CBO 6225-05 - Trabalhador no cultivo de árvores frutíferas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores agrícolas na fruticultura

O profissional no cargo de Trabalhador no cultivo de árvores frutíferas CBO 6225-05 cultiva árvores frutíferas, realizando preparação do solo, seleção de mudas e sementes, plantio, tratos culturais, colheita, primeiro beneficiamento e acondicionamento das frutas para comercialização Pode operar veículos, equipamentos e instrumentos agrícolas.

Pode construir pequenas instalações de apoio Cumpre procedimentos, normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente

CBO 6225-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores agrícolas na fruticultura que pertence ao grupo dos trabalhadores na exploração agropecuária, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Trabalhador no cultivo de árvores frutíferas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores agrícolas na fruticultura CBO 6225-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 6225-05

  • Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca.
    • Trabalhadores agrícolas na fruticultura.
      • Trabalhadores na exploração agropecuária.

O que faz um Trabalhador no cultivo de árvores frutíferas

O Trabalhador no cultivo de árvores frutíferas CBO 6225-05 prepara o solo para o plantio de árvores - que produzem abacate, banana, laranja e outras frutas -, nivelando, arando e gradeando o solo Coleta amostras de solo para análise da necessidade de corretivos e fertilizantes.

Pode fazer adubação e realizar calagem ou outra correção do solo, de acordo com o resultado da análise.

Prepara mudas e sementes para plantio Seleciona sementes e mudas.

Faz trato fitossanitário Germina sementes.

Coloca mudas em embalagens, controla regas e faz enxertia.

Semeia as áreas de plantio Transporta mudas do viveiro para o campo, plantando-as em covas abertas e espalhando cobertura morta.

Confecciona ou instala sombreiros - ou sombrites – e planta árvores com a função de barreira de vento - quebra-ventos - para a plantação.

Fertirriga área de plantio para otimizar a nutrição das árvores Controla os processos de fertirrigação, com o uso de sistemas automáticos ou semiautomáticos dos mais variados tipos, tais como gotejamento e aspersores Realiza trato culturais, roçando, capinando, desbrotando e podando plantações.

Pulveriza defensivos agrícolas para controlar o aparecimento de plantas invasoras, insetos e doenças nas árvores e nas frutas Protege frutas – com ensaque - e respectivas espécies frutíferas contra ataques de insetos e pássaros, até atingir o nível de brix para a colheita Realiza a colheita no pomar - geralmente à mão - utilizando instrumentos de corte e tomando cuidado para não danificar as frutas.

Pode operar colheitadeira mecanizada, para colher algumas frutas Usa caixas, paletes, sacolas ou outros objetos, para transportar as frutas às áreas de beneficiamento.

Faz o beneficiamento das frutas, realizando inspeção, classificação e limpeza Acondiciona as frutas para prepará-las para transporte ou para armazenamento Pode trabalhar com técnicas de agricultura orgânica.

Pode operar veículos, equipamentos e instrumentos agrícolas e de fertirrigação Pode realizar limpeza e conservação dos veículos, equipamentos e instrumentos Pode realizar a conservação de bombas e aspersores dos sistemas de fertirrigação.

Pode trocar e manter tubulações e registros Constrói pequenas instalações agrícolas - como viveiros - e áreas de cultivo protegido, como coberturas Realiza tríplice lavagem no vasilhame de defensivos para armazenamento.

Descarta vasilhames e restos de defensivos em local designado pelos órgãos fiscalizadores Lava suas vestimentas de proteção, após a pulverização de defensivo agrícola Zela pela limpeza, higiene e organização das áreas de plantio, de beneficiamento e de armazenagem.

Funções do cargo

O funcionário CBO 6225-05 deve produzir mudas e sementes, demonstrar competências pessoais, acondicionar frutas e frutos, plantar espécies frutíferas, realizar tratos culturais em fruticultura, auxiliar em irrigação de plantações de espécies frutíferas, colher frutas e frutos, beneficiar frutas e frutos, preparar solo para plantio.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores agrícolas na fruticultura são trabalhadores com carteira assinada, empregados na agricultura ou porcenteiros. O trabalho é realizado em equipe, com supervisão. O local de trabalho é a céu aberto, durante o dia. Em suas atividades, os profissionais permanecem em posições desconfortáveis durante longos períodos e podem ficar expostos a material tóxico e a variações climáticas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 6225-05

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino fundamental a qualificação é contínua, realizada na prática, com auxílio de órgãos governamentais de assistência técnica e de extensão rural. O pleno exercício das atividades ocorre em menos de um ano de experiência.

Atividades exercidas por um Trabalhador no cultivo de árvores frutíferas CBO 6225-05

Um Trabalhador no cultivo de árvores frutíferas (ou sinônimo) deve formar coroas ao redor da planta, arrancar ervas daninhas, demonstrar habilidade manual em colheita de frutas, podar espécies frutíferas, colher pêssego, nectarina, quivi, ameixa e caqui, arar solo, secar sementes de mamão, limão, melancia, melão e maracujá, carregar caminhão com frutas e frutos, desentupir aspersores, banhar frutas e frutos em conservantes, destalar mamão, plantar mudas de pinos, eucalipto e sanção - quebra-vento, controlar saída de água de registros, guardar frutas em câmaras frias, trocar borracha de canos, cortar graviola, fruta do conde, pinha e atemóia, deslocar aspersores em plantações, usar equipamentos de proteção individual - epi, lavar sementes de espécies frutíferas, regar mudas e sementes, balizar solo, enxertar espécies frutíferas, irrigar plantações com mangueiras, transplantar mudas de frutas e frutos de viveiro para solo, confeccionar sombreiros para espécies frutíferas, transportar mudas de viveiro para campo, pesar produção, construir canteiros, pulverizar adubos foliares, defensivos químicos, orgânicos e pesticidas, despolpar frutas e frutos, conduzir galhos de espécies frutíferas, roçar plantações, limpar instalações e equipamentos, ralear frutos, classificar frutas e frutos, limpar filtro de bomba de gotejamento, nivelar solo, colher maçã, pêra, frutas cítricas, goiaba e maracujá, espalhar cobertura morta em plantações, encerar frutas cítricas, armazenar embalagens de defensivos agrícolas em locais de segurança, retirar plantas doentes, aplicar calcário em solo, depositar mudas de macieira e pessegueiro em câmaras frias, realizar tríplice lavagem de embalagens de defensivos agrícolas, perceber alterações no desenvolvimento de plantas, trocar bicos de gotejo, retirar frutas e frutos estragados, medir temperatura e umidade de instalações, desbrotar espécies frutíferas, demonstrar resistência física, colher manga, caju e abacate, selecionar sementes e mudas, colher morango, amora, acerola, pitanga e framboesa, ensacar frutas e frutos com conservantes, identificar mutações genéticas, abrir covas, adubar solo, lavar frutas e frutos, coletar amostras de solo, guardar frutas e frutos em caixas e sacolas, catar cupuaçu, cajá e umbu, roçar área de plantio, capinar plantações, inspecionar culturas, depositar sementes em germinador, empurrar carriola com frutas e frutos, guardar frutas em instalações, verificar ponto de colheita de frutas, trabalhar em equipe, gradear solo, formar leiras com vegetação morta, dispor mudas em embalagens plásticas, demonstrar agilidade em classificação de frutas, construir viveiros, cortar bananeira.

Cargos e salários CBO 6225-05 - Trabalhadores agrícolas na fruticultura

Salário Trabalhador no Cultivo de Arvores Frutíferas

Trabalhador no Cultivo de Arvores Frutíferas: Brasil

  • 199.540
  • Brasil
  • 1.503 - 2.228
  • 43h
O profissional no cargo de Trabalhador no Cultivo de Arvores Frutíferas CBO 6225-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.503 e 2.228 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 199.540 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6225-05.
Salário Trabalhador na Cultura de Romã

Trabalhador na Cultura de Romã: Brasil

  • 199.540
  • Brasil
  • 1.503 - 2.228
  • 43h
O profissional no cargo de Trabalhador na Cultura de Romã CBO 6225-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.503 e 2.228 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 199.540 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6225-05.
Salário Trabalhador da Cultura de Cajá

Trabalhador da Cultura de Cajá: Brasil

  • 199.540
  • Brasil
  • 1.503 - 2.228
  • 43h
O profissional no cargo de Trabalhador da Cultura de Cajá CBO 6225-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.503 e 2.228 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 199.540 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6225-05.
Salário Trabalhador da Cultura de Laranja e Outros Cítricos

Trabalhador da Cultura de Laranja e Outros Cítricos: Brasil

  • 199.540
  • Brasil
  • 1.503 - 2.228
  • 43h
O profissional no cargo de Trabalhador da Cultura de Laranja e Outros Cítricos CBO 6225-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.503 e 2.228 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 199.540 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6225-05.
Salário Colhedor de Banana

Colhedor de Banana: Brasil

  • 196.567
  • Brasil
  • 1.494 - 2.220
  • 43h
O profissional no cargo de Colhedor de Banana CBO 6225-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.494 e 2.220 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 196.567 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6225-05.
Salário Trabalhador da Cultura de Caju

Trabalhador da Cultura de Caju: Brasil

  • 199.540
  • Brasil
  • 1.503 - 2.228
  • 43h
O profissional no cargo de Trabalhador da Cultura de Caju CBO 6225-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.503 e 2.228 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 199.540 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6225-05.
Salário Trabalhador da Cultura de Manga

Trabalhador da Cultura de Manga: Brasil

  • 199.540
  • Brasil
  • 1.503 - 2.228
  • 43h
O profissional no cargo de Trabalhador da Cultura de Manga CBO 6225-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.503 e 2.228 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 199.540 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6225-05.
Salário Colhedor de Caju

Colhedor de Caju: Brasil

  • 199.540
  • Brasil
  • 1.503 - 2.228
  • 43h
O profissional no cargo de Colhedor de Caju CBO 6225-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.503 e 2.228 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 199.540 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6225-05.
Salário Trabalhador da Cultura de Caqui

Trabalhador da Cultura de Caqui: Brasil

  • 199.540
  • Brasil
  • 1.503 - 2.228
  • 43h
O profissional no cargo de Trabalhador da Cultura de Caqui CBO 6225-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.503 e 2.228 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 199.540 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6225-05.
Salário Trabalhador da Cultura de Nectarina

Trabalhador da Cultura de Nectarina: Brasil

  • 199.540
  • Brasil
  • 1.503 - 2.228
  • 43h
O profissional no cargo de Trabalhador da Cultura de Nectarina CBO 6225-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.503 e 2.228 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 199.540 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6225-05.
Salário Colhedor de Laranja

Colhedor de Laranja: Brasil

  • 199.540
  • Brasil
  • 1.503 - 2.228
  • 43h
O profissional no cargo de Colhedor de Laranja CBO 6225-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.503 e 2.228 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 199.540 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6225-05.
Salário Trabalhador da Cultura de Carambola

Trabalhador da Cultura de Carambola: Brasil

  • 199.540
  • Brasil
  • 1.503 - 2.228
  • 43h
O profissional no cargo de Trabalhador da Cultura de Carambola CBO 6225-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.503 e 2.228 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 199.540 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6225-05.
Salário Trabalhador da Cultura de Pêra

Trabalhador da Cultura de Pêra: Brasil

  • 196.567
  • Brasil
  • 1.494 - 2.220
  • 43h
O profissional no cargo de Trabalhador da Cultura de Pêra CBO 6225-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.494 e 2.220 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 196.567 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6225-05.
Salário Colhedor de Manga

Colhedor de Manga: Brasil

  • 199.540
  • Brasil
  • 1.503 - 2.228
  • 43h
O profissional no cargo de Colhedor de Manga CBO 6225-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.503 e 2.228 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 199.540 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6225-05.
Salário Trabalhador da Cultura de Cítricos

Trabalhador da Cultura de Cítricos: Brasil

  • 199.540
  • Brasil
  • 1.503 - 2.228
  • 43h
O profissional no cargo de Trabalhador da Cultura de Cítricos CBO 6225-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.503 e 2.228 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 199.540 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6225-05.
Salário Trabalhador da Cultura de Pêssego

Trabalhador da Cultura de Pêssego: Brasil

  • 196.567
  • Brasil
  • 1.494 - 2.220
  • 43h
O profissional no cargo de Trabalhador da Cultura de Pêssego CBO 6225-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.494 e 2.220 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 196.567 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6225-05.
Salário Colhedor de Pêssego

Colhedor de Pêssego: Brasil

  • 196.567
  • Brasil
  • 1.494 - 2.220
  • 43h
O profissional no cargo de Colhedor de Pêssego CBO 6225-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.494 e 2.220 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 196.567 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6225-05.
Salário Trabalhador da Cultura de Cupuaçu

Trabalhador da Cultura de Cupuaçu: Brasil

  • 199.540
  • Brasil
  • 1.503 - 2.228
  • 43h
O profissional no cargo de Trabalhador da Cultura de Cupuaçu CBO 6225-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.503 e 2.228 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 199.540 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6225-05.