CBO 6230-20 - Tratador de animais
Entenda o que fazem os tratadores polivalentes de animais no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Tratador de animais e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Tratador de animais
Executa atividades relativas à alimentação, à sanidade, à reprodução, à higiene, ao bem-estar e ao manejo de animais que participam em eventos, concursos, torneios e acontecimentos esportivos, animais que vivem em cativeiro – em zoológicos, circos e outros locais -, e animais que são criados para fins comerciais. Auxilia na prevenção e no tratamento de doenças, sob orientação de médico veterinário. Segue normas de biossegurança, normas de saúde e conforto animal, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Prepara e distribui a alimentação aos animais, tendo em conta o programa alimentar definido para cada espécie e para cada animal, de acordo com a fase do seu ciclo de vida. Pode adicionar suplementos alimentares e administrar dietas especiais, de acordo com orientação de médico veterinário. Realiza a conservação e o armazenamento dos alimentos em locais apropriados.
Controla a qualidade da água e assegura a sua disponibilidade para os animais.
Vigia o estado de saúde dos animais. Verifica o surgimento de indícios de doença - a partir de mudanças no comportamento, na respiração, em penas ou nos pelos dos animais -, entrando em contato com o médico veterinário. Realiza testes e exames de rotina nos animais, de acordo com as prescrições do médico veterinário. Procede à imunização dos animais, administrando-lhes as vacinas definidas no plano de vacinação. Impede o contacto de animais sadios com outros possivelmente infectados, aplicando medidas preventivas estipuladas, tais como isolamento e quarentena. Aplica as medidas profilácticas e os tratamentos curativos simples, seguindo as instruções do médico veterinário. Presta os cuidados de primeiros socorros.
Monitora o aumento de agressividade e do nível de estresse, verificando possíveis causas.
Executa tarefas associadas à reprodução dos animais. Monitora os animais em fase de reprodução, detectando sinais de acasalamento e cios. Pode criar as condições favoráveis ao acasalamento. Acompanha o período de gestação. Detecta sinais de partos/postura nas fêmeas, tomando as medidas necessárias ao seu bom desenvolvimento. Monitora o estado dos recém-nascidos, vigiando o comportamento da mãe e das crias. Pode auxiliar em processos de inseminação artificial.
Executa tarefas associadas à higiene dos animais, lavando-os, escovando-os, penteando-os e limpando-lhes orelhas, boca e dentes. Assegura a conservação dos alojamentos dos animais limpos, higienizados e livres de qualquer praga, como formigas, cupins e roedores. Mantém as condições ambientais adequadas ao desenvolvimento e ao bem-estar dos animais, controlando a temperatura, a luminosidade e a ventilação.
No caso de animais em cativeiro, pode criar, nos alojamentos, ambiente semelhante ao do habitat natural, colocando árvores, troncos, pedras, rochas, cordas, ramos, ninhos, entre outros itens. Monta estruturas de proteção e segurança adequadas às características dos animais.
Pode executar a captura e a imobilização dos animais, com vista ao seu transporte, utilizando métodos adequados, seguros e respeitando as normas de bem-estar animal.
Pode prestar informações ao público ou ao cliente sobre os hábitos e as características de cada espécie/raça.
Registra, em sistema informatizado, dados relativos às atividades desenvolvidas e às ocorrências referentes a cada animal, tais como tratamentos de saúde efetuados, alimentação especial e mudanças de comportamento.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 2 | 2 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | ZOOLOGIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ZOOTECNIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 2 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 2 | 2 | 2 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SAÚDE AMBIENTAL | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SAÚDE OCUPACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | AUTOMAÇÃO EM AGROPECUÁRIA E FLORESTAL | AUTOMAÇÃO EM PECUÁRIA | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | AUTOMAÇÃO EM AGROPECUÁRIA E FLORESTAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE AUTOMAÇÃO EM AGROPECUÁRIA E FLORESTAL (ESPECIFICAR:...) - PECUÁRIA DE PRECISÃO | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | NORMAS REGULAMENTADORAS EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | NORMAS REGULAMENTADORAS EM PECUÁRIA | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | CONSTRUÇÕES RURAIS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÕES | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - MÁQUINAS DE FABRICAÇÃO DE RAÇÕES E MISTURAS DE VOLUMOSOS PARA ANIMAIS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - MÁQUINAS E ESTRUTURAS AUTOMATIZADAS DE MANEJO ANIMAL, TRANSPORTE DE ANIMAIS E PRODUTOS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | BEM-ESTAR ANIMAL | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | MANEJO E TRATAMENTO ANIMAL | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | NUTRIÇÃO ANIMAL | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | PRODUÇÃO ANIMAL CONFINADA | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | PRODUÇÃO ANIMAL EXTENSIVA | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA (ESPECIFICAR:...) - CRIAÇÃO E TRATAMENTO ANIMAL EM ZOOLÓGICOS, CENTROS DE EXPOSIÇÃO ANIMAL, CENTROS DE PESQUISA, INSTITUTOS E UNIVERSIDADES | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA (ESPECIFICAR:...) - MANEJO, CONDUÇÃO E MOVIMENTAÇÃO DE ANIMAIS EM AGROPECUÁRIA: SISTEMAS TRADICIONAIS, SEMIMECANIZADOS E MECANIZADOS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA (ESPECIFICAR:...) - MÁQUINAS E ESTRUTURAS AUTOMATIZADAS DE MANEJO ANIMAL, TRANSPORTE DE ANIMAIS E PRODUTOS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA (ESPECIFICAR:...) - PECUÁRIA DE PEQUENO, MÉDIO E GRANDES PORTES: PRINCIPAIS CRIAÇÕES E CARACTERÍSTICAS DOS ANIMAIS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA (ESPECIFICAR:...) - PECUÁRIA EXTENSIVA, SEMI-INTENSIVA E INTENSIVA, CARACTERÍSTICAS, RAÇAS DE VALOR COMERCIAL E SISTEMAS PRODUTIVOS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA (ESPECIFICAR:...) - PECUÁRIA SUSTENTÁVEL OU “REVOLUÇÃO VERDE”: PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES PRODUTIVAS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA (ESPECIFICAR:...) - PRODUÇÃO ANIMAL EM ZOOLÓGICOS, INSTITUTOS E UNIVERSIDADES | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA (ESPECIFICAR:...) - SISTEMAS MODERNOS DE MANEJO ZOOTÉCNICO: MANUTENÇÃO DA SANIDADE ANIMAL | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE AUXÍLIO EM PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS ANIMAIS SOB SUPERVISÃO DE MÉDICO VETERINÁRIO | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE CONTENÇÃO, IMOBILIZAÇÃO E CONDUÇÃO RACIONAL DOS ANIMAIS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE CURATIVOS E ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS E VACINAS SOB SUPERVISÃO E PRESCRIÇÃO DE MÉDICO VETERINÁRIO | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | TECNOLOGIA EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | TECNOLOGIA EM PECUÁRIA | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | USO DE SOLO E ÁGUA | USO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - BIOSSEGURANÇA | 4 | 4 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO NOTURNA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ORIENTAÇÃO ESPACIAL | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 3 |
Condições de Trabalho
Trabalham em pequenas e médias propriedades rurais, fundações, canis e haras, predominantemente do setor privado, como assalariado, com carteira assinada. Há, também, trabalhadores por conta própria, como os inseminadores, adestradores de animais,casqueadores de animais e ferradores de animais. Organizam-se individualmente ou em equipe, sob supervisão ocasional de trabalhadores mais experientes. Trabalham a céu aberto, durante o dia, alguns ficam sujeitos a posições desconfortáveis,bem como expostos a ruídos e ataques de animais.Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessas ocupações requer-se, no mínimo, quarta série do ensino fundamental, mais curso profissionalizante de duzentas horas-aula (adestradores, inseminadores de animais, casqueadores de animais e ferradores de animais) e cursos eventuais (para as demais ocupações), oferecidos pelas associações, cooperativas, órgãos governamentais de apoio à agropecuária e à extensão rural e instituições de formação profissional. O desempenho pleno das atividades requer de um a dois anos de experiência.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- adestrar animais;
- condicionar animais;
- castrar animais;
- monitorar saúde e comportamento de animais;
- higienizar animais e recintos;
- realizar atividades de apoio;
- manejar animais;
- alimentar animais;
- demonstrar competências pessoais;
- tratar sanidade de animais;
- inseminar animais;
- conferir estado físico de animais;
- assessorar em pesquisas;
- higienizar narinas e orelhas de animais;
- estabelecer contato com animais;
- produzir técnicas de enriquecimento comportamental;
- monitorar sociabilidade de animais;
- trabalhar com segurança;
- vacinar animais;
- escolher métodos de condicionamento;
- aplicar medicamentos;
- conferir plantel;
- monitorar comportamento materno;
- monitorar escolha de parceiros;
- colher frutas e vegetais;
- medir temperatura de animais;
- executar tratamento de sangria;
- imobilizar animal para castração;
- assessorar em exames clínicos e radiológicos;
- demonstrar capacidade de observação;
- identificar medicamentos;
- definir objetivo de amansamento;
- demonstrar habilidade manual;
- monitorar temperatura de recintos;
- monitorar agressividade de animais;
- amansar animais;
- repetir ações;
- controlar qualidade de alimentos;
- auxiliar animais em trabalho de parto;
- preencher formulários;
- registrar comportamentos estereotipados de animais;
- controlar criação de presas;
- colocar animais em regime de jejum;
- monitorar doenças, lesões e traumatismos em animais;
- participar de atividades educativas e culturais;
- atentar-se para detalhes;
- acondicionar medicamentos, equipamentos, instrumentos e acessórios;
- executar tratamento de travagem;
- amarrar animais;
- monitorar acasalamento de animais;
- prender animais em recintos, jaulas e bretes;
- relatar ocorrências;
- orientar proprietários de animais;
- trabalhar em equipe;
- recompensar comportamentos;
- passear com animais;
- manifestar criatividade;
- reforçar comportamentos;
- enterrar carcaças de animais;
- aplicar curativos;
- escovar animais;
- recolher dejetos, lixo e restos de alimentos em recintos e adjacências;
- aclimatar animais;
- criar filhotes de animais;
- registrar preferências alimentares de animais;
- armazenar alimentos;
- pulverizar ectoparasiticidas em animais e recintos;
- assessorar em necropsias de animais;
- selecionar alimentos;
- desinfetar recintos, bebedouros e comedouros;
- montar armadilhas;
- lavar animais e recintos;
- verificar ocorrência de fecundação;
- higienizar genitálias de animais;
- apresentar estímulos ambientais;
- higienizar boca e dentes de animais;
- separar animais em recintos;
- planejar captura de animais;
- ensinar comandos;
- registrar evolução de tratamentos médicos;
- demonstrar sensibilidade táctil;
- treinar colegas de trabalho;
- monitorar peso e crescimento de animais;
- manifestar resistência física;
- prestar primeiros socorros a animais;
- manifestar afinidade com animais;
- distribuir alimentos em recintos;
- laçar animais;
- confeccionar dardos e materiais de contenção e captura;
- punir comportamentos;
- adicionar suplementos alimentares;
- monitorar consumo de alimentos;
- demonstrar capacidade de organização;
- manifestar paciência;
- tosquiar animais;
- processar alimentos;
- plantar pastagens;
- rasquear animais;
- manipular medicamentos;
- detectar níveis de estresse em animais;
- ordenhar animais;
- sociabilizar grupos de animais;
- ensinar comportamentos;
- executar técnicas de enriquecimento ambiental;
- assessorar em intervenções cirúrgicas;
- coletar material biológico para exames laboratoriais;
- controlar dieta alimentar;
- monitorar postura de ovos;
- monitorar gestação e choca de fêmeas;
- descornar animais;
- produzir condições de aprendizagem;
- exercitar animais;
- monitorar temperamento de animais em quarentena;
- inventariar estoque de medicamentos e alimentos;
- transportar animais;
- criar estímulos ambientais;
- marcar plantel;
- sacrificar animais;
- induzir comportamentos;
- monitorar cio de animais;
- manifestar iniciativa;
- demonstrar capacidade de decisão;
- amordaçar animais;
Divisões de categorias profissionais do CBO 6230-20
CBO 6230-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de tratador de animais que pertence ao grupo dos tratadores polivalentes de animais, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca
-
- Trabalhadores na exploração agropecuária
-
-
- Trabalhadores na pecuária
-
-
-
-
- Tratadores polivalentes de animais
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 6230-20 - Tratadores polivalentes de animais
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 623020 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 623020 em todos os estados e cidades do Brasil.