CBO 8131-15 - Operador de extrusora (química, petroquímica e afins)
Entenda o que fazem os operadores de processos das indústrias de transformação de produtos químicos, petroquímicos e afins no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Operador de extrusora (química, petroquímica e afins) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Operador de extrusora (química, petroquímica e afins)
Opera extrusoras de portes variados - em processos industriais - para conformar ou moldar produtos diversos, em processos contínuos ou descontínuos. Prepara as atividades, consultando o programa de produção e definindo os procedimentos operacionais. Monitora os processos, de acordo com as variáveis de controle preestabelecidas. Documenta as atividades realizadas. Realiza manutenção de primeiro nível das extrusoras e dos equipamentos auxiliares. Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de prevenção de incêndios, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Opera extrusoras de portes variados - em processos contínuos ou descontínuos -, alimentando-as com matérias-primas e insumos e realizando o controle e o ajuste de parâmetros, conforme as especificações técnicas do produto e do processo. Em processos contínuos, interpreta instrumentos de medição em painéis de controle de variáveis do processo e aciona comandos de ajuste.
Monitora o funcionamento das extrusoras e demais equipamentos auxiliares usados, preenchendo listas de verificações preestabelecidas. Verifica vibração e ruído, confere níveis de fluidos e temperatura e identifica vazamentos. Ajusta as condições operacionais do equipamento e acompanha os resultados do ajuste realizado. Em caso de emergência, pode desligar o equipamento.
Controla parâmetros do processo produtivo, coletando amostras de produto e interpretando análises laboratoriais. Efetua ajustes nas variáveis do processo, considerando resultados das análises.
Monitora a qualidade, examinando, medindo e pesando materiais ou produtos extrudados, para verificar a conformidade com os padrões estabelecidos. Identifica causas de anomalias e segrega produtos não-conformes.
Pode transformar polímeros em produtos intermediários ou finais, imprimindo marcas e gravuras em produtos, ajustando gaxetas e selos mecânicos, moldando materiais, com o uso de matriz, entre outros processos.
Documenta as atividades realizadas, registrando os dados de produção, relacionando matérias-primas e insumos usados e relatando as ocorrências. Emite relatórios.
Faz interface de revezamento de turnos, interpretando relatórios do anterior e descrevendo as ocorrências durante o seu horário.
Inspeciona as áreas de trabalho, verificando as condições de operação. Verifica a validade da calibração dos instrumentos.
Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Controla desperdício de materiais. Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem. Faz descarte de forma ecologicamente correta.
Controla o estoque de matérias-primas e insumos, requisitando reposição. Confere matérias-primas e insumos recebidos. Separa matérias-primas e insumos a serem movimentados, selecionando os meios para realizar a movimentação. Acondiciona e inventaria matérias-primas e insumos.
Realiza manutenção de primeiro nível das extrusoras e dos equipamentos auxiliares. Solicita intervenção da equipe de manutenção, quando necessário, prestando-lhe apoio.
Zela pela segurança, sinalizando áreas de risco, analisando condições ambientais no trabalho, debatendo ações de segurança e registrando incidentes e acidentes. Pode prestar primeiros socorros.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - TERMOLOGIA (TEMPERATURA E CALOR) | 3 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | POLÍMEROS | 3 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | QUÍMICA INORGÂNICA | 3 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | QUÍMICA ORGÂNICA | 3 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 4 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 3 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MATERIAIS AVANÇADOS E NANOCOMPÓSITOS | 2 | 2 | 2 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO | PRODUÇÃO EM BATELADA | 4 | 3 | 2 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO | PRODUÇÃO EM FLUXO CONTÍNUO | 4 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 4 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO (CEP) | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 2 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SAÚDE AMBIENTAL | 3 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO DE MÁQUINAS INDUSTRIAIS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | PAINÉIS DE CONTROLE | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA | PROCESSOS E OPERAÇÕES UNITÁRIAS DE ESCOAMENTO DE FLUIDOS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA | PROCESSOS E OPERAÇÕES UNITÁRIAS DE TRANSFERÊNCIA DE MASSA | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA | TECNOLOGIAS DE PROCESSOS PETROQUÍMICOS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA | TECNOLOGIAS DE PROCESSOS QUÍMICOS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - INTERPRETAÇÃO DE ANÁLISES LABORATORIAIS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - OPERAÇÃO DE EXTRUSORAS EM PROCESSOS CONTÍNUOS E DESCONTÍNUOS | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS DE COLETA DE AMOSTRAS DE PRODUTOS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | FERRAMENTAS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | INSTALAÇÕES | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | INSTRUMENTOS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MÁQUINAS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - TIPOS, CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS E FUNCIONAMENTO DE EXTRUSORAS DE VARIADOS PORTES | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | INSPEÇÃO DE MANUTENÇÃO | 4 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - MANUTENÇÃO DE PRIMEIRO NÍVEL DE EXTRUSORAS E EQUIPAMENTOS AUXILIARES | 4 | 5 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS REGULAMENTADORAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 4 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | OPERAÇÃO DE LINHAS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | ALIMENTAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | OPERAÇÃO DE LINHAS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | SEPARAÇÃO DE MATERIAL PARA REAPROVEITAMENTO | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONTROLE DA PRODUÇÃO | 4 | 4 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 3 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 4 |
Condições de Trabalho
Atuam na fabricação de produtos químicos e de artigos de borracha e plástico como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, sob supervisão permanente de técnicos ou engenheiros e no sistema de rodízio de turnos. Podem trabalhar em ambientes fechados ou a céu aberto, em grandes alturas ou em locais confinados. Em algumas atividades permanecem expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, altas temperaturas, radiação e voltagem elevada.Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso de qualificação profissional com cerca de quatrocentas horas- aula oferecido em centros de treinamento das próprias empresas ou em instituições de formação profissional. O pleno desempenho das atividades ocorre entre três e quatro anos de experiência profissional.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- monitorar funcionamento de equipamentos e sistemas;
- transformar polímeros em produtos intermediários ou finais;
- realizar serviços de manutenção de primeiro nível;
- controlar parâmetros do processo produtivo;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar interfaces de turno de trabalho;
- operar etapas do processo produtivo;
- movimentar materiais e insumos;
- trabalhar com segurança;
- progrmar atividades de produção;
- ajustar gaxetas e selos mecânicos;
- bloquear operação;
- ajustar variáveis de controle - pressão, vazão e temperatura;
- praticar sinergia;
- verificar disponibilidade de insumos e matérias-primas;
- comunicar-se;
- moldar materiais utilizando a matriz;
- preparar silos para limpeza;
- segregar produtos não conformes;
- coletar amostras;
- identificar atividades prioritárias;
- combater emergências como brigadistas;
- monitorar a qualidade do produto durante o processo;
- efetuar correções nas variáveis conforme resultados laboratoriais;
- sociabilizar-se;
- combater incêndio;
- reprocessar produtos não conformes;
- condicionar equipamentos para operação;
- separar material a ser movimentado, conforme formulação;
- identificar desvios em relação às condições padrões de operação;
- retirar amostras dos insumos e produtos recebidos;
- instalar e retirar raquetes - dispositivo para bloqueio de fluxo;
- controlar o cumprimento dos índices técnicos;
- requisitar materiais;
- efetuar manobras operacionais;
- ler instruções operacionais;
- tratar não-conformidades;
- registrar incidentes e acidentes;
- testar a consistência das informações dos instrumentos;
- misturar grânulos;
- preparar equipamentos para manutenção;
- interpretar análise das amostras laboratoriais;
- pesar quantidade dos materiais e insumos;
- selecionar meios para movimentação de materiais e insumos;
- desenvolver habilidade para trabalhar em equipe;
- aderir lonas e revestimentos;
- verificar a validade da calibração dos instrumentos;
- operar equipamentos de transporte - empilhadeiras, esteiras, pontes e elevadores;
- emitir relatório de ocorrência de anomalia;
- identificar produtos e insumos movimentados;
- ajustar equipamento de corte;
- monitorar vibração e ruído de equipamentos rotativos;
- manter hábitos de higiene e saúde no local de trabalho;
- identificar não-conformidades;
- conter vazamentos;
- estender material para corte;
- limpar filtros, telas, peneiras e centrífugas;
- preencher listas de verificações preestabelecidas dos equipamentos e sistemas - chek-list;
- inventariar materiais e insumos;
- interpretar relatórios de turnos anteriores e instruções operacionais;
- medir material para corte;
- autocontrolar-se;
- costurar lonas;
- identificar amostras;
- identificar vazamentos;
- sinalizar áreas de risco;
- identificar causas da anomalia;
- conferir níveis de fluidos e temperatura dos equipamentos;
- monitorar índices técnicos - produção, custos, metas e qualidade;
- repor níveis de óleo;
- elaborar procedimentos operacionais;
- remover resíduos;
- emitir permissão de trabalho - documento que orienta a execução para evitar riscos no trabalho;
- responsabilizar-se;
- prestar primeiros-socorros;
- interpretar normas e procedimentos de segurança, saúde e meio ambiente;
- monitorar os ajustes realizados;
- substituir juntas de vedação;
- pró-agir;
- ajustar trançadeira;
- liderar;
- cortar fios de polímeros;
- preparar relatório de ocorrência de turno;
- desenvolver iniciativa;
- inspecionar as instalações;
- imprimir marcas e gravuras em produtos;
- ajustar condições operacionais dos equipamentos;
- utilizar equipamento de proteção individual - epi;
- debater ações de segurança através do dds - 05 minutos diários de reunião sobre segurança;
- consultar o programa de produção;
- avaliar amostras dos produtos;
- resfriar matéria-prima;
- conferir material e insumos recebidos;
- fixar tubulações;
- analisar condições ambientais no trabalho;
- substituir equipamentos de proteção individual no seu prazo de validade;
- acionar equipamentos;
- substituir componentes e dispositivos auxiliares;
- organizar equipamentos;
- autodesenvolver-se;
- apresentar sugestões de melhoria dos processos operacionais;
- alimentar máquinas e equipamentos;
- inspecionar equipamentos de proteção coletivos - epc;
- acondicionar materiais, insumos e produtos acabados;
- dosar materiais para preparação de mistura;
- retirar equipamentos e sistemas de operação;
- solicitar execução de serviços complementares - pintura, limpeza, andaimes;
Divisões de categorias profissionais do CBO 8131-15
CBO 8131-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de operador de extrusora (química, petroquímica e afins) que pertence ao grupo dos operadores de processos das indústrias de transformação de produtos químicos, petroquímicos e afins, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
-
- Trabalhadores em indústrias de processos contínuos e outras indústrias
-
-
- Operadores de outras instalações químicas, petroquímicas
-
-
-
-
- Operadores de processos das indústrias de transformação de produtos químicos, petroquímicos e afins
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 8131-15 - Operadores de processos das indústrias de transformação de produtos químicos, petroquímicos e afins
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 813115 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 813115 em todos os estados e cidades do Brasil.