CBO 8131-30 - Técnico de operação (química, petroquímica e afins)
Entenda o que fazem os operadores de processos das indústrias de transformação de produtos químicos, petroquímicos e afins no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Técnico de operação (química, petroquímica e afins) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Técnico de operação (química, petroquímica e afins)
Opera e controla processos de produção química em regimes contínuos, exercendo sua ação a partir de centrais de operação, que utilizam tecnologias de controle e automação de processos. Monitora as variáveis de processo medidas por sistemas de controle. Documenta as atividades, registrando dados operacionais. Presta apoio às atividades da manutenção. Segue normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Opera remotamente equipamentos e plantas de processos.
Monitora as variáveis de processo medidas por sistemas de controle, garantindo que as condições especificadas sejam mantidas. Ajusta variáveis de controle - pressão, vazão e temperatura - e acompanha os resultados do ajuste realizado. Em casos de emergência, desliga equipamentos.
Controla parâmetros do processo produtivo, interpretando análise das amostras laboratoriais. Efetua ajustes nas variáveis do processo, considerando os resultados das análises. Emite relatório de ocorrência de anomalia, identificando suas causas.
Documenta as atividades realizadas, registrando dados operacionais, tempos de processamento e resultados de análises e testes. Emite relatórios.
Faz interface de revezamento de turnos, interpretando relatórios do anterior e descrevendo as ocorrências durante o seu horário.
Monitora as áreas de trabalho, detectando falhas no funcionamento de equipamentos. Solicita intervenção da equipe de manutenção, quando necessário, prestando-lhe apoio.
Zela pela segurança, controlando os riscos e perigos associados aos processos de produção química e analisando a confiabilidade dos controles e instrumentação de segurança.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 3 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | ELETROELETRÔNICA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - HIDRÁULICA (PRESSÃO, VAZÃO E NÍVEL) | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - TERMOLOGIA (TEMPERATURA E CALOR) | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | CINÉTICA QUÍMICA | 4 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | POLÍMEROS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | QUÍMICA ANALÍTICA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | QUÍMICA FÍSICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | QUÍMICA GERAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | QUÍMICA INORGÂNICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | QUÍMICA ORGÂNICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - OPERAÇÕES UNITÁRIAS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 4 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 3 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MATERIAIS AVANÇADOS E NANOCOMPÓSITOS | 3 | 3 | 2 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO | ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO | 3 | 3 | 2 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO | PRODUÇÃO EM FLUXO CONTÍNUO | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO (CEP) | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 2 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SAÚDE OCUPACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO DE MÁQUINAS INDUSTRIAIS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL (CLP) | 4 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | PAINÉIS DE CONTROLE | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | SISTEMA DIGITAL DE CONTROLE DISTRIBUÍDO (SDCD) | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | DESENHO DE PROJETO E INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE DESENHO DE PROJETO E INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - FLUXOGRAMAS DE PROCESSO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | DESENHO DE PROJETO E INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE DESENHO DE PROJETO E INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - SIMBOLOGIA NORMALIZADA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA | ANÁLISE DE FLUIDOS EM PETRÓLEO E GÁS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA | PROCESSOS E OPERAÇÕES UNITÁRIAS DE ESCOAMENTO DE FLUIDOS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA | PROCESSOS E OPERAÇÕES UNITÁRIAS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA | PROCESSOS E OPERAÇÕES UNITÁRIAS DE TRANSFERÊNCIA DE MASSA | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA | PROCESSOS E OPERAÇÕES UNITÁRIAS TERMODINÂMICAS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA | REFINO DE PETRÓLEO | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA | TECNOLOGIAS DE PROCESSOS PETROQUÍMICOS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA | TECNOLOGIAS DE PROCESSOS QUÍMICOS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - INTERPRETAÇÃO DE ANÁLISES LABORATORIAIS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - OPERAÇÃO REMOTA DE EQUIPAMENTOS E PLANTAS DE PROCESSOS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS DE COLETA DE AMOSTRAS DE PRODUTOS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | INSTALAÇÕES | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | INSTRUMENTOS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MÁQUINAS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - TUBULAÇÕES E ACESSÓRIOS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | INSPEÇÃO DE MANUTENÇÃO | 4 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS REGULAMENTADORAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONTROLE DA PRODUÇÃO | 4 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL | PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO | 4 | 4 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 4 |
Condições de Trabalho
Atuam na fabricação de produtos químicos e de artigos de borracha e plástico como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, sob supervisão permanente de técnicos ou engenheiros e no sistema de rodízio de turnos. Podem trabalhar em ambientes fechados ou a céu aberto, em grandes alturas ou em locais confinados. Em algumas atividades permanecem expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, altas temperaturas, radiação e voltagem elevada.Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso de qualificação profissional com cerca de quatrocentas horas- aula oferecido em centros de treinamento das próprias empresas ou em instituições de formação profissional. O pleno desempenho das atividades ocorre entre três e quatro anos de experiência profissional.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- transformar polímeros em produtos intermediários ou finais;
- controlar parâmetros do processo produtivo;
- movimentar materiais e insumos;
- trabalhar com segurança;
- operar etapas do processo produtivo;
- demonstrar competências pessoais;
- progrmar atividades de produção;
- realizar serviços de manutenção de primeiro nível;
- realizar interfaces de turno de trabalho;
- monitorar funcionamento de equipamentos e sistemas;
- interpretar análise das amostras laboratoriais;
- ajustar variáveis de controle - pressão, vazão e temperatura;
- identificar atividades prioritárias;
- combater incêndio;
- sociabilizar-se;
- monitorar índices técnicos - produção, custos, metas e qualidade;
- ler instruções operacionais;
- ajustar trançadeira;
- analisar condições ambientais no trabalho;
- bloquear operação;
- interpretar relatórios de turnos anteriores e instruções operacionais;
- misturar grânulos;
- preencher listas de verificações preestabelecidas dos equipamentos e sistemas - chek-list;
- emitir permissão de trabalho - documento que orienta a execução para evitar riscos no trabalho;
- monitorar vibração e ruído de equipamentos rotativos;
- conter vazamentos;
- praticar sinergia;
- inventariar materiais e insumos;
- tratar não-conformidades;
- manter hábitos de higiene e saúde no local de trabalho;
- alimentar máquinas e equipamentos;
- efetuar manobras operacionais;
- comunicar-se;
- utilizar equipamento de proteção individual - epi;
- pró-agir;
- elaborar procedimentos operacionais;
- conferir níveis de fluidos e temperatura dos equipamentos;
- interpretar normas e procedimentos de segurança, saúde e meio ambiente;
- preparar equipamentos para manutenção;
- monitorar a qualidade do produto durante o processo;
- coletar amostras;
- identificar causas da anomalia;
- fixar tubulações;
- separar material a ser movimentado, conforme formulação;
- segregar produtos não conformes;
- imprimir marcas e gravuras em produtos;
- controlar o cumprimento dos índices técnicos;
- selecionar meios para movimentação de materiais e insumos;
- solicitar execução de serviços complementares - pintura, limpeza, andaimes;
- apresentar sugestões de melhoria dos processos operacionais;
- monitorar os ajustes realizados;
- substituir equipamentos de proteção individual no seu prazo de validade;
- remover resíduos;
- substituir componentes e dispositivos auxiliares;
- reprocessar produtos não conformes;
- emitir relatório de ocorrência de anomalia;
- conferir material e insumos recebidos;
- ajustar equipamento de corte;
- inspecionar equipamentos de proteção coletivos - epc;
- moldar materiais utilizando a matriz;
- retirar amostras dos insumos e produtos recebidos;
- identificar desvios em relação às condições padrões de operação;
- testar a consistência das informações dos instrumentos;
- liderar;
- autocontrolar-se;
- acondicionar materiais, insumos e produtos acabados;
- verificar disponibilidade de insumos e matérias-primas;
- combater emergências como brigadistas;
- medir material para corte;
- organizar equipamentos;
- acionar equipamentos;
- sinalizar áreas de risco;
- operar equipamentos de transporte - empilhadeiras, esteiras, pontes e elevadores;
- debater ações de segurança através do dds - 05 minutos diários de reunião sobre segurança;
- identificar não-conformidades;
- desenvolver habilidade para trabalhar em equipe;
- identificar produtos e insumos movimentados;
- responsabilizar-se;
- instalar e retirar raquetes - dispositivo para bloqueio de fluxo;
- retirar equipamentos e sistemas de operação;
- prestar primeiros-socorros;
- estender material para corte;
- limpar filtros, telas, peneiras e centrífugas;
- cortar fios de polímeros;
- autodesenvolver-se;
- requisitar materiais;
- inspecionar as instalações;
- costurar lonas;
- verificar a validade da calibração dos instrumentos;
- aderir lonas e revestimentos;
- condicionar equipamentos para operação;
- identificar vazamentos;
- avaliar amostras dos produtos;
- ajustar condições operacionais dos equipamentos;
- efetuar correções nas variáveis conforme resultados laboratoriais;
- repor níveis de óleo;
- resfriar matéria-prima;
- pesar quantidade dos materiais e insumos;
- substituir juntas de vedação;
- consultar o programa de produção;
- dosar materiais para preparação de mistura;
- preparar relatório de ocorrência de turno;
- desenvolver iniciativa;
- identificar amostras;
- preparar silos para limpeza;
- registrar incidentes e acidentes;
Divisões de categorias profissionais do CBO 8131-30
CBO 8131-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnico de operação (química, petroquímica e afins) que pertence ao grupo dos operadores de processos das indústrias de transformação de produtos químicos, petroquímicos e afins, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
-
- Trabalhadores em indústrias de processos contínuos e outras indústrias
-
-
- Operadores de outras instalações químicas, petroquímicas
-
-
-
-
- Operadores de processos das indústrias de transformação de produtos químicos, petroquímicos e afins
-
-