CBO 7224-15 - Trefilador de metais, à máquina - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de trefilação e estiramento de metais puros e ligas metálicas

O profissional no cargo de Trefilador de metais, à máquina CBO 7224-15 opera máquinas e equipamentos de trefilar, abastecendo máquinas com matéria-prima a ser trefilada, preparando equipamento de tratamento térmico, operando equipamento de trefilação, e executando tratamento térmico, para fabricação de fios, barras, vergalhões, arames ou produtos metálicos similares ferrosos e não ferrosos, de diâmetros determinados Faz o acabamento dos produtos.

Pode extrudar perfis de metais, a fim de gerar matéria-prima de entrada para o processo de trefilação Realiza a manutenção de primeiro nível de máquinas e equipamentos Pode operar máquinas e equipamentos com recursos de automação e controle e softwares de diagnóstico.

Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

CBO 7224-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de trefilação e estiramento de metais puros e ligas metálicas que pertence ao grupo dos trabalhadores da transformação de metais e de compósitos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Trefilador de metais, à máquina, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de trefilação e estiramento de metais puros e ligas metálicas CBO 7224-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7224-15

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores de trefilação e estiramento de metais puros e ligas metálicas.
      • Trabalhadores da transformação de metais e de compósitos.

O que faz um Trefilador de metais, à máquina

O Trefilador de metais, à máquina CBO 7224-15 planeja o trabalho, interpretando ordens de serviço, desenhos e especificações e analisando formas e dimensões, para estabelecer as operações a executar Seleciona máquinas, equipamentos, instrumentos, ferramentas e acessórios.

Realiza abastecimento da máquina de trefilar com matéria-prima – rolos, varas ou vergalhões de metal, para fabricar fios, barras, vergalhões, arames ou produtos metálicos similares ferrosos e não ferrosos, de diâmetros determinados.

No abastecimento da máquina, pode utilizar equipamentos de içamento e movimentação de cargas Abastece o forno de tratamento térmico.

Monta e regula o ferramental para trefilação – fieira ou matriz de fieiras calibradas – no cabeçote da máquina Prepara a ponta da matéria-prima, afilando suas extremidades, e a faz passar pela matriz para iniciar o processo de trefilação.

Elimina irregularidades nas dimensões circular ou longitudinal do material em processo.

Coloca o lubrificante na caixa de trefilação e prende a matéria-prima no sistema de tracionamento Realiza operações de teste na máquina.

Ajusta as configurações da máquina, como velocidade de trefilação, tensão de tração e tensão de compressão.

Opera o equipamento de trefilação, colocando em funcionamento o tambor da máquina, controlando os parâmetros do processo, e monitorando a qualidade superficial do produto Em caso de quebras, realiza a soldagem de fios, barras, arames ou outros produtos em processo de trefilação, para a continuidade dos trabalhos Controla o sistema de refrigeração do equipamento e da matriz de trefilação.

Controla o diâmetro do fio, barra, vergalhão ou arame trefilado, utilizando micrômetros e outros instrumentos de medição Acompanha o funcionamento da máquina e todo o processo de trefilação, recolhendo e substituindo bobinas ou carretéis que se esvaziam, para manter ininterrupto o fluxo produtivo Executa tratamento térmico no transcurso do processo de trefilação, pré-aquecendo o forno de tratamento integrado ao equipamento de trefilação, e programando tempos e temperaturas do ciclo de tratamento.

Monitora o processo de tratamento térmico e resfria o produto tratado Pode realizar o procedimento de envelhecimento do produto, conforme requisitos e parâmetros do processo.

Pode repetir a operação até obter o diâmetro desejado Faz o acabamento do produto, cortando o material trefilado, de acordo com as especificações das ordens de serviço Confere medidas e qualidade do produto.

Inspeciona a qualidade superficial dos produtos trefilados Acondiciona e armazena as unidades fabricadas, seguindo especificações Pode extrudar perfis de metais, a fim de gerar matéria-prima de entrada para o processo de trefilação.

Abastece a máquina extrusora com tarugos de material metálico a ser extrudado Realiza a extrusão, de acordo com o método requerido, monitorando o processo Avalia a qualidade superficial e dimensional do produto extrudado.

Serra os produtos extrudados, utilizando ferramentas de corte apropriadas, de acordo com as dimensões especificadas na ordem de serviço Pode operar máquinas e equipamentos dotados de recursos de automação e controle, softwares de diagnóstico e mecanismos de correção de erros, para trefilação de metais Registra dados de produção, com quantidades e tipos de produtos trefilados Conserva o local de trabalho limpo e organizado Realiza conservação e pequenos reparos em máquinas, equipamentos, instrumentos, ferramentas e acessórios utilizados no processo de trefilação, utilizando ferramentas manuais, materiais e instrumentos apropriados.

Solicita manutenção corretiva, quando necessário Executa descarte de resíduos e outras medidas afins, de acordo com práticas ambientalmente sustentáveis, no setor de trefilação Zela pela segurança, usando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e desenvolvendo medidas para prevenção de acidentes.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7224-15 deve dar acabamento em produtos, realizar tratamento térmico, abastecer máquinas, demonstrar competências pessoais, extrudar perfis, produzir cabos metálicos, trefilar a matéria prima.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores de trefilação e estiramento de metais puros e ligas metálicas atuam em metalurgia básica, na fabricação de produtos de metal, na condição de trabalho assalariado. Durante a jornada de trabalho podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis, sujeitos à irradiação de calor e pressão por cumprimento de metas de produção.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7224-15

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental. A qualificação é feita no próprio emprego e o desempenho pleno das atividades demanda de um a dois anos de experiência.

Atividades exercidas por um Trefilador de metais, à máquina CBO 7224-15

Um Trefilador de metais, à máquina (ou sinônimo) deve acionar o equipamento enrolador de cabos, programar ciclo de tratamento - tempos e temperaturas, acondicionar o produto, conforme especificado, pré aquecer o forno de tratamento térmico, regular o equipamento de trançagem, serrar perfis extrudados, abastecer o forno de tratamento térmico, cumprir procedimentos operacionais, armazenar os produtos, abastecer as máquinas de trançagem de cabo com carretéis de arame, trabalhar com segurança, abastecer a máquina com matéria prima, avaliar a qualidade superficial e dimensional do produto extrudado, operar equipamento de trançagem, abastecer a máquina extrusora com tarugos, montar ferramental na máquina, passar os fios pelo equipamento de trançagem, envelhecer os perfis, estabilizar os cabos, obedecer princípios de qualidade total, guiar o cabo até o carretel de enrolamento, preformar o cabo, controlar o sistema de refrigeração do equipamento e da matriz, cortar produtos acabados, estirar os perfis extrudados, prender a matéria prima no sistema de tracionamento, usar equipamentos de proteção individual, demonstrar habilidade de manusear instrumentos de medição, passar a matéria prima pela matriz para iniciar a trefilação, comunicar, através de comunicação oral, escrita e gestual, monitorar o processo de extrusão, colocar lubrificante na caixa de trefilação, soldar arames, trabalhar em equipe, conferir medidas e qualidade de produto, regular o ferramental, preparar a ponta da matéria prima para trefilação, solubilizar os perfis extrudados, inspecionar qualidade superficial de produtos, desempenar o arame de forma retilínea ou circular, monitorar o processo de tratamento, operar equipamento de trefilação, resfriar produto tratado, monitorar velocidade de trefilação e qualidade superficial.

Cargos e salários CBO 7224-15 - Trabalhadores de trefilação e estiramento de metais puros e ligas metálicas

Salário Aramador - na Fabricação de Arame

Aramador - na Fabricação de Arame: Brasil

  • 2.458
  • Brasil
  • 2.192 - 3.889
  • 42h
O profissional no cargo de Aramador - na Fabricação de Arame CBO 7224-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.192 e 3.889 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.458 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7224-15.
Salário Operador de Trefila

Operador de Trefila: Brasil

  • 2.458
  • Brasil
  • 2.192 - 3.889
  • 42h
O profissional no cargo de Operador de Trefila CBO 7224-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.192 e 3.889 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.458 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7224-15.
Salário Separador de Trefilados

Separador de Trefilados: Brasil

  • 2.458
  • Brasil
  • 2.192 - 3.889
  • 42h
O profissional no cargo de Separador de Trefilados CBO 7224-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.192 e 3.889 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.458 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7224-15.
Salário Trefilador À Máquina

Trefilador À Máquina: Brasil

  • 2.458
  • Brasil
  • 2.192 - 3.889
  • 42h
O profissional no cargo de Trefilador À Máquina CBO 7224-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.192 e 3.889 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.458 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7224-15.
Salário Trefilador de Barras de Metal

Trefilador de Barras de Metal: Brasil

  • 2.458
  • Brasil
  • 2.192 - 3.889
  • 42h
O profissional no cargo de Trefilador de Barras de Metal CBO 7224-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.192 e 3.889 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.458 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7224-15.
Salário Trefilador de Metais

Trefilador de Metais: Brasil

  • 2.458
  • Brasil
  • 2.192 - 3.889
  • 42h
O profissional no cargo de Trefilador de Metais CBO 7224-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.192 e 3.889 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.458 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7224-15.
Salário Trefilador de Metais À Maquina

Trefilador de Metais À Maquina: Brasil

  • 2.458
  • Brasil
  • 2.192 - 3.889
  • 42h
O profissional no cargo de Trefilador de Metais À Maquina CBO 7224-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.192 e 3.889 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.458 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7224-15.
Salário Alambrador - na Fabricação de Arame

Alambrador - na Fabricação de Arame: Brasil

  • 2.458
  • Brasil
  • 2.192 - 3.889
  • 42h
O profissional no cargo de Alambrador - na Fabricação de Arame CBO 7224-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.192 e 3.889 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.458 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7224-15.
Salário Trefilador de Metais À Maquina Itaúna

Trefilador de Metais À Maquina: Itaúna, MG

  • 203
  • Itaúna, MG
  • 1.968 - 2.675
  • 35h
O profissional no cargo de Trefilador de Metais À Maquina CBO 7224-15 trabalhando em Itaúna - MG, ganha entre 1.968 e 2.675 para uma jornada de trabalho média de 35h semanais de acordo com dados salariais de 203 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7224-15.
Salário Trefilador de Metais À Maquina São Paulo

Trefilador de Metais À Maquina: São Paulo, SP

  • 172
  • São Paulo, SP
  • 2.284 - 3.513
  • 43h
O profissional no cargo de Trefilador de Metais À Maquina CBO 7224-15 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.284 e 3.513 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 172 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7224-15.
Salário Alambrador - na Fabricação de Arame Feira de Santana

Alambrador - na Fabricação de Arame: Feira de Santana, BA

  • 67
  • Feira de Santana, BA
  • 1.907 - 3.110
  • 44h
O profissional no cargo de Alambrador - na Fabricação de Arame CBO 7224-15 trabalhando em Feira de Santana - BA, ganha entre 1.907 e 3.110 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 67 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7224-15.
Salário Operador de Trefila

Operador de Trefila: São Paulo

  • 1.060
  • São Paulo
  • 2.416 - 3.889
  • 44h
O profissional no cargo de Operador de Trefila CBO 7224-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.416 e 3.889 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.060 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7224-15.
Salário Operador de Trefila

Operador de Trefila: Minas Gerais

  • 555
  • Minas Gerais
  • 2.087 - 3.330
  • 40h
O profissional no cargo de Operador de Trefila CBO 7224-15 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.087 e 3.330 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 555 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7224-15.
Salário Operador de Trefila São Paulo

Operador de Trefila: São Paulo, SP

  • 172
  • São Paulo, SP
  • 2.284 - 3.513
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Trefila CBO 7224-15 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.284 e 3.513 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 172 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7224-15.
Salário Separador de Trefilados

Separador de Trefilados: São Paulo

  • 1.060
  • São Paulo
  • 2.416 - 3.889
  • 44h
O profissional no cargo de Separador de Trefilados CBO 7224-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.416 e 3.889 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.060 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7224-15.
Salário Separador de Trefilados São Paulo

Separador de Trefilados: São Paulo, SP

  • 172
  • São Paulo, SP
  • 2.284 - 3.513
  • 43h
O profissional no cargo de Separador de Trefilados CBO 7224-15 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.284 e 3.513 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 172 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7224-15.
Salário Trefilador À Máquina

Trefilador À Máquina: São Paulo

  • 1.060
  • São Paulo
  • 2.416 - 3.889
  • 44h
O profissional no cargo de Trefilador À Máquina CBO 7224-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.416 e 3.889 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.060 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7224-15.