CBO 6225-05 - Trabalhador no cultivo de árvores frutíferas
Entenda o que fazem os trabalhadores agrícolas na fruticultura no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Trabalhador no cultivo de árvores frutíferas e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Trabalhador no cultivo de árvores frutíferas
Cultiva árvores frutíferas, realizando preparação do solo, seleção de mudas e sementes, plantio, tratos culturais, colheita, primeiro beneficiamento e acondicionamento das frutas para comercialização. Pode operar veículos, equipamentos e instrumentos agrícolas. Pode construir pequenas instalações de apoio. Cumpre procedimentos, normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente.Funções Detalhadas
Coleta amostras de solo para análise da necessidade de corretivos e fertilizantes. Pode fazer adubação e realizar calagem ou outra correção do solo, de acordo com o resultado da análise.
Prepara mudas e sementes para plantio. Seleciona sementes e mudas. Faz trato fitossanitário. Germina sementes. Coloca mudas em embalagens, controla regas e faz enxertia.
Semeia as áreas de plantio. Transporta mudas do viveiro para o campo, plantando-as em covas abertas e espalhando cobertura morta. Confecciona ou instala sombreiros - ou sombrites – e planta árvores com a função de barreira de vento - quebra-ventos - para a plantação.
Fertirriga área de plantio para otimizar a nutrição das árvores. Controla os processos de fertirrigação, com o uso de sistemas automáticos ou semiautomáticos dos mais variados tipos, tais como gotejamento e aspersores.
Realiza trato culturais, roçando, capinando, desbrotando e podando plantações.
Pulveriza defensivos agrícolas para controlar o aparecimento de plantas invasoras, insetos e doenças nas árvores e nas frutas. Protege frutas – com ensaque - e respectivas espécies frutíferas contra ataques de insetos e pássaros, até atingir o nível de brix para a colheita.
Realiza a colheita no pomar - geralmente à mão - utilizando instrumentos de corte e tomando cuidado para não danificar as frutas. Pode operar colheitadeira mecanizada, para colher algumas frutas. Usa caixas, paletes, sacolas ou outros objetos, para transportar as frutas às áreas de beneficiamento.
Faz o beneficiamento das frutas, realizando inspeção, classificação e limpeza. Acondiciona as frutas para prepará-las para transporte ou para armazenamento.
Pode trabalhar com técnicas de agricultura orgânica.
Pode operar veículos, equipamentos e instrumentos agrícolas e de fertirrigação.
Pode realizar limpeza e conservação dos veículos, equipamentos e instrumentos.
Pode realizar a conservação de bombas e aspersores dos sistemas de fertirrigação. Pode trocar e manter tubulações e registros.
Constrói pequenas instalações agrícolas - como viveiros - e áreas de cultivo protegido, como coberturas.
Realiza tríplice lavagem no vasilhame de defensivos para armazenamento. Descarta vasilhames e restos de defensivos em local designado pelos órgãos fiscalizadores. Lava suas vestimentas de proteção, após a pulverização de defensivo agrícola.
Zela pela limpeza, higiene e organização das áreas de plantio, de beneficiamento e de armazenagem.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 2 | 2 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - QUÍMICA APLICADA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ARITMÉTICA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | BIOLOGIA APLICADA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 2 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 4 | 4 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 2 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 2 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | TRABALHO EM ALTURA | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | NORMAS REGULAMENTADORAS EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | NORMAS REGULAMENTADORAS NA ÁREA AGRÍCOLA | 2 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | CONSTRUÇÕES RURAIS | 3 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS | 3 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÕES | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS | 3 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA | 4 | 5 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OPERAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS | 3 | 5 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA AGROPECUÁRIA, FLORESTAL E DE AQUICULTURA | AGRICULTURA FAMILIAR | 2 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA AGROPECUÁRIA, FLORESTAL E DE AQUICULTURA | COMERCIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA | 2 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS, FLORESTAIS, DA PESCA E DA AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS, FLORESTAIS, DA PESCA E DA AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - PRIMEIRO BENEFICIAMENTO DE FRUTAS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | AGRICULTURA ORGÂNICA | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | FITOSSANIDADE E PROTEÇÃO DE PLANTAS | 4 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | MANEJO AGRÍCOLA | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | NUTRIÇÃO VEGETAL, ADUBOS E CORRETIVOS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - CARACTERÍSTICAS DAS ÁRVORES FRUTÍFERAS PARA PRODUÇÃO DE ABACATE, BANANA, LARANJA E OUTRAS FRUTAS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS DE COLETA DE AMOSTRAS DE SOLO PARA ANÁLISE | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - PROCESSO DE CULTIVO DE ÁRVORES FRUTÍFERAS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - VARIEDADES DE SEMENTES DE ÁRVORES FRUTÍFERAS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSOS PARA EMBALAGEM E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | CASA DE EMBALAGEM (PACKING HOUSE) | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSOS PARA EMBALAGEM E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | PROCESSOS DE ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSOS PARA EMBALAGEM E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | PROCESSOS DE EMBALAGEM DE PRODUTOS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | TECNOLOGIA EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | TECNOLOGIA AGRÍCOLA | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | USO DE SOLO E ÁGUA | DRENAGEM | 1 | 1 | 1 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | USO DE SOLO E ÁGUA | IRRIGAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | USO DE SOLO E ÁGUA | USO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | USO DE SOLO E ÁGUA | USO SUSTENTÁVEL DO SOLO | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | USO DE SOLO E ÁGUA | VIVEIRICULTURA | 3 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - BIOSSEGURANÇA | 4 | 5 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 2 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 2 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 2 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 1 | 1 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 3 |
Condições de Trabalho
São trabalhadores com carteira assinada, empregados na agricultura ou porcenteiros. O trabalho é realizado em equipe, com supervisão. O local de trabalho é a céu aberto, durante o dia. Em suas atividades, os profissionais permanecem em posições desconfortáveis durante longos períodos e podem ficar expostos a material tóxico e a variações climáticas.Exigências do mercado de trabalho
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino fundamental a qualificação é contínua, realizada na prática, com auxílio de órgãos governamentais de assistência técnica e de extensão rural. O pleno exercício das atividades ocorre em menos de um ano de experiência.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- preparar solo para plantio;
- produzir mudas e sementes;
- plantar espécies frutíferas;
- auxiliar em irrigação de plantações de espécies frutíferas;
- acondicionar frutas e frutos;
- beneficiar frutas e frutos;
- colher frutas e frutos;
- realizar tratos culturais em fruticultura;
- demonstrar competências pessoais;
- balizar solo;
- construir canteiros;
- empurrar carriola com frutas e frutos;
- limpar filtro de bomba de gotejamento;
- colher pêssego, nectarina, quivi, ameixa e caqui;
- roçar plantações;
- medir temperatura e umidade de instalações;
- cortar bananeira;
- plantar mudas de pinos, eucalipto e sanção - quebra-vento;
- retirar plantas doentes;
- podar espécies frutíferas;
- irrigar plantações com mangueiras;
- desbrotar espécies frutíferas;
- demonstrar resistência física;
- controlar saída de água de registros;
- transportar mudas de viveiro para campo;
- realizar tríplice lavagem de embalagens de defensivos agrícolas;
- construir viveiros;
- classificar frutas e frutos;
- deslocar aspersores em plantações;
- arar solo;
- lavar sementes de espécies frutíferas;
- nivelar solo;
- ralear frutos;
- depositar sementes em germinador;
- inspecionar culturas;
- confeccionar sombreiros para espécies frutíferas;
- coletar amostras de solo;
- guardar frutas e frutos em caixas e sacolas;
- abrir covas;
- cortar graviola, fruta do conde, pinha e atemóia;
- demonstrar agilidade em classificação de frutas;
- usar equipamentos de proteção individual - epi;
- colher morango, amora, acerola, pitanga e framboesa;
- identificar mutações genéticas;
- demonstrar habilidade manual em colheita de frutas;
- dispor mudas em embalagens plásticas;
- gradear solo;
- retirar frutas e frutos estragados;
- carregar caminhão com frutas e frutos;
- arrancar ervas daninhas;
- colher maçã, pêra, frutas cítricas, goiaba e maracujá;
- enxertar espécies frutíferas;
- catar cupuaçu, cajá e umbu;
- selecionar sementes e mudas;
- desentupir aspersores;
- formar coroas ao redor da planta;
- guardar frutas em instalações;
- destalar mamão;
- armazenar embalagens de defensivos agrícolas em locais de segurança;
- perceber alterações no desenvolvimento de plantas;
- espalhar cobertura morta em plantações;
- capinar plantações;
- pesar produção;
- ensacar frutas e frutos com conservantes;
- transplantar mudas de frutas e frutos de viveiro para solo;
- formar leiras com vegetação morta;
- encerar frutas cítricas;
- guardar frutas em câmaras frias;
- banhar frutas e frutos em conservantes;
- pulverizar adubos foliares, defensivos químicos, orgânicos e pesticidas;
- aplicar calcário em solo;
- regar mudas e sementes;
- limpar instalações e equipamentos;
- trocar bicos de gotejo;
- trocar borracha de canos;
- conduzir galhos de espécies frutíferas;
- verificar ponto de colheita de frutas;
- adubar solo;
- trabalhar em equipe;
- despolpar frutas e frutos;
- lavar frutas e frutos;
- secar sementes de mamão, limão, melancia, melão e maracujá;
- roçar área de plantio;
- depositar mudas de macieira e pessegueiro em câmaras frias;
- colher manga, caju e abacate;
Divisões de categorias profissionais do CBO 6225-05
CBO 6225-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhador no cultivo de árvores frutíferas que pertence ao grupo dos trabalhadores agrícolas na fruticultura, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca
-
- Trabalhadores na exploração agropecuária
-
-
- Trabalhadores agrícolas
-
-
-
-
- Trabalhadores agrícolas na fruticultura
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 6225-05 - Trabalhadores agrícolas na fruticultura
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 622505 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 622505 em todos os estados e cidades do Brasil.