CBO 7421-05 - Afinador de instrumentos musicais
Entenda o que fazem os confeccionadores de instrumentos musicais no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Afinador de instrumentos musicais e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Afinador de instrumentos musicais
O Afinador de Instrumentos Musicais afina instrumentos musicais de corda, sopro e percussão, testando o instrumento para avaliar a qualidade do som, revisando componentes mecânicos para localizar defeitos, comparando o som do diapasão com o produzido pelo instrumento, para detectar dissonâncias, utilizando afinadores analógicos, digitais ou automatizados, regulando tensores do instrumento, executando limpeza de orifícios, componentes e lâminas do instrumento, e avaliando qualidade e precisão da afinação realizada. Planeja atividades, definindo etapas e sequência do trabalho. Pode reparar instrumentos. Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra acidentes e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 7421-05
Seleciona equipamentos, ferramentas, instrumentos, componentes e acessórios necessários, considerando requisição de trabalho, especificações, manuais, laudos e pareceres técnicos.
Testa o instrumento musical, para avaliar a qualidade do som e localizar defeitos. Revisa componentes mecânicos do instrumento musical e detecta vazão de ar – no caso de instrumento de sopro -, durante a análise de problemas.
Opera diapasão, comparando seu som com o produzido pelo instrumento musical, para detectar as dissonâncias. Faz análise, ainda, comparando os sons por audição.
Realiza afinação de instrumentos musicais, de sopro, de cordas e de percussão, utilizando afinadores analógicos, digitais ou automatizados. Regula tensores de instrumento. Executa limpeza de orifícios, componentes e lâminas de madeira, metal e sintéticas. Pode utilizar softwares e aplicativos. Analisa a geração do som, utilizando tabela de acordes e seguindo especificações e parâmetros técnicos.
Avalia a qualidade e a precisão da afinação realizada, aplicando testes auditivos e visuais e utilizando instrumentos e equipamentos. Examina e ajusta parâmetros de frequência do som, altura, intensidade, timbre, articulação, duração, entre outros. Define procedimentos para conservação dos instrumentos musicais. Pode providenciar laudos técnicos.
Acondiciona o instrumento musical, tendo em vista manter sua integridade física.
Pode reparar instrumentos, inspecionando-os para localizar defeitos, desmontando-os, ajustando as partes e substituindo as peças desgastadas ou defeituosas. Remonta os instrumentos após o reparo.
Pode instalar, montar e afinar instrumentos em locais de espetáculo. Para não comprometer a performance do artista, leva em consideração, no trabalho de afinação, as características da orquestra em que o músico vai tocar. Considera, ainda, a temperatura, a umidade do ar e o calor das luzes do local de espetáculo, que podem interferir nas peças metálicas. Pode desmontar os instrumentos após apresentações itinerantes.
Elabora documentos técnicos, tais como relatórios de serviços, manuais, tabelas, especificações, laudos e fichas de controle de afinações e de reparos.
Mantém o local de trabalho limpo e organizado. Conserva as ferramentas, componentes, acessórios e instrumentos de trabalho limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento. Providencia os serviços de manutenção de equipamentos.
Controla desperdícios de materiais, separando sobras para reaproveitamento. Identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação de acordo com normas ambientais.
Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual e atuando na prevenção de acidentes.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 3 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA AFINAÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | ACÚSTICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - FÍSICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - TIMBRAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - QUÍMICA DOS MATERIAIS | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | DESENHO TÉCNICO GERAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | CÁLCULO TÉCNICO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | GEOMETRIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - ANATOMIA E FISIOLOGIA DA AUDIÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE HISTÓRIA (ESPECIFICAR:...) - HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DOS INSTRUMENTOS MUSICAIS | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO | 4 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO | 2 | 2 | 2 | |
DOM??NIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | ELETROELETRÔNICA | 3 | 3 | 3 |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 3 | 3 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO (ESPECIFICAR:...) - AUTOMAÇÃO NA AFINAÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS (ESPECIFICAR: ...) - CONTROLE DE UMIDADE E AFINAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS (ESPECIFICAR: ...) - INSTALAÇÃO, MONTAGEM E AFINAÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS EM LOCAIS DE ESPETÁCULO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS (ESPECIFICAR: ...) - INSTRUMENTOS MUSICAIS ELETRÔNICOS E INTERFACES DIGITAIS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS (ESPECIFICAR: ...) - PROCEDIMENTOS ESPECIAIS DE ANÁLISE E AJUSTES DE PARÂMETROS DO SOM EM INSTRUMENTOS MUSICAIS: FREQUÊNCIA, ALTURA, INTENSIDADE, TIMBRE, ARTICULAÇÃO, DURAÇÃO, ENTRE OUTROS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS (ESPECIFICAR: ...) - TÉCNICAS DE REPARAÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS (ESPECIFICAR: ...) - TÉCNICAS E MÉTODOS DE AFINAÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE CORDA, SOPRO E PERCUSSÃO | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS (ESPECIFICAR: ...) - TEMPERAMENTOS DE AFINAÇÃO: COLEMAN, LANDOLFI, BALDASSIN-SANDERSON | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS (ESPECIFICAR: ...) - TESTES AURAIS DE AFINAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | FERRAMENTAS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | INSTRUMENTOS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - EQUIPAMENTOS DE AFINAÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE CORDA, SOPRO E PERCUSSÃO: AFINADORES ANALÓGICOS, DIGITAIS OU AUTOMATIZADOS, OUTROS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - INSTALAÇÕES ESPECÍFICAS PARA ATIVIDADES DE AFINAÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATERIAIS (ESPECIFICAR:...) - PROPRIEDADES MECÂNICAS, FÍSICAS E QUÍMICAS DE MATERIAIS UTILIZADOS NA CONFECÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | TIPOS DE MANUTENÇÃO | 2 | 2 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS REGULAMENTADORAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NOVOS MATERIAIS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS DA ÁREA INDUSTRIAL | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES MUSICAIS | CLASSIFICAÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES MUSICAIS | ELEMENTOS MUSICAIS (MELODIA, HARMONIA, RITMO E TIMBRE) | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES MUSICAIS | HISTÓRIA DAS ARTES MUSICAIS | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES MUSICAIS | TEORIA MUSICAL | 2 | 2 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 4 |
Condições de Trabalho
Confeccionadores de instrumentos musicais atuam na indústria de instrumentos musicais, e nos serviços de reparação de objetos pessoais e domésticos. São empregados com carteira assinada ou trabalham por conta- própria. Quando empregados, trabalham sob supervisão permanente, em horário diurno ou com rodízio de turnos. Como autônomos, têm horário livre. Executam suas atividades de forma individual e em ambiente fechado. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos e expostos a materiais tóxicos e ruído intenso. Estão sujeitos à pressão de trabalho que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas- aula. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática no local de trabalho.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Realizar acabamentos em instrumentos musicais;
- Preparar matéria-prima para confecção de instrumentos;
- Distinguir acústicas dos materiais para fabricação de instrumentos musicais;
- Projetar instrumentos musicais;
- Confeccionar componentes de instrumentos musicais;
- Demonstrar competências pessoais;
- Montar instrumentos musicais;
- Afinar instrumentos musicais;
- Transmitir confiança ao cliente;
- Unir componentes dos instrumentos musicais;
- Operar máquinas;
- Manusear gabaritos;
- Regular tensores de instrumentos;
- Avaliar a geração do som;
- Trabalhar com segurança;
- Aceitar mudança;
- Demonstrar aptidão para crescimento profissional;
- Classificar madeira, pele animal, sintéticos e metais;
- Analisar as propriedades de ressonância dos materiais;
- Regular máquinas;
- Operar diapazão;
- Manter-se atualizado com as inovações tecnológicas;
- Ajustar peças;
- Separar componentes;
- Demonstrar capacidade de cumprimento de prazo de entrega de produtos e serviços;
- Aceitar responsabilidade;
- Demonstrar criatividade;
- Selecionar máquinas e acessórios;
- Redimensionar componentes acústicos;
- Pintar instrumentos;
- Analisar aspecto físico dos instrumentos;
- Embalar os instrumentos;
- Substituir componentes da máquina;
- Detectar vazão de ar nos instrumentos de sopro;
- Confeccionar ferramentas;
- Agir com paciência;
- Colar materiais;
- Encerar instrumentos;
- Regular componentes eletro-eletrônicos;
- Limpar lâminas de madeira, metal e sintéticas;
- Preencher histórico dos instrumentos;
- Trabalhar em equipe;
- Comunicar-se;
- Regular componentes dos instrumentos;
- Aplicar banhos eletrostáticos nos instrumentos;
- Definir medidas;
- Etiquetar os instrumentos com a marca;
- Comparar sons por audição;
- Realizar controle dimensional dos instrumentos;
- Revisar componentes mecânicos;
- Limpar orifícios das flautas;
- Instalar proteção contra agentes externos;
- Jatear com areia as superfícies dos instrumentos metálicos e peles sintéticas;
- Participar da elaboração de manuais técnicos;
- Demonstrar acuidade auditiva;
- Organizar local de trabalho;
- Identificar diferentes timbres;
- Operar instrumentos de medição;
- Rebitar peças;
- Demonstrar destreza manual;
- Preencher relatórios;
Profissões da Família Ocupacional
- Confeccionador de Instrumentos de Percussão (Pele Couro ou Plástico)
- Encordoador de Instrumentos Musicais
- Luthier (confeccionador)
- Montador de Instrumentos de Corda
- Confeccionador de Instrumentos de Percussão (pele
- Confeccionador de Tambores (música)
- Confeccionador de Instrumentos de Sopro (Madeira)
- Confeccionador de Instrumentos de Sopro (Metal)
- Confeccionador de Órgão
- Confeccionador de Piano
Divisões de categorias profissionais do CBO 7421-05
CBO 7421-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de afinador de instrumentos musicais que pertence ao grupo dos confeccionadores de instrumentos musicais, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
-
- Montadores de aparelhos e instrumentos de precisão e musicais
-
-
- Montadores e ajustadores de instrumentos musicais
-
-
-
-
- Confeccionadores de instrumentos musicais
-
-