CBO 8621-55 - Operadores de máquinas a vapor e utilidades - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 8621-55 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de máquinas a vapor e utilidades que pertence ao grupo dos operadores de produção, captação, tratamento e distribuição (energia, água e utilidades), segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Operador de utilidade (produção e distribuição de vapor, gás, óleo, combustível, energia, oxigênio) executa e controla atividades relacionadas com utilidades industriais de produção e distribuição de combustíveis, óleos, oxigênio, vapores, gases industriais e outros produtos e substâncias similares Prepara as atividades, organizando o local de trabalho e selecionando instrumentos e ferramentas.

Executa a preparação de máquinas e equipamentos relacionados à produção e à distribuição de utilidades industriais para entrarem em operação Realiza a manutenção básica de máquinas e equipamentos Cumpre normas e procedimentos de segurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de máquinas a vapor e utilidades CBO 8621-55 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 8621-55

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Operadores de máquinas a vapor e utilidades.
      • Operadores de produção, captação, tratamento e distribuição (energia, água e utilidades).

O que faz um Operador de utilidade (produção e distribuição de vapor, gás, óleo, combustível, energia, oxigênio)

O Operador de utilidade (produção e distribuição de vapor, gás, óleo, combustível, energia, oxigênio) (ou similar) prepara as atividades, organizando o local de trabalho e selecionando instrumentos e ferramentas, de acordo com especificações técnicas do processo Executa a preparação de máquinas e equipamentos relacionados à produção e à distribuição de utilidades para entrarem em operação, interpretando normas técnicas operacionais.

Realiza inspeção para identificar e solucionar anormalidades.

Verifica e completa nível de óleo, para acionar e testar o funcionamento de máquinas e equipamentos Executa e controla atividades relacionadas com utilidades industriais de produção e distribuição de combustíveis, óleos, oxigênio, vapores, gases industriais e outros produtos e substâncias similares, identificando redes e interpretando fluxograma de distribuição de utilidades.

Eleva a pressão do gás para distribuição, e a pressão dos vasos, por meio de compressor de gás Controla o funcionamento de caldeiras para produção de vapor, verificando vazão da água e mantendo controle sobre pressão da caldeira e distribuição do vapor.

Efetua atividades para produção de gás de ulha - como testes a frio das baterias e conferências das quantidades de carvão nas torres de alimentação das baterias -, para o efetivo carregamento das baterias com o combustível, mantendo controle sobre a umidade do carvão com vistas ao melhor rendimento do processo.

Utiliza compressor de gás para separação de produtos como gasolina e gás liquefeito de petróleo (GLP) Opera sistema de bombeamento de líquidos e semilíquidos, manuseando válvulas e controlando temperatura, pressão e níveis das substâncias e produtos bombeados.

Interage com sistemas, por meio de telas e painéis, para execução das atividades de controle da produção e distribuição de utilidades.

Elabora procedimentos operacionais relacionados às atividades de controle da produção e distribuição de utilidades Identifica as condições inseguras e bloqueia equipamentos em situação de risco Realiza a manutenção básica, lubrificando máquinas e equipamentos e realizando pequenos reparos.

Identifica defeitos, solicitando manutenção preventiva e corretiva Preenche relatório, mantendo registros sobre funcionamento das máquinas e dos equipamentos Armazena resíduos em condições seguras, realizando o descarte de acordo com normas ambientais.

Conserva o local das atividades limpo e organizado Mantém ferramentas e instrumentos de trabalho limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.

.

Funções

O funcionário CBO 8621-55 deve controlar o funcionamento de máquinas / instalações fixas, realizar manutenção de rotina, controlar o funcionamento de caldeiras, demonstrar competências pessoais, operar sistemas de bombeamento, preparar máquinas e equipamentos para entrar em operação, efetuar atividades para produção de gás de hulha, trabalhar com segurança, distribuir utilidades.

Atividades exercidas por um Operador de utilidade (produção e distribuição de vapor, gás, óleo, combustível, energia, oxigênio) CBO 8621-55

Um Operador de utilidade (produção e distribuição de vapor, gás, óleo, combustível, energia, oxigênio) (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de concentração, zelar pelo patrimônio da empresa, controlar pressão da caldeira, conferir quantidades de carvão na torre das baterias, demonstrar senso de organização, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, verificar vazão da água, controlar umidade do carvão, utilizar compressor de gás para separação de produtos - gasolina e glp, bloquear equipamentos em situação de risco, identificar redes de distribuição de utilidades, elevar a pressão do gás para distribuição, elaborar procedimentos operacionais, demonstrar predisposição para atualização profissional, adaptar-se a situações adversas, acionar máquinas e equipamentos, demonstrar senso de responsabilidade, manusear válvulas, testar o funcionamento de máquinas e equipamentos, verificar nível de óleo e água dos equipamentos, interpretar normas técnicas operacionais, armazenar resíduos em condições seguras, inspecionar máquinas e equipamentos, solicitar a manutenção de máquinas e equipamentos, controlar níveis de produtos bombeados, identificar condições inseguras, identificar defeitos, interpretar normas de segurança e de meio ambiente, auxiliar na análise preliminar de riscos, elaborar relatórios de funcionamento, trabalhar com atenção, lubrificar máquinas e equipamentos, demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos, completar nível de água e óleo, usar equipamentos de proteção individual, interpretar fluxograma de distribuição de utilidades, controlar temperatura e pressão, trabalhar sob pressão, realizar testes a frio nas baterias, trabalhar em equipe, estar comprometido com a preservação do meio ambiente, carregar baterias com carvão, controlar distribuição de vapor, monitorar manutenção de máquinas e equipamentos, elevar a pressão nos vasos, por meio de compressor de gás, demonstrar iniciativa.

Cargos e salários CBO 8621-55 - Operadores de máquinas a vapor e utilidades

Salário Operador de Utilidade (Produção e Distribuição de Vapor Gás Óleo Combustível Energia Oxigênio)

Operador de Utilidade (Produção e Distribuição de Vapor Gás Óleo Combustível Energia Oxigênio): Brasil

  • 3.263
  • Brasil
  • 2.473 - 4.827
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Utilidade (Produção e Distribuição de Vapor Gás Óleo Combustível Energia Oxigênio) CBO 8621-55 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.473 e 4.827 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.263 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8621-55.
Salário Operador de Utilidade (produção e Distribuição de Vapor e Energia)

Operador de Utilidade (produção e Distribuição de Vapor e Energia): Brasil

  • 3.263
  • Brasil
  • 2.473 - 4.827
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Utilidade (produção e Distribuição de Vapor e Energia) CBO 8621-55 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.473 e 4.827 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.263 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8621-55.
Salário Operador de Utilidade (Produção e Distribuição de Vapor Gás Óleo Combustível Energia Oxigênio)

Operador de Utilidade (Produção e Distribuição de Vapor Gás Óleo Combustível Energia Oxigênio): São Paulo

  • 1.167
  • São Paulo
  • 2.359 - 4.024
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Utilidade (Produção e Distribuição de Vapor Gás Óleo Combustível Energia Oxigênio) CBO 8621-55 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.359 e 4.024 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.167 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8621-55.
Salário Operador de Utilidade (Produção e Distribuição de Vapor Gás Óleo Combustível Energia Oxigênio)

Operador de Utilidade (Produção e Distribuição de Vapor Gás Óleo Combustível Energia Oxigênio): Rio Grande do Sul

  • 322
  • Rio Grande do Sul
  • 3.415 - 7.370
  • 44h
O profissional no cargo de Operador de Utilidade (Produção e Distribuição de Vapor Gás Óleo Combustível Energia Oxigênio) CBO 8621-55 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 3.415 e 7.370 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 322 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8621-55.
Salário Operador de Utilidade (Produção e Distribuição de Vapor Gás Óleo Combustível Energia Oxigênio) São Paulo

Operador de Utilidade (Produção e Distribuição de Vapor Gás Óleo Combustível Energia Oxigênio): São Paulo, SP

  • 216
  • São Paulo, SP
  • 2.105 - 3.577
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Utilidade (Produção e Distribuição de Vapor Gás Óleo Combustível Energia Oxigênio) CBO 8621-55 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.105 e 3.577 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 216 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8621-55.
Salário Operador de Utilidade (produção e Distribuição de Vapor e Energia)

Operador de Utilidade (produção e Distribuição de Vapor e Energia): Minas Gerais

  • 313
  • Minas Gerais
  • 2.087 - 3.520
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Utilidade (produção e Distribuição de Vapor e Energia) CBO 8621-55 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.087 e 3.520 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 313 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8621-55.
Salário Operador de Utilidade (produção e Distribuição de Vapor e Energia)

Operador de Utilidade (produção e Distribuição de Vapor e Energia): São Paulo

  • 1.167
  • São Paulo
  • 2.359 - 4.024
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Utilidade (produção e Distribuição de Vapor e Energia) CBO 8621-55 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.359 e 4.024 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.167 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8621-55.
Salário Operador de Utilidade (produção e Distribuição de Vapor e Energia) São Paulo

Operador de Utilidade (produção e Distribuição de Vapor e Energia): São Paulo, SP

  • 216
  • São Paulo, SP
  • 2.105 - 3.577
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Utilidade (produção e Distribuição de Vapor e Energia) CBO 8621-55 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.105 e 3.577 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 216 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8621-55.