CBO 7421-20 - Confeccionador de instrumentos de percussão (pele, couro ou plástico)
Entenda o que fazem os confeccionadores de instrumentos musicais no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Confeccionador de instrumentos de percussão (pele, couro ou plástico) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Confeccionador de instrumentos de percussão (pele, couro ou plástico)
O Confeccionador de instrumentos de percussão (pele, couro ou plástico) confecciona instrumentos de percussão - em produção artesanal ou em indústrias de instrumentos musicais -, preparando matérias-primas, distinguindo acústicas dos materiais, fabricando componentes, realizando processo de montagem, fazendo acabamento, aplicando técnicas de afinação, e avaliando a qualidade dos instrumentos de percussão produzidos. Planeja a produção, programando as etapas. Pode realizar venda de instrumentos de percussão. Pode realizar conserto e restauração de instrumentos de percussão. Prepara documentos, participando da elaboração de manuais técnicos e preenchendo relatórios. Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 7421-20
Prepara as matérias-primas a serem utilizadas na confecção de instrumentos de percussão. Distingue acústicas dos materiais, analisando as propriedades de ressonância e identificando diferentes timbres. Classifica madeira e faz seu secamento na estufa. Tinge lâminas de madeira.
Confecciona componentes, construindo moldes, manuseando gabaritos, utilizando ferramentas e instrumentos de medição e controle, regulando e operando máquinas, e colando materiais. Calandra madeiras e metais, executa lixamento primário em superfície e solda componentes metálicos.
Confecciona instrumentos de percussão – de impacto, atrito ou agitação -, tais como tambor, surdo, pandeiro, bateria, triângulo, marimba, chocalho, cuíca, entre outros. Executa a montagem do instrumento, montando a estrutura e encaixando, unindo e fixando partes, componentes e acessórios. Realiza operações - manuais, mecânicas e automatizadas - de traçagem, corte, usinagem, recozimento, prensagem, furação, lixamento, rebitagem, entre outras. Realiza acabamento nos instrumentos musicais, preparando superfícies, pintando ou encerando, revestindo instrumentos com celuloide, acetato ou outros materiais, jateando com areia as superfícies dos instrumentos metálicos e peles sintéticas, e polindo superfícies. Executa a confecção de acordo com ordem de produção, desenhos, protótipos, especificações e manuais técnicos. Utiliza, no processo de produção, máquinas e equipamentos mecânicos e elétricos, instrumentos e ferramentas. Pode utilizar máquinas e equipamentos digitais e automatizados.
Aplica técnicas de afinação do instrumento de percussão.
Coloca etiquetas identificadoras nos instrumentos produzidos e aplica procedimentos de proteção contra agentes externos.
Avalia a qualidade dos instrumentos de percussão, aplicando testes sensoriais e visuais e usando instrumentos de medição e equipamentos, para verificar e ajustar parâmetros dimensionais, estruturais, funcionais e acústicos. Pode providenciar laudos técnicos. Pode tocar o instrumento para avaliar a qualidade do som, além de identificar e corrigir defeitos.
Acondiciona os instrumentos de percussão, tendo em vista manter a integridade física das estruturas, partes e componentes.
Pode realizar a venda de instrumento de percussão, pesquisando mercados e divulgando o produto. Calcula o valor de venda e estabelece o mecanismo de cobrança. Após realizar a venda, seleciona os meios de transporte para entrega. Analisa a satisfação do cliente.
Pode realizar conserto e restauração de instrumentos de percussão, avaliando as informações do cliente, identificando a viabilidade do serviço e orçando os custos. Compra componentes e constrói peças de reposição. Desmonta o instrumento e substitui partes e componentes desgastados ou defeituosos. Após realização do serviço, monta o instrumento de percussão.
Prepara documentos técnicos, participando da elaboração de manuais técnicos e preenchendo relatórios.
Mantém o local de trabalho limpo e organizado. Conserva ferramentas, acessórios e instrumentos de trabalho limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento. Providencia serviços de manutenção de equipamentos.
Controla desperdícios de materiais, realizando reaproveitamento. Identifica resíduos e providencia sua destinação de acordo com normas ambientais.
Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual e atuando na prevenção de acidentes.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 3 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | ACÚSTICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | ELETROELETRÔNICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | MECÂNICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - FÍSICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - TIPOS E TÉCNICAS DE APLICAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS UTILIZADOS NA CONFECÇÃO, ACABAMENTO E REVESTIMENTO DE SUPERFÍCIES DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE PERCUSSÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | DESENHO TÉCNICO GERAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | CÁLCULO TÉCNICO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | GEOMETRIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE HISTÓRIA (ESPECIFICAR:...) - HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DOS INSTRUMENTOS MUSICAIS DE PERCUSSÃO | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO | 3 | 3 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO | PRODUÇÃO EM SÉRIE | 3 | 3 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO | PRODUÇÃO SOB ENCOMENDA | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS | CUSTO | 2 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO (ESPECIFICAR:...) - AUTOMAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS PARA CONFECÇÃO DE INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE COURO E PELE | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE COURO E PELE (ESPECIFICAR:...) - TIPOS, PROPRIEDADES E TÉCNICAS DE APLICAÇÃO DE COURO E PELE NA CONFECÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE PERCUSSÃO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS (ESPECIFICAR: ...) - MATÉRIA-PRIMA, MATERIAIS, COMPONENTES, ACESSÓRIOS E PERIFÉRICOS UTILIZADOS NA CONFECÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE PERCUSSÃO | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS (ESPECIFICAR: ...) - PROCESSOS DE CONFECÇÃO, REPARO E RESTAURAÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE PERCUSSÃO | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS (ESPECIFICAR: ...) - TÉCNICAS E MÉTODOS CONSTRUTIVOS E DE ACABAMENTO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE PERCUSSÃO | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS (ESPECIFICAR: ...) - TIPOS E MODELOS DOS INSTRUMENTOS MUSICAIS DE PERCUSSÃO | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA | TRATAMENTO DE SUPERFÍCIE | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | FERRAMENTAS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | INSTRUMENTOS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MÁQUINAS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | MATERIAIS NÃO-METÁLICOS NATURAIS (MADEIRA, FIBRAS, COURO, BORRACHA ETC.) | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATERIAIS (ESPECIFICAR:...) - MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA CONFECÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE PERCUSSÃO | 2 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATERIAIS (ESPECIFICAR:...) - TIPOS E CARACTERÍSTICAS DE MATERIAIS UTILIZADOS NA CONFECÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE PERCUSSÃO | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | LUBRIFICAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | TIPOS DE MANUTENÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | METALMECÂNICA - MECÂNICA | PROCESSOS DE UNIÃO MECÂNICA | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | METALMECÂNICA - MECÂNICA | USINAGEM CONVENCIONAL | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | METALMECÂNICA - METALURGIA | SOLDAGEM | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | METALMECÂNICA - METALURGIA | TRAÇAGEM E CORTE | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS REGULAMENTADORAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | OPERAÇÃO DE LINHAS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | SEPARAÇÃO DE MATERIAL PARA REAPROVEITAMENTO | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | PROCESSOS PARA EMBALAGEM DE PRODUTOS | PROCESSOS DE EMBALAGEM E ETIQUETAGEM | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INOVAÇÃO NA ÁREA INDUSTRIAL | 2 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NOVOS MATERIAIS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS DA ÁREA INDUSTRIAL | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | PROCESSO DE VENDA | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES MUSICAIS | CLASSIFICAÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES MUSICAIS | ELEMENTOS MUSICAIS (MELODIA, HARMONIA, RITMO E TIMBRE) | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES MUSICAIS | HISTÓRIA DAS ARTES MUSICAIS | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES MUSICAIS | TEORIA MUSICAL | 2 | 2 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - VISÃO ESPACIAL | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NOS CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 4 |
Condições de Trabalho
Confeccionadores de instrumentos musicais atuam na indústria de instrumentos musicais, e nos serviços de reparação de objetos pessoais e domésticos. São empregados com carteira assinada ou trabalham por conta- própria. Quando empregados, trabalham sob supervisão permanente, em horário diurno ou com rodízio de turnos. Como autônomos, têm horário livre. Executam suas atividades de forma individual e em ambiente fechado. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos e expostos a materiais tóxicos e ruído intenso. Estão sujeitos à pressão de trabalho que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas- aula. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática no local de trabalho.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Demonstrar competências pessoais;
- Confeccionar componentes de instrumentos musicais;
- Vender instrumentos;
- Montar instrumentos musicais;
- Projetar instrumentos musicais;
- Realizar acabamentos em instrumentos musicais;
- Distinguir acústicas dos materiais para fabricação de instrumentos musicais;
- Preparar matéria-prima para confecção de instrumentos;
- Afinar instrumentos musicais;
- Consertar instrumentos;
- Preencher histórico dos instrumentos;
- Colher informações do cliente;
- Definir medidas;
- Limpar orifícios das flautas;
- Demonstrar aptidão para crescimento profissional;
- Colar materiais;
- Restaurar instrumentos;
- Jatear com areia as superfícies dos instrumentos metálicos e peles sintéticas;
- Divulgar produtos;
- Embalar os instrumentos;
- Etiquetar os instrumentos com a marca;
- Construir moldes;
- Orçar custos;
- Transmitir confiança ao cliente;
- Identificar diferentes timbres;
- Trabalhar em equipe;
- Estabelecer mecanismo de cobrança;
- Proceder lixamento primário em superfície;
- Ajustar peças;
- Desmontar o instrumento;
- Calandrar madeiras e metais;
- Trabalhar com segurança;
- Demonstrar destreza manual;
- Soldar componentes metálicos;
- Preparar superfícies dos instrumentos;
- Separar componentes;
- Analisar as propriedades de ressonância dos materiais;
- Analisar a satisfação do cliente;
- Regular componentes dos instrumentos;
- Identificar a viabilidade da reforma;
- Selecionar máquinas e acessórios;
- Substituir componentes da máquina;
- Pesquisar fontes fornecedoras de componentes;
- Instalar rastilho;
- Detectar vazão de ar nos instrumentos de sopro;
- Aceitar mudança;
- Classificar madeira, pele animal, sintéticos e metais;
- Analisar aspecto físico dos instrumentos;
- Demonstrar criatividade;
- Demonstrar instrumentos;
- Aplicar banhos eletrostáticos nos instrumentos;
- Recozer metais;
- Confeccionar protótipo;
- Realizar controle dimensional dos instrumentos;
- Definir matéria-prima e seus rendimentos;
- Acondicionar madeira, metais, sintéticos e outros;
- Rebitar peças;
- Limpar lâminas de madeira, metal e sintéticas;
- Polir superfícies de instrumentos musicais;
- Planejar etapas de fabricação;
- Comprar peças e componentes;
- Calcular custos;
- Construir peças de reposição;
- Instalar tensores;
- Aceitar responsabilidade;
- Calcular custos de vendas;
- Unir componentes dos instrumentos musicais;
- Confeccionar ferramentas;
- Pesquisar mercados;
- Instalar proteção contra agentes externos;
- Manusear gabaritos;
- Esboçar croqui;
- Redimensionar componentes acústicos;
- Revestir instrumentos com celulóide, fórmica, acetato e outros;
- Regular máquinas;
- Pintar instrumentos;
- Participar da elaboração de manuais técnicos;
- Selecionar meios de transporte para entrega;
- Armazenar instrumentos;
- Tingir lâminas de madeira;
- Demonstrar acuidade auditiva;
- Avaliar tempo de execução;
- Definir os tipos de cortes dos materiais;
- Montar instrumentos;
- Operar diapazão;
- Operar máquinas;
- Comparar sons por audição;
- Avaliar as informações do cliente;
- Encerar instrumentos;
- Preencher relatórios;
- Regular tensores de instrumentos;
- Acompanhar as tendências do mercado;
- Organizar local de trabalho;
- Demonstrar capacidade de cumprimento de prazo de entrega de produtos e serviços;
- Comunicar-se;
- Agir com paciência;
- Avaliar a geração do som;
- Revisar componentes mecânicos;
- Operar instrumentos de medição;
- Manter-se atualizado com as inovações tecnológicas;
- Instalar pestana;
- Secar madeira na estufa;
Profissões da Família Ocupacional
- Confeccionador de Instrumentos de Percussão (Pele Couro ou Plástico)
- Luthier (confeccionador)
- Montador de Instrumentos de Corda
- Confeccionador de Instrumentos de Percussão (pele
- Confeccionador de Tambores (música)
- Confeccionador de Instrumentos de Sopro (Madeira)
- Confeccionador de Instrumentos de Sopro (Metal)
- Confeccionador de Órgão
- Confeccionador de Piano
- Encordoador de Instrumentos Musicais
Divisões de categorias profissionais do CBO 7421-20
CBO 7421-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de confeccionador de instrumentos de percussão (pele, couro ou plástico) que pertence ao grupo dos confeccionadores de instrumentos musicais, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
-
- Montadores de aparelhos e instrumentos de precisão e musicais
-
-
- Montadores e ajustadores de instrumentos musicais
-
-
-
-
- Confeccionadores de instrumentos musicais
-
-