CBO 6225-05 - Trabalhador no cultivo de árvores frutíferas

Entenda o que fazem os trabalhadores agrícolas na fruticultura no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Trabalhador no cultivo de árvores frutíferas e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Trabalhador no cultivo de árvores frutíferas

O Trabalhador no Cultivo de Arvores Frutíferas cultiva árvores frutíferas, realizando preparação do solo, seleção de mudas e sementes, plantio, tratos culturais, colheita, primeiro beneficiamento e acondicionamento das frutas para comercialização. Pode operar veículos, equipamentos e instrumentos agrícolas. Pode construir pequenas instalações de apoio. Cumpre procedimentos, normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 6225-05

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Prepara o solo para o plantio de árvores - que produzem abacate, banana, laranja e outras frutas -, nivelando, arando e gradeando o solo.

Coleta amostras de solo para análise da necessidade de corretivos e fertilizantes. Pode fazer adubação e realizar calagem ou outra correção do solo, de acordo com o resultado da análise.

Prepara mudas e sementes para plantio. Seleciona sementes e mudas. Faz trato fitossanitário. Germina sementes. Coloca mudas em embalagens, controla regas e faz enxertia.

Semeia as áreas de plantio. Transporta mudas do viveiro para o campo, plantando-as em covas abertas e espalhando cobertura morta. Confecciona ou instala sombreiros - ou sombrites – e planta árvores com a função de barreira de vento - quebra-ventos - para a plantação.

Fertirriga área de plantio para otimizar a nutrição das árvores. Controla os processos de fertirrigação, com o uso de sistemas automáticos ou semiautomáticos dos mais variados tipos, tais como gotejamento e aspersores.

Realiza trato culturais, roçando, capinando, desbrotando e podando plantações.

Pulveriza defensivos agrícolas para controlar o aparecimento de plantas invasoras, insetos e doenças nas árvores e nas frutas. Protege frutas – com ensaque - e respectivas espécies frutíferas contra ataques de insetos e pássaros, até atingir o nível de brix para a colheita.

Realiza a colheita no pomar - geralmente à mão - utilizando instrumentos de corte e tomando cuidado para não danificar as frutas. Pode operar colheitadeira mecanizada, para colher algumas frutas. Usa caixas, paletes, sacolas ou outros objetos, para transportar as frutas às áreas de beneficiamento.

Faz o beneficiamento das frutas, realizando inspeção, classificação e limpeza. Acondiciona as frutas para prepará-las para transporte ou para armazenamento.

Pode trabalhar com técnicas de agricultura orgânica.

Pode operar veículos, equipamentos e instrumentos agrícolas e de fertirrigação.

Pode realizar limpeza e conservação dos veículos, equipamentos e instrumentos.

Pode realizar a conservação de bombas e aspersores dos sistemas de fertirrigação. Pode trocar e manter tubulações e registros.

Constrói pequenas instalações agrícolas - como viveiros - e áreas de cultivo protegido, como coberturas.

Realiza tríplice lavagem no vasilhame de defensivos para armazenamento. Descarta vasilhames e restos de defensivos em local designado pelos órgãos fiscalizadores. Lava suas vestimentas de proteção, após a pulverização de defensivo agrícola.

Zela pela limpeza, higiene e organização das áreas de plantio, de beneficiamento e de armazenagem.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA QUÍMICA OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - QUÍMICA APLICADA 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ARITMÉTICA 3 3 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA BIOLOGIA APLICADA 2 2 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 2 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 3 3 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE CONTROLE DA QUALIDADE 2 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA PRIMEIROS SOCORROS 2 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA TRABALHO EM ALTURA 3 4 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA NORMAS REGULAMENTADORAS EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA NORMAS REGULAMENTADORAS NA ÁREA AGRÍCOLA 2 3 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS CONSTRUÇÕES RURAIS 3 4 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS 3 4 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÕES 2 2 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS 3 4 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA 4 5 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS OPERAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS 3 5 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA AGROPECUÁRIA, FLORESTAL E DE AQUICULTURA AGRICULTURA FAMILIAR 2 3 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA AGROPECUÁRIA, FLORESTAL E DE AQUICULTURA COMERCIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA 2 3 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS, FLORESTAIS, DA PESCA E DA AQUICULTURA OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS, FLORESTAIS, DA PESCA E DA AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - PRIMEIRO BENEFICIAMENTO DE FRUTAS 4 5 4
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA AGRICULTURA ORGÂNICA 2 2 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA FITOSSANIDADE E PROTEÇÃO DE PLANTAS 4 4 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA MANEJO AGRÍCOLA 4 4 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA NUTRIÇÃO VEGETAL, ADUBOS E CORRETIVOS 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - CARACTERÍSTICAS DAS ÁRVORES FRUTÍFERAS PARA PRODUÇÃO DE ABACATE, BANANA, LARANJA E OUTRAS FRUTAS 3 4 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS DE COLETA DE AMOSTRAS DE SOLO PARA ANÁLISE 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - PROCESSO DE CULTIVO DE ÁRVORES FRUTÍFERAS 4 5 4
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - VARIEDADES DE SEMENTES DE ÁRVORES FRUTÍFERAS 3 4 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA PROCESSOS PARA EMBALAGEM E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS CASA DE EMBALAGEM (PACKING HOUSE) 2 2 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA PROCESSOS PARA EMBALAGEM E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS PROCESSOS DE ARMAZENAGEM DE PRODUTOS 3 3 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA PROCESSOS PARA EMBALAGEM E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS PROCESSOS DE EMBALAGEM DE PRODUTOS 3 3 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA TECNOLOGIA EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA TECNOLOGIA AGRÍCOLA 2 2 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA USO DE SOLO E ÁGUA DRENAGEM 1 1 1
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA USO DE SOLO E ÁGUA IRRIGAÇÃO 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA USO DE SOLO E ÁGUA USO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA 3 3 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA USO DE SOLO E ÁGUA USO SUSTENTÁVEL DO SOLO 3 3 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA USO DE SOLO E ÁGUA VIVEIRICULTURA 3 4 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR BIOSSEGURANÇA OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - BIOSSEGURANÇA 4 5 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 2 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 2 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 2 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 1 1
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA DE TRONCO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA ESTÁTICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS VIGOR (ESTAMINA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 3

Condições de Trabalho

Trabalhadores agrícolas na fruticultura são trabalhadores com carteira assinada, empregados na agricultura ou porcenteiros. O trabalho é realizado em equipe, com supervisão. O local de trabalho é a céu aberto, durante o dia. Em suas atividades, os profissionais permanecem em posições desconfortáveis durante longos períodos e podem ficar expostos a material tóxico e a variações climáticas.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino fundamental a qualificação é contínua, realizada na prática, com auxílio de órgãos governamentais de assistência técnica e de extensão rural. O pleno exercício das atividades ocorre em menos de um ano de experiência.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Auxiliar em irrigação de plantações de espécies frutíferas;
  • Produzir mudas e sementes;
  • Beneficiar frutas e frutos;
  • Acondicionar frutas e frutos;
  • Plantar espécies frutíferas;
  • Realizar tratos culturais em fruticultura;
  • Colher frutas e frutos;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Preparar solo para plantio;
  • Coletar amostras de solo;
  • Demonstrar resistência física;
  • Arrancar ervas daninhas;
  • Retirar frutas e frutos estragados;
  • Cortar bananeira;
  • Construir canteiros;
  • Pesar produção;
  • Verificar ponto de colheita de frutas;
  • Colher manga, caju e abacate;
  • Confeccionar sombreiros para espécies frutíferas;
  • Demonstrar habilidade manual em colheita de frutas;
  • Guardar frutas e frutos em caixas e sacolas;
  • Roçar área de plantio;
  • Formar coroas ao redor da planta;
  • Abrir covas;
  • Aplicar calcário em solo;
  • Medir temperatura e umidade de instalações;
  • Conduzir galhos de espécies frutíferas;
  • Controlar saída de água de registros;
  • Guardar frutas em instalações;
  • Trocar bicos de gotejo;
  • Capinar plantações;
  • Trabalhar em equipe;
  • Nivelar solo;
  • Desbrotar espécies frutíferas;
  • Podar espécies frutíferas;
  • Colher morango, amora, acerola, pitanga e framboesa;
  • Depositar mudas de macieira e pessegueiro em câmaras frias;
  • Colher maçã, pêra, frutas cítricas, goiaba e maracujá;
  • Regar mudas e sementes;
  • Gradear solo;
  • Colher pêssego, nectarina, quivi, ameixa e caqui;
  • Transplantar mudas de frutas e frutos de viveiro para solo;
  • Lavar frutas e frutos;
  • Roçar plantações;
  • Lavar sementes de espécies frutíferas;
  • Limpar filtro de bomba de gotejamento;
  • Plantar mudas de pinos, eucalipto e sanção - quebra-vento;
  • Empurrar carriola com frutas e frutos;
  • Despolpar frutas e frutos;
  • Desentupir aspersores;
  • Guardar frutas em câmaras frias;
  • Secar sementes de mamão, limão, melancia, melão e maracujá;
  • Depositar sementes em germinador;
  • Limpar instalações e equipamentos;
  • Adubar solo;
  • Enxertar espécies frutíferas;
  • Selecionar sementes e mudas;
  • Transportar mudas de viveiro para campo;
  • Construir viveiros;
  • Perceber alterações no desenvolvimento de plantas;
  • Ensacar frutas e frutos com conservantes;
  • Balizar solo;
  • Identificar mutações genéticas;
  • Destalar mamão;
  • Inspecionar culturas;
  • Arar solo;
  • Demonstrar agilidade em classificação de frutas;
  • Catar cupuaçu, cajá e umbu;
  • Retirar plantas doentes;
  • Dispor mudas em embalagens plásticas;
  • Classificar frutas e frutos;
  • Carregar caminhão com frutas e frutos;
  • Formar leiras com vegetação morta;
  • Banhar frutas e frutos em conservantes;
  • Trocar borracha de canos;
  • Deslocar aspersores em plantações;
  • Espalhar cobertura morta em plantações;
  • Armazenar embalagens de defensivos agrícolas em locais de segurança;
  • Realizar tríplice lavagem de embalagens de defensivos agrícolas;
  • Pulverizar adubos foliares, defensivos químicos, orgânicos e pesticidas;
  • Ralear frutos;
  • Cortar graviola, fruta do conde, pinha e atemóia;
  • Irrigar plantações com mangueiras;
  • Usar equipamentos de proteção individual - epi;
  • Encerar frutas cítricas;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 6225-05

CBO 6225-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhador no cultivo de árvores frutíferas que pertence ao grupo dos trabalhadores agrícolas na fruticultura, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca
    • Trabalhadores na exploração agropecuária
      • Trabalhadores agrícolas
        • Trabalhadores agrícolas na fruticultura

CBOs Relacionados