CBO 9921-15 - Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 9921-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular que pertence ao grupo dos outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Borracheiro conserta pneus a frio e a quente, repara câmaras de ar e troca pneus, utilizando ferramentas, máquinas e outros equipamentos de borracharia, a fim de restabelecer as condições de utilização do conjunto de roda e pneu Realiza a desmontagem e a montagem de pneus.
Controla a vida útil e a utilização dos pneus, realizando rodízios e encaminhamentos para recapagem Realiza a manutenção básica dos equipamentos utilizados nos serviços de borracharia Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular CBO 9921-15 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 9921-15
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
- Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular.
- Outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação.
O que faz um Borracheiro
O Borracheiro (ou similar) prepara as atividades, selecionando materiais, ferramentas, instrumentos e equipamentos Leva o conjunto acondicionado ao local da prestação de socorro a veículos.
Conserta pneus a frio e a quente, localizando o furo, retirando o objeto perfurante, escareando e realizando a limpeza do local, a fim de preparar para o conserto.
Aplica cimento vulcanizante e vulcaniza o pneu Escolhe remendo adequado, de acordo com o local danificado.
Fixa manchão no pneu Introduz refil de vedação no furo.
Retira agulha do refil e apara-o rente ao pneu.
Fixa remendo com rolete no pneu Infla o pneu ou câmara com ar comprimido e examina-o.
Verifica vazamentos, após o conserto.
Calibra o pneu Repara câmara de ar, inflando-a e mergulhando-a em uma caixa d’água, para localizar vazamento Seca a câmara de ar e realiza seu lixamento com esmeril, ao redor do furo.
Passa cola no local do furo Fixa borracha de ligação Cobre remendo com papel celofane ou material análogo.
Coloca câmara de ar na máquina vulcanizadora, controlando o tempo de exposição e retirando-a em seguida Resfria câmaras de ar em temperatura ambiente e realiza os procedimentos necessários para verificar se o vazamento foi vedado.
Ressulca pneus, consultando ficha do pneu – para certificar-se de que é possível ressulcar o pneu e levantar outras informações para o processo – e selecionando lâminas da máquina de ressulcar Limpa o lado externo do pneu Ressulca o pneu, acompanhando o desenho do sulco original.
Troca pneus, calçando rodas dianteiras e traseiras, afrouxando porcas e selecionando o macaco hidráulico de acordo com o peso do veículo a ser levantado Posiciona o macaco na base do veículo Ergue o veículo e posiciona o cavalete de segurança.
Retira cônicos e porcas Retira o conjunto de pneu e roda do veículo Coloca roda nos prisioneiros dos cubos, coloca cônicos e porcas no prisioneiro.
Fixa rodas com parafusos Em rodas raiadas, fixa castanhas e porcas e centraliza as rodas Realiza o aperto das porcas e retira cavalete e macaco hidráulico Controla a vida útil e a utilização do pneu, realizando marcações para identificação do pneu, preenchendo ficha de controle de uso e controlando entrada e saída de pneus para recapagem Controla o número de reformas sofridas pelo pneu.
Examina o estado da carcaça, realiza rodízio e mantém a calibragem dos pneus Verifica ovalação da roda Separa pneus por medidas Realiza a montagem e a desmontagem de pneu, retirando núcleo de válvula, descolando talões do pneu e retirando o friso e o pneu da roda Retira o protetor da câmara de ar e a câmara de ar do pneu Escova roda e friso da roda Limpa parte interna do pneu Aplica talco grafite ou pasta entre as regiões de contato da câmara e pneu Coloca câmara no pneu Coloca conjunto protetor, câmara e pneu na roda Aplica lubrificante no talão (linha do pneu), assenta friso na roda e fixa válvula na câmara ou diretamente no pneu sem câmara Coloca água na câmara dos pneus de tratores agrícolas Presta socorro a veículos, levantando informações sobre o local e sobre a ocorrência que motivou o pedido Informa-se sobre ano e modelo do veículo e sobre o tipo, as dimensões e outras especificações do pneu Levanta informações sobre o tipo de roda Dirige-se ao local com os equipamentos e outros materiais Sinaliza a pista e procede à troca de pneus Realiza manutenção de equipamentos, verificando vazamentos e repondo óleo do macaco hidráulico, mantendo válvula de alívio fechada após uso e verificando óleo do compressor Troca água de caixa d’água Esgota água do compressor Limpa ferramentas Conserva o local de trabalho limpo e organizado Preenche documentação técnica, tais como relatórios de controle do processo, requisições de material e fichas técnicas Segue procedimentos de segurança, utilizando equipamentos de proteção individual (EPI) e verificando as condições de segurança de ferramentas, instrumentos, máquinas e equipamentos.
Funções
O funcionário CBO 9921-15 deve demonstrar competências pessoais, realizar manutenção de equipamentos, reparar câmara de ar, ressulcar pneus, balancear conjunto roda e pneu, trocar pneus, controlar vida Útil e utilização do pneu, consertar pneus a frio e a quente, prestar socorro a veículos, realizar montagem e desmontagem de pneu, realizar alinhamento.
Atividades exercidas por um Borracheiro CBO 9921-15
Um Borracheiro (ou sinônimo) deve secar câmara de ar, escovar roda e friso da roda, dirigir-se ao local com os equipamentos necessários, levantar informações sobre o local, introduzir refil de vedação no furo, retirar friso, inflar câmara de ar com a válvula, calibrar pneu, verificar se o pneu é ressulcável, colocar conjunto protetor, câmara e pneu na roda, retirar núcleo de válvula, verificar vazamentos, demonstrar educação, mergulhar câmara de ar em uma caixa dágua, retirar câmara de ar do pneu, resfriar câmaras de ar em temperatura ambiente ou na água, ressulcar o pneu acompanhando o desenho do sulco original, marcar pneu, fixar castanhas e porcas em rodas raiadas, retirar protetor da câmara de ar, demonstrar eficiência, trabalhar com segurança, demonstrar pontualidade, limpar ferramentas, demonstrar atenção pelos clientes, afrouxar porcas, demonstrar senso de observação, posicionar macaco na base do carro, fixar válvula na câmara, informar sobre ano e modelo do carro, localizar vazamento na camara de ar, colocar água na câmara - trator agrícola, manter válvula de alívio fechada após uso, aplicar talco grafite ou pasta entre as regiões de contato da câmara e pneu, selecionar macaco hidráulico de acordo com peso a ser levantado, lixar câmara de ar com esmeril ao redor do furo, fixar manchão no pneu, retirar câmara de ar da máquina vulcanizadora, escolher remendo adequado de acordo com local danificado, examinar pneu, retirar agulha do refil, repor óleo do macaco hidráulico, levantar informações sobre tipo de roda - raiada ou disco, fixar rodas com parafusos, trabalhar em equipe, verificar se o vazamento foi vedado, localizar furo, realizar rodízio de pneus, vulcanizar pneu, fixar borracha de ligação, centralizar rodas raiadas, descolar talões do pneu, aplicar cimento vulcanizante, controlar entrada e saída de pneus para recapagem, passar cola no local do furo, esgotar água do compressor, selecionar lâminas da máquina de ressulcagem, verificar condições do pneu, erguer veículos, demonstrar responsabilidade, colocar câmara na máquina vulcanizadora, participar em reuniões da cipa, utilizar ferramentas adequadas, escarear local do remendo, calçar rodas dianteiras e traseiras, fixar remendo com rolete no pneu, demonstrar conhecimentos básicos em mecânica de veículos, trocar água de caixa dágua, controlar número de reformas sofridas pelo pneu, verificar óleo do compressor, assentar friso na roda, demonstrar capacidade de organização, informar-se sobre dimensão e medidas do pneu, separar pneus por medidas, demonstrar capacidade de resistência física, descontaminar local do conserto, aparar refil rente ao pneu, examinar estado de carcaça do pneu, demonstrar senso de humor, inflar pneu ou câmara com ar comprimido, retirar cônicos e porcas, cobrir remendo com papel celofane, limpar lado externo do pneu, retirar objeto perfurante, colocar roda nos prisioneiros dos cubos, retirar cavalete e macaco hidráulico, colocar câmara no pneu, manter calibragem dos pneus, consultar ficha do pneu, colocar cavalete no eixo do carro, apertar porcas em sentido x, verificar ovalação da roda, posicionar cavalete de segurança, retirar pneu da roda, inspecionar pneu, levantar informações sobre o acontecido, limpar parte interna do pneu, verificar vazamentos do macaco hidráulico, demonstrar paciência, utilizar equipamentos de proteção individual, colocar cônicos e porcas no prisioneiro, preencher ficha de controle de uso de pneus, aplicar lubrificante no talão - linha do pneu, retirar conjunto pneu e roda do carro, sinalizar pista.