CBO 8117-70 - Moldador de plástico por injeção - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de instalações e máquinas de produtos plásticos, de borracha e moldadores de parafinas

O profissional no cargo de Moldador de plástico por injeção CBO 8117-70 opera máquinas injetoras manuais e automáticas na fabricação de produtos em materiais termoplásticos Examina a integridade de moldes e a precisão dos instrumentos de medição e controle.

Registra os dados do processo Realiza manutenção de primeiro nível das máquinas injetoras Controla o estoque de matéria-prima.

Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de prevenção de incêndios, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 8117-70 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de instalações e máquinas de produtos plásticos, de borracha e moldadores de parafinas que pertence ao grupo dos trabalhadores em indústrias de processos contínuos e outras indústrias, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Moldador de plástico por injeção, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de instalações e máquinas de produtos plásticos, de borracha e moldadores de parafinas CBO 8117-70 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 8117-70

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Operadores de instalações e máquinas de produtos plásticos, de borracha e moldadores de parafinas.
      • Trabalhadores em indústrias de processos contínuos e outras indústrias.

O que faz um Moldador de plástico por injeção

O Moldador de plástico por injeção CBO 8117-70 interpreta a ordem de serviço, programando as atividades Prepara o material plástico a ser transformado, adicionando corantes ou aditivos, fazendo o aquecimento e a fusão do material e controlando a sua temperatura, para alimentar o sistema de injeção.

Prepara e regula a injetora, de acordo com os parâmetros da máquina e as especificações técnicas do produto e do processo.

Em máquinas automáticas, faz a programação da máquina Prepara os moldes, fixando-os na máquina e testando o seu fechamento.

Aplica desmoldante e controla o aquecimento dos moldes Opera máquinas injetoras manuais e automáticas na fabricação de produtos em materiais termoplásticos, injetando o plástico fundido na cavidade dos moldes.

Controla as variáveis no processo, utilizando instrumentos analógicos ou digitais e controladores automáticos.

Controla o resfriamento e faz a extração das peças Realiza inspeções visual e dimensional das peças moldadas.

Registra os dados do processo e emite relatórios de produção.

Realiza a conservação da máquina, inspecionando suas condições operacionais e fazendo manutenção de primeiro nível Ao detectar falhas no funcionamento da máquina, solicita serviços de manutenção corretiva Verifica a integridade dos moldes, examinando suas condições e detectando defeitos.

Examina a conservação e a precisão dos instrumentos de medição e controle Controla o estoque de matéria-prima, requisitando reposição Mantém o local e os instrumentos de trabalho limpos e organizados.

Controla desperdício de materiais Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem.

Faz descarte de forma ecologicamente correta Zela pela segurança, prevenindo acidentes e atos inseguros, verificando o funcionamento de dispositivos de segurança da máquina e identificando fatores de risco no local de trabalho.

Funções do cargo

O funcionário CBO 8117-70 deve trabalhar com segurança, demonstrar competências pessoais, preparar a matéria-prima, fabricar velas, fabricar produtos de plástico e de borracha, documentar o processo de produção, preparar máquinas e moldes, controlar o processo de produção.

Condições de trabalho dessas profissões

Operadores de instalações e máquinas de produtos plásticos, de borracha e moldadores de parafinas atuam na fabricação de artigos de borracha, plástico, produtos de minerais não metálicos e reciclagem de produtos. São empregados com carteira assinada e organizam-se em equipe (células de trabalho) sob supervisão ocasional. Atuam em locais fechados, no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno) e podem permanecer expostos a ruído intenso e altas temperaturas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 8117-70

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional com cerca de duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre em até um ano de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Moldador de plástico por injeção CBO 8117-70

Um Moldador de plástico por injeção (ou sinônimo) deve alimentar máquinas e moldes com matéria-prima e massa, fixar molde na máquina, detectar defeitos na máquina, participar de treinamentos, controlar dimensionalmente as peças, verificar o funcionamento de dispositivos de segurança das máquinas, informar ocorrência de acidentes, trocar moldes, eliminar gases do molde, conferir propriedades técnicas do produto, informar condições inseguras, aplicar desmoldantes em moldes, controlar a temperatura do molde, trabalhar em equipe, demonstrar iniciativa, regular parâmetros do processo, controlar tempo de moldagem, zelar pela qualidade do produto, manter o local de trabalho limpo e organizado, interpretar ordens de serviço, detectar defeitos no molde, acondicionar matéria-prima em recipientes, abastecer máquina com matéria-prima e massa para produção, estampar rótulos de produtos, soprar massa e matéria-prima em molde, comunicar-se de forma clara e objetiva, utilizar equipamentos de proteção individual - epi, registrar o controle de parâmetros de máquinas, controlar o tempo de resfriamento do produto, laminar a massa, programar máquinas, inspecionar visualmente o produto, zelar pela preservação do meio ambiente, regular parâmetros de máquinas, controlar a temperatura da matéria-prima, zelar pelos equipamentos de trabalho, controlar parâmetros de máquina, requisitar material, identificar fatores de risco no local de trabalho, registrar o controle estatístico do processo, adicionar insumos a matéria-prima, comprimir massa e matéria-prima no molde, cilindrar a massa, aquecer a matéria-prima, elaborar relatórios, registrar controle de produção, participar de atividades de segurança promovidas pela empresa, realizar acabamento final, receber material, cumprir normas de segurança, prevenir atos inseguros, granular matéria-prima, controlar estoque de matéria-prima.

Cargos e salários CBO 8117-70 - Operadores de instalações e máquinas de produtos plásticos, de borracha e moldadores de parafinas

Salário Moldador de Plástico por Injeção

Moldador de Plástico por Injeção: Brasil

  • 38.145
  • Brasil
  • 1.939 - 3.169
  • 43h
O profissional no cargo de Moldador de Plástico por Injeção CBO 8117-70 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.939 e 3.169 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 38.145 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8117-70.
Salário Injetor de Plástico

Injetor de Plástico: Brasil

  • 38.145
  • Brasil
  • 1.939 - 3.169
  • 43h
O profissional no cargo de Injetor de Plástico CBO 8117-70 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.939 e 3.169 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 38.145 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8117-70.
Salário Operador de Injetora de Plástico

Operador de Injetora de Plástico: Brasil

  • 38.145
  • Brasil
  • 1.939 - 3.169
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Injetora de Plástico CBO 8117-70 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.939 e 3.169 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 38.145 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8117-70.
Salário Moldador de Plástico por Injeção Salvador

Moldador de Plástico por Injeção: Salvador, BA

  • 12
  • Salvador, BA
  • 1.576 - 2.346
  • 44h
O profissional no cargo de Moldador de Plástico por Injeção CBO 8117-70 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 1.576 e 2.346 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 12 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8117-70.
Salário Moldador de Plástico por Injeção Curitiba

Moldador de Plástico por Injeção: Curitiba, PR

  • 780
  • Curitiba, PR
  • 1.945 - 2.683
  • 43h
O profissional no cargo de Moldador de Plástico por Injeção CBO 8117-70 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 1.945 e 2.683 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 780 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8117-70.
Salário Moldador de Plástico por Injeção

Moldador de Plástico por Injeção: Paraná

  • 2.274
  • Paraná
  • 1.919 - 2.912
  • 43h
O profissional no cargo de Moldador de Plástico por Injeção CBO 8117-70 trabalhando em Paraná, ganha entre 1.919 e 2.912 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.274 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8117-70.
Salário Moldador de Plástico por Injeção

Moldador de Plástico por Injeção: São Paulo

  • 15.977
  • São Paulo
  • 2.110 - 3.061
  • 44h
O profissional no cargo de Moldador de Plástico por Injeção CBO 8117-70 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.110 e 3.061 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 15.977 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8117-70.
Salário Moldador de Plástico por Injeção Blumenau

Moldador de Plástico por Injeção: Blumenau, SC

  • 315
  • Blumenau, SC
  • 1.862 - 2.622
  • 43h
O profissional no cargo de Moldador de Plástico por Injeção CBO 8117-70 trabalhando em Blumenau - SC, ganha entre 1.862 e 2.622 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 315 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8117-70.
Salário Moldador de Plástico por Injeção Diadema

Moldador de Plástico por Injeção: Diadema, SP

  • 503
  • Diadema, SP
  • 2.139 - 3.066
  • 43h
O profissional no cargo de Moldador de Plástico por Injeção CBO 8117-70 trabalhando em Diadema - SP, ganha entre 2.139 e 3.066 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 503 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8117-70.
Salário Moldador de Plástico por Injeção Campinas

Moldador de Plástico por Injeção: Campinas, SP

  • 324
  • Campinas, SP
  • 2.036 - 2.812
  • 42h
O profissional no cargo de Moldador de Plástico por Injeção CBO 8117-70 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 2.036 e 2.812 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 324 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8117-70.
Salário Moldador de Plástico por Injeção São Paulo

Moldador de Plástico por Injeção: São Paulo, SP

  • 2.089
  • São Paulo, SP
  • 2.133 - 3.160
  • 43h
O profissional no cargo de Moldador de Plástico por Injeção CBO 8117-70 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.133 e 3.160 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.089 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8117-70.
Salário Moldador de Plástico por Injeção Caxias do Sul

Moldador de Plástico por Injeção: Caxias do Sul, RS

  • 1.379
  • Caxias do Sul, RS
  • 1.896 - 2.941
  • 43h
O profissional no cargo de Moldador de Plástico por Injeção CBO 8117-70 trabalhando em Caxias do Sul - RS, ganha entre 1.896 e 2.941 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.379 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8117-70.
Salário Moldador de Plástico por Injeção Manaus

Moldador de Plástico por Injeção: Manaus, AM

  • 558
  • Manaus, AM
  • 1.992 - 3.010
  • 43h
O profissional no cargo de Moldador de Plástico por Injeção CBO 8117-70 trabalhando em Manaus - AM, ganha entre 1.992 e 3.010 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 558 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8117-70.
Salário Moldador de Plástico por Injeção Joinville

Moldador de Plástico por Injeção: Joinville, SC

  • 665
  • Joinville, SC
  • 2.152 - 3.401
  • 43h
O profissional no cargo de Moldador de Plástico por Injeção CBO 8117-70 trabalhando em Joinville - SC, ganha entre 2.152 e 3.401 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 665 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8117-70.
Salário Moldador de Plástico por Injeção Rio de Janeiro

Moldador de Plástico por Injeção: Rio de Janeiro, RJ

  • 94
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 2.098 - 3.325
  • 42h
O profissional no cargo de Moldador de Plástico por Injeção CBO 8117-70 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 2.098 e 3.325 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 94 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8117-70.
Salário Moldador de Plástico por Injeção

Moldador de Plástico por Injeção: Santa Catarina

  • 4.916
  • Santa Catarina
  • 1.963 - 2.818
  • 44h
O profissional no cargo de Moldador de Plástico por Injeção CBO 8117-70 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 1.963 e 2.818 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 4.916 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8117-70.
Salário Moldador de Plástico por Injeção Novo Hamburgo

Moldador de Plástico por Injeção: Novo Hamburgo, RS

  • 1.658
  • Novo Hamburgo, RS
  • 1.673 - 2.326
  • 43h
O profissional no cargo de Moldador de Plástico por Injeção CBO 8117-70 trabalhando em Novo Hamburgo - RS, ganha entre 1.673 e 2.326 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.658 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8117-70.
Salário Moldador de Plástico por Injeção Americana

Moldador de Plástico por Injeção: Americana, SP

  • 302
  • Americana, SP
  • 2.204 - 3.357
  • 42h
O profissional no cargo de Moldador de Plástico por Injeção CBO 8117-70 trabalhando em Americana - SP, ganha entre 2.204 e 3.357 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 302 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8117-70.