CBO 8233-25 - Trabalhador da elaboração de pré-fabricados (concreto armado) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de instalações e equipamentos de fabricação de materiais de construção

O profissional no cargo de Trabalhador da elaboração de pré-fabricados (concreto armado) CBO 8233-25 realiza a elaboração de pré-fabricados de concreto armado, preparando armações de aço, montando formas e moldes, posicionando as armações de aço em formas e moldes, preparando a massa para a fabricação das peças, enchendo formas e moldes com a massa, moldando e executando o acabamento das peças, para obter vigas, pilares, tubos, lajes, placas de revestimentos e outros elementos, produzidos de acordo com especificações técnicas Planeja as atividades, verificando ordens de serviço e interpretando desenhos e projetos estruturais e arquitetônicos.

Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental

CBO 8233-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de instalações e equipamentos de fabricação de materiais de construção que pertence ao grupo dos trabalhadores de instalações siderúrgicas e de materiais de construção, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Trabalhador da elaboração de pré-fabricados (concreto armado), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de instalações e equipamentos de fabricação de materiais de construção CBO 8233-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 8233-25

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Operadores de instalações e equipamentos de fabricação de materiais de construção.
      • Trabalhadores de instalações siderúrgicas e de materiais de construção.

O que faz um Trabalhador da elaboração de pré-fabricados (concreto armado)

O Trabalhador da elaboração de pré-fabricados (concreto armado) CBO 8233-25 planeja as atividades, verificando ordens de serviço e analisando as especificações técnicas das peças a serem produzidas Lê e interpreta desenhos e projetos estruturais e arquitetônicos.

Prepara a armação, cortando e dobrando barras de aço, soldando estribos, posicionando as barras principais e efetuando as amarrações necessárias.

Faz o controle dimensional da armação, para verificar se está de acordo com as especificações Monta as formas e os moldes, organizando-os, limpando-os e lubrificando-os, para que permitam o perfeito encaixe da armação.

Controla a dimensão das formas e dos moldes Posiciona as armações de aço em formas e moldes, fixando as juntas de dilatação.

Pode elaborar peças de concreto protendido, passando cordoalhas de aço no molde e esticando-as até obter a tensão especificada para a produção da peça.

Prepara a massa para a fabricação das peças de concreto armado, interpretando tabelas e ordem de serviço Dosa componentes da massa, conforme as formulações.

Mistura os componentes, manualmente ou utilizando máquinas e equipamentos.

Retira amostras para o controle de qualidade e as envia ao laboratório Prepara corpo de prova para verificar a resistência à compressão após a cura das peças produzidas Molda as peças de concreto armado, adensando a massa com vibrador, cilindro e disco e enchendo as formas e os moldes com a massa.

Modela as peças, manualmente ou mecanicamente, desempenando e alisando as peças moldadas Grava as especificações técnicas na peça, para permitir o rastreamento após a instalação da peça na obra Realiza o acabamento das peças de concreto armado, lixando-as e retirando rebarbas.

Identifica defeitos - como falhas e trincas - e verifica as possíveis correções Executa os reparos necessários para que a superfície da peça tenha a aparência de acordo com os requisitos do projeto.

Envia o corpo de prova – após o processo de cura - ao laboratório, para a realização de ensaios Descarta os resíduos, de acordo com os procedimentos ambientais adotados pela empresa Mantém o local de trabalho limpo e organizado, acondicionando os instrumentos de trabalho.

Zela pelas condições de segurança, identificando riscos no local de trabalho, prevenindo acidentes e utilizando os equipamentos de proteção individual.

Funções do cargo

O funcionário CBO 8233-25 deve preparar massas para fabricação de peças de concreto armado, cimento amianto e pedras artificiais, classificar peças de concreto armado, pedras artificiais, cimento amianto e de tijolos refratários, realizar acabamentos em peças de concreto armado, pedras artificiais e cimento amianto, demonstrar competências pessoais, preparar moldes, fôrmas e pisos, moldar peças de concreto armado, de pedras artificiais e de cimento amianto.

Condições de trabalho dessas profissões

Operadores de instalações e equipamentos de fabricação de materiais de construção atuam na fabricação de produtos de minerais não metálicos e de materiais de construção como empregados com carteira assinada. Organizam-se de forma individual ou na forma de trabalho corporativo, sob supervisão permanente, em ambiente fechado no período diurno e em turnos fixos. Podem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos, realizar atividades em grandes alturas ou em ambiente subterrâneo. No desenvolvimento de algumas atividades podem permanecer expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, altas temperaturas, poeira e umidade.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 8233-25

Para o exercício dessas ocupações requer-se entre a quarta a oitava séries do ensino fundamental. A qualificação profissional ocorre com a experiência prática no próprio local de trabalho e o pleno desempenho das atividades é alcançado, no máximo, em dois anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Trabalhador da elaboração de pré-fabricados (concreto armado) CBO 8233-25

Um Trabalhador da elaboração de pré-fabricados (concreto armado) (ou sinônimo) deve identificar falhas e trincas, interpretar tabelas e ordens de serviços, limpar fôrmas, moldes e pisos, controlar dimensões de moldes, fôrmas e pisos, demonstrar habilidade manual - coordenação motora, tomar iniciativa, evidenciar dinamismo, lubrificar fôrmas e moldes, reparar peças, misturar componentes da massa, com máquinas e equipamentos, misturar componentes da massa, manualmente, modelar peças, manualmente e mecanicamente, desempenar peças moldadas, agir com responsabilidade, ler e interpetar desenhos e projetos estruturais e arqutetônicos, gravar especificações técnicas nas peças, dosar componentes da massa, conforme receita, fixar juntas de dilatação, adaptar-se a situações novas, demonstrar assiduidade, encher fôrmas e moldes com massa, adensar massa com vibrador, cilindro e disco, alisar peças moldadas e pisos, relacionar-se com outras pessoas, lixar peças, organizar moldes e fôrmas, posicionar armação de aço em fôrmas e moldes, adaptar-se a circunstâncias e situações variadas - flexibilidade, retirar rebarbas, montar moldes e fôrmas, comunicar-se, estucar peças, identificar matéria-prima.

Cargos e salários CBO 8233-25 - Operadores de instalações e equipamentos de fabricação de materiais de construção

Salário Trabalhador da Elaboração de Pré-fabricados (Concreto Armado)

Trabalhador da Elaboração de Pré-fabricados (Concreto Armado): Brasil

  • 14.408
  • Brasil
  • 1.744 - 2.859
  • 43h
O profissional no cargo de Trabalhador da Elaboração de Pré-fabricados (Concreto Armado) CBO 8233-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.744 e 2.859 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 14.408 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8233-25.
Salário Trabalhador na Fabricação de Artefatos de Cimento

Trabalhador na Fabricação de Artefatos de Cimento: Brasil

  • 14.408
  • Brasil
  • 1.744 - 2.859
  • 43h
O profissional no cargo de Trabalhador na Fabricação de Artefatos de Cimento CBO 8233-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.744 e 2.859 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 14.408 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8233-25.
Salário Trabalhador da Elaboração de Pré-fabricados (Concreto Armado)

Trabalhador da Elaboração de Pré-fabricados (Concreto Armado): São Paulo

  • 3.513
  • São Paulo
  • 1.893 - 2.642
  • 44h
O profissional no cargo de Trabalhador da Elaboração de Pré-fabricados (Concreto Armado) CBO 8233-25 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.893 e 2.642 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 3.513 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8233-25.
Salário Trabalhador da Elaboração de Pré-fabricados (Concreto Armado) São Paulo

Trabalhador da Elaboração de Pré-fabricados (Concreto Armado): São Paulo, SP

  • 39
  • São Paulo, SP
  • 2.056 - 3.146
  • 44h
O profissional no cargo de Trabalhador da Elaboração de Pré-fabricados (Concreto Armado) CBO 8233-25 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.056 e 3.146 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 39 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8233-25.
Salário Trabalhador da Elaboração de Pré-fabricados (Concreto Armado)

Trabalhador da Elaboração de Pré-fabricados (Concreto Armado): Minas Gerais

  • 2.001
  • Minas Gerais
  • 1.509 - 2.245
  • 43h
O profissional no cargo de Trabalhador da Elaboração de Pré-fabricados (Concreto Armado) CBO 8233-25 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.509 e 2.245 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.001 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8233-25.
Salário Trabalhador da Elaboração de Pré-fabricados (Concreto Armado) Teresina

Trabalhador da Elaboração de Pré-fabricados (Concreto Armado): Teresina, PI

  • 106
  • Teresina, PI
  • 1.327 - 1.745
  • 44h
O profissional no cargo de Trabalhador da Elaboração de Pré-fabricados (Concreto Armado) CBO 8233-25 trabalhando em Teresina - PI, ganha entre 1.327 e 1.745 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 106 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8233-25.
Salário Trabalhador da Elaboração de Pré-fabricados (Concreto Armado)

Trabalhador da Elaboração de Pré-fabricados (Concreto Armado): Paraná

  • 1.722
  • Paraná
  • 1.898 - 2.799
  • 44h
O profissional no cargo de Trabalhador da Elaboração de Pré-fabricados (Concreto Armado) CBO 8233-25 trabalhando em Paraná, ganha entre 1.898 e 2.799 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.722 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8233-25.
Salário Trabalhador da Elaboração de Pré-fabricados (Concreto Armado) Aparecida de Goiânia

Trabalhador da Elaboração de Pré-fabricados (Concreto Armado): Aparecida de Goiânia, GO

  • 93
  • Aparecida de Goiânia, GO
  • 1.378 - 1.763
  • 43h
O profissional no cargo de Trabalhador da Elaboração de Pré-fabricados (Concreto Armado) CBO 8233-25 trabalhando em Aparecida de Goiânia - GO, ganha entre 1.378 e 1.763 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 93 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8233-25.
Salário Trabalhador da Elaboração de Pré-fabricados (Concreto Armado)

Trabalhador da Elaboração de Pré-fabricados (Concreto Armado): Santa Catarina

  • 1.528
  • Santa Catarina
  • 1.967 - 2.967
  • 44h
O profissional no cargo de Trabalhador da Elaboração de Pré-fabricados (Concreto Armado) CBO 8233-25 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 1.967 e 2.967 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.528 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8233-25.
Salário Trabalhador da Elaboração de Pré-fabricados (Concreto Armado) Leme

Trabalhador da Elaboração de Pré-fabricados (Concreto Armado): Leme, SP

  • 307
  • Leme, SP
  • 1.806 - 2.496
  • 44h
O profissional no cargo de Trabalhador da Elaboração de Pré-fabricados (Concreto Armado) CBO 8233-25 trabalhando em Leme - SP, ganha entre 1.806 e 2.496 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 307 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8233-25.
Salário Trabalhador da Elaboração de Pré-fabricados (Concreto Armado) São Carlos

Trabalhador da Elaboração de Pré-fabricados (Concreto Armado): São Carlos, SP

  • 3
  • São Carlos, SP
  • 1.726 - 2.369
  • 44h
O profissional no cargo de Trabalhador da Elaboração de Pré-fabricados (Concreto Armado) CBO 8233-25 trabalhando em São Carlos - SP, ganha entre 1.726 e 2.369 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 3 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8233-25.
Salário Trabalhador na Fabricação de Artefatos de Cimento

Trabalhador na Fabricação de Artefatos de Cimento: Mato Grosso

  • 532
  • Mato Grosso
  • 1.786 - 2.657
  • 44h
O profissional no cargo de Trabalhador na Fabricação de Artefatos de Cimento CBO 8233-25 trabalhando em Mato Grosso, ganha entre 1.786 e 2.657 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 532 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8233-25.
Salário Trabalhador na Fabricação de Artefatos de Cimento

Trabalhador na Fabricação de Artefatos de Cimento: Santa Catarina

  • 1.528
  • Santa Catarina
  • 1.967 - 2.967
  • 44h
O profissional no cargo de Trabalhador na Fabricação de Artefatos de Cimento CBO 8233-25 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 1.967 e 2.967 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.528 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8233-25.
Salário Trabalhador na Fabricação de Artefatos de Cimento

Trabalhador na Fabricação de Artefatos de Cimento: Paraná

  • 1.722
  • Paraná
  • 1.898 - 2.799
  • 44h
O profissional no cargo de Trabalhador na Fabricação de Artefatos de Cimento CBO 8233-25 trabalhando em Paraná, ganha entre 1.898 e 2.799 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.722 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8233-25.
Salário Trabalhador na Fabricação de Artefatos de Cimento São Paulo

Trabalhador na Fabricação de Artefatos de Cimento: São Paulo, SP

  • 39
  • São Paulo, SP
  • 2.056 - 3.146
  • 44h
O profissional no cargo de Trabalhador na Fabricação de Artefatos de Cimento CBO 8233-25 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.056 e 3.146 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 39 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8233-25.
Salário Trabalhador na Fabricação de Artefatos de Cimento

Trabalhador na Fabricação de Artefatos de Cimento: São Paulo

  • 3.513
  • São Paulo
  • 1.893 - 2.642
  • 44h
O profissional no cargo de Trabalhador na Fabricação de Artefatos de Cimento CBO 8233-25 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.893 e 2.642 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 3.513 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8233-25.
Salário Trabalhador na Fabricação de Artefatos de Cimento Uberlândia

Trabalhador na Fabricação de Artefatos de Cimento: Uberlândia, MG

  • 14
  • Uberlândia, MG
  • 1.454 - 2.493
  • 43h
O profissional no cargo de Trabalhador na Fabricação de Artefatos de Cimento CBO 8233-25 trabalhando em Uberlândia - MG, ganha entre 1.454 e 2.493 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 14 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8233-25.
Salário Trabalhador na Fabricação de Artefatos de Cimento Limeira

Trabalhador na Fabricação de Artefatos de Cimento: Limeira, SP

  • 208
  • Limeira, SP
  • 1.922 - 2.689
  • 43h
O profissional no cargo de Trabalhador na Fabricação de Artefatos de Cimento CBO 8233-25 trabalhando em Limeira - SP, ganha entre 1.922 e 2.689 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 208 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8233-25.