regime integral de trabalho.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
125 44 220 2.335,77 10,62
110 36 180 8.250,98 45,84
38 40 200 4.136,18 20,68
37 30 150 2.672,30 17,82
13 42 210 4.981,54 23,72
7 22 110 1.693,14 15,39

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários por nível profissional e porte da empresa

Metodologia: Salários de 193 profissionais demitidos pelas empresas.
Porte da Empresa Júnior Pleno Sênior
Micro 5.044,89 5.576,07 6.902,09
Pequenas 3.507,18 4.038,37 5.364,39
Médias 3.828,13 4.359,31 5.685,33
Grandes Empresas 4.129,49 4.660,68 5.986,69
  • *Produtor de Radio Júnior: até 4 anos;
  • *Produtor de Radio Pleno: de 4 a 6 anos;
  • *Produtor de Radio Sênior: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Gráficos de pesquisa

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Produtor de Radio

  • Salário Base: R$ 4.223,48
  • Salário-educação (3%): R$ 126,70
  • Sistema S (2%): R$ 84,47
  • INSS Patronal (20%): R$ 844,70
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 42,23
  • FGTS (8%): R$ 337,88
  • Férias 1/12: R$ 351,96
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 844,70
  • Periculosidade (30%): R$ 1.267,04
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 117,32
  • 13º Salário: R$ 351,96
  • FGTS sobre Férias: R$ 28,16
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 9,39
  • FGTS sobre 13º: R$ 28,16
  • Aviso Prévio: R$ 351,96
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 28,16
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 351,96

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

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Salário e mercado de trabalho para Produtor de Radio