CBO 7224-10 - Estirador de tubos de metal sem costura - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de trefilação e estiramento de metais puros e ligas metálicas

O profissional no cargo de Estirador de tubos de metal sem costura CBO 7224-10 opera máquinas e equipamentos de estirar tubos de materiais metálicos sem costura - ferrosos ou não ferrosos -, abastecendo máquinas com matéria-prima a ser estirada, preparando equipamento de tratamento térmico, operando equipamento de estiramento, e executando tratamento térmico, para fabricação de tubos de diâmetros determinados Realiza acabamento do produto.

Pode extrudar perfis de metais, a fim de gerar matéria-prima de entrada para o processo de fabricação de tubos sem costura por estiramento Realiza manutenção de primeiro nível de máquinas e equipamentos Pode operar máquinas e equipamentos com recursos de automação e controle e softwares de diagnóstico.

Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

CBO 7224-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de trefilação e estiramento de metais puros e ligas metálicas que pertence ao grupo dos trabalhadores da transformação de metais e de compósitos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Estirador de tubos de metal sem costura, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de trefilação e estiramento de metais puros e ligas metálicas CBO 7224-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7224-10

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores de trefilação e estiramento de metais puros e ligas metálicas.
      • Trabalhadores da transformação de metais e de compósitos.

O que faz um Estirador de tubos de metal sem costura

O Estirador de tubos de metal sem costura CBO 7224-10 planeja o trabalho, interpretando ordens de serviço, desenhos e especificações e analisando formas e dimensões, para estabelecer as operações a executar Seleciona máquinas, equipamentos, instrumentos, ferramentas e acessórios, de acordo com a ordem de serviço.

Realiza abastecimento da máquina de estirar com matéria-prima, para fabricar tubos de diâmetros determinados, por estiramento.

Abastece forno de tratamento térmico, tendo em vista o procedimento a ser realizado no processo Prepara ferramentas de estiramento, posicionando a fieira de estiramento sobre o porta-fieira e o macho sobre um vergalhão ou vareta.

Centra o macho na abertura da fieira, para ajustar o equipamento aos diâmetros externos e internos requeridos para os tubos Posiciona o material a ser estirado sobre o banco de estiramento, introduzindo sua extremidade afilada através da bobina de estiramento e fixando-a por meio de grampos a uma corrente transportadora ou a um carro móvel, para possibilitar a operação.

Realiza operações de teste na máquina, para verificar ajustes e certificar-se da eficiência da operação.

Ajusta configurações da máquina, como velocidade de estiramento ou tensão de tração, para garantir a eficiência do processo Executa tratamento térmico no transcurso do processo de estiramento, pré-aquecendo o forno de tratamento integrado ao equipamento de estiramento e programando tempos e temperaturas do ciclo de tratamento.

Põe em marcha a corrente ou o carro, acionando comandos, para estirar o tubo sobre o macho que forma o diâmetro interno e através da fieira que forma o diâmetro externo.

Monitora o processo de tratamento térmico e resfria o produto tratado Pode realizar procedimento de envelhecimento do produto, conforme requisitos e parâmetros do processo Desliga a máquina, manipulando dispositivos de comando, para deter a corrente ou o carro após o processamento.

Solta os grampos de fixação e retira os tubos Pode repetir a operação até obter o diâmetro desejado Realiza acabamento dos produtos, desempenando e cortando os tubos, de acordo com as especificações das ordens de serviço, e retirando excessos de metal do produto.

Confere medidas e qualidade do produto Acondiciona e armazena as unidades fabricadas, seguindo especificações.

Pode especializar-se no estiramento de determinado tipo de tubo ou de determinado metal e ser designado de acordo com a especialização Pode aplicar processo de trefilação a fim de executar o estiramento de tubos metálicos sem costura, fazendo o tubo passar por uma matriz ou fieira, para obtenção do diâmetro externo, e através de um mandril interno, para obtenção do diâmetro interno do tubo Pode extrudar perfis de metais, a fim de gerar matéria-prima de entrada para o processo de fabricação de tubos sem costura, por estiramento.

Abastece máquina com tarugos de material metálico a ser extrudado Realiza extrusão, de acordo o método requerido, monitorando o processo Avalia a qualidade superficial e dimensional do produto extrudado.

Serra os produtos extrudados, utilizando ferramentas de corte apropriadas, de acordo com as dimensões especificadas na ordem de serviço Pode operar máquinas e equipamentos dotados de recursos de automação e controle, softwares de diagnóstico e mecanismos de correção de erros, para estiramento de tubos metálicos sem costura Registra dados de produção, com quantidades e tipos de tubos produzidos.

Conserva o local de trabalho limpo e organizado Realiza conservação e pequenos reparos em máquinas, equipamentos, instrumentos, ferramentas e acessórios utilizados no processo de produção, utilizando ferramentas manuais, materiais e instrumentos apropriados Solicita manutenção corretiva, quando necessário Executa descarte de resíduos e outras medidas afins, de acordo com práticas ambientalmente sustentáveis, no setor de estiramento de metais Zela pela segurança, usando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e desenvolvendo medidas para prevenção de acidentes.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7224-10 deve abastecer máquinas, extrudar perfis, realizar tratamento térmico, demonstrar competências pessoais, dar acabamento em produtos, trefilar a matéria prima, produzir cabos metálicos.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores de trefilação e estiramento de metais puros e ligas metálicas atuam em metalurgia básica, na fabricação de produtos de metal, na condição de trabalho assalariado. Durante a jornada de trabalho podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis, sujeitos à irradiação de calor e pressão por cumprimento de metas de produção.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7224-10

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental. A qualificação é feita no próprio emprego e o desempenho pleno das atividades demanda de um a dois anos de experiência.

Atividades exercidas por um Estirador de tubos de metal sem costura CBO 7224-10

Um Estirador de tubos de metal sem costura (ou sinônimo) deve programar ciclo de tratamento - tempos e temperaturas, serrar perfis extrudados, demonstrar habilidade de manusear instrumentos de medição, preparar a ponta da matéria prima para trefilação, monitorar o processo de extrusão, obedecer princípios de qualidade total, passar a matéria prima pela matriz para iniciar a trefilação, envelhecer os perfis, estabilizar os cabos, trabalhar em equipe, guiar o cabo até o carretel de enrolamento, conferir medidas e qualidade de produto, comunicar, através de comunicação oral, escrita e gestual, passar os fios pelo equipamento de trançagem, retirar os excessos de metal - rebarbar dos tubos trefilados, trabalhar com segurança, armazenar os produtos, resfriar produto tratado, prender a matéria prima no sistema de tracionamento, operar equipamento de trançagem, abastecer o forno de tratamento térmico, pré aquecer o forno de tratamento térmico, solubilizar os perfis extrudados, usar equipamentos de proteção individual, cortar produtos acabados, abastecer as máquinas de trançagem de cabo com carretéis de arame, acondicionar o produto, conforme especificado, monitorar velocidade de trefilação e qualidade superficial, regular o equipamento de trançagem, preformar o cabo, operar equipamento de trefilação, abastecer a máquina com matéria prima, montar ferramental na máquina, desempenar tubos trefilados, inspecionar qualidade superficial de produtos, regular o ferramental, cumprir procedimentos operacionais, avaliar a qualidade superficial e dimensional do produto extrudado, monitorar o processo de tratamento, acionar o equipamento enrolador de cabos, estirar os perfis extrudados, abastecer a máquina extrusora com tarugos.

Cargos e salários CBO 7224-10 - Trabalhadores de trefilação e estiramento de metais puros e ligas metálicas

Salário Estirador de Tubos de Metal sem Costura

Estirador de Tubos de Metal sem Costura: Brasil

  • 181
  • Brasil
  • 2.172 - 3.503
  • 43h
O profissional no cargo de Estirador de Tubos de Metal sem Costura CBO 7224-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.172 e 3.503 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 181 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7224-10.
Salário Estirador de Tubo de Metal

Estirador de Tubo de Metal: Brasil

  • 181
  • Brasil
  • 2.172 - 3.503
  • 43h
O profissional no cargo de Estirador de Tubo de Metal CBO 7224-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.172 e 3.503 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 181 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7224-10.
Salário Operador de Esticadeira (metal Sem Costura)

Operador de Esticadeira (metal Sem Costura): Brasil

  • 181
  • Brasil
  • 2.172 - 3.503
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Esticadeira (metal Sem Costura) CBO 7224-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.172 e 3.503 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 181 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7224-10.