CBO 4151-05 - Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4151-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Arquivista de documentos realiza o arquivamento de documentos, incorporando as novas aquisições em acervos físico e digital e executando a conservação e a manutenção dos acervos – inclusive pelo controle de parâmetros ambientais para preservação dos documentos em papel, sob orientação de profissional de nível superior, em centros de documentação públicos e particulares Atende o público usuário, fornecendo referências para localização de materiais, registrando empréstimos e revisando o estado físico dos documentos devolvidos.
Participa na montagem, na realização e na desmontagem de exposições do acervo Cumpre normas regulamentadoras de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa CBO 4151-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4151-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.
- Escriturários.
O que faz um Arquivista de documentos
O Arquivista de documentos (ou similar) planeja o trabalho, tomando conhecimento das orientações emitidas por profissional de nível superior - responsável pela criação, pela organização e pela manutenção de acervos - e priorizando atividades Verifica a disponibilidade de materiais e de equipamentos para a realização dos trabalhos, providenciando os faltantes.
Incorpora documentos aos acervos físico e digital, conferindo material adquirido e controlando sua qualidade.
Registra a entrada em sistema informatizado Auxilia na catalogação e na classificação dos documentos.
Providencia cópias de segurança Prepara documentos para digitalização e identifica cada um deles com código de barras ou outra forma de identificação.
Coloca os novos documentos em arquivo físico, estático ou deslizante.
Disponibiliza os novos documentos em formato digital Faz a conservação e a manutenção de arquivos físicos, higienizando e desinfetando documentos, examinando a forma de armazenamento dos itens e controlando parâmetros ambientais para preservação.
Encaderna documentos.
Mantém arquivos digitais para que estejam sempre acessíveis e recuperáveis, em sistemas que incorporam os avanços na tecnologia de armazenamento eletrônico Inventaria o acervo, sob supervisão e seguindo orientações de profissional de nível superior Participa na montagem, na realização e na desmontagem de exposições temporárias do acervo.
Auxilia na montagem e na manutenção de exposições permanentes Auxilia no atendimento aos usuários, informando-lhes as referências para recuperar documentos Orienta a consulta nos acervos e nas bases de dados catalográficos e bibliográficos.
Esclarece dúvidas, indicando fontes alternativas das informações procuradas Reserva material do acervo para o usuário, realiza o empréstimo e controla a devolução.
Orienta o usuário sobre o manuseio da documentação e revisa o estado físico dos documentos devolvidos Monitora o uso de materiais do acervo comum e de obras raras Empresta e pede empréstimo de materiais a outras instituições.
Pesquisa dados e rastreia normas técnicas, em atendimento a solicitações de usuários Cadastra e atualiza informações de usuários Pode elaborar relatórios e organizar dados estatísticos.
Providencia a aquisição de material para os acervos físicos e digitais, apurando preços, verificando especificações e acessando sistema para consultar a data de entrega Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém instrumentos e equipamentos de trabalho limpos e em plenas condições de uso e funcionamento.
Monitora o funcionamento do sistema de informática Solicita serviços de manutenção para reparos em equipamentos Realiza a destinação de resíduos, providenciando descarte de acordo com as normas ambientais Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual – tais como luvas, óculos de segurança, máscara de proteção respiratória e toucas -, especialmente durante os processos de higienização de documentos.
Funções
O funcionário CBO 4151-05 deve elaborar estatísticas, incorporar material ao acervo, prestar serviço de comutação, providenciar aquisição do material para o acervo, disponibilizar fonte de dados para usuários, demonstrar competências pessoais, preservar acervo, organizar o acervo, recuperar dados e informações, orientar usuários, alimentar base de dados.
Atividades exercidas por um Arquivista de documentos CBO 4151-05
Um Arquivista de documentos (ou sinônimo) deve demonstrar paciência, solicitar doações, reproduzir documentos e materiais, colocar número de chamada no material, organizar dados estatísticos, vender informações e publicações, negociar com o usuário, entrevistar o usuário, cobrar do usuário pelos serviços prestados, demonstrar agilidade, emitir pedidos a bibliotecas base, controlar a utilização dos materiais, arquivar documentos nas formas eletrônica e papel, emprestar material para outros setores da instituição, demonstrar atenção ao detalhe, consistir dados, preparar material para digitação, atualizar cadastro de clientes e usuários, controlar parâmetros ambientais para preservação, atender pesquisa do usuário, elaborar lista de classificação, listar material bibliográfico em duplicata, introduzir novas informações em banco de dados, digitalizar acervo, pesquisar em catálogo coletivo nacional, reclamar falhas no processo de comutação, demonstrar solicitude, alfabetar fichas, comunicar chegada de material ao usuário, controlar embalagem e armazenamento de material, pesquisar dados, demonstrar criatividade, cadastrar clientes e usuários, registrar documentos, reservar material para o usuário, demonstrar cordialidade, emprestar materiais para uso domiciliar, emprestar materiais para outras instituições, enumerar itens para classificação, demonstrar controle emocional, indicar fontes similares, magnetizar material, permutar material com outras instituições, desinfetar material, receber pedidos de material, registrar a entrada do material, codificar itens do questionário, guardar material nas estantes, desmagnetizar material bibliográfico, pesquisar acervos de outras instituições, expor novas aquisições, pedir emprestado materiais de outras instituições, esclarecer dúvidas do usuário, colocar códigos de barras, aplicar penalidades por atraso, elaborar relatórios, propor aquisição do material, acrescentar dados a planilha pré-existente, encadernar material, fornecer resultados para análise do acervo, organizar fisicamente o acervo, ler estantes, fazer preparo físico do material, controlar a qualidade do material, realizar exposições temporárias e permanentes do acervo, revisar o estado físico dos materiais devolvidos, antecipar devolução, classificar documentos, repor fichas nos livros, arquivar fichas, elaborar instrumentos de pesquisa, demonstrar capacidade de localização, higienizar material, organizar sites de entidades normativas, coletar dados, disponibilizar documentos em formato digital, levantar preço do material, comunicar-se, verificar solicitações de comutação, solicitar fatura - invoice, conferir material adquirido, rastrear normas técnicas, tipificar arquivos, orientar o usuário sobre a utilização do material, demonstrar capacidade de organização, realizar mediação entre o usuário e o detentor do direito a informação, montar sumários correntes, acessar sistema de aquisição de material, atualizar base de dados do acervo, auxiliar a catalogação do material, revisar coleta de dados, encaminhar pedidos, inventariar o acervo, preparar dados, receber devolução de materiais do acervo, orçar pedido do cliente, montar arquivos nas formas eletrônica e papel.