O que faz um Operador de Centro Telefônico CBO 4222-05
O Operador de Centro Telefônico opera equipamentos e sistemas de telefonia em empresa ou instituição Realiza, transfere e atende chamadas locais, interurbanas e internacionais.
Presta informações sobre ramais, números de telefone e códigos de áreas nacionais e internacionais Recebe, anota e transmite mensagens Organiza e atualiza cadastros.
Orienta funcionários sobre normas e sistemas de telefonia Pode tarifar ligações Atua de acordo com manuais e protocolos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Algumas funções no exercício da profissão
- prestar serviços;
- fornecer informações;
- demonstrar competências pessoais;
- operar equipamentos;
- treinar funcionários;
- comunicar-se;
- atender o cliente;
- elaborar escalas de trabalho;
- monitorar atendimentos;
- cadastrar informações;
- higienizar equipamentos de trabalho;
- bloquear ligações;
- consultar banco de dados de procedimentos via internet;
- digitar teclados;
- preencher boleto de tarifa;
- pesquisar banco de dados telefônico;
- demonstrar objetividade;
- ouvir o cliente;
- informar horário de atendimento;
- ver mais...
Profissões relacionadas:
Salário de Operador de Centro Telefônico - Série histórica em São Paulo
O que faz um Operador de Centro Telefônico
- higienizar equipamentos de trabalho;
- bloquear ligações;
- consultar banco de dados de procedimentos via internet;
- digitar teclados;
- preencher boleto de tarifa;
- pesquisar banco de dados telefônico;
- demonstrar objetividade;
- ouvir o cliente;
- informar horário de atendimento;
- informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
- sondar tipo de solicitação de serviço;
- fazer monitoria ativa;
- informar sobre eventos e cursos;
- encaminhar reclamações ao supervisor;
- redigir ordens de serviço;
- cadastrar telefone e ramais de empresas;
- retornar contato com cliente;
- demonstrar paciência;
- preencher livros de ocorrências diárias;
- ver mais...
Tabela salarial Operador de Centro Telefônico em São Paulo, SP
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 1.837 | 22.045 | 459 | 9,55 | |
Média Salarial | 1.889 | 22.664 | 472 | 9,82 | |
1º Quartil | 1.625 | 19.502 | 406 | 8,45 | |
Salário Mediana | 1.825 | 21.900 | 456 | 9,48 | |
3º Quartil | 2.316 | 27.786 | 579 | 12,03 | |
Teto Salarial | 2.805 | 33.656 | 701 | 14,58 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Operador de Centro Telefônico é um cargo que está com demanda restrita no mercado de trabalho de São Paulo nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Dezembro de 2023 e Novembro de 2024, tivemos uma queda de 77.55% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Operador de Centro Telefônico segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
Empresas que mais contratam Operador de Centro Telefônico em São Paulo, SP
Funções do cargo de Operador de Centro Telefônico
Profissionais no cargo de Operador de Centro Telefônico operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.
Condições de trabalho
Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.
O que é preciso para trabalhar de Operador de Centro Telefônico
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho.
Principais atividades no cargo
Trabalhadores no cargo de Operador de Centro Telefônico devem prestar serviços, fornecer informações, demonstrar competências pessoais, operar equipamentos, treinar funcionários, comunicar-se, atender o cliente, elaborar escalas de trabalho, monitorar atendimentos, cadastrar informações.
Quanto ganha um Operador de Centro Telefônico por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 1540 profissionais admitidos e desligados na cidade de São Paulo, SP. A relação abrange somente Operador de Centro Telefônico em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
664 | 44 | 220 | 1.907,65 | 8,67 |
527 | 36 | 180 | 1.865,52 | 10,36 |
239 | 30 | 150 | 1.819,35 | 12,13 |
30 | 40 | 200 | 2.185,13 | 10,93 |
24 | 42 | 210 | 1.880,79 | 8,96 |
11 | 28 | 140 | 1.600,36 | 11,43 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |