CBO 7224-05 - Cableador - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de trefilação e estiramento de metais puros e ligas metálicas

O profissional no cargo de Cableador CBO 7224-05 confecciona cabos - de aço para içamento de cargas, elétricos, telefônicos e de comunicação, e de outros tipos, compostos de fios ou arames metálicos ferrosos e não ferrosos, abastecendo máquinas com carretéis de fios ou arames, operando máquinas e equipamentos de cablear, e operando equipamento de trançagem Realiza acabamento do produto, efetuando cortes e conferindo a qualidade dos cabos.

Pode executar trançagem de cabos metálicos de diâmetros variados, para produzir cabos multiplex ou de múltiplas pernas Realiza manutenção de primeiro nível de máquinas e equipamentos Pode operar máquinas e equipamentos com recursos de automação e controle e softwares de diagnóstico.

Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

CBO 7224-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de trefilação e estiramento de metais puros e ligas metálicas que pertence ao grupo dos trabalhadores da transformação de metais e de compósitos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Cableador, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de trefilação e estiramento de metais puros e ligas metálicas CBO 7224-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7224-05

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores de trefilação e estiramento de metais puros e ligas metálicas.
      • Trabalhadores da transformação de metais e de compósitos.

O que faz um Cableador

O Cableador CBO 7224-05 planeja o trabalho, interpretando ordens de serviço, desenhos e especificações e analisando formas e dimensões, para estabelecer as operações a executar Seleciona máquinas, equipamentos, instrumentos, ferramentas e acessórios, de acordo com a ordem de serviço.

Identifica os formatos de trançagem, de acordo com a geometria da seção transversal dos cabos.

Abastece as máquinas de cablear com matéria-prima – fios ou arames – em carretéis, bobinas ou formas similares No abastecimento da máquina, pode utilizar equipamentos de içamento e movimentação de cargas - tais como talha elétrica ou ponte rolante -, para levantar, movimentar e posicionar bobinas ou grandes carretéis com matéria-prima.

Para confecção de cabos metálicos com alma, abastece a máquina com fios ou arames – de aço ou de fibras (sintéticas ou naturais), para compor a alma do cabo Afila as extremidades da matéria-prima, utilizando ferramentas manuais, para dar-lhes forma pontiaguda apropriada à passagem pelos orifícios do equipamento de trançagem.

Engata as extremidades no tambor de enrolamento automático do equipamento de trançagem.

Confecciona cabos metálicos, passando os fios ou os arames pelo equipamento de trançagem e executando as regulagens requeridas Realiza operações de teste na máquina, para verificar ajustes e certificar-se da eficiência da operação.

Ajusta as configurações da máquina, como velocidade e passo da torção, para garantir a eficiência do processo.

Opera equipamento de trançagem, guiando o cabo até o carretel de enrolamento e acionando o dispositivo enrolador de cabos Estabiliza os cabos e resfria o produto, ao longo do processo, utilizando instrumentos e técnicas requeridas Monitora o sincronismo de desenrolamento de fio ou arame, das diversas bobinas ou carretéis de matéria-prima, para garantir a qualidade do processo de trançagem.

Observa as bobinas ou os carretéis na saída do processo, enquanto estão enrolando Corta os fios ou os arames, utilizando instrumentos manuais de corte, para remover as bobinas ou os carretéis carregados Desliga ou para a máquina quando o comprimento de cabo especificado na ordem de serviços for produzido.

Realiza o acabamento em produtos, efetuando o corte nos cabos – após a trançagem, conferindo as medidas e a qualidade do produto Durante o processo, em caso de quebras, pode soldar fios, para continuidade da confecção de cabos metálicos.

Substitui as bobinas ou os carretéis de matéria-prima esgotados Acondiciona o produto, conforme especificações, em rolos, bobinas, carreteis ou formas apropriadas Providencia o armazenamento dos produtos.

Realiza a trançagem de fios ou arames delgados flexíveis, para a formação de pernas Executa a trançagem de múltiplas pernas, de acordo com a especificação do produto, para confeccionar cabos compostos Pode incluir na trançagem uma alma – fio ou arame rígido de aço, fibra natural ou sintética, a fim de aumentar a resistência do cabo confeccionado.

Pode realizar a trançagem de cabos metálicos de diâmetros variados – com e sem isolação – para produzir cabos multiplex ou de múltiplas pernas, de diâmetro maior Pode operar máquinas e equipamentos de cablear dotados de recursos de automação e controle, softwares de diagnóstico e mecanismos de correção de erros Registra dados de produção, com quantidades e tipos de cabos produzidos.

Conserva o local de trabalho limpo e organizado Realiza conservação e pequenos reparos em máquinas, equipamentos, instrumentos, ferramentas e acessórios utilizados na produção de cabos metálicos, usando ferramentas manuais, materiais e instrumentos apropriados Solicita manutenção corretiva, quando necessário Executa descarte de resíduos e outras medidas afins, de acordo com práticas ambientalmente sustentáveis, no setor de confecção de cabos metálicos Zela pela segurança, usando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e desenvolvendo medidas para prevenção de acidentes.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7224-05 deve dar acabamento em produtos, abastecer máquinas, realizar tratamento térmico, produzir cabos metálicos, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores de trefilação e estiramento de metais puros e ligas metálicas atuam em metalurgia básica, na fabricação de produtos de metal, na condição de trabalho assalariado. Durante a jornada de trabalho podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis, sujeitos à irradiação de calor e pressão por cumprimento de metas de produção.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7224-05

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental. A qualificação é feita no próprio emprego e o desempenho pleno das atividades demanda de um a dois anos de experiência.

Atividades exercidas por um Cableador CBO 7224-05

Um Cableador (ou sinônimo) deve acionar o equipamento enrolador de cabos, comunicar, através de comunicação oral, escrita e gestual, trabalhar com segurança, armazenar os produtos, trabalhar em equipe, acondicionar o produto, conforme especificado, demonstrar habilidade de manusear instrumentos de medição, obedecer princípios de qualidade total, resfriar produto tratado, conferir medidas e qualidade de produto, estabilizar os cabos, cumprir procedimentos operacionais, usar equipamentos de proteção individual, preformar o cabo, cortar produtos acabados, passar os fios pelo equipamento de trançagem, abastecer as máquinas de trançagem de cabo com carretéis de arame, operar equipamento de trançagem, guiar o cabo até o carretel de enrolamento, regular o equipamento de trançagem.

Cargos e salários CBO 7224-05 - Trabalhadores de trefilação e estiramento de metais puros e ligas metálicas

Salário Cableador

Cableador: Brasil

  • 310
  • Brasil
  • 2.367 - 4.179
  • 42h
O profissional no cargo de Cableador CBO 7224-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.367 e 4.179 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 310 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7224-05.
Salário Operador de Máquina de Cablear

Operador de Máquina de Cablear: Brasil

  • 310
  • Brasil
  • 2.367 - 4.179
  • 42h
O profissional no cargo de Operador de Máquina de Cablear CBO 7224-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.367 e 4.179 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 310 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7224-05.