Algumas funcionalidades da busca estão disponíveis apenas com plano de acesso ativo. Veja os planos

CBO 8117-45 - Laminador de plástico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de instalações e máquinas de produtos plásticos, de borracha e moldadores de parafinas

O profissional no cargo de Laminador de plástico CBO 8117-45 opera máquina de laminação de plásticos Inspeciona o produto acabado.

Documenta o processo e as atividades realizadas Inspeciona as condições operacionais da máquina e faz manutenção de primeiro nível Controla estoque de matéria-prima.

Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de prevenção de incêndios, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 8117-45 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de instalações e máquinas de produtos plásticos, de borracha e moldadores de parafinas que pertence ao grupo dos trabalhadores em indústrias de processos contínuos e outras indústrias, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Laminador de plástico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de instalações e máquinas de produtos plásticos, de borracha e moldadores de parafinas CBO 8117-45 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 8117-45

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Operadores de instalações e máquinas de produtos plásticos, de borracha e moldadores de parafinas.
      • Trabalhadores em indústrias de processos contínuos e outras indústrias.

O que faz um Laminador de plástico

O Laminador de plástico CBO 8117-45 realiza a regulagem da máquina de laminação de plásticos, conforme os parâmetros de produção especificados na ordem de serviço Alimenta a máquina com os materiais plásticos a serem laminados.

Opera máquina de laminação de plásticos, fazendo o material passar através dos cilindros, para convertê-lo em filmes, varetas, cintas e outros produtos.

Controla o funcionamento da máquina, utilizando sistemas analógicos ou digitais para controlar a temperatura, a velocidade de rotação dos cilindros e o dimensionamento dos produtos laminados Em máquinas de grande porte, utiliza sistemas de controle automático de processo.

Inspeciona o produto acabado, com base nas especificações técnicas Documenta o processo e as atividades realizadas, registrando os dados de produção e emitindo relatórios.

Realiza a conservação da máquina, fazendo manutenção de primeiro nível.

Ao detectar defeitos no funcionamento, preenche formulário de solicitação de manutenção corretiva da máquina Controla o estoque de matéria-prima, requisitando reposição.

Mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Controla desperdício de materiais Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem Faz descarte de forma ecologicamente correta.

Zela pela segurança, verificando o funcionamento de dispositivos de segurança das máquinas e identificando fatores de risco no local de trabalho.

Funções do cargo

O funcionário CBO 8117-45 deve trabalhar com segurança, preparar a matéria-prima, preparar máquinas e moldes, demonstrar competências pessoais, controlar o processo de produção, documentar o processo de produção, fabricar produtos de plástico e de borracha.

Condições de trabalho dessas profissões

Operadores de instalações e máquinas de produtos plásticos, de borracha e moldadores de parafinas atuam na fabricação de artigos de borracha, plástico, produtos de minerais não metálicos e reciclagem de produtos. São empregados com carteira assinada e organizam-se em equipe (células de trabalho) sob supervisão ocasional. Atuam em locais fechados, no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno) e podem permanecer expostos a ruído intenso e altas temperaturas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 8117-45

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional com cerca de duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre em até um ano de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Laminador de plástico CBO 8117-45

Um Laminador de plástico (ou sinônimo) deve informar condições inseguras, controlar dimensionalmente as peças, trabalhar em equipe, zelar pela preservação do meio ambiente, requisitar material, zelar pela qualidade do produto, receber material, laminar a massa, alimentar máquinas e moldes com matéria-prima e massa, demonstrar iniciativa, registrar controle de produção, cilindrar a massa, inspecionar visualmente o produto, informar ocorrência de acidentes, controlar estoque de matéria-prima, acondicionar matéria-prima em recipientes, identificar fatores de risco no local de trabalho, prevenir atos inseguros, controlar a temperatura da matéria-prima, granular matéria-prima, adicionar insumos a matéria-prima, injetar massa e matéria-prima no molde, zelar pelos equipamentos de trabalho, regular parâmetros de máquinas, registrar o controle de parâmetros de máquinas, participar de treinamentos, elaborar relatórios, registrar o controle estatístico do processo, cumprir normas de segurança, detectar defeitos na máquina, conferir propriedades técnicas do produto, utilizar equipamentos de proteção individual - epi, abastecer máquina com matéria-prima e massa para produção, verificar o funcionamento de dispositivos de segurança das máquinas, interpretar ordens de serviço, aquecer a matéria-prima, comunicar-se de forma clara e objetiva, manter o local de trabalho limpo e organizado, controlar parâmetros de máquina, participar de atividades de segurança promovidas pela empresa.

Cargos e salários CBO 8117-45 - Operadores de instalações e máquinas de produtos plásticos, de borracha e moldadores de parafinas

Salário Laminador de Plástico

Laminador de Plástico: Brasil

O profissional no cargo de Laminador de Plástico CBO 8117-45 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.070 e 3.319 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.928 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8117-45.
Salário Calandreiro de Plástico

Calandreiro de Plástico: Brasil

O profissional no cargo de Calandreiro de Plástico CBO 8117-45 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.070 e 3.319 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.928 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8117-45.
Salário Cilindrista de Plástico

Cilindrista de Plástico: Brasil

O profissional no cargo de Cilindrista de Plástico CBO 8117-45 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.070 e 3.319 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.928 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8117-45.
Salário Laminador de Plástico São Paulo

Laminador de Plástico: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Laminador de Plástico CBO 8117-45 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.428 e 3.839 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 115 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8117-45.
Salário Laminador de Plástico Caxias do Sul

Laminador de Plástico: Caxias do Sul, RS

O profissional no cargo de Laminador de Plástico CBO 8117-45 trabalhando em Caxias do Sul - RS, ganha entre 1.966 e 2.943 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 209 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8117-45.
Salário Laminador de Plástico

Laminador de Plástico: Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Laminador de Plástico CBO 8117-45 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 1.998 e 3.111 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 503 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8117-45.
Salário Laminador de Plástico

Laminador de Plástico: Santa Catarina

O profissional no cargo de Laminador de Plástico CBO 8117-45 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 2.198 e 3.496 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 708 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8117-45.
Salário Laminador de Plástico

Laminador de Plástico: São Paulo

O profissional no cargo de Laminador de Plástico CBO 8117-45 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.202 e 3.437 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.124 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8117-45.
Salário Calandreiro de Plástico São Paulo

Calandreiro de Plástico: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Calandreiro de Plástico CBO 8117-45 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.428 e 3.839 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 115 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8117-45.
Salário Calandreiro de Plástico

Calandreiro de Plástico: São Paulo

O profissional no cargo de Calandreiro de Plástico CBO 8117-45 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.202 e 3.437 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.124 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8117-45.