Arquivista de Documentos - Salário 2025 - Itapevi, SP

O que faz um Arquivista de Documentos

Profissionais no cargo de Arquivista de Documentos organizam documentos e informações. Orientam usuários e os auxiliam na recuperação de dados e informações. Disponibilizam fonte de dados para usuários. Providenciam aquisição de material e incorporam material ao acervo. Arquivam documentos, classificando- os segundo critérios apropriados para armazená-los e conservá-los. Prestam serviço de comutação, alimentam base de dados e elaboram estatísticas. Executam tarefas relacionadas com a elaboração e manutenção de arquivos, podendo ainda, operar equipamentos reprográficos, recuperar e preservar as informações por meio digital, magnético ou papel.

Condições de trabalho

Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa trabalham nas mais variadas atividades econômicas onde haja documentos, fitas, vídeos e outros objetos de acervo documental. Predominantemente atuam em bibliotecas e centros de documentação nas áreas de ensino e pesquisa, saúde, serviços sociais, redes de rádio e televisão, bancos, empresas de processamento de dados, em instituições públicas, privadas e ong. Organizam-se em equipes e podem atuar em mutirão, sem horário fixo. Em algumas atividades, podem atuar à distância (codificador de dados). Trabalham em ambiente fechado, em diferentes horários - diurno, noturno, em rodízio de turno e em horários irregulares. Podem permanecer por longos períodos em posições desconfortáveis. Em algumas atividades estão sujeitos à poeira e à materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para Arquivista de Documentos

O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível médio e curso básico profissionalizante de até duzentas horas. O pleno desempenho das atividades ocorre após um a dois anos de experiência.

Funções do cargo de Arquivista de Documentos

  1. desinfetar material;
  2. expor novas aquisições;
  3. pedir emprestado materiais de outras instituições;
  4. listar material bibliográfico em duplicata;
  5. antecipar devolução;
  6. demonstrar controle emocional;
  7. registrar a entrada do material;
  8. controlar a qualidade do material;
  9. permutar material com outras instituições;
  10. disponibilizar documentos em formato digital;
  11. demonstrar capacidade de localização;
  12. demonstrar atenção ao detalhe;
  13. colocar códigos de barras;
  14. pesquisar em catálogo coletivo nacional;
  15. receber devolução de materiais do acervo;
  16. revisar o estado físico dos materiais devolvidos;
  17. registrar documentos;
  18. cadastrar clientes e usuários;
  19. demonstrar agilidade;
  20. introduzir novas informações em banco de dados;
  21. organizar sites de entidades normativas;
  22. ver mais...

Quanto ganha um Arquivista de Documentos em Itapevi, SP

De acordo com o Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, não houveram contratações nem demissões de profissionais no cargo de Arquivista de Documentos CBO 415105 em Itapevi, SP no período de Março de 2024 a Fevereiro de 2025.

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