CBO 6225-10 - Trabalhador no cultivo de espécies frutíferas rasteiras
Entenda o que fazem os trabalhadores agrícolas na fruticultura no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Trabalhador no cultivo de espécies frutíferas rasteiras e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Trabalhador no cultivo de espécies frutíferas rasteiras
Cultiva espécies frutíferas rasteiras, realizando preparação do solo, seleção de mudas e de sementes, plantio, tratos culturais, colheita, primeiro beneficiamento e acondicionamento das frutas para comercialização. Constrói pequenas instalações agrícolas e áreas de cultivo protegido. Pode operar veículos, equipamentos e instrumentos agrícolas e de fertirrigação. Cumpre procedimentos, normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente.Funções Detalhadas
Coleta amostras de solo para análise da necessidade de corretivos e fertilizantes. Pode fazer adubação e realizar aplicação de calcário ou outra correção do solo, de acordo com o resultado da análise.
Seleciona sementes e mudas e faz seu tratamento fitossanitário.
Semeia o solo. Realiza plantio das mudas, em covas abertas, e aplica cobertura morta.
Aduba e fertirriga área de plantio, para otimizar a nutrição das plantas. Controla os processos de fertirrigação, com o uso de sistemas automáticos ou semiautomáticos de variados tipos, tais como gotejamento e aspersores.
Realiza tratos culturais, roçando, capinando, desbrotando e podando.
Controla o aparecimento de plantas invasoras e insetos. Pulveriza defensivos agrícolas.
Controla o brix da fruta para determinar o tempo de colheita. Realiza a colheita das frutas manualmente, tomando o cuidado para não as danificar. Usa caixas, paletes, sacolas ou outros objetos para transportar as frutas às áreas de beneficiamento.
Faz o beneficiamento das frutas, realizando inspeção, classificação, limpeza e acondicionamento, com o propósito de prepará-las para transporte ou armazenamento. Realiza triagem e embalagem das frutas.
Constrói pequenas instalações agrícolas - como viveiros - e áreas de cultivo protegido, tais como coberturas plásticas e barreiras para a plantação.
Pode trabalhar com técnicas de agricultura orgânica.
Pode trabalhar com sistemas, máquinas, equipamentos e veículos próprios da mecanização agrícola.
Pode realizar limpeza e conservação dos veículos, equipamentos e instrumentos.
Pode realizar a conservação de bombas e aspersores dos sistemas de fertirrigação. Pode trocar e manter tubulações e registros.
Realiza tríplice lavagem no vasilhame de defensivos para armazenamento. Descarta vasilhames e restos de defensivos em local designado pelos órgãos fiscalizadores. Lava suas vestimentas de proteção, após a pulverização de defensivo agrícola.
Zela pela limpeza, higiene e organização das áreas de plantio, de beneficiamento e de armazenagem.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 2 | 2 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - QUÍMICA APLICADA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ARITMÉTICA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | BIOLOGIA APLICADA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 2 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 4 | 4 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 2 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 2 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | NORMAS REGULAMENTADORAS EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | NORMAS REGULAMENTADORAS NA ÁREA AGRÍCOLA | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | CONSTRUÇÕES RURAIS | 3 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS | 3 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÕES | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS | 3 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA | 4 | 5 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OPERAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS | 3 | 5 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA AGROPECUÁRIA, FLORESTAL E DE AQUICULTURA | AGRICULTURA FAMILIAR | 2 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA AGROPECUÁRIA, FLORESTAL E DE AQUICULTURA | COMERCIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA | 2 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS, FLORESTAIS, DA PESCA E DA AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS, FLORESTAIS, DA PESCA E DA AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - PRIMEIRO BENEFICIAMENTO DE FRUTAS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | AGRICULTURA ORGÂNICA | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | FITOSSANIDADE E PROTEÇÃO DE PLANTAS | 4 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | MANEJO AGRÍCOLA | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | NUTRIÇÃO VEGETAL, ADUBOS E CORRETIVOS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - CARACTERÍSTICAS DAS ESPÉCIES FRUTÍFERAS RASTEIRAS PARA PRODUÇÃO DE MORANGO, MELANCIA, MELÃO E OUTRAS FRUTAS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS DE COLETA DE AMOSTRAS DE SOLO PARA ANÁLISE | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - PROCESSO DE CULTIVO DE ESPÉCIES FRUTÍFERAS RASTEIRAS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - VARIEDADES DE SEMENTES DE ESPÉCIES FRUTÍFERAS RASTEIRAS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSOS PARA EMBALAGEM E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | CASA DE EMBALAGEM (PACKING HOUSE) | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSOS PARA EMBALAGEM E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | PROCESSOS DE ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSOS PARA EMBALAGEM E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | PROCESSOS DE EMBALAGEM DE PRODUTOS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | TECNOLOGIA EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | TECNOLOGIA AGRÍCOLA | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | USO DE SOLO E ÁGUA | DRENAGEM | 1 | 1 | 1 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | USO DE SOLO E ÁGUA | IRRIGAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | USO DE SOLO E ÁGUA | USO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | USO DE SOLO E ÁGUA | USO SUSTENTÁVEL DO SOLO | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | USO DE SOLO E ÁGUA | VIVEIRICULTURA | 3 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - BIOSSEGURANÇA | 4 | 5 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 2 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 2 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 2 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 1 | 1 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 3 |
Condições de Trabalho
São trabalhadores com carteira assinada, empregados na agricultura ou porcenteiros. O trabalho é realizado em equipe, com supervisão. O local de trabalho é a céu aberto, durante o dia. Em suas atividades, os profissionais permanecem em posições desconfortáveis durante longos períodos e podem ficar expostos a material tóxico e a variações climáticas.Exigências do mercado de trabalho
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino fundamental a qualificação é contínua, realizada na prática, com auxílio de órgãos governamentais de assistência técnica e de extensão rural. O pleno exercício das atividades ocorre em menos de um ano de experiência.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- acondicionar frutas e frutos;
- produzir mudas e sementes;
- plantar espécies frutíferas;
- colher frutas e frutos;
- auxiliar em irrigação de plantações de espécies frutíferas;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar tratos culturais em fruticultura;
- beneficiar frutas e frutos;
- preparar solo para plantio;
- classificar frutas e frutos;
- irrigar plantações com mangueiras;
- guardar frutas e frutos em caixas e sacolas;
- despolpar frutas e frutos;
- verificar ponto de colheita de frutas;
- dispor mudas em embalagens plásticas;
- coletar amostras de solo;
- enxertar espécies frutíferas;
- plantar mudas de pinos, eucalipto e sanção - quebra-vento;
- retirar frutas e frutos estragados;
- transplantar mudas de frutas e frutos de viveiro para solo;
- espalhar cobertura morta em plantações;
- usar equipamentos de proteção individual - epi;
- desentupir aspersores;
- construir viveiros;
- demarcar canteiros de morango em campo;
- retirar plantas doentes;
- nivelar solo;
- limpar filtro de bomba de gotejamento;
- medir temperatura e umidade de instalações;
- demonstrar resistência física;
- destalar abacaxi;
- demonstrar agilidade em classificação de frutas;
- armazenar embalagens de defensivos agrícolas em locais de segurança;
- perceber alterações no desenvolvimento de plantas;
- formar leiras com vegetação morta;
- lavar frutas e frutos;
- limpar instalações e equipamentos;
- lavar sementes de espécies frutíferas;
- controlar saída de água de registros;
- transportar mudas de viveiro para campo;
- roçar área de plantio;
- inspecionar culturas;
- abrir covas;
- carregar caminhão com frutas e frutos;
- construir canteiros;
- arrancar ervas daninhas;
- guardar frutas em câmaras frias;
- trocar bicos de gotejo;
- guardar frutas em instalações;
- capinar plantações;
- roçar plantações;
- podar espécies frutíferas;
- identificar mutações genéticas;
- demonstrar habilidade manual em colheita de frutas;
- gradear solo;
- colher morango, amora, acerola, pitanga e framboesa;
- balizar solo;
- pulverizar adubos foliares, defensivos químicos, orgânicos e pesticidas;
- cobrir canteiros de morango com plástico - polietileno;
- depositar sementes em germinador;
- adubar solo;
- ralear frutos;
- regar mudas e sementes;
- aplicar calcário em solo;
- arar solo;
- secar sementes de mamão, limão, melancia, melão e maracujá;
- pesar produção;
- selecionar sementes e mudas;
- cortar melão e melancia;
- empurrar carriola com frutas e frutos;
- trabalhar em equipe;
- trocar borracha de canos;
- deslocar aspersores em plantações;
- banhar frutas e frutos em conservantes;
- realizar tríplice lavagem de embalagens de defensivos agrícolas;
- formar coroas ao redor da planta;
Divisões de categorias profissionais do CBO 6225-10
CBO 6225-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhador no cultivo de espécies frutíferas rasteiras que pertence ao grupo dos trabalhadores agrícolas na fruticultura, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca
-
- Trabalhadores na exploração agropecuária
-
-
- Trabalhadores agrícolas
-
-
-
-
- Trabalhadores agrícolas na fruticultura
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 6225-10 - Trabalhadores agrícolas na fruticultura
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 622510 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 622510 em todos os estados e cidades do Brasil.